1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tom Bombadil: influência?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por <_Witch King_>, 30 Ago 2006.

  1. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    Vamos lá outra vez:
    Estava olhando o SdA e vi que, pelo visto, Tom Bombadil não intervém em nenhuma questão que envolva a Terra-Média, a não ser que ameace explicidamente Tom Bombadil.
    Agora vem a pergunta: Porquê? Afinal, Tom Bombadil poderia ter influenciado, em especial, levando o Anel até Mordor, mas PORQUÊ não o fez?
    Arrisco um palpite: O próprio Eru Ilúvatar deu ordens explícidas para que Tom Bombadil não intervisse nos assuntos da TM.

    Vamos lá, veremos o que conseguimos descobrimos sobre este enigmático personagem que Tolkien criou só para irritar os fãs.
     
  2. Edu

    Edu Draper Inc.

    Pô, mais um tópico sobre Tom? :eek:

    Leia o Conselho de Elrond.
     
  3. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    Eu já li, mas ainda asism não consegui entender ao certo o porquê de Tom Bombadil não interferir nos assuntos da TM.

    Infelizmente esse Tom Bombadil rende muitos tópicos, afinal, Tolkien acabou deixando muitas dúvidas aceerca dele.
     
  4. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    Por favor, algum Moderador aí, apaga esse meu post e fecha o tópico porque esta questão acabou por ser respondida em outro tópico. Desculpa aí se causei flood =/
     
  5. Kryshnack

    Kryshnack I am more I

    Tolkien era muito inteligente e religioso. Há uma quantidade grande de simbolismo e filosofia em SdA. Um exemplo é o Anel que simboliza o poder e todo mundo é seduzido por ele, etc. Tolkien pode ter usado Tom Bombadil para simbolizar, de forma rústica, Deus. Alguem que, "aparentemente", não influencia o lugar onde vive. Que não é seduzido por nenhuma forma de "poder" ou "tentação", que parece estar "acima" de tudo. Com certeza, Tom Bombadil sempre será um mistério. Sei que essa proposta parece meio maluca, mas, mesmo assim, é um possibilidade.
     
  6. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Tom é um persoangem pra ti ler, rir, admirar, sei lá...não pensar...
     

Compartilhar