1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien...um sujeito difícil de lidar...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Pandatur, 13 Out 2002.

  1. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Lendo a biografia escrita por Michael White, pude perceber que não era fácil lidar com Tolkien.Se o que White diz for verdade, realmente contrariar as idéias do velho Ronald dava muito pano pra manga...
    Tolkien era perfeccionista ao extremo e achava que todo mundo devia ser igual a ele...dizia que C.S.Lewis escrevia rápido demais, não deixando as idéias "amadurecerem"...Também não gostava de TV, rádio, música e nem do teatro e da literatura moderna...achava que a tecnologia nada trouxe de benefício para o homem.Segundo White, na época da publicação de O Hobbit, Tolkien foi extremamente exigente e deu "trabalho" pros editores (nesse ponto eu concordo com o JRR...o livro tem de sair do jeito que o escritor deseja...na medida do possível).
    Não quero criticar Tolkien dizendo que ele era isso ou aquilo...ele realmente era um hobbit...nasceu pra viver na Terra-Média e não num mundo conturbado como o nosso...o fato de não gostar de tecnologia é claramente aceitável, já que na época em que viveu muita coisa ainda engatinhava, inclusive a medicina em certas áreas.Não gostar do teatro e da literatura moderna também é aceitável...o que ele gostava mesmo era de épicos medievais e pré medievais...
    Na verdade o que quero dizer é que Tolkien era um sujeito atípico, um cara que não se vê com facilidade por aí...tinha personalidade forte,bem formada...bem...era um ser humano...
     
  2. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Oras isso é natural... Isaac Newton por exemplo era facilmente irritável, sensível a quaisquer críticas à sua pessoa, extremamente vingativo, paranóico e até certo ponto bem arrogante quanto ao seu (óbvio) intelecto superior. Ou seja, como vc disse, era um ser humano.
     
  3. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Pois é....tem gente q divinisa Tolkien e outras figuras famosas e esquecem q somos todos humanos....
    Bom....mas é meio estranho...tipo....da pra imaginar o Tolkien fazendo cocô(q falta de respeito)?Ou a Liv Tyler......é estranho....mas todos eles também comem,bebem,fazem tipo 1 e 2 no banheiro, choram, brigam.....morrem....
     
  4. Qual é o problema, eu não quero nem saber dele, desde que as suas obras sejam boas, já tah mto bom.
     
  5. egoNullius

    egoNullius Usuário

    Esse é um ponto importante. Após ler a biografia do professor escrita por Michael White, finalmente derrubei de vez a idealização que tinha quanto à pessoa de J.R.R. Tolkien. Você acaba percebendo o quão humano ele é, chato às vezes, exigente e perfeccionista e suscetível a erros como qualquer outro ser humano.

    Por essa biografia afirma-se muitas coisas sobre Tolkien que são difíceis de imaginar conhecendo-se apenas sua obra. Os valores bons e até mesmo religiosos que ele emprega não significam em si que o autor é assim, porém é essa a impressão que se fica.

    Gostei muito dessa biografia, pois, você desmistifica muito coisa sobre o professor. Ele tinha inveja sim, e daí? Todos nós temos. Ele tinha gênio forte e não dava o braço a torcer, e daí? Muitas pessoas que eu conheço são assim. Todos são seres humanos e isso é o interessante de se perceber.
     
  6. Pandatur

    Pandatur Usuário

    egoNullius
    Falou e disse.
     
  7. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Elrond Meio-Elfo disse:
    ouvi disser que esse cara vivia isolado não falava com ninguém e que sópublicaram suas teoria (coisas banais como a teoria da gravidade) depois que ele morreu.

    eu já achava que o tolkien era perfeccionista. é só ver o tempo que ele levou pra escrever o SdA, o fato dele nunca ter publicado o silma por nunca achar que tinha ficado bom... era meio exentrico, mas, e daí? qual artista não é?
     
  8. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    "Coisas banais" como a teoria da gravidade??????????????????????????????????????

    O "Principia", o livro mais importante da história da raça humana e escrito por Newton, o colocou no topo da lista de ser humano mais inteligente que já existiu. Ele ganhou seu reconhecimento em vida ainda e não depois de morrer. Agora não é só porque ele era inteligente que deixava de ser um grande cu-zão!!! Hehehehehe....
     
  9. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro



    8O pelo amor de deus, eu estava sendo irônico!
     
  10. Dheano Elwin

    Dheano Elwin Usuário

    acho que, com uma mente brilhante daquela, devia ser um Deus nos acuda entender... voce pode percerber isso com pessoas inteligentes e pessoas muito burras... Voce nunca entende nada...
     
  11. Linda Sacola

    Linda Sacola Usuário

    E tbm dismistifiquei a imagem de "Tolkien pessoa" qdo eu li as Letters. Mas pelas cartas dá para perceber q apesar de gostar das coisas certinhas e ser um perfeccionista ele era muito simple e trabalhava para caramba, alias camelava.

    Mas com relação ao lançamento do Hobbit o q ele sempre pedia para consertar algumas coisa, mas sempre como muita humildade e educação, e era tão perfeccionista q as vezes estava disposto a pagar para ter estas. Mas nem tudo saiu como queria.

    Mas era tão carinhoso com os filhos e amigos e querido pelos filhos.
    Mas sempre era uma pessoas sempre educada e simpatica nas cartas
     

Compartilhar