• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien, uma biografia: Me surpreendi enquanto lia

Eldarion

Usuário
Lendo os tópicos por ai, percebi que muita gente naum sabe que o Tolkien tem uma biografia em portugues..trata deste livro (dados recolhidos no site "Submarino.com.br"):

J.R.R. Tolkien: uma Biografia H
HUMPHREY CARPENTER

Sinopse:
Minuciosa biografia do autor de "O Senhor dos Anéis", a obra monumental que inaugurou o gênero da fantasia. Além de relatar a vida de Tolkien, o biógrafo procura descrever a formação do mundo mítico criado pelo professor inglês.

Resenha: Trabalho de um verdadeiro entusiasta

Mais que um romancista, John Ronald Ruel Tolkien foi um demiurgo. Elaborou todo um Cosmo, coerente em suas próprias leis, complexo ao ponto de apresentar História, Geografia e até línguas próprias. Este mundo adquire vida própria, levando-nos a esquecer de que se trata de uma obra da imaginação, sujeita às experiências de seu autor. Qualquer biógrafo de Tolkien não poderá deixar de contar também a história dessa criação. Humphrey Carpenter mostrou-se à altura do desafio. Não omite detalhes na biografia propriamente dita, o que talvez seja um exagero: exceto pela participação na I Guerra Mundial, não há nada de singular na vida pacata de um professor católico, monogâmico e inglês. A minúcia passa a render frutos quando Carpenter se debruça sobre a vida intelectual de Tolkien, as pesquisas linguísticas que resultaram tão importantes em sua obra literária, seu círculo de amigos literatos, especialmente o poeta e romancista C.S. Lewis.
O melhor, porém, é o que a biografia conta da obra do escritor. Rir-se-ão os fãs de Tolkien ao saber que Tom Bombadil foi inspirado num boneco de madeira de seu filho; lerão com avidez as cartas em que Tolkien comenta as passagens de "O Senhor dos Anéis". Os que conheceram "O Silmarillion" deleitar-se-ão com aquela passagem quase mágica em que, num antigo poema anglo-saxão, Tolkien se emociona ao ler pela primeira vez o nome de Eärendil. Pérolas como esta (e há muitas outras) só poderiam ter sido recolhidas por um verdadeiro entusiasta. Apesar de afirmar que tentou escrever sem ensaiar julgamentos críticos, Carpenter não consegue esconder o fascínio por seu biografado. Ainda bem. -- por Renato Domith Godinho

Editora: Martins Fontes
ISBN: 8533600496
Ano: 1992
Número de páginas: 314
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

- Endereço direto do livro no "submarino": http://www.submarino.com.br/books_p...y=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=63330&ST=SE

- Endereço da capa: http://www.submarino.com.br/images/books/cover/63330.jpg


"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
Minha felicidade foi por água abixo quando eu vi o escrito vermelho emoldurado e em maiúsculas: ESGOTADO

"Você tem a problemática e eu a solucionática"
-Dadá Maravilha
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo