• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien x Rowling, o eterno confronto

Sim camila*, em quesito de estória e originalidade HP não é muita coisa, mas como eu disse a parte atrativa dele é outra, que é o acompanhamento do desenvolvimento das personagens, e o carisma das mesmas. São essas duas coisas, juntas com a simplicidade da estória, que tornam o livro atrativo tanto para crianças quanto para adultos, mas também (no caso a simplicidade) muitas vezes desinteressante para fãs de uma fantasia maior e fantástica, como é o caso de SdA. Como já disse (ou ao menos tentei deixar subentendido), não considero HP nenhuma obra-prima, apenas um livro divertido, bom pra se ler quando não se quer pensar em muita coisa.

E como já está explicitado em meu outro post, concordo plenamente com seu último paragrafo.

À onda de wiccanos que tomou conta do mundo ultimamente? :roll:

É verdade :laught:
 
Eu gosto da Rowling e do Tolkien... Não entendo essa mania que as pessoas tem de comparar os dois... Mas eu prefiro o Tolkien :)
 
É uma comparação sem sentido no final das contas. E pra não dizer que só critico o Harry... a Rowling tem o dom. É inegável o talento que ela teve para manter ao longo dos anos uma legião gigantesca de fãs pelo mundo e gerar tanta expectativa e lucros para cada volume lançado. Com o número de páginas sempre aumentando! E por causa disso, ela tem o meu repeito e admiração. E espero que dentre estes milhares de leitores surja algum novo talento para fantasia... e não outro Dan Brown. Aquele sim é um tremendo enganador!
 
[...]E espero que dentre estes milhares de leitores surja algum novo talento para fantasia... e não outro Dan Brown. Aquele sim é um tremendo enganador!

ahuahua sim, às vezes me acho exageradamente crítica, mas não gosto de Dan Brown, nem da Rowling e muito menos do Paulo Coelho. _._
Sou leitora à moda antiga..

E Saitor, eu já votei!! =]
 
o motico pelo qual HP esta fazedno mais sucesso do que SdA ultimamente, é simplesmente pela questão de mídia, e por causa do capitalismo. Mas na questão magnitude as obras de Tolkien são muito, muito mais superiores do q HP.
 
Gosto mais de tolkien, e sem dúvida em valor literario de tolkien está léguas a frente, mas como a questão não é apreciação e sim meu rico (e parco) dinheirinho...

Investiria agora em HP, motivo: a faixa etária pega na maioria um público terrivelmente consumista, crianças e adolesmentes (claro, há mais que eles, como mencionaram). Brinquedinhos, roupas, comida, e o balrog a 4, dariam o lucro melkoriano; a quantidade de produto falsificado de uma marca tende a mostrar o quão popular é na massa e quão rende (mesmo com as falsificações). HP está tem em qualquer camêlo de esquina! =) (os bonjecos de sda tb estiveram, mas em menor quantidade e por menos tempo)

Claro, isso é um investimento a curto prazo...
A longo prazo, eu investiria em Tolkien, por que supondo que em uns 6 anos o hobbit enfim saia em filme (alias, olha a maldita questão capitalista que atrasa tudo! :censu:) vai haver mais destaque, talvez filmes do Silma, Contos etc, e *alguns* produtos que dariam lucro, mas no geral - nesse momento - os produtos de tolkien, me parecem menos massificados e mais 'requinte de colecionador'.
 
:think: Não sei... gosto dos dois, mais Tolkien mostra tudo de modo mais bonito, e pelo que sei, Rowling só criou a série Harry Potter de inveja a Tolkien, ridicularizou os elfos, os colocando como "elfos domésticos", e copiou Tolkien no modo de assinar.
Fora que a série Harry Potter é muito deprimente, já Tolkien, colocou tudo com muita ação, fora que ao escrever, Tolkien colocou algumas coisas para a pessoa ficar com vontade de ler até o fim. Por isso, meu voto é:
Tolkien = :grinlove:
Rowling = :think:
 
Mas quem foi o macaco que fez essa comparação ?


Ela só pode ser feita sob o ponto de vista da Mr. Row, haja visto ser o lado medíocre da comparação... Tolkien não se compara e nem nunca se compararia ao que ela escreve...

Suas histórias são para crianças, são até certo ponto "bobocas" para um adulto assistir...

Outro ponto que pode ajudar a entender a macaquice disso, é perguntando quantas listas de discussão e foruns você conhece sobre Harry Poter ?

Tolkien criou todo o universo de raças e povos desde a Sil, até o fim das eras...

A Mr. Row(La) criou o universo de um "bruxinho" ... vixi maria...

Como diria meu nobre amigo, o filósofo Olavo de Carvalho, quem fez essa comparação merece é uns 3 tapas na cara pra acordar pra realidade... se continuar insistindo, cospe no olho... e no final bota pra fora dando ponta-pé na bunda e gritando

"Cala a boca burro !"


Onde já se viu comparar os dois ?


Se ainda fosse um Asimov ou um Arthur Clark...


Investiria no Tolkien pois seria algo em que acreditaria e ficaria em harmonia comigo mesmo...

Se o negócio é puramente ganhar dinheiro, sem precisar ser honesto consigo, investiria em refino de droga. O que talvez seja a mesma coisa que a Row(La) escreve...
 
Sem baixaria no tópico, por favor. Se quiser discutir faça-o educadamente, sem ofender ninguém moralmente, a não ser que sua argumentação não tenha nenhum conteúdo de verdade, nesse caso por favor nem poste. Poupa seu trabalho em escrever, o da administração em te dar bronca e o nosso de ter que ler esse tipo de coisa. Se olhar alguns posts acima vai aprender como expressar seu desafeto por Rowling sem ofender outros usuários.
 
A verdade é que não existe confronto entre os dois, eles nada tem a ver.
Tolken escreve em um Mundo Fantasioso. Muito parecido com o nosso, mas com seus reis, senhores, e criaturas.
Rowling em nosso mundo. Mas com coisas que ocorrem por debaixo do nariz dos "Trouxas".
Eu sinceramente gosto de ambos...
 
Com certeza absoluta é Tolkien, na minha opnião eu acho essa coisa de bruxo uma idotice, ou melhor, escola de bruxos.
 
como já foi dito e eu também concordo o HP é um livro muito simples, e falta aquele gostinho de quero mais dos livros de tolkien, é humanamente impossivel ler um soh capitulo do sda, enquanto o HP ....
meu voto vai pro TOLKIEN
 
As pessoas só comparam os dois porque o Gandalf e o Dubledore são "fisicamente parecidos".
Mais se fosse assim, o plagio corria solto. Se alguém leu As Brumas de Avalon vai entender que no fundo muitos druidas de historias são "merlins" e nas Brumas mesmo mostra que não era apenas um Merlin

Mais enfim, eu adoro os dois, e ambos são completamente diferentes.
Eles foram escritos em épocas diferentes.
Apesar dos "merlins" serem parecidos, os elfos são diferentes.
Pra mim não tem comparação não. E eu sinceramente prefiro O Hobbit que o Sr. dos Aneis :P

(acho que é o segundo post q vai ter gente querendo me matar XD)

Bjus^^
 
Hum, quem disse algo sobre os elfos da Rowling, bom, ela usou os elfos originais. Tolkien que criou os elfos como seres maravilhosos e tal. Antes do Tolkien, eles eram aquele ser feio que a gente vê, mesmo. o.o'

Pra quem não sabe, Rowling foi aluna de Diana Wynne Jones, que foi nada mais nada menos que aluna do próprio Tolkien.

Há mais de 20 anos Diana escrevia estórias de bruxos e órfãos bruxos e universos paralelos de mágicos e pessoas. Plágio? Não posso afirmar, mas os livros da própria professora influenciaram muito no Harry Potter. Não têm mais nada que eu ainda precise falar. =]
 
Bom eu votaria em Tolkien, pois há mais de 50 anos que seus livros são sucesso, vamos ver se Rowling conseguirá o mesmo feito, não tenho nada contra ela, pelo contrario gosto e leio seus livros, são bons a pesar de não tão maravilhosos quantos os de Tolkien que são perfeitos e completos (para mim)... Mas a disputa financeira é chata pois não é necessário ser o melhor... nem todo livro que vende muito é necessáriamete bom ou o melhor, mas por ser fã votaria em Tolkien sem pensar nos lucros... nem sei nada de lucros...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo