• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien, uma biografia - Michael White

Mohanah

Usuário
Eu ñ sei se aqui é o local correto para postar este topico, caso ñ seja, desde já me desculpem.
Está semana eu estava numa feira de livros q está tendo no Largo da Carioca (feira está muito boa por sinal) qdo me deparei com livro citado no titulo deste topico, o q eu gostaria de saber é se alguem aqui já leu esse livro e caso positivo, o q achou ? E gostaria de saber tb se existem outras bios ?
 
Eu tenho esse livro. É bom, vale a pena comprar. A Biografia boa mesmo é a escrita pelo Humphrey Carpenter, e publicada em 1992 pela Martins Fontes, e nunca mais reeditada, ou seja, não se encontra mais nas livrarias. Essa é tida como a "biografia oficial", já que o Carpenter tinha contato com o Tolkien e sua família. Originalmente ela foi lançada em 1975, se não me engano. Após, portanto, da morte do Professor, e antes da publicação de "O Silmarillion". Já a biografia escrita pelo Michael White é de 2000, eu acho. Compre, é legal.
 
É uma ótima biografia. Traz umas fotos legais do Tolkien em preto e branco. Há bastante informação que não se encontra facilmente na Internet, e dá para perceber bem o jeito que o Tolkien era, um jeito exigente com os editores, muito detalhista, preocupado com suas obras. E tem também sobre a amizade com C.S. Lewis, como eles se conheceram. É interessante sim, vou concordar com o Panda: compre :D
 
É uma biografia boa mesmo. Mas a edição brasileira ficou sofrível, tanto na tradução (onde fica evidente em vários momentos a não-familiaridade da tradutora com a Obra de Tolkien) quanto na edição (onde há cortes de vários trechos). Ainda assim, recomendo.

Quanto à biografia oficial... bem, a MF não renovou os direitos da tradução... e uma "certa editora" resolveu agilizar as coisas, então... :assobio:
 
Gabriel disse:
É uma biografia boa mesmo. Mas a edição brasileira ficou sofrível, tanto na tradução (onde fica evidente em vários momentos a não-familiaridade da tradutora com a Obra de Tolkien) quanto na edição (onde há cortes de vários trechos). Ainda assim, recomendo.
Desse lance de cortes eu não sabia. •••••••, tinha que meter processo em editoras que cortam pedaços. É propaganda enganosa vender um livro "picado" como se fosse "inteiro". ¬¬'

Gabriel disse:
Quanto à biografia oficial... bem, a MF não renovou os direitos da tradução... e uma "certa editora" resolveu agilizar as coisas, então... :assobio:
Disso eu sabia. :obiggraz:
 
Eu comprei o livro, estou na metade do 3º capitulo e já deu pra perceber logo de cara o quão ruim é a tradução, mas tirando isso estou gostando bastande do livro, eu ñ sabia q Tolkien tinha uma historia de vida tão sofrida, chega a ser comovente em alguns trechos.
 
Última edição:
Acabei de ler o livro e a minha avaliação final é que o escritor é bm meia boca e qm traduziu é uma anta (tem partes q chegam a doer o coração), o q salva mesmo é a historia do nosso querido Tolkien, mas na minha opinião ele merecia uma biografia bm melhor. Nota 7 (com bastante esforço)
 
O único erro que eu lembro de cabeça é "duendes" ao invés de "elfos", quando ela traduz o nome da ilustração "Bilbo chega nas cabanas dos elfos-jangadeiros".

Mas tem que ver que em relação ao Humphrey Carpenter, o Michael não teve tanto acesso a informações. O falecido Humphrey produziu 3 livros, se não me engano, sobre Tolkien, As Cartas, Os Inklings, e a Biografia. Ele tinha ajuda/colaboração do filho do Tolkien. Tem que ver isso também.
 
Eu gostei mesmo da biografia... e olha que não sou chegada a biografias, acho meio enfadonho livros inteiros sobre uma pessoa só... mas essa eu li em um dia e nem senti...
tem problemas, lógico, mas nem por isso deixei de gostar...^^

e sim, a tradução está uma merda....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo