1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien x Rowling, o eterno confronto

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Administração Valinor, 24 Out 2007.

  1. camila*

    camila* Usuário

    Levando na parte do dinheiro, é óbvio que preferem investir no Harry Potter, mas por quê?
    É claro que hoje as pessoas não têm tempo para nada, quanto mais para ler, e as que têm tempo não tem o costume. Hoje as pessoas passam o maior tempo possível na internet, é por isso que os livros são tão caros, em especial aqui, porque não temos o costume de ler.
    Agora o que é mais fácil? Ler um livro complexo, cheio de detalhes e um pano de fundo maravilhoso ou ler uma história simples, mastigada de vários livros, de um bruxinho órfão que tem que lutar com um bruxo malvadão e que você lê no máximo em uma semana. Eu já disse, Harry Potter é um livro pra distração. Você lê, fecha e acaba a fantasia. Não têm essa de ler e desejar que tudo que você tenha lido seja verdade.

    E eu encontrei a reportagem que eu tinha lido sobre Diana Wynne Jones que faz comparações do livro dela com os da Rowling.

    Se eu quisesse dinheiro fácil, é lógico que investiria na Rowling. Mas como leitora, eu sei que Senhor dos Anéis é melhor que Harry Potter em valor literário e gastaria meu dinheiro
    como algo que eu tenho certeza que têm conteúdo e efeito duradouro.
     
  2. Shuraz

    Shuraz Súlimo

    É claro né o povAo! voces acham que lêem Tolkien ? certamente vao optar pelo oq todo mundo ta lendo e oq for mais facil de entra na cabeça deles...
     
  3. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja


    Igualmente,assim como eu,não suporto J.K.Rowling,principalmente pq [não quero falar agora] ,além disso farei um Fantic q estará relacionado a isso.
     
  4. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Ah, eu sei que HP é um livro bem mais bobo. Mas ele faz justamente o que ele se propõe a fazer: é uma diversão. E ele é bem legal, dá para passar o tempo lendo HP.
    Claro que LoTR é muito mais complexo e tem uma história com um pano de fundo bem melhor. Tem personagens fortes e apaixonantes, é complexo e tem uma mitologia bem legal. Mas as vezes é legal ler um livro simples também:yep:
     
  5. Grahan

    Grahan Sim, eu me divérto

    Num país onde falta leitura, Harry Potter ser o fenômeno responsável por levar milhares de crianças à livraria é um ponto louvável. Depois de lerem a saga do bruxinho, vão querer mais, talvez mais fantasia para chegarem mais perto do que estavam lendo até então. E Tolkien está no caminho. A partir dele que as pessoas -até então sem costumes literários- passam a ler, a diferenciar a qualidade das leituras e a buscarem cada vez mais coisas de qualidade cada vez maior. Isso é natural! Por isso eu defendo Rowling. Sua obra pode não deixar margem para discussões futuras e uma existência eterna, mas pelo menos dá os ingredientes iniciais necessários para que alguém que numca leu, tenha vontade de adotar a prática no dia-a-dia: linguagem fácil, história humanizada, próxima da realidade das crianças (escola, pais, namoricos, descobertas), história envolvente (abrigando mistérios a serem desvendados) e etc.

    Por isso investiria, hoje em Rowling. É muito atual, está formando novos consumidores para o mercado que eu quero explorar. E depois a própria Rowling admite a magnitude do professor. Ela diz que não fez nada comparável a ele. Portanto, ela mesmo percebe a diferença nas obras. Ficar atirando pedras na mulher só porque você não gosta dela não é correto quando se analisa o contexto que ela e sua história se inseriu no mercado literário mundial.
     
  6. Eu até gosto da Rowling (mesmo ela "copiando" o Tolkien :roll:) mas, vamos combinar né, ela não chega aos pés d professor!:grinlove:
     
  7. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Harry Potter foi feito pra passar o tempo ou, como no meu caso, para primeira leitura para jovens (entre 9 e 12 anos) q sao desinteressados por livros.
    Harry Potter é um fenômeno passageiro pois nao tem a profundidade q as obras do professor tem
     
  8. Almáriel

    Almáriel Die Sonne

    Acho que nem tem o que discutir né? São duas coisas completamente diferentes!
    Tolkien É!
    \o/
    A Rowling é responsável por fazer inúmeras crianças ao redor do mundo se interessarem pela leitura, o que é uma coisa ótima!
    Mas Tolkien É!!!
     
  9. arwensp

    arwensp quer falar comigo? manda MP!!

    Os estilos são diferentes... o que eles escrevem são diferentes
    realmente, comparações são impossiveis
    porem...
    como disse a Milena acima
    Tolkien É!
     
  10. Deru

    Deru Raça: Hobbit

    hp eh mais "infantil" q sda...
     
  11. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    ai, que bobeira...
    já notaram como a mídia mesmo é que produz uma coisa tão sem pé nem cabeça como essa?
    primeiro: ambas as obras tem um penhasco de anos de diferença, tanto no quesito produção da obra quanto de seus autores.

    tá, a rowling se deu bem, a história do HP é legalzinha, mas daí a comparar com algo tão abrangente e épico como tolkien é demais.
    simplesmente pq cada qual tem um público diferente...

    e eu continuo achando uma baita besteira essa coisa criada pela mídia...

    aliás... eu não vejo nada de SDA em HP... nada! se me crucificarem pq dumbledore é réplica de gandalf, ora, faça-me o favor: magos existem na mitologia nórdica bem antes de tolkien, bem mais antes ainda que rowling... pelas barbas de merlin, né? rs
     
  12. Pam EQA

    Pam EQA Usuário

    Acho que esse confronto não existe realmente. Invenção da mídia. A própria Rowling deixa claro que não chega aos pés de Tolkien e que seu objetivo jamais foi rivalizar com obras tão conceituadas. E na verdade a diferença está aí, a obra de Tolkie é mais conceituada e complexa, já a de Rowling é mais simples e se popularizou rapidamente, acho até que foi influenciada pela mídia, pois os filmes e toda a badalação iniciaram-se antes do término da obra. Em minha opinião isso foi algo negativo para a série.
    Tolkien foi Tolkien, e não surgirá outro como ele...sorte nossa que ele existiu. E Rowling também tem seu mérito, talvez sua história torne-se uma espécie de preparação/introdução para a literatura fantástica.

    Já em termos financeiros...por causa da mídia que citei anteriormente e da própria leitura, mais simples e rápida, talvez Rowling sai na frente, mas acho que isso é o de menos...eu investiria em Tolkien.
     
  13. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Quando vocês falam da mídia sempre esquecem que a mídia é "alimentada" pelo público. No caso do dito confronto eu de minha parte acho mais do que óbvio que não existe nem comparação entre uma obra e outra, que dirá um confronto. A questão é que muitos fãs (e aí dos dois lados, tanto os de Tolkien quanto os de Rowling) transformam a leitura em algo como torcer para time de futebol, e acham que devem não só curtir o livro que tem em mãos, como também mostrar para o mundo todo o quanto curtem isso e o quanto o livro deles é superior a qualquer outro.

    Essa picuinha Tolkien x Rowling começou com os fãs, não com a mídia. A mídia no máximo se aproveita do fato de serem ambos Fantasia para algumas comparações (às vezes infelizes). Mas eu nunca vi jornalista entrando em fórum Tolkien com o nick "Harry Potter rox" para abrir tópicos xingando fãs de Tolkien porque Tolkien é uma m* e Harry Potter rox, por exemplo.

    Hoje em dia isso não tem mais acontecido aqui (felizmente), mas na época do lançamento dos filmes - que no final das contas chegaram meio junto com os do Potter - tinha muito fã achando que era necessário defender a honra (?!!!) do autor favorito xingando o rival (?!!).
     
  14. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    A Anica tem o avatar mais cúti do Universo!

    É claro que não tem comparação. As diferenças de época e de estilos literários, e até, eu diria, de propósito geral para as obras, são gritantes.

    Considero indiscutível que a qualidade literária de Tolkien é MUITO superior, mas isso não é motivo pra desprezar a Rowling. Nos temas e na força criativa, a obra dela é muito forte, e teve um impacto superpositivo, seja no estímulo novo que ele deu à literatura fantástica, seja para a leitura em geral.

    Abraço,
     
  15. Verdandi

    Verdandi Usuário

    Puxa..acho que comparar os dois autores é cruel neh..hehe. Com certeza a obra de Tolkien tem mais elementos, é uma obra riquíssima onde podemos encontrar de tudo, enquanto que nas obras da Rowling apenas voltada pro lado da magia e seus derivados.
     
  16. Linwe

    Linwe Linwë (com trema)

    Concordo plenamente. Isso foi o que aconteceu com a minha família (com excessão da minha mãe). Eu, minha irmã e meu pai odiávamos ler até Harry Potter. Meu pai até lia, mas não tinha o hábito. Eu tinha 15 anos, minha irmã tinha 9. Meu pai tinha 38 na época que sairam os filmes.

    Através de uma amiga que gostava de Harry Potter tanto eu quanto minha irmã ficamos curiosas, para ver o filme. Mas minha mãe teve a excelente idéia de comprar os livros pra gente. Depois de Harry Potter não parei mais, logo que terminei, li SdA (dessa vez fiz questão de não ver o filme enquanto não tivesse lido os livros), O Hobbit e mudei um pouco de ares para Jane Austen. Preciso comprar o Silmarilion (que vergonha) para entender melhor os Contos Inacabados. Assim que ler o Silmarilion pretendo terminar de ler Contos.

    Eu adimiro a Rowling por ter feito minha família adiquirir o hábito da leitura. Não acho que Tolkien e Rowling rivalizam. Os dois tem objetivos de escrita muito diferentes um do outro. E pude ver isso lendo os dois. Minha opinião é de que quem não gosta de SdA - como minha irmã e meu pai, por exemplo - é por que é uma fantasia histórica (nem sei se esse termo existe).

    Rowling usa o dia-a-dia para escrever uma história que funciona, e vende muito bem, independente de complexidade ou a falta de. Não acho que Harry Potter seja muito fácil de ler (sem comparar com nenhum outro livro). Existem partes mais densas, difíceis, principalmente para quem não tem hábito de ler.

    Alguém disse (desculpe, não lembro quem) que Rowling seria uma introdução aos romances de fantasia. Concordo. Ela é a porta de entrada para muitos outros autores, de fantasia ou não. Depois de Rowling minha irmã se encantou com Machado de Assis. Qual a semelhança comHP? Nenhuma! Mas creio que HP não seja só um passo de entrada para literatura de fantasia, mas sim para literatura em geral. Não devemos tirar este mérito dela, gostando ou não dela. Ela lutou pelo espaço dela no mundo da literatura e conseguiu. Parabéns para ela!

    Diferente de Tolkien, que não criou uma história baseada somente no dia-a-dia (possivelmente não sou só eu, mas primeira e segunda guerra mundial, ajudou para SdA), ele também criou um fundo histórico para sua obra. Ele criou um mundo do zero! Fez toda a geografia, as línguas, costumes, nacionalidades.. o nível de complexidade, estilo e finalidade era outro. E ele cumpriu perfeitamente essa função! Parabéns para ele!
     
  17. arwensp

    arwensp quer falar comigo? manda MP!!

    Olha, são obras e estilos diferentes
    e com certeza podemos afirmar que a J.K. fez algo que deu certo, assim como o The Secret, ela acho uma história que diverte e passa uma 'moral' para os que leem, que são geralmente os mais novos, aqueles que estão começando a entrar no mundo da leitura
    Posso citar um exemplo: EU
    Eu sempre gostei de ler, mas nunca lia livros muitos longos, pois os achava chatos e com muitos detalhes... Isso qnd tinha 10 anos (5 anos atras). Aí assisti o filme, e isso me levou ao livro. Li os livros, e era super-mega-power fã. Só que com isso, abriu a minha mente, e comecei buscar leituras melhores, entendem? Foi ai que li o SdA, influenciada tambem pelo filme...
    Enfim, pra mim hoje em dia, HP foi uma diversão, nem ligo muito mais, enquanto SdA ainda me interessa e muito!
     
    Última edição: 7 Jul 2008
  18. David-gondorian

    David-gondorian Usuário

    Harry potter que me trouxe para o mundo da leitura, ja tinha lido todos os harry potters e entao li o hobbit, e vi que JK é so uma imitadora das obras de tolkien como por ex os trolls, aragogue ou seja aragon (foi thorin,escudo de carvalho que referiu isto), o bilbo fica invisivel com o anel e harry fica invisivel com o manto, Gandalf e Dumbledore, e mais que nao tenho tempo para dizer.
     
  19. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Fqaço parte dos fãs que não suportam o chatinho do HP
     
  20. Daewen

    Daewen Elener

    Bom, sou leitora dos dois autores. E gosto muito de ambos. Acho que está fora de questão o fato de Tolkien ser um mestre. Ele não só criou uma obra, mas um mundo inteiro, com povos e línguas. Acho que nunca vi nenhum escritor fazer algo desse porte antes.
    Quando a JK também a acho fascinante. Alguns dizem que ela copiou Tolkien, que são livros infantis, mas acho que o que chama mais atenção para quem aprecia os livros dela, é a capacidade que ela tem de congregar elementos como magia, fantasia, mitologia, literatura em uma obra e fazer com que isso chame a atenção de crianças e jovens do mundo todo.
    Não acho que temos que colocá-la abaixo de Tolkien ou acima. Os dois se propunham a escrever coisas diferentes e são muito bons no que fizeram. Não são melhor ou pior, apenas diferentes. Essa coisa de melhor e tal, me perdoem mais parece coisa de fã bobo que quer disputar qual ídolo é o mais perfeito. Quando sabemos que para os fãs de HP, Rowling é melhor e para os fãs de Tolkien ele é insuperável.
    Felizmente eu, como milhares de pessoas, sou apaixonada por ambos. E me divirto bastante com as aventuras e histórias de seus personagens. Acho que isso é que é o importante, no fim das contas...
     

Compartilhar