• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien x Potter, por Affonso Romano de Sant'anna

Temos que prestar atenção!!!

Texto de ótima qualidade, nos alertando sobre os vícios impostos pelo marketing, ou também, pela mídia que é apenas um meio pelo qual ele funciona. Tanto que defino nosso tempo como Idade Mídia, já que tudo o que fazemos é premeditado, não nos preocupando com os nossos gostos e sim fazendo aquilo que é imposto. Não temos como desmerecer as obras de J.k. Rowling, mas indiscutivelmente, as obras de Tolkien são o fruto de inspiração destes neo-escritores.
 
Texto ótimo, mostra como Tolkien foi inteligente ao criar SDA e outras tantas obras. Gosto muiot de "Harry Potter", mas acho q nada vai superar SDA, nunca... :clap:
 
Eu só li esse artigo hj, e provavelmente ngm vai ler essa resposta, mas eu precisava dizer alguma coisa. Olha, os textos do tolkien são sem sombra de dúvida maravilhosos, mas o cara chega ao extremo de dizer que ele é o melhor autor do sec. XX e dizer que Joyce não era pário para ele...eu adoro Tolkien, mas convém evitar alguns exageros...
 
Bem,
Não acho que se deva ficar comparando obras como SDA e Harry Potter.
Ambos são bons, claro que SDA é insuperável, mas HP também é uma boa obra e influenciou vários jovens a começarem a ler, o que é uma vantagem a mais pro livro.
Não acho que se deva então comparar SDA e HP, ambos são bons mas tratam de temas diversos :mrgreen:
 
Quem conhece o universo que Tolkien criou sabe que Tolkien foi realmente um inovador do estilo fantástico. Foi sim o melhor autor de fantasia e me desculpe quem teima em compara-lo a outros. É só olhar para o universo dos HOme, SdA, Hobbit, Silma..., contos..., Aventras Tom..., Letters, que qualquer um pode ver que ninguem ainda criou algo comparával em termos de fantasia. Harry Potter, eu realmente me divirto e acho que milhares de pessoas começaram a ler por causa dele, mas compara-lo com SdA... :osigh:
 
SDA e HP são livros muito interessantes e blábláblá....cada um desses livros tem seus méritos, SDA definitivamente apresenta uma história, um mundo muito mais convincente, mais complexo, com personagens mais intrigantes. Harry Potter não deixa de ser bom, criativo, mas SDA não tem nem o que discutir.... não tem nem o que comparar....
 
Eu só li esse artigo hj, e provavelmente ngm vai ler essa resposta, mas eu precisava dizer alguma coisa. Olha, os textos do tolkien são sem sombra de dúvida maravilhosos, mas o cara chega ao extremo de dizer que ele é o melhor autor do sec. XX e dizer que Joyce não era pário para ele...eu adoro Tolkien, mas convém evitar alguns exageros...

Olha sinceramente não era pário mesmo. Se você se aprofundar nas obras de Tolkien creio que chegará a essa conclusão.
 
pra mim naum tem isso, naum da pra comparar oq Tolkien fez com oq joyce fez pq sao totalmente diferentes...

Acho que depende do ponto de vista. Mas eu falei em relação ao século XX, o melhor autor. Eu acho que no seculo XX não houve nenhum autor que se comparasse a Tolkien em termos de criação. Há obras excelentes como as do Sir Arthur mas em termos de criação nenhum supera Tolkien. E de público também não.
 
sim, mas isso se refere ao univero da fantasia e tal... aí já entra um elemento de gosto, mas ouros escritores deram colaborações brilhantes em outras áreas, como por exemplo Virginia Woolf q recriou o romance psicologico de um jeito totalmente novo. mas acho q qdo vc fala em termos de criação vc quer dizer isso, neh, de um mundo diferente e talz. nesses termos eu concordo, pq ele foi o ínicio de tudo ( ou quase eheheheh)
 
sim, mas isso se refere ao univero da fantasia e tal... aí já entra um elemento de gosto, mas ouros escritores deram colaborações brilhantes em outras áreas, como por exemplo Virginia Woolf q recriou o romance psicologico de um jeito totalmente novo. mas acho q qdo vc fala em termos de criação vc quer dizer isso, neh, de um mundo diferente e talz. nesses termos eu concordo, pq ele foi o ínicio de tudo ( ou quase eheheheh)

É claro que não estou dizendo que Tolkien é melhor do que ninguem, só digo que em relação a criação não acho que há alguem que o supere.
 
eu entendi :D
mas eh como a Lisavietta falou lá em cima, maior escritor do século xx inclui tudo naum só termos de criação...
 
mas eh como a Lisavietta falou lá em cima, maior escritor do século xx inclui tudo naum só termos de criação...

Mesmo assim acho que Tokien é sim o melhor. Olha o número de vendas e o número de Sites que discutem sua obra. Olha o número de informações que há em suas obras. E principalmente olha a influêcia, até na genética como já colocaram aqui na Valinor tolkien influênciou. Vemos por todo o lado influências de Tolkien que fazem o povo ler, Ives Gandra, Tom Shipley todos grandes gênios da sociedade que escrevem sobre Tolkien. RPG, literatura tudo isso mudou após Tolkien. Sinceras desculpas mas acho que Tolkien foi sim o melhor do Seculo XX.
 
Bom, tudo bem... Eu não acho não... Apesar de não conseguir pensar nesses termos de melhor, porque me sentiria excluindo sempre algum outro... eu amo Tolkien, mas ainda tem outros escritores que eu amo mais... essas coisas que vc falou í foi sobre influência e tal, e isso pra mim de modo algum tá ligado com ser o melhor... ele realmente pode ter sido o escritor de maior influência e tal, mas sero melhor pra mim é mais subjetivo que isso. enfim, isso é questão de gosto.
 
Senhor Dos Aneis eh mtu melhor que Hp. Naum soh na historia ( naum to falandu q eh u livro intero) mas a historia do SdA eh a melhor criacao de todos os tempos. em termo de criatividade Tolkien e Julio Verne foram us melhor. Alem disso Tolkien escreve melhor que a J.K.Rowling. Nao eh uma escrita bobinha. Voce não desgruda das paginas e vc fika tenso nos momentos mais emocionantes. Alem do fato de que Tolkien eh algo que a Rowling naum eh. Detalhista. Voce consegue imaginar perfeitamente o mundo de Tolkien. Alguns chamam de enrolacao mas naum eh naum. Eh uma forma de escrever impressionante. Jah Harry Potter soh tem historia. mas quanto a historia de Hp uma coisa realmente me impressiona: QUE COISA REPETITIVA! pelo amor de deus! eh SEMPRE A MSM COISA! HARRY POTTER NUM GOSTA DAS FERIAS. HARRY POTTER RECLAMA DAS FERIAS. HARRY POTTER JAH SABE IR PARA A PLATAFORMA 9 E UM QUARTO.HARRY POTTER COMPRA CUMIDA NU TREM. HARRY POTTER VAI PRA ESCOLA. HARRY POTTER TEM UM NOVO PROFFESOR DE SEI LAH U Q. OLHA! U SNAPE QUER U CARGO DELE! UAUUUUUUUUU ! HARRY POTTER TEM AULA! HARRY POTTER SALVA A ESCOLA. HARRY POTTER VOLTA SORRIDENTE PRAS FERIAS.
issu resume os 5 livros do harry potter. hehe desabafei.
 
Bom, tudo bem... Eu não acho não... Apesar de não conseguir pensar nesses termos de melhor, porque me sentiria excluindo sempre algum outro... eu amo Tolkien, mas ainda tem outros escritores que eu amo mais... essas coisas que vc falou í foi sobre influência e tal, e isso pra mim de modo algum tá ligado com ser o melhor... ele realmente pode ter sido o escritor de maior influência e tal, mas sero melhor pra mim é mais subjetivo que isso. enfim, isso é questão de gosto.

Não é tudo bem, respeito totalmente sua opinião. Mas respeitosamente acho que além da influência (que foi o que citei) Tolkien teve uma narração e descrição de tirar o folego além de uma criatividade pouquíssimas vezes igualada nesse mundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo