1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tom Bombadil, Entre E escrevam Sua Teoria

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Forlindon, 2 Mai 2004.

  1. Forlindon

    Forlindon Usuário

    Bem... axo que em senhor dos aneis o personagem mais intrigante que tem participação no livro na minha opinião é essa figura... Gostraria Que falassem suas teorias Sobre ele e Sua Esposa Fruta D`Ouro
     
  2. Hellboy_theOld

    Hellboy_theOld Usuário

    Véio, o Tom Bombadil é um dos personagens mais obscuros de toda a obra, mas no sentido de não existirem muitas informações a respeito dele. Algumas teorias sobre ele já foram feitas, como aquela de que Tom seria Eru, mas ela foi desmentida pelo próprio Tolkien (em uma de suas cartas, se eu não me engano). Ou seja, é muito difícil construir uma teoria a respeito dele, a não ser que você conheça a obra muuuito bem, o que não é o meu caso. :mrgreen: E, mesmo tendo um conhecimento grande dos livros, é bem provável que não consigamos informações muito úteis.
     
  3. Decipher

    Decipher Usuário

    Concordo com vc Hellboy, acho que teríamos de ressusitar o Tolkien para saber exatamente o que o misterioso Tom Bombadil e sua esposa são.. bem q Tolkien podia ter escrito uma carta ou até mesmo no livro, mas fazer o que , temos que ficar com nossas explicações que talvez para Tolkien sejam bem toscas... :wink:
     
  4. Ange||us

    Ange||us Usuário

    Ah mais ele nao escreveu nenhuma carta e nao deu nenhuma explicaçao justamente pra ficar no ar essa duvida... uma pulga atraz da orelha dos fas... ahuahuhauahuhuahuahuahahauha
    ah, o que seria SDA sem o misterio do Tom.. ??? adoro discutir sobre ele... e pra mim, nao sei se e verdade, mais eu acredito que ele represente o espirito da TM... a natureza, sei lah, e a sua esposa as estaçoes do ano, nao lembro onde eu li isso e gostei mto da teoria, comecei a acreditar nela... mais sei lah...
    :wink:
     
  5. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Tom foi criado por Eru como todos os outros seres, e foi enviado antes de Melkor por um motivo não conhecido. Ele seria um, digamos, "irmão gêmeo benigno" de Melkor. Um lado positivo do mesmo. Isso explicaria seu poder sobre o anel e o fato de outros ainur não reconhecerem como um maia, vala, etc.

    Ih, viajei no Matrix :lol:.

    Obs: já deve existir um tópico sobre isso.
     
  6. Forlindon

    Forlindon Usuário

    se existir um topico sobre isso, desculpe pois nao prestei atenção quando postei... :oops:
     
  7. Rosinha Cotton

    Rosinha Cotton Usuário

    Pode ser que ele seja tipo um Hilander :o?: :tsc:
    Mas quando eu li "O Senhor do Anéis", me deu a impressão dele ser algum tipo de espirito da floresta que proteje a mesma do mal. :o?: :tsc:
     
  8. Maedrhos

    Maedrhos Usuário

    Na minha opiniaum tom é um mistério colocado por tolkien para fazermos justamente isso que estamos fazendo ou seja discutir sobre ele, para cada pessoa tom possue uma interpreta'ssaum pois cada um interpretou e teve emoções diferentes ao ler o livro
     
  9. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Eu acho que mesmo que vc seja phd em tolkien não poderá responder algo concreto sobre ele, a não ser que envolva o que nos sabemos dele. Mas fazer teorias não é tão dificil.:wink: :mrgreen:

    Eu não digo o que Tom é realmente, mas tenho uma teoria que diz respeito a sua chegada (Nascimento) em arda. Eu acredito que tom foi criado diretamente por eru no momento em que Eä "fisica" foi materializada por Iluvatar após o termino da canção dos ainur. Logo apos vieram os valar e maiar para povoar arda.

    Mas o verdadeiro X da questão não quem ou o que ele é e sim o porque dele estar la. Qual será o seu verdadeiro designio ??
     
  10. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Isso Tolkien respondeu... ele disse que queria que os Hobbits participassem de uma aventura entre o Condado e Bree :mrgreen:
     
  11. Elentari R*

    Elentari R* Usuário

    Tom é um assunto tão interessante que ele surge em vários e vários tópicos... ;)

    Eu gosto particularmente de uma teoria que diz que Tom seria Aulë, e Fruta D'Ouro seria Yavanna (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ), mas concordo que tem suas falhas...
    A teoria que The Berserk colocou tb é interessante... mas não podemos esquecer da Fruta D'Ouro. Como ela se encaixa nessa teoria? Ninguém ainda me respondeu. (aliás, Haran Alkarin, isso vale pra vc tb... :mrgreen: )

    É um assunto deliciosamente infindável...
     
  12. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Fruta d'ouro seria uma simples maia, não? "Filha do rio"; acho que seria uma maia de Ulmo.
     
  13. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Já existem pelo menos uns 20 tópicos exclusivamente sobre o Tom Bombadil. Não é propriamente algo que eu goste de falar, porque eu pura e simplesmente não gosto da personagem. Acho que não tem nada a ver com o resto da trilogia, e estraga bastante o espirito da Sociedade do Anel na parte em que aparece. O clima a tornar-se cada vez mais escuro e de repente aparece uma criatura de chapelinho e pena a cantar umas musuquinhas algo fuleiras. :tsc: Acho que o clima devia ir escurecendo cada vez mais, culminar no ataque dos Cavaleiros Negros e na sua perceguição, até que de repente Rivenddel aparecesse como uma espécie de alívio.
    Bom, para mim Tom Bombadil é uma criatura completamente diferente de tudo o que aparece na obra de Tolkien, não é nem um Anão nem um Hobbit, nem nenhuma mistura de raças, não é nenhum Maiar o Valar ou sequer Iluvatar. É algo completamente diferente que apareceu nos primórdios do tempo, que já está na Terra-Média desde que plantas e animais apareceram, desde que Morgoth a desfigurou, ainda antes dos filhos de Eru aparecerem. É lógico que foi uma criação dee Iluvatar, ou dos Valar, pois tudo o é. Agora o que é e com que propósito foi feito não se pode saber. Talvez alguma experiência feita por Iluvatar ou pelos Valar para depois ver como faria os seus filhos. Ou talvez algum mensageiro que Iluvatar pôs na Terra-Média, ou talvez os Valar, quer para lhes relatar o que acontecesse, o que Morgoth fizesse, ou para ver quando chegariam os filhos de Eru, de os advertir e guiar. Ou talvez tenha sido feito com um objectivo, e, à semelhança do que Radagast fez, desistressar-se dele para se didecar a algo, possivelmente as florestas, que eram ainda mais abundantes quando chegou.
     
  14. GaLaDr|eL

    GaLaDr|eL Usuário

     
  15. GaLaDr|eL

    GaLaDr|eL Usuário

    concordo plenamente com suas sabias palavras...
     
  16. Anakruss

    Anakruss Usuário

    Na minha opiniao tolkien ja havia virado todas...depois viu o passarinho verde e passou o dia seguinte cantarolando musiquinhas infantis...aí saiu o tom e a fruta.

    outra coisa, posso estar enganado, mas ja tem uns par de topicos sobre o tom, como o decimo disse.

    E se minha teoria nao valer entao fico com os meus coleguinhas de forum... :mrgreen:
     
  17. GaLaDr|eL

    GaLaDr|eL Usuário

     
  18. Smaug

    Smaug Cacho

    A sua teoria esta errada :mrgreen: Pois Tolkien não inventou do nada o Tom Bombadil, pois ele se inspirou em um boneco de seu filho CT, este boneco tinha uma pena de pavão em seu chapéu, porém Ronald mudou para uma pena de Cisne, pois não existem Pavões na TM... E o final do boneco de Tom foi ser jogado na privada, se não me engano :roll:
     
  19. GaLaDr|eL

    GaLaDr|eL Usuário

    pode ser...
    mas acho que todos temos direitos de expressarmos o que pensamos mas tudo tem um certo limite... principalmente se tratando de Tolkien..... :disgusti:
     
  20. GaLaDr|eL

    GaLaDr|eL Usuário

    pode ser...
    mas acho que todos temos direitos de expressarmos o que pensamos mas tudo tem um certo limite... principalmente se tratando de Tolkien..... :disgusti:
     

Compartilhar