• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil = Hypnos

bombadil

FATHERLESS
Todos sabemos que a discussão sobre Tom Bombadil já está mais do que saturada. Na verdade, desde que entrei no mundo tolkieniano, e isso foi em 2001, a discussão sobre Tom já era proibida (ver GLIND). Esse tópico não tem a intenção de saber afinal quem era Tom Bombadil, pois já está pacificado que a única resposta possível e 100% confiável é que "ELE É UM CARA LEGAL".

Entretanto me chamou a atenção que Tom Bombadil usa com freqüência temas relacionados ao SONO, à DORMÊNCIA, para encantar seus inimigos, ou mesmo Fruta D'Ouro!

Quem leu As Aventuras de Tom Bombadil sabe muito bem do que estou falando! Vejamos:

1) Para Fruta D'Ouro, quando de seu primeiro encontro:
'You bring it back again, there's a pretty maiden!'
said Tom Bombadil. 'I do not care for wading.
Go down! Sleep again where the pools are shady
far below willow-roots, little water-lady!'


2) Para o Salgueiro-Homem:
'You let me out again, Old Man Willow!
I am stiff lying here; they're no sort of pillow,
your hard crooked roots. Drink your river-water!
Go back to sleep again like the River-daughter!'


3) Para os texugos:
'Now, old Badger-brock, do you hear me talking?
You show me out at once! I must be a-walking.
Show me to your backdoor under briar-roses;
then clean grimy paws, wipe your earthy noses!
Go back to sleep again on your straw pillow,
like fair Goldberry and Old Man Willow!'


4) Para a Criatura Tumular:
'Go out! Shut the door, and never come back after!
Take away gleaming eyes, take your hollow laughter!
Go back to grassy mound, on your stony pillow
lay down your bony head, like Old Man Willow,
like young Goldberry, and Badger-folk in burrow!

Go back to buried gold and forgotten sorrow!'


Em As Aventuras de Tom Bombadil, há várias passagens onde prevalece o SONO de alguns personagens.

Também quero lembrar da passagem em O SDA, quando da chegada dos hobbits na casa da Tom Bombadil e dos sonhos que eles lá têm.
1- Na primeira noite, Frodo sonha, na verdade têm a visão, do que seria Gandalf prisioneiro em Orthanc sendo resgatado por Gwaihir. Depois dessa visão ainda lhe retornou à mente os Cavaleiros Negros. Passado o susto, Frodo volta a adormecer, desta vez sem sonhos, mas de maneira tranquila.
2- Peregrin, por sua vez, dormiu tranquilo por um tempo até ficar incomodado com um som à sua mente que lembrava o Velho Salgueiro e coisas assim, até se lembrar das palavras de Tom e Fruta para que nada temesse.
3- Meriadoc também teve um sono inquieto por um tempo, sonhando que estava se afogando dentro da casa devido a um certo barulho de água, até se lembrar das palavras de proteção de Tom e de Fruta.
4- Sam nada sonhou, dormiu feito pedra.
Na segunda noite, porém, apenas é relatada a visão que Frodo teve de Aman, a qual efetivamente só vai se realizar dali um longo tempo, quando da partida dos portadores dos anéis, descrita no fim de O RDR.

Na mitologia grega, Hypnos é a personificação do SONO. Seu palácio era uma caverna totalmente escura e na entrada haviam inúmeras plantas hipnotizantes, soníferas. Na arte grega, Hypnos era representado como um homem jovem e nu, algumas vezes com barba, e asas em sua cabeça. Ele é também representado como um homem dormindo em uma cama de penas.
Seu filho, Morpheus, previne que qualquer tipo de ruído o acorde.

Morpheus, por sua vez, é considerado o principal Deus dos sonhos, tomando a forma de qualquer ser humano e aparecendo nos sonhos das pessoas. Ele é o responsável pelo formato dos sonhos ou dos seres que aparecem nos sonhos. Inclusive, é por causa dele que foi dado o nome à "morfina", devido ao seu poder de induzir ao sono.

Sobre o penúltimo parágrafo acima, achei interessante 2 coisas:
a) as ASAS na cabeça de Hypnos (que lembram a pena no chapéu de Tom);
b) A representação de Hypnos dormindo em uma cama de penas (Tom, ao conversar com os hobbits volta e meia estava adormecido, como se não estivesse os escutando, mas sonhando.

Também está em O SDA que os hobbits não sabiam se tinha passado poucas horas ou vários dias, ao conversarem com Tom, o qual lhes estava contando várias histórias, desde o pensamento das árvores, aos hábitos dos texugos; da riqueza dos reinos antigos às suas quedas e surgimento das Criaturas Tumulares.

Um senhor que pode controlar o TEMPO (não o clima, mas a sensação temporal - os segundos, minutos...) poderia muito bem ter conseguido fazer isso com os hobbits, usado esse poder para lhes dar o conhecimento que julgava ser necessário para que crescessem em esperteza e no lido com os seres da floresta. Mas aqui já estou fugindo ao tópico que propus.

Não que eu pense que Tolkien teria inserido Tom na obra para lembrar o deus grego dos sonhos, NÃO! Mas acho que Tolkien poderia ter se baseado um pouco em Hypnos para criar certas características de Tom e do convívio com esse ser estranho e fantástico.

EDITADO: Estava esquecendo daquele trecho em que Gandalf se refere a Tom Bombadil como "criador de limo": Ele é um criador de limo e eu tenho sido uma pedra fadada a rolar. Mas meus dias de rolar estão terminando e agora temos muito a dizer um ao outro.

Gandalf não vai lá apenas para contar a Bombadil sobre os entes e demais acontecimentos do mundo, mas como ele próprio disse, terão "muitas coisas a dizer UM AO OUTRO". Além disso, LIMO está muito associado ao tempo; à medida que o rio passa cria-se o limo sobre as pedras; o limo dá a idéia de longo tempo, de coisas antigas acontecimentos passados, teia de aranha... É algo a mais para se pensar e incluir dentro de tudo isso que já foi falado no tópico.

Abraços a todos,
espero seus comentários!
 
Última edição:
Re: Tom Bombadil = Morpheus

Moderadores: favor editar o título do tópico para "Tom Bombadil = Hypnos"
 
Re: Tom Bombadil = Morpheus

É, toda essa viagem faz bastante sentido.
Eu também reparei que Tom Bombadil é chegado num sono, mas nunca o associei com Hypnos ou morpheus.
 
Re: Tom Bombadil = Morpheus

É o famoso pega Besta. Todo mundo fica encabulado com a história do cara. :roll:

Eu achava que lendo As Aventuras de Tom Bombadil eu ia esclarecer muitas dúvidas... fez foi piorar minha situação.
Agora, prefiro chama-lo de inútil.

Quanto ao seus pensamentos, bombadil. Eu gostei muito, tipo, sempre ficava pensando sobre os poderes que Tom possuía, mas nunca parava pra comparar.
 
Re: Tom Bombadil = Morpheus

Não tinha percebido isso que você falou quando li os livros, bombadil. Apesar de estar na cara que o Tom era chegado num cochilo, não tinha ligado as coisas. Você fez muitas comparações, todas válidas e tal, como a questão das penas na cabeça de Hypnos e do Tom. Eu até podia crer que Tom Bombadil fosse a representação de Hypnos no mundo criado por Tolkien, se tantas outras opções para a origem do velhinho camarada não estivesse também disponíveis. Mas o máximo que podemos dizer sobre ele, como você bem comentou, é que Tom Bombadil "é um cara legal" :dente:
 
Re: Tom Bombadil = Morpheus

Gostando ou não, essa extrapolação não faz sentido, para falar a verdade. É possível associar características de uma pá de deuses diferentes presentes em Tom além das coisas relacionadas ao sono, e mesmo assim nenhuma delas seria necessariamente verdade. No final das contas, elas servem apenas para satisfazer a necessidade de se ter uma resposta concreta para algo duvidoso.

Tom é um artifício literário cômico, e só. Mesmo dentro da história ele não tem nenhuma outra função que não proporcionar um clima mais "leve" para os Hobbits antes que a coisa piorasse de vez dali em diante. A passagem de Gandalf falando sobre ele é apenas para ser acrescentada ao "mistério" ao redor dele, sem nenhum outro significado mais profundo e oculto. O próprio Tolkien disse que Tom é um mistério intencional e sem solução.

Quanto à questão do sono, isso não é exclusividade do Tom. Basta ler o conto de Lúthien para ver como ela faz uso de "artes soníferas" a todo momento, inclusive contra Sauron e o próprio Morgoth, e faz uso disso mais vezes e mais efetiva e "conscientemente" do que o Tom.
 
Tom Bombadil não é inútil!:buaa:

Mas é querer comparar as coisas que o Tolkien escreveu com tudo o que vem pela frente hein! É mitologia, Jesus...vixe!

Acho que ele só quis dizer que o Tom é antigo e não se preocupa com nada (menos que os elfos). Os sonhos poderiam ser um efeito do próprio local e não necessariamente do Tom, ou foi só sonho normal e ordinário mesmo...

Chapéu com plumas são bem comuns. Os condestáveis do Condado também usavam. Seriam eles representações de Hypnos também? Ou Hermes? Ou sei lá mais quem?:think:
 
Achei interessante a comparação e faz certo sentido..
E acho que Tolkien quis dizer algo mais com Tom..que sempre existirão coisas que serão um mistério pra nós e mesmo assim indispensáveis..
Não acredito que ele seja um inútil, ele ensinou muitas coisas aos pequenos...
Mas isso tb não vem ao caso aqui..
 
A comparação não faz sentido algum.

Bombadil não passa dum boneco que Tolkien colocou na estória, talvez para rir um pouco.
 
Dorminhoco ele não é com certeza. Tanto que ele foi bem ligeiro em conquistar Fruta D'ouro :hanhan:! Passou a perna nos maiar que andavam pelo mundo logo que chegaram e se adiantou na frente dos belos primogênitos. É um baita malandro.
 
Achei interessante a comparação, mas não creio que as coisas sejam por aí.
O Tom é um mistério uqe não tem como ser desvendado. Só o que sabemos é que ele é muuuuuito velho, gosta da natureza, é casado com Fruda d´ouro e gosta de cantar e de apreciar a natureza.
Tá, ele gosta de dormir e suas canções falam de sono, mas é só.
 
Ka Bral o Negro disse:
A comparação não faz sentido algum.

Bombadil não passa dum boneco que Tolkien colocou na estória, talvez para rir um pouco.
Aposto que ele daria muitas risadas com as discussões que o tal personagem causou. Mas discutir sobre tom é tentar explorar o país das maravilhas(se enchendo de cogumelos). Não vamos achar nada 100% coerente...
 
Podemos levantar várias hipóteses, algumas mais absurdas e outras não. Essa é daquelas, que a meu ver, é plausível. Mas creio ser importante afirmar que Tolkien não iria reproduzir uma única personagem da mitologia (ou de qualquer outro conto) em Tom Bombadil. Para mim Tom não é só um boneco, mas está lá, na TM, como um grande ponto de interrogação: um tipo de pensem o que quiserem.
O mais importante não é descobrir quem é Tom, mas especular sobre ele.:loser:
 
Bom, é capaz que uma das inspirações para Tom tenha sido Hypnos, mas não acredito que seja possível criar uma analogia coerente, que o apresente como a personificação de Hypnos, até porque, isso seria uma alegoria, e pelo menos assumamos que estas não existam na obra de Tolkien.
Putz Ka Bral, como podes dizer isto? Tom foi um bonequinho que Tolkien pôs na obra pra rir, ok, mas não foi inútil...
 
Para Frodo e demais hobbits, Tom num era só um boneco de pano não. Para um estudioso de literatura sim, Tom era um boneco de pano, inicialmente.

Mas penso que o que mais interessa seja a primeira afirmativa; para a história, Tom não era um mero boneco de pano que um de seus filhos gostava...

Isso, Kabral, seu niteroiense duma figa, tu vai ter de concordar. =]
 
Ahhh, sendo ou não util, o Tom é uma figura. E se é para ser um grande interrogação, que seja com estilo e todo o non-sense que possa ser colocada. Neste quesito, Tom é magnifico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo