• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien X Catolicismo X Elfos

Isso criou uma dúvida em mim, mas que não tem muito a ver com o assunto: os ingleses descendem dos bretões ou dos saxões?
Bem, a aula de história que o Peregrino nos deu foi muito esclarecedora e um livro q tb se trata disso são as Brumas de Avalon, q alíás é muito interessante. Voltando ao tema do tópico, concordo com Fëanor ¥: Tolkien, apesar de católico não tinha obrigação nenhuma de inventar uma história só seguindo a bíblia.
O autor do tópico acha isso uma heresia?????? 8O
 
Sim, mitologia e religião, já que se ele se baseia em Odin para criar a personalidade de Gandalf (segundo David Colbert, em Mundo Mágico do SdA), e Odin para os nórdicos era um Deus, aí está a parte religiosa, mas para nós ele não passa de um mito.
 
Bem... pelo que eu entendi lá na "Aula de Historia" acerca dos Celtas, eles não passavam de ""indios"" até a colonização romana, que deu uma puta "encrementada" na cultura deles !! É isso mesmo ??? :roll:
 
Não é bem por aí não, os celtas eram bastante evoídos, inclusive na parte artística e religiosa e suas comunidades e forma de governos distinguiam totalmente das indígenas, eles eram sim mais atrasados que os romanos, mas no caso, os godos, hunos, sarmatianos, tb o eram, vendo que Roma era a maior pot~encia do mundo e tinha, apóis a conquista da grécia, mesclado com a mesma sua cultura.
 
Então eles tinham uma cultura evoluída em vários sentidos, contudo, a mesclagem feita com a cultura romana deu uma encrementada, principalmente no que se trata a religião, filosofia e costumes.

Certa vez eu vi uma "cruz celta"... no caso da cruz eles só poderiam conhece-la apartir da cultura romana... mas eu sei também que eles tinham uma religião politeista, hoje em dia considerada totalmente pagã... o "esquecimento" de sua cultura deve-se principalmente a opreção feita pelos cristãos ???
 
A cruz celta tem um significado diferente da cruz cristão e não é influenciada por ela.
não houve um esquecimento da cultura celta e sim quando da conquista romana, uma mescla entre as culturas ocorreu, mas mesmo assim muitos celtas continuaram com sua cultura e religisão, mas a suplantação da religião foi uma consequência da colonização romana (expurgos, guerras) e da cristianização em seguida, mas até meados do séc. V ainda se encontram resquícios de druidismo na Ilha. Mas os romanos tb aprenderam muito com os celtas, um exemplo é a dobra do aço, que as espadas dos celtas eram muito superiores a dos romanos. E não se esqueça que os celtas não se encontravam apenas na Bretanha, a gália inteira na época dos césares era celtica.
 
Tolkien estava apenas criando uma mitologia pra a Inglaterra
não acho que se preocupou com esses detalhes de acreditar ou não nos Elfos
Mesmo sendo catolico fervoroso pq td que ele queria era contar uma estoria...
se for levar por essas lados poderiamos discutir pq nas obras dele existem os valar
os istaris..td como se fossem sub deuses....
 
Existe sempre uma tendência de se levar histórias de ficção para o lado religioso. J.K. Rowling (Harry Potter) foi acusada de ser adepta de bruxaria só porque resolveu criar uma história sobre um menino bruxo. De repente Tolkien nem estava pensando em religiões quando criava sua obra, talvés como J.K., só estivesse se inspirando no folclore inglês.
:wink:
 
ervadorei disse:
Tolkien estava apenas criando uma mitologia pra a Inglaterra
não acho que se preocupou com esses detalhes de acreditar ou não nos Elfos
Mesmo sendo catolico fervoroso pq td que ele queria era contar uma estoria...
se for levar por essas lados poderiamos discutir pq nas obras dele existem os valar
os istaris..td como se fossem sub deuses....

Não acho que Tolkien procurava criar uma miotlogia para Inglaterra, achoo que ele nunca pensou que faria tanto sucesso e ganharia tantos adeptos, acho que ele escrevia, pelo menos no começo para ele mesmo, pelo desejo de criar...e os Valar e Maiar se vc analisar são realmente "angelicais" e não sub-deuses.
 
No início a intenção de Tolkien era criar, sim, uma mitologia para a Inglaterra, uma vez que ele dizia que seu país havia possuído uma, mas que se diluíra com o passar do tempo com a mistura de culturas com os povos invasores.

Posteriormente ele abandonou essa idéia (que era vista nos Lost Tales) e resolveu criar um legendário mais abrangente.
 
Tilion disse:
No início a intenção de Tolkien era criar, sim, uma mitologia para a Inglaterra, uma vez que ele dizia que seu país havia possuído uma, mas que se diluíra com o passar do tempo com a mistura de culturas com os povos invasores.

Posteriormente ele abandonou essa idéia (que era vista nos Lost Tales) e resolveu criar um legendário mais abrangente.
Se ñ me engano ele tinha em mente botar um passagem que tol-eressa iria ser tirada dos limites de valinor e levada a TM e essa ilha atualmente seria a Inglaterra ñ é?
 
quando tolkien escreveu suas estorias, ele se baseou na mitologia nordica para criar uma mitologia que fosse propria da inglaterra, porque se eu naum me engano, os celtas nao viviam so nas ilhas britanicas :eek:
 
Bem, pode-se dizer, claro, que a base da chamada 'mitologia tolkiana' seja a nórdica e a celta, já que elas não são muito parecidas. Um exemplo, é que os elfos são da mitologia nórdica, e não da celta. Outro, é que os istari (Gandalf, Curunir...) podem ser baseados nos druidas, da mitologia celta.
Elas, como o Peregrino disse, tam~bém são religiões, pois tinham seus próprios deuses e tal.
Agora, Tolkien não fundamerntou sua mitologia em nenhuma das duas, mas "pautou-a nos valores cristãos", como diz Ives Gandra, autor de "O Mundo do SdA".
Uma prova disso, é que ambas as mitologia esram politeístas (com mais de um deus), e a de Tolkien só tem um: Eru, que simboliza o Deus (Elohim, Javé...) cristão, que é Único.
Resumindo: Toliien não acreditava que elfos existiam, ou nada parecido, apensa criou algo altamente ficcional para compor seus livros.




Mas... ah... como disse Fëanor ¥: Mentira. Isso tudo foi uma afirmação herege. Elfos existem, e tudo o mais também.

p.s.: eu acredito q eles existem mesmo :lol:
 
Em uma entrevista feita ao próprio professor, quando foi indagado sobre seu catolicismo fervoroso e o paganismo que seria então o Silmarillion, com toda uma nova criação, Tolkien apenas respondeu: "quer maior prova da minha religiosidade do que o Silmarillion? Leia com atenção e vc verá que está lendo o Gênese, mas ao meu modo" (tá certo... não foi exatamente estas palavras, mas foi mais ou menos isso que ele quis dizer, hehe)
 
Os nordicos acreditam q eles são espiritos das avores e das florestas né?ou algo assim?

Na verdade não. Eu não me lembro muito bem do que li sobre mitologia nórdica há algum tempo, mas pelo que consigo lembrar é o seguinte: eles seriam os "seres puros", semelhantes corporeamente aos homens, mas não mentalmente, como os elfos de SdA.
Os homens habitavam Midgard, na mitologia nórdica, e os elfos um outro lugar lá.
Acho que é isso, mas seria legal você procurar em algum livro sobre mitologia, Felagund, como "O Livro de Ouro da Mitologia".

Retificação: Existiam elfos na mitologia celta sim. Eu disse errado em um post mais atrás. Só que eles não tiveram tantos destaque quanto na nórdica, isso eu posso afirmar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo