Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Resta apenas uma outra hipótese bem desenvolvida sobre a identidade de Tom, embora esta teoria tenha várias ramificações e interpretações: ele seria um “espírito” ancestral e poderoso, porém diferente dos Valar e Maiar. A idéia parece bastante válida, já que Tolkien diz, no Silmarillion, a respeito dos Aratar (“os Altos de Arda”, os oito Valar mais poderosos), que "...em majestade eles eram pares, sobrepujando todos os outros além de comparação, mesmo os Valar e Maiar, ou de qualquer outra ordem que Ilúvatar tivesse enviado para Eä."
Existe ainda um outro problema, que decorre de uma das declarações de Tom a respeito de si mesmo: “Mais velho, é o que sou... Tom se lembra da primeira gota de chuva e do primeiro broto de árvore... Conheceu o escuro sob as estrelas quando não havia medo - antes de o Senhor do Escuro chegar de Fora.” Os Valar, assim como os Maiar, obviamente já existiam antes da criação do mundo. Mas Tom afirma que ele estava em Arda antes da chegada de Melkor (Morgoth), o primeiro Senhor do Escuro, que foi o primeiro dos Ainur (“os Sagrados”, que incluíam os Valar e os Maiar) a entrar no mundo recém-criado. A mesma idéia nos é transmitida durante o Conselho de Elrond - "Nada seria deixado para ele no mundo de Sauron", e no final até mesmo Tom cairia, "o Último como ele fora o Primeiro". Se Melkor foi o primeiro Vala a entrar no mundo, e Tom já estava aqui antes dele, somos forçados a admitir que Tom não era um dos Valar. Ele teria que ser alguma outra coisa. Mas o quê?
Ou seja, é muito difícil construir uma teoria a respeito dele, a não ser que você conheça a obra muuuito bem, o que não é o meu caso.
The Berserk disse:Mas o verdadeiro X da questão não quem ou o que ele é e sim o porque dele estar la. Qual será o seu verdadeiro designio ??
Tom é um assunto tão interessante que ele surge em vários e vários tópicos...Forlindon disse:se existir um topico sobre isso, desculpe pois nao prestei atenção quando postei...![]()
Elentari R* disse:A teoria que The Berserk colocou tb é interessante... mas não podemos esquecer da Fruta D'Ouro. Como ela se encaixa nessa teoria? Ninguém ainda me respondeu. (aliás, Haran Alkarin, isso vale pra vc tb...)
É um assunto deliciosamente infindável...
Hellboy disse:Véio, o Tom Bombadil é um dos personagens mais obscuros de toda a obra, mas no sentido de não existirem muitas informações a respeito dele.
Como bem dito ele é realmente intrigante mas vai da imaginação de cada!
Para mim Bombadil é a pessoa chave que no inicio como sabemos foi decisivo para a jornada de Frodo. Mas ele é mais que isso, para mim ele era um guardiao que os valar deixaram na Terra-Média, nao tinha inicio e nem teve fim, nao tinha raça e nem pais ele somente era, ou é...
Nada se sabe sobre ele, menos ainda sobre Fruta D´ouro...sao pesoas que nos encantam somente por serem e estarem ali...
Creio que ele mesmo nao tinha interesse de saber quem ele era ou de onde veio, mas era feliz por ser o que era e jamais se questionou sobre si mesmo...
Acho que esse misterio que esvolve ele que nos fascuna tanto...
Namarië...
Ange||us disse:Ah mais ele nao escreveu nenhuma carta e nao deu nenhuma explicaçao justamente pra ficar no ar essa duvida... uma pulga atraz da orelha dos fas... ahuahuhauahuhuahuahuahahauha
ah, o que seria SDA sem o misterio do Tom.. ??? adoro discutir sobre ele... e pra mim, nao sei se e verdade, mais eu acredito que ele represente o espirito da TM... a natureza, sei lah, e a sua esposa as estaçoes do ano, nao lembro onde eu li isso e gostei mto da teoria, comecei a acreditar nela... mais sei lah...
![]()
Anakruss disse:Na minha opiniao tolkien ja havia virado todas...depois viu o passarinho verde e passou o dia seguinte cantarolando musiquinhas infantis...aí saiu o tom e a fruta.
respeito ás vezes é bom....
Anakruss disse:Na minha opiniao tolkien ja havia virado todas...depois viu o passarinho verde e passou o dia seguinte cantarolando musiquinhas infantis...aí saiu o tom e a fruta.