• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien vs. outros escritores

Principalmente porque à época não existiam as tais fórmulas de sucesso, não havia necessidade se se agarrar um leitor dessa forma . As pessoas ou liam ou ouviam rádio, nada de TV (difundida) nem de computador.
 
Isso Ana Lovejoy! Exatamente esse lance de "literatura pronta para beber" e "fórmula do sucesso"! Você entendeu o que eu quis dizer...

Tolkien escreveu sobre algo que o agradava, finalizou a obra e publicou... E após publicada a obra se encerra, e o que a mantém viva somos nós, que a discutimos e a revivemos após os anos...

Já no caso de Harry Potter isso não acontece... é como, desculpe a comparação vulgar, o filme Sexta feira 13, do Jason... se deixar tem trocentas partes! É igual a qualquer filme que possui seqüências demais, chega a fica banalizado e, às vezes, até ridículo!

Não desmereço o trabaho de J.K. Rowling, apenas defendo o ponto de vista de que SdA é um clássico por si só, enquanto Harry Potter é um best seller mais pela propaganda do que pelo conteúdo... Vide qualquer site aí anunciando o livro novo...

========
White Knight
 
Eu adoro os dois :obiggraz: , mas não tem como discutir : a história se SdA é muito mais trabalhada, a linguagem é mais séria e tem mais personagens, muito mais legais. :grinlove:
portanto : SdA é beeeeeeeeeemmm melhor!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Gosto bastante dos dois mas prefiro SDA. Harry Potter é bem legalzinho, mais infantil e facinho de ler e eu gosto bastante tbm. SDA já é bem mais trabalhado e pensado com muitos detalhes. Acho que é por isso que eu gosto mais de SDA.
 
Nossa, ñ há comparação justa entre Tolkien e Rowling, sem sombras de dúvida!

Os dois são bons, mas as obras de Tolkien são magníficas, deslumbrantes, inconparáveis!

Quem já leu as obras do dois com muita calma, e prestou atenção em todos os detalhes ñ pode negar que há certas semelhanças entre os dois autores e histórias. Mas é exatamente por isso que posso afirmar Tolkien é tudo!!! Simplismente ele, nada mais a dizer!!! :grinlove:
 
para melhor entender o tópico fui direto na primeira post p compreender o q ele queria dizer...

Haewhaewhae
Todu mundo que gosta de senhor dos anéis...que eu conheça... naum gosta de harry potter, e quem gosta de harry potter naum gosta de sda...
a pergunta eh: Qual dos dois vcs preferem: sda ou hp? eu sei q o forum em de tolkien e q vcs diraum que eh sda, mas quem leu hp deve ter uma opiniao concreta sobre o livro.

Eu prefiro SDA.
Mas mesmo assim gosto muito de HP.
Conheço muitas pessoas que gostam dos dois.

faço minhas as palavras do mascara negra!!!!

ps. joy, eu entendi o q o White queria dizer, só expliquei q ele não ESCREVEU correto....apenas isso.... :wink:
 
Quem já leu as obras do dois com muita calma, e prestou atenção em todos os detalhes ñ pode negar que há certas semelhanças entre os dois autores e histórias.

Concordo. Rowling se baseou em muitas coisas de Tolkien. Exemplos:
Nazgul X Dementadores
Troll X Trasgo (são a mesma coisa, mas vale a pena ser citado)
Gandalf X Dumbledore
Laracna X Aragogue
Galadriel X vellas
 
Haldir de Lórien disse:
Quem já leu as obras do dois com muita calma, e prestou atenção em todos os detalhes ñ pode negar que há certas semelhanças entre os dois autores e histórias.

Concordo. Rowling se baseou em muitas coisas de Tolkien. Exemplos:
Nazgul X Dementadores
Troll X Trasgo (são a mesma coisa, mas vale a pena ser citado)
Gandalf X Dumbledore
Laracna X Aragogue
Galadriel X vellas

Nossa, se fosse só isso tava bom! :wink:
A verdade é que nada se cria, tudo se copia. Publicitários sabem muito bem disso, e nas histórias mágicas de Tolkien e Rowling foi a mesma coisa!
 
Haldir de Lórien disse:
Quem já leu as obras do dois com muita calma, e prestou atenção em todos os detalhes ñ pode negar que há certas semelhanças entre os dois autores e histórias.

Concordo. Rowling se baseou em muitas coisas de Tolkien. Exemplos:
Nazgul X Dementadores
Troll X Trasgo (são a mesma coisa, mas vale a pena ser citado)
Gandalf X Dumbledore
Laracna X Aragogue
Galadriel X vellas

tipo, eu já dei uma resposta para isso no página anterior. se vc teve preguiça de ler, eu to com preguiça de reescrever :mrpurple:
 
O problema (ou melhor problemas do HP.) é que ele é muito pobre, mão possui uma história muito original (nada no mundo é totalmente original mas no HP há "coencidências" d+) e seguiu não para satisfazer os fãs e sim arrecadar + algumas $$verdinhas$$.
 
Só uma coisa:
Consta no AURÉLIO
Calhamaço: sm. Livro volumoso.

Quanto ao fato do livro ser comercial foi um equívoco meu, mas esse meu engano não precisa de sarcasmo alheio.

========
White Knight
 
eu li os dois e me amarrei no SdA, muito mais maduro, descrições perfeitas e personagens trabalhadas em grande detalhe, o k n quer dizer k HP n tenha isso tudo, mas há uma coisa k n tem n, o universo completo criado por Tolkien, voce ja viu k ele criou um mundo de raiz, desde o inicio. no HP foi so chegar e criar coisas possiveis de conjugar com o mundo que ja existia... HP é ligeiro, dá para ler, sem pensar muito, SdA é mais ler e consultar outros livros, querer saber mais e entrar naquele mundo... dá pra ler os dois, mas perfiro SdA, como penso k todos vocês aki também. :lily: :dance:
 
Eu li todos os livros do Harry Potter, inclusive o quinto. E acho ótimo.

De qualquer forma, não deixo de ter minhas críticas a ela, como tenho até mesmo contra as obras de Tolkien.

As qualidades da Rowling como escritora às vezes deixam a desejar. Ela ainda não se mostrou capaz de lançar ganchos de um livro para o outro (todos os problemas sempre se apresentam e resolvem no mesmo livro) e os planos malignos do vilão (Vocês-sabem-quem) geralmente são bem bobinhos.

Mas eu discordo quanto ao tom infantil. Os primeiros livros sim. São infanto-juvenis. Mas a partir do terceiro livro a história começa a pegar um tom mais sinistro e o quinto livro eu diria que já não se trata de algo que eu recomendaria para uma criancinha ler.

Uma personagem como a professora Umbridge (quinto livro) não é coisa que se possa chamar de infantil.

Há algumas coisas muito originais e criativas nos livros da Rowling! Vejo virtudes na popularização da leitura entre pré-adolecentes e eu próprio me divirto muito lendo os livros dela (e assistindo aos filmes).

Quem leu o Roverandom sabe o quanto Tolkien podia ser infantil e simples. É uma questão de estilo. Quem quer agradar crianças tem que ser simples!

Quem já leu as cartas do Tolkien certamente sabe que o Senhor dos Anéis foi escrito para ser uma continuação para o Hobbit e que o Professor vivia passando por apertos financeiros que lhe faziam um escritor tão "comercial" quanto (quase) qualquer outro.

Nesse ponto, aliás, a Rowling é muito menos "comercial" do que Tolkien. Ela já é a quarta mulher mais rica do mundo e continua escrevendo por fidelidade aos fãns. Se quisesse, poderia se aposentar, tranquilamente.

Essa não era a situação de Tolkien. Ele vivia precisando de dinheiro. Era até chato com os editores.

Tolkien chegou a tentar mudar de editora, para ver o Silmarillion publicado. Só não o fez porque a transação comercial não deu certo.

Já Rowling, por outro lado, primeiro tentou publicar seu livro por uma editora grande (o que lhe foi recusado) e depois acabou conseguindo com um editora modesta (que agora está nadando em dinheiro, tal como a autora).

A tradução das obras da Rowling é péssima. A Lia Wyler é de amargar. Mas mesmo as traduções das obras do Tolkien também não são um primor de excelência. Eles tropeçam feio às vezes (como no caso dos "duendes").

De qualquer forma, o que eu acho infantil é a suposta rivalidade. É só uma questão de identidade. Eu me identifico mais com as coisas que Tolkien escrevia, porque meu mundo cultural tem determinadas características (determinadas em muito maior medida pelo meu gosto do que pela minha idade ou status acadêmico). Há pessoas que se identificam mais com o que a Rowling escreve. Sorte delas!

A Rowling ainda está escrevendo e tem energia e disposição para acompanhar a produção dos filmes (o que os torna à prova de invencionismos ao estilo Peter Jackson). O diretor do terceiro filme (o mexicano Alfonso Cuarón) foi escolhido com o aval dela. Foi ele quem rodou o "Y tu madre también", um filme sobre os dramas (drogas, sexo, etc.) do fim da adolescência. Aposto que vai sair coisa boa.

Para quem não leu o quinto livro, eu recomendo. Acho que vai ser lançado em novembro a versão traduzida para o português. :wink:
 
na minha opnião éo seguinte......tipow, o sda é bem melhor pq tem um universo bem maior, e melhor, é mais profundo, tem uma história boa, como um outro cara falo ai, tem um vocabulário melhor e é simplesmente melhor.....quem leu sda nunca esquece, e qquem leu hp fica com ele na cabeça pouco tempo..........sda num é modinha mesmo...... sda é um livro que apaixona! mesmo eu considerando o hp muito bom :D
 
Sou totalmente radical a respeito d Harry Porta penso mais ou menos assim:
nao li, nao quero ler e tenho raiva d quem leu


Na minha opniao fãs d tolkien q perdem tempo lendo isso, não podem ser considerados :x

Se tem tempo para ler deviam tentar Arthur Clarke ou Marion Zimmer Bradley e não essa modinha inutil... :evil:


Morte a harry porta cópia de Sandman
 
Só uma coisa:
Consta no AURÉLIO
Calhamaço: sm. Livro volumoso.

Quanto ao fato do livro ser comercial foi um equívoco meu, mas esse meu engano não precisa de sarcasmo alheio.
isso deve ser comigo.... :roll: :wink:
calma cara, eu tava só brincando ok???
quando eu faço sarcasmo eu não pergunto o q é calhamaço (q eu não sabia mesmo!!!!) mas olho no dicionario e ironizo a pessoa de "intelectual".... :D


Concordo. Rowling se baseou em muitas coisas de Tolkien. Exemplos:
Nazgul X Dementadores
Troll X Trasgo (são a mesma coisa, mas vale a pena ser citado)
Gandalf X Dumbledore
Laracna X Aragogue
Galadriel X vellas
tem mais....
Entes x Salgueiro lutador
Gollum x Dobby
Gollum X Rabicho (o fato do Dumb ter dito q o harry não iria se arrepender de não ter matado o rabicho pois cria um elo no destino..... :eek: :tsc: )
Sauron X Voldemort
etc....
 
bom, eu acho que gosto é gosto e eu gosto de ler. Eu li hp e li sda. É claro que sdaé bem melhor, mais o hp não é um livro ruim, independentemente da modinha. Eu acho que desconsiderar algubs fãs de tolkien só pq já leram hp e acharam legal num ta certo não, besterada. É claro que as pessoas tem que admitir que é um livro infantil, por isso nem se compaa ao tolkien, mais mesmo assim, gosto é gosto e uma pessoa pode muito bem amar tolkien e achar o hp legalzin(meu caso) ou amar hp e achar o sda legal, ou amar sda e odiar hp, ou ou gostar de chaves e amar pão, ou...
é o que eu acho....... :amem:
 
Pra começar,Rowling "chupou" muita coisa da obra de Tolkien.Aliás,vários seres da obra dela são pura imitação,como aquele Troll fajuto,o velho mago(cópia descarada do Gandalf),tem até um Gollum versão "Gulliver" :lol: :lol: :lol: !Mas a Rowling tem alguns méritos,porém,mesmo que ela escreca mais uns 10 livros,nunca irá superar a genialidade do Tolkien
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo