• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien?

Oakshield

Usuário
- Uma ESPADA DE LÂMINA NEGRA FORJADA A PARTIR DE UM METEORO
- uma mulher chamada TELERI
- pessoas bebendo HIDROMEL
- um rei que reencarna através das Eras
- um povo que vive nos bosques... um povo com pessoas de baixa estatura




Não, isso não é tolkien...... isso é Marion Zimmer Bradley em A SENHORA DE AVALON... quem conhece? e oq vcs acham desssa coincidência?
 
'As Brumas de Avalon' veio bem depois e é bem provável que a Marion tenha sido influenciada pela obra de Tolkien. No entanto, a lenda de Avalon e o paganismo celta são bastante tradicionais.. Tem um contexto histórico e cultural riquíssimos, que também foram inspiração para o Tolkien.

Ou seja, todos beberam da mesma fonte. A questão é que 'As Brumas' é mais específico, centrado em um só tema.
 
embora o mesmo argumento seja válido... mas eu nao estou me referindo a obra mais conhecida da Sra Bradley mas sim uma obra anterior... que cronologicamente se encaixa imediatamente antes das BRUMAS
 
Oakshield, independente do livro, é tudo literatura de fantasia. Nesse gênero, é comum que as histórias se ambientem em um clima medieval (ou semelhante ao medieval), e por isso elementos comuns se repetem.

Mas se repetem como elementos típicos da sociedade retratada, como é o caso da espada de material especial, ou do hidromel.

Sobre os nomes, eu já vi esse "Teleri" até em Holy Avengers, que é um mangá e também retrata um mundo medieval. Tem que pesquisar mais sobre isso para ver o que é homenagem e o que é coincidência.

Povo que vive nos bosques, rei que reencarna através das eras e povo de baixa estatura... bom, isso entra no a huntress disse: a fonte cultural onde ambos autores beberam.

Enfim, não é coincidência (ou plágio): são ocorrências naturais nos mundos criados por ambos.
 
Cara to querendo ler esse a senhora de avalon...é bom mesmo??? Como ela descreve a historia e taus...pq é a historia de artur nao é ? eu curto muito mais esse eu nunca li nao queria a opiniao de vcs que leram
Editando aqui pq eu viajei na maionese ...Sao quatro livros ??? foi isso que eu achei na leitura virtual
Editando de novo pra desfazer a mer* que eu fiz ... me corrijam se eu errar de novo !
São quatro livros que contam a historia de artur , esses chamados de as brumas de avalon e um livro chamado a sacerdotisa de avalon que é o ponto de discussao aqui okey?? Eu confundi pq nunca tinha visto esses chamados as brumas de avalon só conhecia a sacerdotisa de ava... ai confundi tudo mais acho que agora saquei, de toda forma deem sua opiniao sobre esses livros da marion zimmer pq eu to querendo ler
 
Ana Lovejoy disse:
Oakshield, independente do livro, é tudo literatura de fantasia. Nesse gênero, é comum que as histórias se ambientem em um clima medieval (ou semelhante ao medieval), e por isso elementos comuns se repetem.

Mas se repetem como elementos típicos da sociedade retratada, como é o caso da espada de material especial, ou do hidromel.

Sobre os nomes, eu já vi esse "Teleri" até em Holy Avengers, que é um mangá e também retrata um mundo medieval. Tem que pesquisar mais sobre isso para ver o que é homenagem e o que é coincidência.

Povo que vive nos bosques, rei que reencarna através das eras e povo de baixa estatura... bom, isso entra no a huntress disse: a fonte cultural onde ambos autores beberam.

Enfim, não é coincidência (ou plágio): são ocorrências naturais nos mundos criados por ambos.

oi ana

nao pensei em nenhum momento em plagio... eh claro que eu concordo com a teoria de beber na mesma fonte... ateh pq tolkien bebeu em muitas fontes e a uniu em seu universo...

Criei esse topico, justamente para tentar descobrir que fonte específica foi essa... o clima medieval era comum nas obras do inicio do seculo XX, mas a descriçao da espada nao eh coincidencia.... alguem sabe que lenda celta ou anglo saxã, fala de uma espada desse tipo?

outro motivo para criar esse topico foi falar sobre a senhora de avalon que nao eh muito conhecido mas eh excelente.. eu recomendo!
 
Niniel Dernhelm disse:
Cara to querendo ler esse a senhora de avalon...é bom mesmo??? Como ela descreve a historia e taus...pq é a historia de artur nao é ? eu curto muito mais esse eu nunca li nao queria a opiniao de vcs que leram
Editando aqui pq eu viajei na maionese ...Sao quatro livros ??? foi isso que eu achei na leitura virtual
Editando de novo pra desfazer a mer* que eu fiz ... me corrijam se eu errar de novo !
São quatro livros que contam a historia de artur , esses chamados de as brumas de avalon e um livro chamado a sacerdotisa de avalon que é o ponto de discussao aqui okey?? Eu confundi pq nunca tinha visto esses chamados as brumas de avalon só conhecia a sacerdotisa de ava... ai confundi tudo mais acho que agora saquei, de toda forma deem sua opiniao sobre esses livros da marion zimmer pq eu to querendo ler


deixe me tentar ajudar... rsrsrs

Marion Zimmer Bradley tb fracionou uma historia em varios livros... a historia se nao me engano eh assim:

A CASA NA FLORESTA - conta a historia da comunindade druida na floresta e do romance entre a suma sacerdotiza Eilan e de um general romano. Essa comunidade eh destruída pelos romanos e quase todos sao mortos. O general romano se sacrifica como rei anual. Gawen filho de Eilan e o general romano escapa vivo.

A SENHORA DE AVALON - eh constituido de 3 historias: A SABIA - fala da fundaçao do ultimo reduto druida na ilha de avalon, como gawen chegou lah e como foi treinado como druida, no fim dessa historia conta-se como surgiram as brumas que separaram avalon do mundo normal. A SUMA SACERDOTISA conta sobre as invasoes dos saxoes e as FILHAS DE AVALON que conta a historia da suma sacerdotisa ANA e sua filha VIVIANE, IGRAINE e MORGAUSE.. tb fala da encarnaçao do espírito do verdadeiro merlin da bretanha em um mortal.

A SACERDOTISA DE AVALON - conta a historia de HELENA, uma filha da ilha de avalon que casou-se com um romano e teve grande influencia em roma. Essa historia, cronologicamente, se passa entre as contadas em A SENHORA DE AVALON, se nao me engano passa-se entre a suma sacerdotisa e as filhas de avalon

AS BRUMAS DE AVALON - historia em 4 volumes: A SENHORA DA MAGIA, A GRANDE RAINHA, O PRISIONEIRO DA ARVORE e O GAMO REI.

bom... quem estiver interessado... tem bastante coisa para ser lida.. rsrsr
 
Ana Lovejoy disse:
Oakshield, independente do livro, é tudo literatura de fantasia. Nesse gênero, é comum que as histórias se ambientem em um clima medieval (ou semelhante ao medieval), e por isso elementos comuns se repetem.

Mas se repetem como elementos típicos da sociedade retratada, como é o caso da espada de material especial, ou do hidromel.

Sobre os nomes, eu já vi esse "Teleri" até em Holy Avengers, que é um mangá e também retrata um mundo medieval. Tem que pesquisar mais sobre isso para ver o que é homenagem e o que é coincidência.

Povo que vive nos bosques, rei que reencarna através das eras e povo de baixa estatura... bom, isso entra no a huntress disse: a fonte cultural onde ambos autores beberam.

Enfim, não é coincidência (ou plágio): são ocorrências naturais nos mundos criados por ambos.


Esses dias vendo "O poder vai dançar" (filme de 1999) reparei que o nome de um dos personagens é "Sr. Rohan".
Também não sei se é mais uma homenagem, ou se é uma coincidencia.

Quando inventei o nome: Lithzel (que mais tarde veio a se tornar Litzhel), eu em nenhum momento quis que fosse élfico, até porque nem me lembro se inventei esse nome antes ou depois de ter lido Tolkien. Ou seja, foi uma pura coincidencia. Sendo que el e lith tem significado na lingua elfica, poderia formar o nome "Estrela das Cinzas" ou algo perto de disso.

Mas é claro que haveria coincidencia entre as obras de Mario e do titio John, pois como a Ana Lovejoy disse "a fonte de onde eles beberam, é a mesma".


É dificil não ser influenciado, o próprio Tolkien escreveu que era dificil separar o que ele tinha vivido, da estória que ele escrevia. Mesmo sendo claro que nem tudo foi inventado pela mente do tio Tolkien, mas na maioria "adaptado", não se pode tirar o seu valor. Conheço pessoas que não suportam os livros do Tolkien porque dizem ser praticamente um plágio, só que adaptado para parecer dele mesmo.

Só que de uma forma ou de outra, quando se escreve ficção, você usa elementos até da não ficção. Raramente o conhecimento de outras culturas, lendas, fatos, não é influenciavel na hora de escrever ou "inventar" algo.
 
Oakshield disse:
oi ana

nao pensei em nenhum momento em plagio... eh claro que eu concordo com a teoria de beber na mesma fonte... ateh pq tolkien bebeu em muitas fontes e a uniu em seu universo...

Criei esse topico, justamente para tentar descobrir que fonte específica foi essa... o clima medieval era comum nas obras do inicio do seculo XX, mas a descriçao da espada nao eh coincidencia.... alguem sabe que lenda celta ou anglo saxã, fala de uma espada desse tipo?

outro motivo para criar esse topico foi falar sobre a senhora de avalon que nao eh muito conhecido mas eh excelente.. eu recomendo!

A fonte de onde esses elementos vieram é celta... assim como a ideia da espada. Nas lendas irlandesas até se fala de uma espada (Caladbolg era, pelo menos, um dos seus nomes) que era um dos Quatro Tesouros (ou Talismãs) do Ocidente, que foram trazidos pelos Tuatha De Dananann para a Irlanda ;) Era a espada do Rei supremo (e também há algumas versões que dizem que foi forjada a partir de metal do céu ;)). Pensa-se que a Exacalibur do Rei Artur foi inspirada nessa espada, que pertenceu ao rei Nuada dos Tuatha Dé Danann.

Quanto ao hidromel, sabe-se que era uma bebida muito apreciada pelos celtas, pelo que não é estranho aparecer nos livros da Marion ;)

Há alguma coisa de tradição celta em Tolkien - para mim uma das coincidências mais espantosas é o facto de tanto os elfos de Tolkien como os Tuatha Dé Danann terem deixado o Ocidente em barcos brancos ;) Mas há muitas mais... que na verdade, talvez não sejam apenas coincências, visto que Tolkien foi beber de muitas mitologias, não só a celta ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo