• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien vs. outros escritores

Pra começar,Rowling "chupou" muita coisa da obra de Tolkien.Aliás,vários seres da obra dela são pura imitação,como aquele Troll fajuto,o velho mago(cópia descarada do Gandalf),tem até um Gollum versão "Gulliver" !Mas a Rowling tem alguns méritos,porém,mesmo que ela escreca mais uns 10 livros,nunca irá superar a genialidade do Tolkien
Com certeza Rowling se baseou na genuina obra de Tolkien, e dela retirou detalhes, mas naum acho q eh uma imitação mas apenas um reflexo das idéias Tolkenianas...
(eu odeio as obras dela...)(Rowling) :x
 
oh, céus... eu não vou entrar nos méritos do que a Rowling copiou ou não de novo. Já falei algumas vezes que comparações superficiais podem ser feitas entre qualquer história, inclusive usei como exemplo esse negócio de ficarem comparando Gandalf com o mago-cujo-nome-não-lembro-agora.

Se for para entrar nesses méritos, Tolkien copiou a idéia do Merlin. Mago, velho, etc. Entenderam? Olha, é a mesma coisa que falar que todos os livros de vampiro que surgiram depois de Dracula são "chupados" do primeiro: o fato de existir um elemento comum (vampiros, ou no caso que estamos discutindo, fantasia em geral), criará sempre um monte de coincidência. Mas uma análise mais profunda das personagens vai mostrar que as semelhanças param aí. Ou não :obiggraz:

E insisto: cópia por cópia, comparem a hq Os Livros da Magia com Harry Potter. :lily:
 
aEu já pensei que era cópia, mas já mudei minha opinião.
Existem semelhanças sim, mas superficiais. Assim como tem semelhanças superficiais em SDA com lendas do Rei Arthur e muitas outras coisas.
 
bom, eu lih o primeiro HP, na época gostei muito!

depois comecei SdA, mas ainda to nas Duas Torres, e lih o Hobbit inteiro e o Silmarillion to acabando jah!

depois de ler coisa de um capitulo de SdA, eu olhei pro meu livro do HP e fiquei enojado...

...como pode uma coisa ser taum comercial, taum sem sentimento, uma coisa completamente vazia sem alma???

sinceramente, NADA nem NINGUEM supera Tolkien na literatura!

Jesus Cristo, naum há nada mais lindo pra se ler do q as obras do Mestre Tolkien!

agora eu acho q a principal diferença eh essa:

Tolkein foi um Sábio, sim foi!
leiam as historias dele, vejam a honra dos personagem...digo, Tolkien realmente era um homem verdadeiro, mesmo q estivesse se importando com o dinheiro, em suas Obras todos nós podemos aprender muito!

pra mim SdA e tudo mais de Tolkien nada mais eh q uma grande metáfora! sim, uma metafora! eu vejo como aquelas parabolas da Biblia!
todos q lerem SdA ou qualquer coisa do Tolkien aprende pelos menos um pouco!
e depois de ler Tolkien sua vida muda!se transforma!

alguem pode dizer o mesmo de Harry Potter???

talvez.mas eu naum digo! pois naum sinto nada quando leio a obra de Rowling...

Tolkien eh inigualavel!
 
Tolkien eh inigualavel!
sério!? :lol: ...
bom, agora voltando ao assunto do tópico, lembrei de uma coisa... mta gente deixa de ler o SdA quando apenas ve q o livro eh grande( o q tem os 3 livros em um só) e acabe por se interessar mais pelo HP q parece ser mais pequeno...
Outra coisa eh de q a leitura do HP eh mais facil do q SdA e por isso q o maior publico do HP eh de crianças entre 8 e 12 anos, já Tolkien, cria um ambiente mais complexo dentro de suas obras...
 
bom...
naum concordo muito com o q li lahhhh na frente de q quem gosta de hp naum gosta de sda e vice versa...
acredito q de pra gostar sim dos dois ao mesmo tempo, mas oq acho meio impossivel eh o fato de compararem os dois livros, q pra mim nada tem igual...cada um tem sua "magia" mas sao coisas diferentes...escritos de maneiras diferentes e acaba sendo q hp abrange mais gente jah q da pra criança ler(sda tb da, mas nunca vi um guri de 8 anos ler...)...
acho bobagi tentar comparar
rowling pode ter ateh copiado algumas coisas mas a sua grande maioria nada tem a ver...
 
rpz...acho q num tem nada a ver vc dizer isso saca...curto os dois igualmente...tenho sda e os 4 livros de hp...jah assisti o filme dos dois...me informo igualmente sobre as duas coisas...
acho q naum adianta rotular...
pode ter quem goste soh de um e soh de outro mas pode sim haver quem goste dos dois...
tanto q eu existo... :lol: uehuehuehuehueheuheuh
 
eu curto os dois livros......
gosto de hp pois é infantil, me lembra os meus livros de fantasia na infancia.
SdA é diferente, óbvio, e muito melhor q HP. A linguagem e a didática do Tolkiené bastante diferente, até pelo nível intelectual muito superior ao da JR

sinceramente, acho q dá p se gostar dos dois...... :wink:
 
ueheuheuheuheuheuhe
essa foi interessante...
rpz...eh um livro q eh pra criança...vc queria oq???
q hp morresse no segundo livro??? :?
 
bom...diga-se de passagem acho q seria ruim ateh pra jk q pararia de ganhar o rio de dinheiro q ela tah ganhando...
acho q ela naum mataria ele no segundo (e pararia de ganhar dinheiro) pq acham q seria legal...ou pq acham q hp naum morre...
se fosse assim pq frodo naum morre na hs de jogar o um anel no fogo??/
pq naum eh ele q cai e sim gollum???
se vc puder responder :wink:
 
-Filipe- disse:
preferencialmente sim... :(
mas como o livro eh pra criança tem q ter uma enrolação pra deslumbrar a vontade de continuar a ler o livro...
tem q ter historia p uma continuação ora......
 
esse topico parece aquelas coisas de rivalidade entre a loira e morena do tchan... ou briguinha de artistas de tv... eu realmente acho q se qq um passar pelas coisas superficiais q se parecem ( tipo, saum historias de magia etc e tal, rowling claro q se inspirou em tolkien...) vai ver q naum tem muito a ver naum. pra mim naum da nem pra comparar dessa maneira, eh tudo uma questao pessoal de gosto. desde a linguagem ateh o publico alvo, tudo diferente...
acho essa historia de "rivalidade" uma besteira... qdo fui ver as duas torres no cinema vinha na pipoca um poster de hp ( hehehehe, meio assim, mas a promacao era antiga...) e ela abriu pra ver e uma galera vaiou... na moral... eu gosto dos dois e prefiro senhor dos aneis por ser mais minucioso, ter uma linguagem mais sofisticada, mas acho q hp tem grandes meritos, principalmente pro publico infantil.
 
concordo...
naum sei qual dos dois prefiro, acho q sda...o filme eh mais excitante...deixa mais na expectativda...mas dai a ficar tentando comparar eh completamente estranho...e as vezes nem rola o respeito de quem gosta de um e naum gosta de outro..isso eh chato...:tsc:
 
Bom, eu adoro as obras de Tolkien, assim como gosto muito dos livros da Rowling. Acho a linguagem dela bem tranqüila e sou grata por ela estar influenciando a criançada a ler mais. É claro que considero Tolkien fenomenal pelas bases sólidas que ele criou para a história dele. Mas a Rowling também fez um bom trabalho; talvez não tão grandioso, mas ainda assim muito bom. Terminei de ler o último livro da série lançado agora há pouco e simplesmente fiquei encantada. A cada novo título ela se aperfeiçoa e a história fica mais interessante e bem elaborada.

Acredito que, se dermos uma oportunidade, podemos gostar tranqüilamente dos trabalhos dos dois autores, verificando as diferenças, as influências (no caso da Rowling) e, com certeza, aproveitando bem uma leitura super agradável. :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo