• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien X Lewis

Ro, você deve conhecer o título do 1º livro, pois foi feito o filme: A Bússola de Ouro.
Apesar de muito bem feito, com bons efeitos, boa caracterização e boas atuações, o roteiro não faz jus ao livro.
Só que é bom avisar que essa trilogia não é recomendável para fanáticos religiosos :roll:


Eu fico imaginando as discussões de Tolkien e Lewis :lol: Deveria ser interessante de acompanhar.

Apesar de Nárnia ser fraca, eu gostei de algumas passagens.
Como aquele cara da Calormania [eu acho] que rezava para aquele deus ruim e foi salvo no final, pois segundo Aslam: "todos os que rezam pelo bem rezam para mim, independente do nome que usaram" ´[ele não diz exatamente isso, mas é algo nesse sentido].
Isso vai de encontro ao meu jeito de pensar sobre o assunto.
 
Ro, você deve conhecer o título do 1º livro, pois foi feito o filme: A Bússola de Ouro.
Apesar de muito bem feito, com bons efeitos, boa caracterização e boas atuações, o roteiro não faz jus ao livro.
Só que é bom avisar que essa trilogia não é recomendável para fanáticos religiosos :roll:


Eu fico imaginando as discussões de Tolkien e Lewis :lol: Deveria ser interessante de acompanhar.

Apesar de Nárnia ser fraca, eu gostei de algumas passagens.
Como aquele cara da Calormania [eu acho] que rezava para aquele deus ruim e foi salvo no final, pois segundo Aslam: "todos os que rezam pelo bem rezam para mim, independente do nome que usaram" ´[ele não diz exatamente isso, mas é algo nesse sentido].
Isso vai de encontro ao meu jeito de pensar sobre o assunto.


Nesse seu spoiler, posso achar várias citações bilicas para transcrever isso XD!!

Hun claro que assiti o filme, e que lerdo eu conheço a obra, mais nunca li, bom ja vou começar!!
Sou religioso, mas fanatismo to fora!
 
Não foi bem com incoerências da obra. Tolkien implicava com as Crônicas porque elas eram repletas de alegorias, que Tolkien abominava. Por exemplo, o caso de Aslam, cuja morte e ressurreição são uma clara referência à Jesus. Tolkien detestava isso, e por isso procurava eliminar qualquer referência mais explícita à religião em suas obras.
Discordo, havia lido em uma época que Tolkien não gostada das Cronicas por serem muito infantis, pueris, algo assim.
E Tolkien não podia reclamar das "alegorias", ele fez uma grande inspiração em Maria quando criou Galadriel, mais tantos outros personagens inspirados na biblia. :think:
 
Discordo, havia lido em uma época que Tolkien não gostada das Cronicas por serem muito infantis, pueris, algo assim.
E Tolkien não podia reclamar das "alegorias", ele fez uma grande inspiração em Maria quando criou Galadriel, mais tantos outros personagens inspirados na biblia. :think:
Industrial, as influências e referências na obra de Lewis são claras e remetem imediatamente àquilo a que se referem. E Lewis, tem clara intenção de realizar essa alegoria. Uma coisa é inspiração, outra é alegoria. A inspiração traz alguns elementos que podem remeter à fonte. A alegoria é muito mais direta. Você não vê uma alegoria direta a alguma coisa cristão em SdA.

Onde você leu que ele criticou as obras de Lewis por serem infantis? Essa afirmação me parece muito estranha, pois Tolkien gostava muito de histórias para ciranças. Ele não criticaria uma obra rotulando-a apenas de "infantil"! ("simplista" demais, talvez sim, ele poderia ter criticado).
 
Industrial, as influências e referências na obra de Lewis são claras e remetem imediatamente àquilo a que se referem. E Lewis, tem clara intenção de realizar essa alegoria. Uma coisa é inspiração, outra é alegoria. A inspiração traz alguns elementos que podem remeter à fonte. A alegoria é muito mais direta. Você não vê uma alegoria direta a alguma coisa cristão em SdA.

Onde você leu que ele criticou as obras de Lewis por serem infantis? Essa afirmação me parece muito estranha, pois Tolkien gostava muito de histórias para ciranças. Ele não criticaria uma obra rotulando-a apenas de "infantil"! ("simplista" demais, talvez sim, ele poderia ter criticado).

O termo correto para o que Tolkien fazia em casos como Gandalf e Galadriel é analogia ( que, como você bem disse, dá margem a uma "polissemia simbólica" uma plurissignificação, a uma pluralidade de correspondências ao contrário da alegoria propriamente dita) ou um tipo especial de relação alegórica, chamada Tipologia,onde uma coisa não"representa" a outra, mas, sim, a prefigura e prenuncia ( já que a Terra-Média é situada num passado imaginário do nosso Mundo), .

A noção de que Tolkien podia desgostar de Narnia por ela ser "infantil" foi uma (mais uma!*)das lendas urbanas difundidas aqui no Brasil quando o povão que tinha acabado de assistir Senhor dos Anéis foi ter contato com a obra de Lewis e ficou decepcionado por esperar uma coisa e topar com a outra, não sabendo que o SdA era a sequência que "saiu de controle" de um livro infanto-juvenil, O Hobbit, e, também, sem nunca ter lido a biografia do autor, que, infelizmente, está fora de catálogo.

* Junto da noção de orcs não demoníacos sem características fisicas bestiais ( apesar dos braços compridos demais, garras e presas amarelas (claws and fangs), dos pés sem dedos ( vide a inspiração nos "goblins' do George Macdonald -cuja principal característica distintiva além da aparência horrenda era essa) e o pezão enfiado dentro da câmara de Mazarbul que era toeless) e das escamas esverdeadas) e da certeza absoluta falaciosa de que os Balrogs não podiam ter asas junto com os outros atributos não-humanos deles ( garras, braços simiescos, olhos amarelos, incandescentes, etc) já que, na opinião dessas pessoas, "forma humana" no Tolkien teria que ser incompatível com a presença de atributos não-humanos ( esquecendo-se que a vampira Thuringwethil se chamava "mulher da sombra secreta" ie tinha forma "humana" mas tinha asas de morcego, coriáceas, como as dos dragões alados e das bestas dos Nazgûl , que essas asas eram munidas de garras e que ela era capaz de voar) e outras pérolas de igual quilate como essas abaixo:

a)Balrogs capazes de voar não estariam em vantagem em relação aos elfos e homens.

b)Aragorn teria forçado Arwen a abdicar da imortalidade para casar com ele .

c)Tolkien igualava alegoria e analogia e nunca quis que as pessoas tecessem comparações entre o Legendarium e outras mitologias.Então, por exemplo, quando alguém comparou Dagor Dagorath com o Ragnarök nórdico ( coisa feita pelo próprio Tolkien duas vezes) a "brilhante" resposta dada pelo "ser onisciente" foi dizer que a similaridade estava na cabeça de quem comparou por causa da "aplicabilidade x alegoria".

d) a noção de que quando Tolkien havia dito que Tom Bombadil não ganhava nada com pessoas filosofando sobre isso não tinha sido feito como foi para responder a uma interpretação filosófica teológica específica( a de que Tom era Jeová/Eru/The One) e não para especulações e filosofia em geral já que. logo em seguida a dizer isso, foi justamente isso que ele fez, especulou e filosofou até "alegoricamente" sobre o personagem e sua função.

Daí pegam isso e o fato de que Bombadil era um mistério intencional do Legendarium como significando uma proibição do autor de que se faça especulações sobre isso( enquanto fica mascarada a completa incapacidade desses comentaristas de fazerem algo assim por conta própria sem "roubarem"as idéias alheias enquanto não dão( como sempre acontece) o devido crédito, como aconteceu quando pegaram a chamada "teoria do eco" do Steuard Jensen como possibilidade para resolver o mistério do Bombadil.

e)Sauron era o mais próximo do Mal Absoluto , superior ao próprio Melkor porque a autora desse "prodígio interpretativo" desconsiderou que a carta onde Tolkien falou isso se referia só ao SdA quando mencionou "minha história" e não estava falando do Legendarium como um todo e, na Terceira Era, Melkor já tinha sido expulso para o vazio fora de Arda.

Vou deixar para você adivinhar quem são, ou a que estirpe pertencem esses indivíduos, porque você deve saber muito bem quem são essas pessoas que vivem enfiando afirmações dogmáticas de Tolkien lore completamente equivocadas goela abaixo dos outros, enquanto dão mostras da mais completa ignorância, para não falar de absoluta falta de capacidade de interpretar texto.

Só para que que você não estranhe quando, ocasionalmente, tiver que desmenti-los, como inevitavelmente ocorrerá, ou topar com gente confusa por ter lido o que eles disseram antes.
 
Última edição:
Vou deixar para você adivinhar quem são, ou a que estirpe pertencem esses indivíduos, porque você deve saber muito bem quem são essas pessoas que vivem enfiando afirmações dogmáticas de Tolkien lore completamente equivocadas goela abaixo dos outros, enquanto dão mostras da mais completa ignorância, para não falar de absoluta falta de capacidade de interpretar texto.

Só para que que você não estranhe quando, ocasionalmente, tiver que desmenti-los, como inevitavelmente ocorrerá, ou topar com gente confusa por ter lido o que eles disseram antes.

Caramba! 8-O Pode falar mais sobre o assunto e dar alguns exemplos?
 
Tem certeza que eu posso? Olha que eu dou hein? :P :) A monumental cachoeira infinita das lendas urbanas tolkienianas sempre tem uma pérola nova a oferecer.

E com direito a quotes de posts que essas pessoas-cujos nomes não incluirei- deletaram( sim posts deles próprios*) , eles preferem apagar posts inteiros deles mesmos e deixarem tópicos sem sentido por causa das mensagens deletadas do que admitirem que cometeram erros ou que fizeram coisas alegando um argumento quando, na verdade, tinham outro que não tem nada a ver.

*Às vezes tópicos inteiros depois( ou simultaneamente) de expulsar os outros sem motivo, que sempre têm suas mensagens deletadas ( as que não têm nada a ver com o babado da vez também) ,inclusive as postadas no chamado "tópico da moderação"- se a pessoa foi expulsa e as mensagens ou tópicos são deletados quem é que vai saber a verdade ou poder contestar? Depois ainda têm o cinismo de dizer que só discutem uma expulsão com a própria pessoa expulsa. Na sua malícia desmesurada e falta de vergonha se esquecem de uma magiazinha chamada "download" e que texto html ou txt ocupa espaço ínfimo em HDs ou e-mails.
 
Última edição:
Então, como uma quase estudiosa do assunto (Tolkien-Lewis-Crônicas de Nárnia), não acho que o Tolkien implicasse com o fato de ser ou não infantil. O problema dele era com o fato de se considerar as histórias de fantasia como necessariamente infantis e não com o fato de que algumas delas sejam escritas para crianças ou lidas por elas.
Talvez o problema dele em relação a isso seja o que eu chamo de "duas-carices" do Lewis, que sai alardeando por aí que acha (assim como o Tolkien) que histórias de fantasia podiam ser lidas por adultos e escrita para eles sem nenhum motivo para se envergonhar disso e quando ele escreve a sua, quer deixar claro que a dele é para crianças, por medo de colocar em risco sua carreira como "autor sério". Sua própria obra deixa transparecer esse pensamento, afinal quando as crianças estão muito crescidas, Aslam simplesmente diz que elas não podem mais voltar a Nárnia e tem que aprender a viver "em seu próprio mundo", ou seja, "Nárnia (fantasia) é somente para crianças, obrigada! Mas quando eu precisar de vocês mais velhos para melhor trabalhar a minha alegoria do paraíso vocês podem voltar, pois então a fantasia não mais importa e sim o que eu tenho a dizer por meio dela"
Ok, desculpa! Toda a minha indignação da dissertação acabou escapando aqui, mas é o que eu penso.
 
Discordo, havia lido em uma época que Tolkien não gostada das Cronicas por serem muito infantis, pueris, algo assim.
E Tolkien não podia reclamar das "alegorias", ele fez uma grande inspiração em Maria quando criou Galadriel, mais tantos outros personagens inspirados na biblia. :think:

Não acho de modo algum que se possa falar em alegoria em Tolkien. Creio que a diferenciação que ele faz no prefácio de O Senhor dos Anéis entre alegoria e aplicabilidade é essencial para entender seus procedimentos. Tolkien deixa o texto livre para o leitor encontrar lá o que bem desejar (aplicabilidade), já o Lewis é absurdamente alegórico, mesmo que o leitor queira não fazer uma ligação entre Aslam e Jesus, isso não é possível. É como se o leão ficasse gritando todo o tempo "Sou Jesus, sou Jesus!".
Deixo claro que embora não seja muito fã desse tipo de procedimento, não acho que prejudique de modo irremediável a obra. Podemos deixar isso de lado e le-la apenas como uma história de fantasia, mas confesso que ela seria muito mais atraente pra mim se apenas contasse a história como história e ponto. O fato de ele usar a fantasia como mero instrumento mediador de uma idéia, seja ela qual for, me irrita. Mas isso sou eu.
 
As Cronicas de Narnia e O Senhor dos Aneis são bem diferentes, mas eu não vejo motivo para um implicar com o outro. Não sei se era por inveja, porque o Lewis veio antes com essas cronicas, ou se era outro motivo. Mas, na minha opinião, As Cronicas de Narnia eh um livro que enjoa depois de 2 cronicas.
 
Eu realmente gostei das crônicas de Nárnia, o estilo, o modo que foi escrito e como foi escrito, a história e tudo.
Mas concordo quando falamos em certos pontos. Lewis, teclou a mesma tecla um milhão de vezes. Aslan é para ser Jesus, a criação de Nárnia se deu por algo como foi é dito que o nosso mundo foi criado, as crianças tem papel de Adão e Eva, é explicito, é direto, jogado nos olhos de quem lê.
E Tolkien é uma história mais aberta, mais ampla, não vai a margem de uma ou duas religiões, se bem trabalhado tem certos pontos de várias.Sem falar em conteúdos diversos de mitologias afora.
 
O que faz uma obra ser considerada LITERATURA não é a sua fundamentação teórica, nem o do que ela fala, mas, sim, o que a crítica chama de Literariedade. Literariedade é o nome que se dá à magia do texto, ao que de especial existe nele, às possíbilidades de diferentes interpretações, à diversos meios de renovar a leitura e fazer pesquisas diferentes sobre o mesmo texto, ao leque de opções oferecidos na leitura. Daí vem um livro ser um clássico. É que, não importa quanto tempo passe, ele vai continuar sendo lido geração após geração e sempre vai haver uma nova descoberta.
Tanto Lewis quanto Tolkien são considerados classicos da literatura inglesa e mundial. Eles são diferentes em objetivo, estilo de escrita, inspiração mitologica... são diferentes e bons exatamente por isso.
Sei lá... Eu acho que não existe T X L, melhor seria algo como T + L, ou T =/ L.:yep:
 
Última edição:
Aprendi muito aqui,

como ja disseram antes, Lewis pegou tudo e misturou, pegou coisas que ja existiam e colocou em seu livro.

Acho que o motivo que Tolkien discutia com Lewis por sua falta de criatividade, e etendo, imaginem: vc demora anos escrevendo um livro, cria mundos, criaturas, ambientes, personagens totalmente diferentes, e depois chega um, pega um pouco de tudo de historias já conhecidas, põe tudo em um livro e se chama de escritor, por favor ...

Saindo um pouco do assunto ... Vemos essa semelhança em Harry Potter, J.K. Rowling cria um vilão que quer acabar com os bruxos mestiços do mundo e criar uma raça genuína e perfeita considerando-se o maior e mais poderoso entre todos, isso não se parece com Adolf Hitler?

Enfim, acho que faltou um pouco de criatividade de Lewis.
 
Última edição:
Ilmarinen, então o problema, para Tolkien, seria que Lewis abordou de uma forma superficial demais algo que deveria ter sido levado mais a sério?
 
Tokien não aprovava as cronicas pela enorme quantidade de elementos que em certas partes deixam de fazer sentido, e pela grande quantidade de alegorias que Lewis usava em suas obras, na grande maioria das vezes a religião catolica (Resurreição de Aslam, Papai Noel e etc.).
Mas mesmo assim, considero Nárnia um ótimo livro e recomendo sua leitura.
 
Pelo que sei o Lewis na época era mais "pop" que o Tolkien, e a sua obra é realmente uma salada mista, uma mistureba de tudo e mais um pouco numa história, e claro que para Tolkien que criava algo mais coerente um universo mais real essa suruba de personagens e criaturas desagradava ele.

Ele deveria ver Cronicas como um "pastelão" ainda que pelo que dizem não é assim também, mas na visão de um Literário como Tolkien deveria soar assim. Eu numca tive coragem de ler Nárnia porque eu vi o filme e...decepciona MUITO, não sei se o livro é assim mas a banalização de elementos surreais com pouca explicação incomoda. Tolkien é bastante fantasioso mas tudo bem explicado tudo desenvolvido tudo novo e exclusivo, Nárnia (pela impressão do filme) é um pastelão de mitologias, lendas e conceitos.
 
Eu numca tive coragem de ler Nárnia porque eu vi o filme e...decepciona MUITO, não sei se o livro é assim mas a banalização de elementos surreais com pouca explicação incomoda.

Tá perdendo um baita livro cara. Não te deixa basear pelo filme.
 
Ele deveria ver Cronicas como um "pastelão" ainda que pelo que dizem não é assim também, mas na visão de um Literário como Tolkien deveria soar assim. Eu numca tive coragem de ler Nárnia porque eu vi o filme e...decepciona MUITO, não sei se o livro é assim mas a banalização de elementos surreais com pouca explicação incomoda. Tolkien é bastante fantasioso mas tudo bem explicado tudo desenvolvido tudo novo e exclusivo, Nárnia (pela impressão do filme) é um pastelão de mitologias, lendas e conceitos.

Parei de ler aqui. Se você não teve coragem de ler, não venha criticar baseado em impressões de filmes ou em opinião de outras pessoas.
 
Eu não critiquei o livro, e sim o filme. Inclusive tenho o livro em casa e pretendo ler, mas é que o filme é realmente muito ruim, se me disserem que é diferente vou dar sim uma chance a ele.
 
Eu não critiquei o livro, e sim o filme. Inclusive tenho o livro em casa e pretendo ler, mas é que o filme é realmente muito ruim, se me disserem que é diferente vou dar sim uma chance a ele.

Não é bem assim, o primeiro filme é até bem fiel a crônica. Portanto se não gostou do filme, nem leia.
Outra coisa: O que seria "elementos surreais com pouca explicação"?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo