• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil

MaxDirty

Firefox Enthusiast
eu ñ sei se jah foi falado sobre ele aq (com certeza q sim)
mas daonde veio, quem é, e qual a função do velho Tom na história???
ele é oq afinal
e onde eu posso achar coisas sobre ele????
 
Pouquissimo se sabe sobre o velho Tom. Tolkien sempre quis que ele fizesse o papel de "o misterio do livro", mas ao mesmo tempo Tolkien nunca o aceitou como alegoria na historia.

Enfim... tom eh talves um dos seres mais antigos de arda (Eh claro, tirando os valar e maia).
 
The Berserk disse:
Pouquissimo se sabe sobre o velho Tom. Tolkien sempre quis que ele fizesse o papel de "o misterio do livro", mas ao mesmo tempo Tolkien nunca o aceitou como alegoria na historia.

Enfim... tom eh talves um dos seres mais antigos de arda (Eh claro, tirando os valar e maia).
sera q ele ñ é Eru??? :?
 
Por incrivel que pareça isso ja passou pela minha cabeça, mas depois de pesquisar e estudar um poukinho vc ve que eh impossivel. :mrgreen:

Tom, nao tem explicaçao... como disse Fruta D´ Ouro... "Ele simplesmente eh".

Tom eh apenas Tom e nada mais.

Em Off... Adoro essas resposatas simples e filosoficas. :mrgreen: 8-)
 
Enfim... tom eh talves um dos seres mais antigos de arda (Eh claro, tirando os valar e maia).

Pera ae, vcs estão é me confundindo, o Tom é um Maiar, um semi-deus, em um dos resumos daqui da valinor que eu li, há pouco tempo, alguns dos Maiar mais importantes são citados e o nome de Tom, assim como o de Galdalf e Sauroman são citados...

...

...

...

Achei!!!

"Dos Maiar havia uma multidão, mas apenas alguns desses imortais são citados nas crônicas de Tolkien: Ëonwë, Arauto de Manwë; Ilmarë, Aia de Varda; Ossë das Ondas; Unien dos Mares Calmos; Melian, Rainha dos Sindar; Arien, o Sol; Tilion a Lua; Sauron, o Senhor dos Anéis; Gothmog, Senhor dos Balrogs; Thuringwethil, o Vampiro; Ungoliant, a Aranha; Dragluin, o Lobisomem; Goldberry, a Filha do Rio; Iarwain Ben-adar (Tom Bombadil) e os cinco magos - Olórin (Gandalf), Curunís (Saruman), Aiwendil (Radagast), Alatar e Pallando"

Se alguém se interessar mais sobre ele pode çer o texto que o Finarfin falou, é interessante...

PS_ O texto citado faz parte do resumo sobre a criação de Arda, traduzido pelo Deriel, quem quiser conferir na íntegra é só ir em http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=129&o=1

Abraços,
Joey
 
Isso eh apenas expeculaçao... so devemos levar em conta o que esta nos livros e nas cartas e em nenhum deles fala a real origem de Tom, pelo contrario, Tolkien em uma de suas cartas comenta que tom era um misterio em sua historia.

Tom eh apenas Tom e nada mais... eu nao o classifico nem como Maia e nem como Valar.
Eu acho que a terrinha dele eh como aman ficou depois de se desgarrar do mundo... ali tom eh Deus... quer diser... Eru.
 
Ah cara, eu num sabia... li o texto e confiei no que ele dizia... mas valeu pela dica, eu estava convicto de que ele era um Maiar, pelo menos agora eu sei que ele pode até ser, mas não é certeza...

Abraços,
Joey
 
sera q ele ñ é Eru???

Tom não pode ser Eru. Tolkien explica que não existe personificação de Eru, ou seja ele nunca assumiu nenhuma forma, então não pode ser o Velho Tom.

Naum acho que ele seja um Maia, mas quem sabe um Vala....

eu também já pensei nisso. mas qual Vala ? e o que um Vala, um dos poderes do mundo estaria fazendo na floresta velha ? e se ele éum Vala, Gandalf e outros sábios não deveriam reconhece-lo ?

o Tom é um Maiar

eu acho que isso é mais possivel. mas se ele é uma Maia, é um bem poderoso (mais que Sauron, Gandalf e Saruman), pq o Anel não fez efeito nele.

Enfim, o Tom é uma coisa estranha. :mrgreen:
 
Tom podera n se encaixar em nenhuma das raças do livro, pode apenas personificar como teria sido o mundo se n tivesse havido a revolta de Melkor. O mundo de Bombadil, onde o mal n tem poder, mas onde Bonbadil so manda dentro do mesmo, personifica o jardim do Paraiso, onde o homem controlava tudo. Ate q o homem se revolta e estraga tudo. Penso q a função de Bonbadil é mostra como a TM deveria ter sido se n houvesse mal.
 
Concordo com o Sanwise.
Como não é possível explicar de onde vem o bom e velho Tom, e muito menos explicar o que ele é, vamo aceitar que Tom vem mostrar como deveria ter sido a TM.
Ate q o homem se revolta e estraga tudo.

Só não concordo com isso. Quem estragou tudo foi Morgoth e mesmo assim muito antes dos homens ou até mesmo dos elfos despertarem, com esse comentário você poderia criticar a sociedade atual, mas falar que a destruição da TM começou por causa dos homens é sacanagem.
 
parem de tentar encontrar raça pro tom.... o proprio tolkien disse que ele foi criado à parte e dpois colocado na floresta velha por falta de lugar.....

e jah tem varios topicos sobre ele, os moderadores vao trancar esse na hora q baterem os olhos....
 
Nossa...Tom Bombadil um Maia? 8O nunca passou pela minha cabeca isso...estranho. Acho que é pq eu nao gosto dele... :?
 
Não se fala que ungoliant vianha do lado dos valar... ela eh um ser que veio de fora dos parametros do mundo. Tipo outra dimenção.


Vai que tom eh a mesma coisa... ele eh de outro parametro do mundo, de fora.
E assumiu aquele corpo dele.
 
Não se fala que ungoliant vianha do lado dos valar... ela eh um ser que veio de fora dos parametros do mundo. Tipo outra dimenção.

Nessa você errou, a Ungoliant, era uma maia se não me engano, portanto ela não é fora dos padrões, ela é simplesmente um maia corrompido assim como os balrogs se não me engano.
 
Bom meu primeiro post espero compartilhar um pouco da sabedoria de vocês aqui :wink:

Bom Tom Bombadil sempre me fascinou talves por causa de sua personalidade e maneira de ver as coisas


Mas assim a versão de ele ser um Maia parece ser correta

Mas eu ainda li outra que fala que ele seria algo como o espirito das florestas da Terra Média

Tanto que Gandlf fala que ate mesmo Tom Bombadil cederia se Sauron pegasse o Um anel, algo como se quando Sauron pegasse o anel eles destruiria toda a Terra média deixando-a parecida com Mordor

com isso Tom Bombadil perderia seu poder, que é enorme diga-se de passagem :mrgreen:

Até mesmo Fangorn um dos mais velhos Ents fala com referencia a Tom Bombadil
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo