• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien x Potter, por Affonso Romano de Sant'anna

Gildor disse:
Affonso Romano de Sant"anna, grande poeta, ensaísta, cronista e professor escreveu este artigo no jornal "O Globo" falando sobre Tolkien.
Texto completo disponível em http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=68&o=1

O Globo? Eu li esse texto foi no Estado de Minas.. será que saiu nos dois jornais simultaneamente? Mas interessa é que quando eu li gostei mto, pois tratando-se da pertinencia do assunto o texto é ótimo e atual, mostrando a influente imprensa que nos dita o que fazer hoje sob o exemplo de Tolkien e Rowling.
 
Ele arrasou quando disse: "Se a senhora J.K. Rowling, autora de "Harry Potter", era professora primária, J.R.Tolkien era professor de literatura medieval e especialista em inglês antigo."

O que,obviamente,se extende aos livros.
 
karenina disse:
Bom, tudo bem... Eu não acho não... Apesar de não conseguir pensar nesses termos de melhor, porque me sentiria excluindo sempre algum outro... eu amo Tolkien, mas ainda tem outros escritores que eu amo mais... essas coisas que vc falou í foi sobre influência e tal, e isso pra mim de modo algum tá ligado com ser o melhor... ele realmente pode ter sido o escritor de maior influência e tal, mas sero melhor pra mim é mais subjetivo que isso. enfim, isso é questão de gosto.

Bem, lá vou eu como sempre respondendo depois de anos... Eu estou totalmente de acordo com o q vc falou...Eu realmente amo Tolkien, li tudo o q eu encontrei pela frente e nem viria em um forum de autor que eu só conheço superficialmente, mas ( droga, há sempre um mas) acho muito difícil dizer que ele foi o maior escrito do Séc. XX. Cara, no texto ele diz que Joyce não é pário para Tolkien e algm depois concorda, dizendo q as obras do Tolkien criaram uma legião de fãs e q revolucionaram o RPG...Bem, sejamos sensatos, seria impossível Joyce ter uma legião de fãs pq são poucas as pessoas que conseguem ler Ulisses ( esse q tah sendo traduzido p/ o Português agora então nem se fala) , mas mesmo assim o cara fez algo ( em matéria de narrativa) q nunca antes tinha sido visto. Eu acho q no campo da fantasia Tolkien é sem dúvida o melhor autor do séc.XX, mas há outros autores que ( cada um em seu campo) são tão bons quanto. Eu falei em Joyce pq fala-se dele no texto, mas há outros grandes autores...E convenhamos certas coisas não podem ser comparadas..por exemplo: Tolkien e Kafka...é como comparar uma maçã com uma panqueca...eu posso dizer que gosto muito dos dois, mas não dá p/ comparar! Hum...é isso!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo