• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom bombadil . Por que será que todos o odeiam?

Eu adoro o Tom, exatamente por não saber o que ele é, acho que se descobrisse iria perder um pouco da "magia" do personagem.
 
Não sei quanto os outros, mas Tom é um dos meus personagens favoritos... Assim como Beorn, Ulmo e outros personagens com mistério em suas veias.

[]'s
 
Tom pode ser um pouco irritante sim, no começo, mas o propio Gandalf o respeita muito e respeita também o fato dele não se envolver nos assuntos de "fora" de seu mundo, e ele deve ter bons motivos, tanto Gandalf quanto Tom.

E as suas rimas são espertas e engraçadas, eu gosto dele:yep:
 
Não sei com quais pessoas você anda falando, mas a maioria que eu conheço adoro o Tom, inclusive eu!
Acho que mais o torna atraente é o fato dele ser misterioso, dele mesmo ser um mistério que não foi revelado. Na ânsia de saber e usando a imaginação, a gente tenta e imagina o que de fato ele poderia ser.
O seu jeito de ser também é um dos pontos fortes dele.
 
Eu não odeio o Tom! Muito pelo contrário, ele é o único personagem de Tolkien que dá um ar de pura magia e fantasia na obra, mas de forma bastante singular! Sei lá! Eu sinto isso quando leio e discuto sobre Tom Bombadil!
 
Não sei com quais pessoas você anda falando, mas a maioria que eu conheço adoro o Tom, inclusive eu!
Já comigo acontece exatamente o contrário: a maioria das pessoas que eu conheço odeia o Tom de todo o coração.

Mas eu até gosto dele. Está longe de ser um dos meus personagens preferidos, mas a parte dele no livro é boa. É uma ótima eucatástrofe. Sem contar que rende umas boas discussões.:yep:
 
Eu não odeio e nem adoro... eu só acho as musiquinhas irritantes demais. No mais, Tom é intrigante!
 
Acho que a maioria aqui gosta do Tom...
como não gostar...
hehe
super engmatico...
e as botas amarelas e o chapéu azul o completam!
:P
 
Eu adoro o Tom, exatamente por não saber o que ele é, acho que se descobrisse iria perder um pouco da "magia" do personagem.

Exatamente! E eu adoro o bom e velho Tom Bombadil, e o melhor que Tolkien fez foi tê-lo explicado tão pouco, assim somos livres para imaginar o que quisermos sobre ele e Fruta d'Ouro. Atualmente penso que ele é uma manifestação córpórea de Eru ("o mais antigo e sem pai", lembram-se?) e que Fruta d'Ouro é uma filha de Ulmo com uma humana. Pronto, falei... Agora podem chamar a inquisição...
 
Última edição:
Eu não gosto muito dele porque vi os filmes antes de ler o livro, então eu estava com expectativas para o que ia acontecer.. E a presença prolongada dele me irritou um pouco. Mas mudei de idéia depois... Sou indiferente a ele, mas fiquei interessada na Fruta D'Ouro. Achei ela mais curiosa ainda do que o Tom.
 
Eu gosto do personagem. O que não gosto é não saber quem exatamente ele é. Sabe-se que ele é muito sábio, que não foi influenciado pelo anel, etc. Mas o porquê. Ah como eu queria saber.
 
Exatamente! E eu adoro o bom e velho Tom Bombadil, e o melhor que Tolkien fez foi tê-lo explicado tão pouco, assim somos livres para imaginar o que quisermos sobre ele e Fruta d'Ouro. Atualmente penso que ele é uma manifestação córpórea de Eru ("o mais antigo e sem pai", lembram-se?) e que Fruta d'Ouro é uma filha de Ulmo com uma humana. Pronto, falei... Agora podem chamar a inquisição...
Você pode imaginar o que quiser mas o fato é que nunca saberemos. Bombadil foi criado para não ser definível, ele é mais como uma manifestação das florestas, seu espírito que as protege como um santuário dos males que os Filhos trazem a elas.

Manifestação de Eru seria estranho para Tolkien, para ele isso competiria com a Encarnação de Deus.
 
Eu gosto bastante do Tom Bombadil, e gosto também do fato dele não ser totalmente explicado. Acho que os fãs não gostam muito disso justamente por que Tolkien costuma dar informações detalhadas de tudo, ao mesmo tempo que isso se torna uma grande qualidade do escritor, em alguns momentos tende a ser um defeito, e na minha opinião, o capítulo do Bombadil não pedia esse tipo de explicação detalhada, até porque o mistério que o envolve aparentemente faz parte da cultura da terra média, faz parte do imaginário popular por assim dizer e pra mim é isso que torna o personagem interessante.
 
Última edição:
Você pode imaginar o que quiser mas o fato é que nunca saberemos. Bombadil foi criado para não ser definível, ele é mais como uma manifestação das florestas, seu espírito que as protege como um santuário dos males que os Filhos trazem a elas.

Manifestação de Eru seria estranho para Tolkien, para ele isso competiria com a Encarnação de Deus.

Estranho para Tolkien, mas não para mim.
 
A magia do Tom está justamente no fato de ele não ser explicável e da pra imaginar algumas coisas.

A parte que explica que ele estava lá antes do medo da noite e antes do Senhor do Escuro vir de fora ja me lembra de Melkor. Pois foi Melkor que levou o medo das Trevas para Arda.

Ou seja o nosso Tom está lá a MUITO TEMPO.
 
Eu gosto dele exatamente pelos motivos que alguns "odeiam"...ele é alegre, quebra um pouco o clima do livro, é enigmático. Acho que foi um dos melhores trabalhos do Tolkien.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo