• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil

Tom Bombadil seria um maia?

Quem seria Tom Bombadil? Seria um maia? Qual a sua opinião sobre esse misteriosíssimo personagem da obra O Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel?
 

Anexos

  • balrog1_1024x768.jpg
    balrog1_1024x768.jpg
    149,4 KB · Visualizações: 12
  • bombadil1_1024x768.jpg
    bombadil1_1024x768.jpg
    358,4 KB · Visualizações: 14
  • C.A.  Rivendell.jpg
    C.A. Rivendell.jpg
    430,2 KB · Visualizações: 12
  • C.A. La Comarca.jpg
    C.A. La Comarca.jpg
    347,7 KB · Visualizações: 17
  • elendil1_1024x768.jpg
    elendil1_1024x768.jpg
    677 KB · Visualizações: 16
Última edição:
Re: Tom Bombadil seria um maia?

Tom Bombadil era uma cara legal. E acho que isso já basta.

Não só aqui, mas em muitos lugares muitos já discutiram isso, e não se chega a uma conclusão.

Então, melhor deixar como está: ele é um cara legal. :joy:
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

Bm alem dele ser um cara legal como Edrahil disse, eu acho que ele foi posto na historia por Tolkien somente para nos deixar c/ a "pulga atras da orelha" e ficarmos discutindo "quem e Tom Bombadil?????", qnd na verdade ele ñ era ninguem ou nada, estava apenas ali pois Tolkien precisava de alguem ou alguma coisa p/ salvar os jovens hobbits, e no final, quando eles foram salvos o autor deve ter percebido que esse personagem serviria como assunto de "polemica". Bm e isso q eu penso
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

Creio que se ele fosse um maia Gandalf, Saruman e próprio Sauron o conheceriam melhor, seus poderes, etc...

É fato que nem o próprio Tolkien sabia quem era o Bombadil...
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

Eleandïr disse:
É fato que nem o próprio Tolkien sabia quem era o Bombadil...
Tplkien somente confirmava aquilo que ele já havia escrito. Exemplo: ele costuma dizer que "diziam" que Gimli teria ido com Legolas para Valinor, porque foi isso que ele escreveu. Ele não confirmava e nem deixava de confirmar, apenas reperia o que havia escrito.

Como nada escreveu definindo o gordinho legal, assim ficou.
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

O que tem de ficar claro é que o Tom não tem raça pois foi exatamente algo intencional por parte do Tolkien. Isto, segundo o Gabriel, que traduziu as Letters, estará nas Cartas (que será lançado dia 15 de Novembro). Ele é um personagem ímpar.

A intenção do Tolkien é mostrar que podemos ser alegres sem conquistar a alegria através de poder. Isto é: sem precisar ter dinheiro para comprar um carro de luxo, por exemplo, para se sentir mais feliz. Tom não precisava disso ou daquilo: somente da natureza para se sentir feliz. Há um ensaio que explica isso melhor no site Dúvendor.

A grande questão por trás dos personagens, eu penso, é o que eles representam, o que eles têm para nos mostrar, e não as suas raças, que seria algo técnico...
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

Smaug disse:
O que tem de ficar claro é que o Tom não tem raça pois foi exatamente algo intencional por parte do Tolkien. Isto, segundo o Gabriel, que traduziu as Letters, estará nas Cartas (que será lançado dia 15 de Novembro). Ele é um personagem ímpar.

A intenção do Tolkien é mostrar que podemos ser alegres sem conquistar a alegria através de poder. Isto é: sem precisar ter dinheiro para comprar um carro de luxo, por exemplo, para se sentir mais feliz. Tom não precisava disso ou daquilo: somente da natureza para se sentir feliz. Há um ensaio que explica isso melhor no site Dúvendor.

A grande questão por trás dos personagens, eu penso, é o que eles representam, o que eles têm para nos mostrar, e não as suas raças, que seria algo técnico...

Concordo com o Smaug!
Numa das cartas dele, de 1954 ele afirma que o Tom não seria um personagem importante para a narrativa. Na verdade o papel dele ali era ser um comentário do próprio autor. Uma mensagem que Tolkien queria passar para os leitores!!!
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

Que eu me lembre Tolkien nunca citou tom bombardil como um maia ou de qquer outra raça. Ele deixou o tom bombardil como um personagem meio "misterioso".
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

O Smaug está certo quanto à visão de Tolkien. Mas eu acho que Tom pode ser encaixado como um Maia, porque ele parece ter um nível de poder bem adequado.

E isso ajuda a entender a origem, porque não acho legal apenas resolver que o personagem atende a determinado objetivo de Tolkien, sem analisar sua natureza dentro da história. Mas claro que as duas visões são válidas, e dependem do gosto de cada um.
 
Última edição:
Re: Tom Bombadil seria um maia?

Falou e disse, Morpheu! Não é a toa que vc é um Alto Elfo! Concordo plenamente com a sua opinião! Tolkien tem direito ao uso da licensa poética, mas somos nós, leitores, que temos o dever de interpretar a história, embasados nela própria! Cada um tem a sua própria interpretação!
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

Sei não...tem muitas coisas que contradizem a versão de que Bombadil seja um Maia(ou Ilúvatar ou Tolkien, ou seja lá o que for...). Trechos no próprio Senhor dos Anéis dão uma pista(no conselho de Elrond, principalmente), além de alguns ensaios, um muito interessante na Dúvendor. Achar que ele tá lá só pra encher linguiça é ofender o autor, e concordo com o Eleandir e com o Smaug por tabela: "o papel dele ali era ser um comentário do próprio autor. Uma mensagem que Tolkien queria passar para os leitores" então cada um que entenda da melhor maneira que puder. Acho que Bombadil é um personagem pra ser interpretado particularmente, e não colocado numa lista e definido, como a maioria dos personagens ou um verbete de dicionário.
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

O problema é que se considerarmos Bombadil um maia, como explicar a imunidade dele ao anel... Como ele conseguia ver o Frodo invísivel quando outros não poderiam fazê-lo...
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

Se Bombadil fosse um Maia de poder superior ao de Sauron (que veio a ser grande apenas sob Morgoth), naturalmente não seria afetado pelo poder dele. E todos os Maiar são capazes de ver o "unseen" (invisível), inclusive Gandalf e Saruman.
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

Não sabia disso! Em que passagem o Gandalf vê o Frodo invisível?
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

Todos os Maiar têm este poder, e até mesmo alguns elfos. Naturalmente Gandalf nunca viu Frodo usando o Anel, mas um exemplo pode ser quando Gandalf vê um toque de transparência no braço esquerdo de Frodo, e diz: "Pode ser que se transforme num vidro cheio de luz clara, para os olhos que puderem enxergar." Ele viu a imagem de Frodo no "unseen", conseqüência do ferimento de faca que quase o levou totalmente àquela dimensão.
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

Ok, entendi o que vc quis dizer!
A princípio eu pensei que só o Tom conseguisse ver o anel em ação... mas faz sentido o que vc disse Morpheu!!!
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

O link da dúvendor não está funcionando, então AQUI tá o link do mesmo artigo em PDF. Uma parte desse artigo, diz o seguinte:

A hipótese mais popular diz que Tom Bombadil era um Maia, e muitos leitores tendem a aceitar essa possibilidade como um fato concreto. As razões para isso são fáceis de entender: os Maiar são seres antiqüíssimos e muito poderosos, e a maior parte dos personagens misteriosos presentes no SdA – Gandalf, Sauron, Saruman e o Balrog de Moria - eram na verdade Maiar. Essa hipótese, embora atraente, apresenta algumas dificuldades impossíveis de ignorar. A maior delas é o fato de Tom ser completamente imune ao poder do Anel, sendo capaz até mesmo de enxergar Frodo quando este se encontrava invisível. Todos os outros Maiar estavam sujeitos, em grau maior ou menor, aos efeitos do Anel. Além disso, se ele fosse um dos Maiar, ele certamente seria reconhecido como tal por outros seres de sua espécie (coma Gandalf, Sauron e Saruman) e pelos Elfos que o teriam conhecido em Aman (como Galadriel). E nenhum desses personagens parece conhecer a verdadeira origem de Tom Bombadil.

Pra mim, a parte mais interessante está no grifo, se Tom era um Maia, porque não seria reconhecido por um outro da sua espécie? Seria como um homem não reconhecer um outro homem. E se ele era o mais poderoso de todos, porque Sauron não se preocupava com ele?
 
Re: Tom Bombadil seria um maia?

Já entendemos o que Tolkien quis, Smaug. Porém, numa análise interna não pode existir personagem sem raça, sem origem, sem função, compreende? Divaguemos um pouco.

Ainda que Gandalf e outros não tenham mencionado a raça de Tom, isso não faz a menor diferença. É o mesmo que dizer que Frodo não seria um hobbit se isto não fosse falado. Além disso, ao que me consta os elfos conheciam apenas os maiar de Valinor, não precisavam lembrar-se de Tom.

E porque você diz que ele seria o mais poderoso, Shantideva?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo