1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien X Catolicismo X Elfos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por legolaswarrior, 28 Out 2004.

  1. legolaswarrior

    legolaswarrior Usuário

    Por que Tolkien quis introduzir elfos em suas histórias ( ou melhor, estórias )???
    No catolicismo, não há crença em outros seres.

    SERÁ QUE ELE ACREDITAVA QUE EXISTISSEM ELFOS????

    se acreditava, pq será?
    se não, então era só uma vontade de introduzir lendas em sua estória???
     
  2. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    ele se basio na mitologia nordica, e nessa existe elfos
     
  3. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Olha só: Tolkien, apesar de católico, não tinha nenhuma obrigação de criar uma obra que fosse aquilo que está na Bíblia.
    O que ele fez, foi criar uma obra de ficção, uma mitologia. Na mitologia que ele criou existiam elfos, orcs, tolls, e tudo o mais. Não quer dizer que por isso ele acredite que tais seres existam.
    Em uma mitologia, tudo são lendas. Assim, nada mais natural do que a obra de Tolkien conter elementos fantátiscos, como é comum em qualquer obra fictícia.
    Entendeu? :wink:







    Mentira. Isso tudo foi uma afirmação herege. Elfos existem, e tudo o mais também. :mrgreen: :lol:
     
  4. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    eu acredito tah :obiggraz:
    mas oq vc falou ta perfeito, mas ñ daonde ele tiro que é nescessario ser baseado na igreja
     
  5. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Blasfêmia, queimem o infiel... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
     
  6. Shagrath

    Shagrath Usuário

    Ele se baseo muita coisa na religião nordica eu axo...
     
  7. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    ñ apenas na nordica mas na celta tbm, acho que até os elfos são celtas
     
  8. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Da no mesmo felagund !! :roll:
    :lol:
     
  9. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    nórdica é mais na noruega e na suécia, a celta tem até a frança +ou-
     
  10. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    que eu saiba a cultura celta teve sua maior força na irlanda, portanto... é nordica tbm !! :wink:

    Mas não tenho 100 % de certeza da veracidade dessa informação... :roll:
     
  11. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Na bretanha teve tbm influencia celta mas a irlanda ñ é nórdica
     
  12. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Foi dominada pelos vikings no séc. VIII,mas não é nórdica, entretanto há forte influencia celta em toda ilha da bretanha...
     
  13. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    A bretanha tbm foi invadida pelos saxoes, mas a mitologia celta ñ é igual da nordica, pode ser parecida ou influenciada mas a celta oi até a frança e a nordica ñ
     
  14. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Isso criou uma dúvida em mim, mas que não tem muito a ver com o assunto: os ingleses descendem dos bretões ou dos saxões?
     
  15. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    quando os saxoes invadiram a bretanha les se misturaram, é um pouco dos dois
     
  16. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    O negócio é simplória e resumidamente, mais ou menos assim (se estiver errado que me corrijam):

    Cronológicamente:

    2000 a.c. -> Chegam à ilha as primeiras tribos celtas
    70 à 49 a.c. -> Roma invade a Ilha e mantém colonias em seu litoral, a Ilha é renomeada como Bretanha (daí o termo Bretões), mas nunca totalmente conquistada.
    49 a.c. à + ou - 500 d.c. -> dominação romana, mas com várias "guerrilhas" e um grande massacre dos povos celtas. A Elite da ilha em muito tem a cultura adaptada à romana o que traz diversos benefícios. Roma se torna cristã. Os primeiros monges chegam a Bretanha e vários são assassinados, São Columba é o primeiro Santo da Ilha e grande responsável pela cristianização forçada dos bretões. O exército romano se retira da Bretanha frente à um iminente ataque dos povos bárbaros à Roma, que culmina com a invasão da ilha da Bretanha pelos saxões e anglos (mais ao leste), povos germânicos bárbaros (Aqui pode ter existido o "Rei" Artur. 476 d.c.Odoacro marcha sobre Roma. É deposto Romulus Augustus. Fim do Império romano no Ocidente. Os Saxões e Anglos conquistam a Bretanha e se mesclam ao povo.

    500 d.c. à 871 d.c.-> A Bretanha agora é formada de vários pequenos reinos: West Anglia, Cymru, Cornualha, e vários outros são governados por reis que travam guerras entre si que são unidas à guerras contra os pictos vindos de onde hoje é a Irlanda e os escotos nas terras altas do norte. A escócia começa a adotar o sistema de clãs. Nesse ponto começa o expansionismo viking no norte e há a invasão da Bretenha pelos nórdicos ao leste que marcham como uma onda colossal sobre as terras britânicas, os pequenos reinos destroçados pelas guerras internas não são poderosos o suficiente para formar uma defesa. Durante trinta anos há a guerra. Com muitas baixas dos dois lados. Os governantes se unem contra os invasores vikings. De todos os reis Alfred, o Novo que depois seria o Grande é o mais capaz e comanda a aliança. Os vikings são aos poucos expulsos da ilha, mas muito de sua cutura é mesclada à nativa. Alfred, se torna O Grande, o primeiro rei de uma Inglaterra pela primeira vez unificada.

    1028 d.c. à 1087 d.c. -> O duque da NOrmandia, Guilherme (Willian) de Orange assegura seu ducado. Em 1066 morre Eduardo da Inglaterra, sem filhos, o pretenso herdeiro seria seu Primo Guilherme. Os ingleses tinham, no entanto, outra opinião e elegeram como monarca Haroldo Godwinson, na altura Conde de Wessex e de East Anglia. Apesar desta decisão, Guilherme resolve lutar pelos seus direitos e reúne um exército de cerca de 7000 homens que despacha para Inglaterra numa frota de 600 navios. O desembarque aconteceu a 28 de Setembro na área de Pevensey (Sussex). O exército normando estabeleceu um acampamento fortificado perto de Hastings e esperou por uma resposta.

    Entretanto, Haroldo II de Inglaterra encontrava-se no Norte do país, onde acabara de derrotar um exército invasor comandado por Haroldo III da Noruega e pelo seu próprio irmão Tostig Godwinson, que morreram na batalha. Ao saber das notícias da invasão normanda, Haroldo dirige-se para Sul em marcha forçada e consegue cobrir cerca de 400 km em apenas duas semanas. Os dois exércitos encontraram-se a 14 de Outubro de 1066, na batalha de Hastings, onde o resultado foi uma vitória significativa dos normandos. Guilherme deveu pelo menos parte do seu sucesso ao cansaço dos soldados ingleses e à morte de Haroldo II em batalha, que provocou a desordem e quebra de moral nas suas tropas. A batalha de Hastings encontra-se representada na tapeçaria de Bayeux. Os nobres anglo-saxões procuraram nomearam então Edgar Atheling como rei de Inglaterra, mas o rapaz de 12 anos não era opositor à altura de Guilherme da Normandia e acabou por desistir das suas pretensões. Guilherme foi coroado rei de Inglaterra no dia de Natal de 1066 na Abadia de Westminster. Começa o domínio normando e outra mescla dos povos...

    Ou seja como vcs podem ver há diversas culturas que formaram a cultura inglesa.

    Não apenas saxões ou bretões. :mrgreen:

    Qq coisa errada terei o maior prazer em editar...
     
  17. Cësárin

    Cësárin Usuário

    U-AU! Isso foi uma aula de História, muito bom. Você conhece algum site (em português) que fale mais da história da Inglaterra?
     
  18. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Nenhum específico, o mais correto é procurar por acontecimentos históricos, vc acha muita coisa na net, mas em inglês. :mrgreen:
    Ah!!!E obrigado pelo elogio.
     
  19. legolaswarrior

    legolaswarrior Usuário

    sou o Legolas Warrior ( autor da questão ). A pergunta que eu fiz foi voltada para outro lado. Só a primeira resposta foi mais "eloqüente".
    Será que poderiam responder outras?????
     
  20. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Estamos te respondendo ué, os elfos são da cultura Celta e essa foi usada como uma das bases do SDA, sacou?
     

Compartilhar