1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien, uma biografia - Michael White

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Mohanah, 20 Nov 2005.

1. Mohanah

Mohanah Usuário

Eu ñ sei se aqui é o local correto para postar este topico, caso ñ seja, desde já me desculpem.
    Está semana eu estava numa feira de livros q está tendo no Largo da Carioca (feira está muito boa por sinal) qdo me deparei com livro citado no titulo deste topico, o q eu gostaria de saber é se alguem aqui já leu esse livro e caso positivo, o q achou ? E gostaria de saber tb se existem outras bios ?

2. Pandatur

Pandatur Usuário

Eu tenho esse livro. É bom, vale a pena comprar. A Biografia boa mesmo é a escrita pelo Humphrey Carpenter, e publicada em 1992 pela Martins Fontes, e nunca mais reeditada, ou seja, não se encontra mais nas livrarias. Essa é tida como a "biografia oficial", já que o Carpenter tinha contato com o Tolkien e sua família. Originalmente ela foi lançada em 1975, se não me engano. Após, portanto, da morte do Professor, e antes da publicação de "O Silmarillion". Já a biografia escrita pelo Michael White é de 2000, eu acho. Compre, é legal.

3. Smaug

Smaug Cacho

É uma ótima biografia. Traz umas fotos legais do Tolkien em preto e branco. Há bastante informação que não se encontra facilmente na Internet, e dá para perceber bem o jeito que o Tolkien era, um jeito exigente com os editores, muito detalhista, preocupado com suas obras. E tem também sobre a amizade com C.S. Lewis, como eles se conheceram. É interessante sim, vou concordar com o Panda: compre :D

4. Tilion

Tilion Administrador

É uma biografia boa mesmo. Mas a edição brasileira ficou sofrível, tanto na tradução (onde fica evidente em vários momentos a não-familiaridade da tradutora com a Obra de Tolkien) quanto na edição (onde há cortes de vários trechos). Ainda assim, recomendo.

Quanto à biografia oficial... bem, a MF não renovou os direitos da tradução... e uma "certa editora" resolveu agilizar as coisas, então... :assobio:

5. Pandatur

Pandatur Usuário

Desse lance de cortes eu não sabia. •••••••, tinha que meter processo em editoras que cortam pedaços. É propaganda enganosa vender um livro "picado" como se fosse "inteiro". ¬¬'

Disso eu sabia. :obiggraz:

6. Mohanah

Mohanah Usuário

Eu comprei o livro, estou na metade do 3º capitulo e já deu pra perceber logo de cara o quão ruim é a tradução, mas tirando isso estou gostando bastande do livro, eu ñ sabia q Tolkien tinha uma historia de vida tão sofrida, chega a ser comovente em alguns trechos.

Última edição: 22 Nov 2005
  7. Mohanah

Mohanah Usuário

Acabei de ler o livro e a minha avaliação final é que o escritor é bm meia boca e qm traduziu é uma anta (tem partes q chegam a doer o coração), o q salva mesmo é a historia do nosso querido Tolkien, mas na minha opinião ele merecia uma biografia bm melhor. Nota 7 (com bastante esforço)

8. Smaug

Smaug Cacho

O único erro que eu lembro de cabeça é "duendes" ao invés de "elfos", quando ela traduz o nome da ilustração "Bilbo chega nas cabanas dos elfos-jangadeiros".

Mas tem que ver que em relação ao Humphrey Carpenter, o Michael não teve tanto acesso a informações. O falecido Humphrey produziu 3 livros, se não me engano, sobre Tolkien, As Cartas, Os Inklings, e a Biografia. Ele tinha ajuda/colaboração do filho do Tolkien. Tem que ver isso também.

9. *Ceinwyn*

*Ceinwyn* Ogra rosa

Eu gostei mesmo da biografia... e olha que não sou chegada a biografias, acho meio enfadonho livros inteiros sobre uma pessoa só... mas essa eu li em um dia e nem senti...
    tem problemas, lógico, mas nem por isso deixei de gostar...^^

e sim, a tradução está uma merda....

Compartilhar