1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien tinha todas as respostas?...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por N'liärien, 17 Ago 2006.

  1. N'liärien

    N'liärien Banned

    Caríssimos, veio-me à mente esta pergunta, quando eu reli o seguinte trecho de uma das cartas de Tolkien {Carta nº 211}:

    "14 de Outubro de 1958 - Merton College, Oxford
    Cara Senhorita Beare,
    (...) Eu não sei todas as respostas. Muito do meu próprio livro me confunde; em todo caso muito dele foi escrito há tanto tempo atrás (qualquer coisa até 20 anos) que o leio agora como se fosse escrito por uma mão estranha.
    ...
    Questão 3: Quais eram as cores dos dois magos mencionados mas não nomeados na trilogia dos Anéis?
    Eu não citei suas cores porque não sei quais são. Duvido que eles tivessem cores distintas. A distinção só foi requerida no caso dos três que permaneceram na área relativamente pequena do Norte-Oeste. (sobre os nomes, veja a questão 5) Eu realmente não sei nada a respeito dos outros dois - uma vez que eles não concernem a história penso que tenham ido como emissários para regiões distantes, Leste e Sul, longe e fora do alcance Númenoriano: eles foram como missionários em terras 'ocupadas pelo inimigo', como estas eram. Que sucesso eles tiveram também não sei; mas receio que falharam, como Saruman falhou, entretanto de modos diferentes; e suspeito que eles foram fundadores ou iniciantes de cultos secretos e 'tradições mágicas' que sobreviveram a queda de Sauron."
    __________________


    Então, eu questiono: o inquestionável gênio Tolkien tinha todas as respostas para todas as questões de sua obra?

    Talvez, diante do que ele mesmo disse, na carta citada, este tópico seja até desnecessário, mas será que ele não estava apenas sendo humilde, quando afirmou não ter todas as soluções?...
     
    Última edição: 17 Ago 2006
  2. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Acho que ele realmente não sabia como acabavam todas as histórias.
    Um bom exemplo disso são os dois Istari que Tolkien nunca definiu exatamente que fim levaram, apesar de nos fornecer algumas pistas, por vezes contraditórias...
    Creio que a Terra média estava em constante desenvolvimento na cabeça dele, e epla grandiosidade da obra é normal que alguns fatos o próprio autor não saiba esclarecer...
     
  3. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    É claro que ele não sabia todas as resoluções de suas histórias. Mesmo porque não interessava.
    Agora coisas sobre o texto principal das histórias ele sabia sim, como vemos em várias respostas que ele dá nas cartas...

    ***As vezes me pergunto se ele não criava algumas coisas quando respondia as cartas...por exemplo: "Que sucesso eles tiveram também não sei; mas receio que falharam, como Saruman falhou, entretanto de modos diferentes; e suspeito que eles foram fundadores ou iniciantes de cultos secretos e 'tradições mágicas' que sobreviveram a queda de Sauron."
    Não parece uma coisa escrita na hora???
     
  4. Fëanarsil

    Fëanarsil O Espírito de Fogo Brilhante

    ou ele estava sendo humilde, ou estava de cansado de responder perguntas...rs
    mas acho q o mais provavel seja que ele não saiba mesmo todas as respostas e acabe criando muitas na hora, como Menegroth citou.

    Já tentou escrever um livro?? então imagine escrever um mundo...rs...dificil, né?

    acho que é isso...

    Fëa... :assobio:
     
  5. Tecumseh

    Tecumseh Andarilho

    Acho que a obra transcendeu o criador, e Tolkien sabia disso. Em outras palavras, toda a história de Senhor dos Anéis, desde o Silmarillon até o fim, ficou tão grandiosa que praticamente criou vida própria, e Tolkien não tinha mais controle sobre ela.
     
  6. Fëanarsil

    Fëanarsil O Espírito de Fogo Brilhante

    ele tanto criou vida, que vive desde aquela época, até os dias de hoje, e mesmo assim cada dia que passa, mais pessoas descobrem a obra e se apaixonam por ela, tome como exemplo esse forum...veja a pessoa mais antiga e veja que todo dia alguem novo se cadastra.
    e o mais legal é que essa obra serviu de exemplo e inspiração para tantas outras obras...
     
  7. Rufgand

    Rufgand Venus, Vina, Musica

    Bem...essa seria a explicação "lógica" do fato. O mundo que ele criou se tornou tão grandioso que, de certa forma, fugiu ao seu controle.

    Mas devemos tb considerar que, para dar verossimilhança a sua obra, Tolkien se denominava como tradutor dos relatos de um certo Eriol, além do próprio Livro Vermelho. Como esses relatos não foram completos, Tolkien, como um tradutor, não teria como saber de tudo o que ocorrera em épocas tão remotas. Essa é a explicação "fantasiosa" dessa ausência de informações sobre alguns aspectos da obra.
     
  8. Fëanarsil

    Fëanarsil O Espírito de Fogo Brilhante

    Sim, também encaro esta como sendo um forma bem criativa de explicar.
    Mas o legal é que nas cartas ele mesmo fala que não tem todas as respostas do que escreveu. talvez pelo fato de ele ter escrito a tradução de algo.
     
  9. Tecumseh

    Tecumseh Andarilho

    Ele estava escrevendo como costumava se escrever na Idade Média. Naquela época, era considerado duvidoso e sem credibilidade o escritor que não baseasse seus contos em algum pergaminho antigo ou um livro perdido.
     
  10. Rufgand

    Rufgand Venus, Vina, Musica

    Por isso acho Tolkien ainda mais f***!! :lol:

    E ele conseguiu fazer isso com tal maestria, que a história que ele conta qse se torna crível. Louvado seja o Mestre!! :cerva:
     

Compartilhar