• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil, Entre E escrevam Sua Teoria

Forlindon

Usuário
Bem... axo que em senhor dos aneis o personagem mais intrigante que tem participação no livro na minha opinião é essa figura... Gostraria Que falassem suas teorias Sobre ele e Sua Esposa Fruta D`Ouro
 
Véio, o Tom Bombadil é um dos personagens mais obscuros de toda a obra, mas no sentido de não existirem muitas informações a respeito dele. Algumas teorias sobre ele já foram feitas, como aquela de que Tom seria Eru, mas ela foi desmentida pelo próprio Tolkien (em uma de suas cartas, se eu não me engano). Ou seja, é muito difícil construir uma teoria a respeito dele, a não ser que você conheça a obra muuuito bem, o que não é o meu caso. :mrgreen: E, mesmo tendo um conhecimento grande dos livros, é bem provável que não consigamos informações muito úteis.
 
Concordo com vc Hellboy, acho que teríamos de ressusitar o Tolkien para saber exatamente o que o misterioso Tom Bombadil e sua esposa são.. bem q Tolkien podia ter escrito uma carta ou até mesmo no livro, mas fazer o que , temos que ficar com nossas explicações que talvez para Tolkien sejam bem toscas... :wink:
 
Ah mais ele nao escreveu nenhuma carta e nao deu nenhuma explicaçao justamente pra ficar no ar essa duvida... uma pulga atraz da orelha dos fas... ahuahuhauahuhuahuahuahahauha
ah, o que seria SDA sem o misterio do Tom.. ??? adoro discutir sobre ele... e pra mim, nao sei se e verdade, mais eu acredito que ele represente o espirito da TM... a natureza, sei lah, e a sua esposa as estaçoes do ano, nao lembro onde eu li isso e gostei mto da teoria, comecei a acreditar nela... mais sei lah...
:wink:
 
Resta apenas uma outra hipótese bem desenvolvida sobre a identidade de Tom, embora esta teoria tenha várias ramificações e interpretações: ele seria um “espírito” ancestral e poderoso, porém diferente dos Valar e Maiar. A idéia parece bastante válida, já que Tolkien diz, no Silmarillion, a respeito dos Aratar (“os Altos de Arda”, os oito Valar mais poderosos), que "...em majestade eles eram pares, sobrepujando todos os outros além de comparação, mesmo os Valar e Maiar, ou de qualquer outra ordem que Ilúvatar tivesse enviado para Eä."

Existe ainda um outro problema, que decorre de uma das declarações de Tom a respeito de si mesmo: “Mais velho, é o que sou... Tom se lembra da primeira gota de chuva e do primeiro broto de árvore... Conheceu o escuro sob as estrelas quando não havia medo - antes de o Senhor do Escuro chegar de Fora.” Os Valar, assim como os Maiar, obviamente já existiam antes da criação do mundo. Mas Tom afirma que ele estava em Arda antes da chegada de Melkor (Morgoth), o primeiro Senhor do Escuro, que foi o primeiro dos Ainur (“os Sagrados”, que incluíam os Valar e os Maiar) a entrar no mundo recém-criado. A mesma idéia nos é transmitida durante o Conselho de Elrond - "Nada seria deixado para ele no mundo de Sauron", e no final até mesmo Tom cairia, "o Último como ele fora o Primeiro". Se Melkor foi o primeiro Vala a entrar no mundo, e Tom já estava aqui antes dele, somos forçados a admitir que Tom não era um dos Valar. Ele teria que ser alguma outra coisa. Mas o quê?

Tom foi criado por Eru como todos os outros seres, e foi enviado antes de Melkor por um motivo não conhecido. Ele seria um, digamos, "irmão gêmeo benigno" de Melkor. Um lado positivo do mesmo. Isso explicaria seu poder sobre o anel e o fato de outros ainur não reconhecerem como um maia, vala, etc.

Ih, viajei no Matrix :lol:.

Obs: já deve existir um tópico sobre isso.
 
Pode ser que ele seja tipo um Hilander :o?: :tsc:
Mas quando eu li "O Senhor do Anéis", me deu a impressão dele ser algum tipo de espirito da floresta que proteje a mesma do mal. :o?: :tsc:
 
Na minha opiniaum tom é um mistério colocado por tolkien para fazermos justamente isso que estamos fazendo ou seja discutir sobre ele, para cada pessoa tom possue uma interpreta'ssaum pois cada um interpretou e teve emoções diferentes ao ler o livro
 
Ou seja, é muito difícil construir uma teoria a respeito dele, a não ser que você conheça a obra muuuito bem, o que não é o meu caso.

Eu acho que mesmo que vc seja phd em tolkien não poderá responder algo concreto sobre ele, a não ser que envolva o que nos sabemos dele. Mas fazer teorias não é tão dificil.:wink: :mrgreen:

Eu não digo o que Tom é realmente, mas tenho uma teoria que diz respeito a sua chegada (Nascimento) em arda. Eu acredito que tom foi criado diretamente por eru no momento em que Eä "fisica" foi materializada por Iluvatar após o termino da canção dos ainur. Logo apos vieram os valar e maiar para povoar arda.

Mas o verdadeiro X da questão não quem ou o que ele é e sim o porque dele estar la. Qual será o seu verdadeiro designio ??
 
The Berserk disse:
Mas o verdadeiro X da questão não quem ou o que ele é e sim o porque dele estar la. Qual será o seu verdadeiro designio ??

Isso Tolkien respondeu... ele disse que queria que os Hobbits participassem de uma aventura entre o Condado e Bree :mrgreen:
 
Forlindon disse:
se existir um topico sobre isso, desculpe pois nao prestei atenção quando postei... :oops:
Tom é um assunto tão interessante que ele surge em vários e vários tópicos... ;)

Eu gosto particularmente de uma teoria que diz que Tom seria Aulë, e Fruta D'Ouro seria Yavanna (leia aqui), mas concordo que tem suas falhas...
A teoria que The Berserk colocou tb é interessante... mas não podemos esquecer da Fruta D'Ouro. Como ela se encaixa nessa teoria? Ninguém ainda me respondeu. (aliás, Haran Alkarin, isso vale pra vc tb... :mrgreen: )

É um assunto deliciosamente infindável...
 
Elentari R* disse:
A teoria que The Berserk colocou tb é interessante... mas não podemos esquecer da Fruta D'Ouro. Como ela se encaixa nessa teoria? Ninguém ainda me respondeu. (aliás, Haran Alkarin, isso vale pra vc tb... :mrgreen: )

É um assunto deliciosamente infindável...

Fruta d'ouro seria uma simples maia, não? "Filha do rio"; acho que seria uma maia de Ulmo.
 
Já existem pelo menos uns 20 tópicos exclusivamente sobre o Tom Bombadil. Não é propriamente algo que eu goste de falar, porque eu pura e simplesmente não gosto da personagem. Acho que não tem nada a ver com o resto da trilogia, e estraga bastante o espirito da Sociedade do Anel na parte em que aparece. O clima a tornar-se cada vez mais escuro e de repente aparece uma criatura de chapelinho e pena a cantar umas musuquinhas algo fuleiras. :tsc: Acho que o clima devia ir escurecendo cada vez mais, culminar no ataque dos Cavaleiros Negros e na sua perceguição, até que de repente Rivenddel aparecesse como uma espécie de alívio.
Bom, para mim Tom Bombadil é uma criatura completamente diferente de tudo o que aparece na obra de Tolkien, não é nem um Anão nem um Hobbit, nem nenhuma mistura de raças, não é nenhum Maiar o Valar ou sequer Iluvatar. É algo completamente diferente que apareceu nos primórdios do tempo, que já está na Terra-Média desde que plantas e animais apareceram, desde que Morgoth a desfigurou, ainda antes dos filhos de Eru aparecerem. É lógico que foi uma criação dee Iluvatar, ou dos Valar, pois tudo o é. Agora o que é e com que propósito foi feito não se pode saber. Talvez alguma experiência feita por Iluvatar ou pelos Valar para depois ver como faria os seus filhos. Ou talvez algum mensageiro que Iluvatar pôs na Terra-Média, ou talvez os Valar, quer para lhes relatar o que acontecesse, o que Morgoth fizesse, ou para ver quando chegariam os filhos de Eru, de os advertir e guiar. Ou talvez tenha sido feito com um objectivo, e, à semelhança do que Radagast fez, desistressar-se dele para se didecar a algo, possivelmente as florestas, que eram ainda mais abundantes quando chegou.
 
Hellboy disse:
Véio, o Tom Bombadil é um dos personagens mais obscuros de toda a obra, mas no sentido de não existirem muitas informações a respeito dele.

Como bem dito ele é realmente intrigante mas vai da imaginação de cada!
Para mim Bombadil é a pessoa chave que no inicio como sabemos foi decisivo para a jornada de Frodo. Mas ele é mais que isso, para mim ele era um guardiao que os valar deixaram na Terra-Média, nao tinha inicio e nem teve fim, nao tinha raça e nem pais ele somente era, ou é...
Nada se sabe sobre ele, menos ainda sobre Fruta D´ouro...sao pesoas que nos encantam somente por serem e estarem ali...
Creio que ele mesmo nao tinha interesse de saber quem ele era ou de onde veio, mas era feliz por ser o que era e jamais se questionou sobre si mesmo...
Acho que esse misterio que esvolve ele que nos fascuna tanto...
Namarië...
 
Ange||us disse:
Ah mais ele nao escreveu nenhuma carta e nao deu nenhuma explicaçao justamente pra ficar no ar essa duvida... uma pulga atraz da orelha dos fas... ahuahuhauahuhuahuahuahahauha
ah, o que seria SDA sem o misterio do Tom.. ??? adoro discutir sobre ele... e pra mim, nao sei se e verdade, mais eu acredito que ele represente o espirito da TM... a natureza, sei lah, e a sua esposa as estaçoes do ano, nao lembro onde eu li isso e gostei mto da teoria, comecei a acreditar nela... mais sei lah...
:wink:

concordo plenamente com suas sabias palavras...
 
Na minha opiniao tolkien ja havia virado todas...depois viu o passarinho verde e passou o dia seguinte cantarolando musiquinhas infantis...aí saiu o tom e a fruta.

outra coisa, posso estar enganado, mas ja tem uns par de topicos sobre o tom, como o decimo disse.

E se minha teoria nao valer entao fico com os meus coleguinhas de forum... :mrgreen:
 
Anakruss disse:
Na minha opiniao tolkien ja havia virado todas...depois viu o passarinho verde e passou o dia seguinte cantarolando musiquinhas infantis...aí saiu o tom e a fruta.

A sua teoria esta errada :mrgreen: Pois Tolkien não inventou do nada o Tom Bombadil, pois ele se inspirou em um boneco de seu filho CT, este boneco tinha uma pena de pavão em seu chapéu, porém Ronald mudou para uma pena de Cisne, pois não existem Pavões na TM... E o final do boneco de Tom foi ser jogado na privada, se não me engano :roll:
 
pode ser...
mas acho que todos temos direitos de expressarmos o que pensamos mas tudo tem um certo limite... principalmente se tratando de Tolkien..... :disgusti:
 
pode ser...
mas acho que todos temos direitos de expressarmos o que pensamos mas tudo tem um certo limite... principalmente se tratando de Tolkien..... :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo