• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien vs. outros escritores

Bom, eu li os 5 livros do harry potter, assim como todos os do SdA (incluindo Silmarillion, o hobbit e o CI), ou seja, eu sei do q estou falando.
Primeiramente, nao ha como comparar as duas series, pois elas sao diferentes, com historias diferentes, publicos-alvo diferente e consequentemente linguagem e modalidade escrita muito diferentes. Segundo, Tolkien criou toda uma mitologia, praticamente sem paralelos(particularmente eu acho q soh starwars iguala a imensidao da mitologia tolkiana) e eh mt mais complexo, direcionado p/ de adolescentes p/ cima.
Já Harry Potter eh direcionado p/ crianças (embora agrade adolecentes e adultos) e consequentemente possui uma linguagem mais simples e uma historia mais adequada à idade.
Lógico q Tolkien eh mt mais profundo, tolkien influenciou uma imensidao de coisas nos ultimos anos. Entre elas, está J.K.Rowling. Mas naum se pode interpretar isso como um "plagio" ou uma "copia" e sim uma honra pois podemos ver a importancia q a influencia d tolkien tem no mundo atual.
Agora, quanto a qual eh melhor, isso eh mt pessoal. Eu prefiro Tolkien :mrgreen:
 
É interessante quando se entra em um lugar para postar algo e o último post diz quase exatamente o que vc ia dizer.
Faço minhas as palavras do legendary Knight.
 
acho que o mick jagger que disse uma vez que quando a homenagem é demais é melhor começar a desconfiar, não? :eh:
 
HP foi feito pra crianças....a linguagem eh facil e o livro eh rapido de ler
nunca demorei mais q 2 dias pra ler HP
claro q naum tem nada a ver com SDA ou qualquer livro de Tolkien
os livros de Tolkien são perfeitos :grinlove:
naum tem nada a ver.....
quem le HP e SDA, prefere SDA... :roll:
 
Eli Nerwen disse:
quem le HP e SDA, prefere SDA... :roll:

por incrível que possa parecer, não é todo mundo que concorda com isso. :wink:

céus, tanto livro bom para comparar com SdA e pegam logo Harry Potter ¬¬'
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Eli Nerwen disse:
quem le HP e SDA, prefere SDA... :roll:

por incrível que possa parecer, não é todo mundo que concorda com isso. :wink:

céus, tanto livro bom para comparar com SdA e pegam logo Harry Potter ¬¬'

é´pq saiu em cinema na mesma época...
sem falar que harry potter é o livro com o maior marketing que eu já vi...
 
Olha, eu gosto dos dois, mas é impossível comparar o universo Tolkien com as histórias criadas pela J.K. Rowling.

O universo criado por J.R.R. Tolkien é muito mais rico, mais completo. E escrito de uma maneira muito superior.

Os livros de Harry Potter são mais infantis, o que não tira o mérito, mas tentar comparar os dois é no mínimo maldade com a J.K. Rowling. :lol:

~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Eli Nerwen disse:
quem le HP e SDA, prefere SDA... :roll:

por incrível que possa parecer, não é todo mundo que concorda com isso. :wink:

céus, tanto livro bom para comparar com SdA e pegam logo Harry Potter ¬¬'

Deve ser porque os dois são classificados como "fantasia".
 
Fernanda disse:
É interessante quando se entra em um lugar para postar algo e o último post diz quase exatamente o que vc ia dizer.
Faço minhas as palavras do legendary Knight.
Só não posso chegar e dizer "dito" pq não lí todos os HP. Mas concordo inteiramente.

Agora, eu particularmente acho aquela idéia de escola para magos muito legal. A idéia é da autora ou mais um ponto de plágio? (o único paralelo que me veio a cabeça agora é a escola do professor Xavier, nos X-men, e mesmo assim neste caso, pelo menos, não seria plágio)
 
Vilya disse:
Agora, eu particularmente acho aquela idéia de escola para magos muito legal. A idéia é da autora ou mais um ponto de plágio? (o único paralelo que me veio a cabeça agora é a escola do professor Xavier, nos X-men, e mesmo assim neste caso, pelo menos, não seria plágio)

eu não lembro do lance de escola, sinceramente. nem n'Os Livros de Magia (o Neil Gaiman foi o mais homenageado por ela :lol: ) o Tim Hunter chega a ir para uma escola no modelo de Hogwarts. se não me engano, ele vai para um lugar sozinho, e que tem um professor só. :eh:

hmmm e não me levem a mal, mas eu acho que, como obras literárias (mesmo que sejam do gênero fantasia), SdA e HP são incomparáveis. Invariavelmente as pessoas vão cair naquela história de "ó, mas tem mago tb, ó tem aranha tb!" sem pensar que em milhares de outras obras elementos assim tb aparecem.

e se estão avaliando pelos filmes, que avaliem os filmes em si, né? livro e filme são coisas completamente diferentes. ¬¬'
 
sem falar que harry potter é o livro com o maior marketing que eu já vi...

isso eh, com certeza....
eu acho ateh q as propagandas na mesma época do SDA atrapalharam um pouco... :evil:
quem não conhecia nenhum dos dois, ficou achando q hp era melhor só por causa do aue q fizeram em volta do livro e do filme.....
:roll:
 
acho q nem livro nem filmes devem ser comparados...eh a mesma cois q tentar comparar homem e mulher...ceu e mar e decidir oq eh melhor, oq copia oq...
eh estranho sei lah, mas acho q saum ideias parecidas pra muitos por ter magia como jah comentaram, mas acho q nada tem a ver...
nem frodo com harry nem gandalf com dumbledore...
laracna com aragogue...
nada a ver mesmo... :mrgreen:
 
isso eh, levando em consideração quem eh a maioria do publico de jk rowling isso naum me admira q tenha tido uma venda muito maior...
 
o caso eh, vc acha q teve mais venda entre as milhões de criança q leem e gostam, fora os adolescentes ou os adultos...
aten q digam "ah mas um monte de gente le sda" eu digo q sim, muita gente mesmo, mas o publico eh outro e o pessoal jah naum compra tudo oq lança como fazia qndo tinha seus 10, 11 anos... :wink:
 
se tolkien fosse vivo acredite q sda teria tantos produtos qto hp...
jk rowling eh uma maquina de fazer dinheiro...e sua invenção (hp) tb...
ahh, e naum q eu teja preferindo jkr a jrrt mas eh q gosto de ambos e acho q tah rolando uma desvalorização do trabalho dela aqui...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo