• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien tinha preconceitos?

Status
Fechado para novas mensagens.
Olá Pessoas

Vocês acham que Tolkien tinha algum preconceito com relação a cor das pessoas, ao país de origem? Será que seu estilo de vida, dentro e fora da academia tratou de dar esse comportamento?

Gosto muito das obras do Tolkien, amo de verdade, mas não sei porque as vezes eu acho que como o professor não conhecia todos os povos ele tinha uma pontinha de preconceito, não que fosse algo de maldade com dolo, mas devido as circunstâncias da época em que viveu, das grandes dificuldades que o mundo estava passando, aos diferentes estilos de atuação dos governos de vários países...as várias barbáries que presenciou numa Europa, África e Ásia bem conturbada.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>

O que acham?<o:p></o:p>
 
não creio nisso. Ele era até bem a frente de seu tempo ao ser contra antisemitismo e racismo.

Mas com certeza era contra o homossexualismo, como um bom católico conservador que era, mas isso não implica jamais em homofobia.

Essa posição vilanesca de certos povos na obra se deve mais a construções conceituais e históricas que a preconceitos.
 
É difícil dizer. Nas obras dele claro que há várias diferentes raças e vê-se claramente que há superioridade entre uma delas com relação às demais. Mas isso não leva em conta critérios de cor. E, além do mais, é apenas uma conjectura do mundo criado por ele.

Acredito que justamente por todos os horrores que presenciou nas duas guerras Tolkien fosse um cara sem preconceitos, ao menos sem preconceitos escrachados ou sem os preconceitos que "foram moda" na época da segunda guerra.

Quanto à cor... também é difícil dizer. O Europeu geralmente não gosta do negro, por todo aquele histórico de submissão que ele próprio, Europeu, iniciou. E na época em que Tolkien viveu o negro era muito mais marginalizado do que hoje. Nos EUA nem podia andar no mesmo ônibus que os brancos e, se andassem, teriam de andar de pé. Tolkien em muitos pontos de sua obra costuma destacar a beleza elfica enfatizando a cor branca de sua pele. Mas talvez isso seja uma preferencia dele, que não caracteriza "preconceito" propriamente dito, pelos menos não explicitamente.

Realmente, nunca vi artigo ou texto qualquer sobre esse ponto. Creio que seria interessante e agora fiquei tentado a pesquisar.
 
Não sei também, em algumas obras da pra ter uma ideia disso..como Roderick mesmo disse, mas, não sei se ele levava isso pra sua vida particular.. é dificil definir.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo