• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien vs. outros escritores

~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Erunno disse:
Srta. Lovejoy, desculpa ser chato, mas eles tem um motivo p/ rixa sim. J.K.Rowling inspirou-se, e (já vi gente falar isso, mas não concordo) "apropriou-se" de alguns elementos da obra de Tolkien para criar a sua.

estou aberta a aceitar seu argumento a partir do momento que vc me diga quais são os elementos da obra de Tolkien dos quais ela se "apropriou" :wink:

Bom, primeiro desculpa por demorar a responder, é que só acesso a net na hora do almoço aki na facu.

Sinceramente, não me lembro agora de quais elementos ela teria se apropriado, mas como disse antes, eu não concordo com essa suposta apropriação, só que foi um argumento que já ouvi de outras pessoas algumas vezes. :wink:

Na realidade, eu só consigo perceber uma certa inspiração que Rowling teve na obra de Tolkien; os dois exemplos mais claros que eu tenho na minha cabeça são: Hagrid, que parece ter sido decalcado da descrição de Beorn (apenas na aparencia claro, pq o psicológico é mto diferente...) e a figura sombria de Voldemort, que aparece no primeiro livro, lembra muito a descrição de um Nazgul (novamente, apenas na aparencia)

Tem outros exemplos como esses, mas agora não me lembro.
Não acho que essa inspiração em Tolkien seja ruim, mas existem pessoas que chegam ao cúmulo de chamar isso de plágio :roll:
fazê uquê?



P.S.: Sei q não tem nada a ver, mas adorei seu novo avatar :grinlove:
 
Erunno disse:
Tem outros exemplos como esses, mas agora não me lembro.
Não acho que essa inspiração em Tolkien seja ruim, mas existem pessoas que chegam ao cúmulo de chamar isso de plágio :roll:
fazê uquê?

:think:

Mas você não acha um pouco exagerado isso? Não vou dizer que sou inocente ao ponto de acreditar que existam "meras coincidências", acredito principalmente em influências. Mas mesmo Tolkien foi influenciado quando criou sua obra (e aqui não só na questão relativa à mitologia e afins).

Ninguém compõe uma obra sem acrescentar um pouco do conhecimento de mundo que adquiriu através de livros, filmes, etc. Eu posso não ter intenção nenhuma, mas colocar um pouco da Julieta de Shakespeare em alguma personagem minha, mas (repito), como influência, e não como plágio.

Mesmo porque se for para destrinchar as duas obras nesse sentido (Voldemort/Nazgûl por exemplo), vc vai conseguir achar pontos semelhantes de todos os tipos. Por quê? Porque não existe personagem com apenas uma característica. É mais comum do que vc pensa encontrar características semelhantes de uma personagem para outra.

Erunno disse:
P.S.: Sei q não tem nada a ver, mas adorei seu novo avatar :grinlove:

:kiss:

obrigadinha ^^
esse é um dos meus favoritos :grinlove:
 
Gosto dos dois, preferindo SdA.
SdA tipow, é uma mitologia! Muito complexo e cheio de detalhes. Perfeito! HP é legal, mas comparar com SdA? Aí já é demais!
 
Gandalf -> Dumbledore :o?:
Nazgûl -> Dementador :o?:
Laracna -> Aragogue :o?:

Legolas -> Dobby 8O :mrgreen:

Coincidência??????

Outra coisa, um aspecto bastante repetitivo em HP é, como falou a Lúthien na pág. passada, o fato de sempre aparecer um perigo no início do ano letivo e ser solucionado no finalzinho.
Mas nada contra HP, que aliás, eu adoro.
 
oh, sim.

Gandalf -> Merlin
Aragorn -> Artur
Andúril -> Excalibur

:roll:

fala sério.. relações superficiais vc pode fazer entre qualquer obra.
 
Antigamente, eu era viciado em HP, pois é um livro mais infantil, mas agora que eu tô mais velho prefiro tolkien, devido a linguagem, história, etc...
 
Isso já deu muito o que falar. E todos tem uma opinião diferente, sem dúvida é uma discussão interessante e que ñ tem fim, ao menos enquanto durar a paixão por ambos os autores.

Eu li todos os livros, adorei tudo, :grinlove: mesmo, tanto Rowling quanto Tolkien. Mas Harry Potter é algo mais infantil, meio que "nada se cria, tudo se copia" inspirado nas belas histórias de Tolkien. Agora, nosso querido mestre é tudo, ele tb teve suas crises de "nd se cria, td se copia" mas foi mais além, escreveu enfrentando tudo e todos, numa época difícil, de forma inspiradora e amável. É um estilo mais adulto e com um ar de "diferencial, apaixonante, atraente..." que chama atenção, prende o leitor, faz com que ele se sinta um personagem do livro.

Resumindo, eu :grinlove: Tolkien.

:cheers:
 
Volto a repetir por desencargo de consciência. O plágio de HP pra mim não se deu com base em SDA mas em Mundos da Magia, do Neil Gaiman.
 
Re: Fico com Tolkien "all the way"

Arthon disse:
Erunno disse:
Até já me falaram que ela abrevia o nome pq o Tolkien tb abrevia!

Isso é verdade... ela mesma disse em uma entrevista que é muito fã de Tolkien e SdA, e que ela abrevia o nome numa referência ao nome dele.

Pessoalmente não gosto de HP, não li, e apesar de todos ficarem cobrando que eu leia p/ poder criticar, eu não vou. :nope:
Assim como nunca assisti Titanic e nem vou! :nope:

Acho meio bobinha essa historia de escola p/ bruxinhos! :think:
(tá! eu sei q é fantasia, e tolkien tb)

Mas é a minha opnião... nenhuma "copia" se iguala ao original.

Ela é fã de Tolkien e eu tb, mas não sou fã dela nem ela de min! :mrgreen: :mrgreen:

ué...agora fiquei encucado.....pq vc num viu???? está perdendo um dos melhores filmes já feito na história....Leonardo de Caprio e o romance é um mero detalhe...veja além disso!

Sobre essa rixa eu axo o seguinte:

Pode ser um mais infantil, um mais gradioso, um copiou do outro, mas e daí? São pra divertir o público, não misturem. Melhor que não esculhambar é incentivar a leitura, principalmente no Brasil. E isso os dois estão fazendo muito bem :wink:

Mas quando falam mal de SDA, pra vangloriar HP eu ficou irado!!!!
:x :x :x :x :x :x :x :x :x :x :x :x :x :x :mrgreen:
 
Aí tá o que eu acho o problema.
HP pode até ser escrito pra divertir, mas acho que Tolkien não pensava exatamente nisso. Ele levou tudo muito a sério. Cada detalhe, cada personagem, cada ação tinha um sentido.
Depois de ter assistido A Sociedade do Anel e ter visto Frodo quase morrer 2 vezes, eu percebi que era algo muito diferente. HP é uma daquelas história em que o herói é o idiota que fica fodão e nunca leva nem uma pedrada sequer.
Mas Frodo quase morreu. Gandalf caiu no abismo. Boromir morreu. etc.
Ou seja, ele considerou a realidade pra escrever a história (Gandalf é de uma raça poderosa e ressucitou).
Por isso minha preferência por ele. Como (acho que foi o Deriel) disse, a história é cheia de clichês e coisas que já estamos cansados de saber.
No fim, nada se perdeu e eles vivem felizes para sempre. ¬¬
 
Eru disse:
Volto a repetir por desencargo de consciência. O plágio de HP pra mim não se deu com base em SDA mas em Mundos da Magia, do Neil Gaiman.

Os Livros da Magia

o Gaiman foi elegantérrimo ao responder que não acredita que a Rowling tivesse conhecido o trabalho dele antes de escrever Harry Potter, e que achava que nem ela e nem ele foram as primeiras pessoas a mandar um bruxo para uma escola de magia.

pelo menos ele entende esse negócio de influências, etc.
 
Lady Gigi disse:
mas, nós temos que ver que HP foi escrito mais para leitores infantis. Não tem nem como você escrever um livro direcionado para as crianças e adolescentes com uma linguagem complexa como a encontrada em SDA.

Peraí. E O Hobbit? Tolkien escreveu ele para os seus filhos. Se vc pegar O Hobbit e a trilogia do SDA, vc percebe que a linguagem de um é mais fácil que o outro. Mas mesmo assim, a linguagem de HP é muuuuuuuuuuuuito mais infantil que a do Hobbit. Por isso, lógico que tem como escrever uma história voltada para o público infantil com uma linguagem melhor, personagens mais desenvolvidos, mundos complexos, etc, etc, etc...

Eu li até o Prisioneiro de Abracadabra. :lol: Na boa, depois que aparece aqueles Nazg... quer dizer Dementes-dores, o rato que se transforma no Goll...(ops errei de novo) Pedro Pedigre, perdeu a credibilidade total. :disgusti: Acho que vou parar de ler. :dance:

A J K Rôla :puke: :lol: escreveu essa merda prá fazer dinheiro.

Tolkien é muito melhor. O professores escreveu a trilogia inspirado no que acontecia a sua volta. Meu, o cara só criou um mundo, povos diferentes, cada um com sua própria língua (muito bem feitas por sinal) flora, fauna, geografia. etc, etc, etc...
Acho que não preciso falar mais nada né?

Eu lendo HP :zzz: :disgusti:

Cebelanth :mrgreen: Fâzásso do Tolkien.
 
Erunno disse:
Mascara Negra disse:
Legolas -> Dobby
Isso é muita sacanagem Máscara

Mascara Negra disse:
Porque??????
Ambos são elfos...

Eu naum me importo muito com o Legolas mas isso aí...
Nem me lembre dessa história que esse Dobby é um elfo doméstico (uma sem-vergonhice que a Rowling usou pra minimizar as mais belas criaturas).
Aí meu deus tenho que me controlar pra naum falar coisa feia ou ter um ataque.
 
Eu gosto dos dois, porém Harry Potter é mais infantil, em um mmundo mais encantado...
Senhor dos Anéis tem um tom mais sério, além de ser muuuuito mais bem elaborado.
Mesmo O Hobbit que é, teoricamente, um livro infantil, tem em certos pontos tons sombrios e bastante sérios.

Mas Harry Potter não deixa de ser uma boa leitura, o rui´m é que com o passar dos livros se torna repetitiva, ela deveria fazer como Tolkien, que com bom senso parou, quando não havi mais nada a se contar (e olha que há muitas perguntas sem respostas).
 
naum querendo arrumar briga com ninguém....mas eu acho q quem gosta d SdA deveria respeitar um pokinho mais quem lê HP pq tdo mundo q eu conheço q leu HP e naum leu SdA respeita quem lê....eu jah li HP vááárias e msm assim estou aqui, em um fórum de SdA, sem esculachar ninguém... :wink:
mas eu tb concordo q SdA tem uma história mttoooo mais rica e até msm interessante :wink:
 
Bacaxeira disse:
naum querendo arrumar briga com ninguém....mas eu acho q quem gosta d SdA deveria respeitar um pokinho mais quem lê HP....

e vice-versa. Então, querem fazer comparação (o que ainda acho um pouco sem sentido no caso desses dois livros), façam. Mas mantenham o respeito e, mais do que tudo, argumentem. Porque dizer "HP é um saco" não é exatamente uma coisa que enriquece uma discussão :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo