• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien tinha preconceito?...

Ok, começo a concordar que podem existir tendências preconceituosas nas escolhas de Tolkien XD, mas não acho que ser enganado por Sauron seja uma forma de rebaixar os sulistas a povos inferiores. Muitos personagens considerados de linhagem "nobre" foram influenciados por Sauron ou Morgoth, como Feänor e Sauruman (se bem que Sauruman foi mais vítima da própria sede de poder do que de Sauron, mas tudo bem, isso também pode ser considerado fraqueza, acho :D).
 
Eu tenho uma certa teoria sobre esse assunto!
Ela se baseia na questão que os negros primeiramente vinheram da África no inicio da colonização. Eles eram considerados pelos brancos como selvagens pelos seus costumes e crenças. A partir disso Tolkien pode então fazer uma referencia a isso nas suas obras, mas isso não é uma forma de preconceito racial.
 
Isso que eu penso, também. É claro, levando em consideração muitas outras coisas...
Mas daqui a pouco vem o Mene e diz: "Na verdade tem a ver com a geografia... :blabla:
 
Primeiro, excelente tópico! Adoro quando história e sociologia se intromentem nas discussões. :D

Segundo: não se apavorem tanto em admitir que Tolkien tinha preconceitos. É extremamente natural e necessário termos preconceitos. Significa que temos uma idéia pré-concebida acerca de um tema. Como por exemplo, um preconceito sobre agulhas: sabemos que elas furam. O exemplo é simplório, mas acho que esclarecedor.

Entretanto, a vinculação de preconceito com discriminação está consagrada. Por isso, às vezes, preferimos o termo pré-conceito.

Terceiro: Acho altamente pretensioso e ingênuo querer exigir de Tolkien uma visão contemporânea de assuntos ainda hoje tabus na sociedade. Ele não escreveu ontem, mas há aproximadamente 50 anos. Outras concepções de etnia estavam em voga. Havia toda a questão dos nacionalismos que infundem a idéia da valorização da nação. O que acaba por gerar uma certa xenofobia e conceito de superioridade nacional.

Enfim, outras idéias circulavam, que diferentes das nossas hoje.

Quarto: corrijam-me se eu estiver errado, mas os drúedain não eram brancos, eram? E eles não eram "vilões", eram?



Acredito que essas são perguntas-chaves do tópico e da possível questão do preconceito ou não de Tolkien.

O único motivo que vejo para definir Tolkien como preconceituoso é a escolha geográfica que ele fez para basear seus heróis. Mene bateu bastante nessa tecla. Mas veja, porque ele escolheu justamente aquela região, possuidora daquelas características para serem aliados do Inimigo?

A obra é claramente européia. Tolkien admite isso. E não há nada errado. Também não vi japoneses em "Iracema" do José de Alencar. Porém, isso se torna pretensamente preconceituoso apenas quando a etnia predominante na obra literária representa a etnia socialmente dominante. É o caso de "O Senhor dos Anéis". Entretanto, penso que seria apressado caracterizar Tolkien como preconceituoso apenas nisso. Afinal, não é dito que todos os sulistas (negros) são malignos, nem que todos os rohirim ou gondorianos são bons. Exemplos contrários a esses últimos são razoavelmente freqüentes. Não é um determinismo moral vinculado à etnia.

Para concluir, se trata de uma visão inglesa/européia, lugar onde o autor cresceu e admirou. Portanto, acharia muito mais justo definir a obra de Tokien como nacionalista do que como preconceituosa etnicamente.

:clap:

Perfeito. Sintetiza tudo o que dissemos. Mas permita-me só discordar quando você não faz um link entre nacionalistas e racistas. É estreito mas há uma certa tendência de um ser o outro e o outro o um.
A exemplos claros na história que tudo começou com um nacionalismo e terminou num massacre.

Mas não significa que a obra possa ser nacionalista sem racismo.
Pode parece ingenuidade da minha parte, mas eu juro que não entendo onde há preconceito. Só porque não há um Elfo de cor de pele Negra, ou um Hobbit cristão ou um Valar Judeu?

Eu ainda não li alguém dizendo assim: Mene, é preconceituoso porque Tolkien só botou negro na história do lado do mal, mas ai caimos no
..
Mas daqui a pouco vem o Mene e diz: "Na verdade tem a ver com a geografia... :blabla:
Sim Asquinha, na parte geográfica da história. E todo preconceito precisa ser analisado pela sua parte geográfica sim.

E se me disserem: "Mene, é preconceituoso porque Tolkien só botou negro na história do lado do mal" - irei dizer: Esse preconceito está na sua cabeça.


Nem preciso acrescentar mais nada. Está aqui, o preconceito existia por parte da população da Terra-média. Mais claro impossível. Para vários povoados que viviam isolados um dos outros por distâncias quilométricas, qualquer evento que alteresse seus modos de vida radicalmente, como a chegada de invasores ou de outros povos em fuga, a reação mais que natural dos aldeões é a hostilidade irracional contra a aparência, seus costumes e falas diferentes dos estrangeiros.

Elring, permita-me discordar dessa parte que botei em negrito no seu comentário. Isso (que está em negrito) é sobrevivência. Povo nenhum, de lugar nenhum vai aceitar a imposição de outra cultura , religião etc... sem resistir.
Pense que o mundo inteiro é a sua casa. Você, seu pai e sua mão. Enfim, vocês religiosamente acordam as 9:00, fazem uma oração antes do café, cuidam da pintura externa da casa que tem que ser verde (segundo a suas crenças) e não querem tecnologia dentro de sua grande casa.
Dai, um dia, vem três homens, educados mas vestidos de maneira extranha e pedem para tomar um pouco de água. Você os deixa entrar, e eles começam a querer mudar a cor da sua casa para vermelhor porque o verde é a cor de um demônio (nota: o verde é a cor do seu Deus), querem que parem de orar antes do café porque trás azar e querem, por terer salvo vocês de uma suposta maldição do demônio verde que passem metade da casa para o nome deles. Você vai fazer isso ou vai manda-los embora na base da pancada?

Não é preconceito seu. Porque praticamente aqui o preconceito foi deles por não aceitarem como o seu mundo era.


Não quero defender nem me indispor com ninguém, mas acho que vc nem precisava ter dito isto. E como moderador, vc também devia usar o FALE CONOSCO para reclamar de posts de usuários que julga ofensivos, contra você. A regra vale para todos e cabe aos administradores tomar medidas certas, julgando o que lhes foi dito.
Eu o fiz Peonia. Tá lá a minha reclamação e a citação de tudo que aconteceu a disposição da administração do Fórum.
Ele me atacou gratuitamente e eu só expliquei como proceder para que no futuro não ataque a qualquer moderador que esteja somente argumentando em um bom tópico.
E a resposta dele, logo abaixo a esse post seu, sintetiza bem o que ele quer.

Ok, começo a concordar que podem existir tendências preconceituosas nas escolhas de Tolkien XD, mas não acho que ser enganado por Sauron seja uma forma de rebaixar os sulistas a povos inferiores. Muitos personagens considerados de linhagem "nobre" foram influenciados por Sauron ou Morgoth, como Feänor e Sauruman (se bem que Sauruman foi mais vítima da própria sede de poder do que de Sauron, mas tudo bem, isso também pode ser considerado fraqueza, acho :D).

Mas ai é que tá beatrizvexille, Nem um ser pode ser culpado pelos seus atos quando influenciados por Sauron (veja, qualquer ser que não podia rivalizar em poder com ele, Saruman poderia ao menos tentar resistir mas se doou na primeira pedida).
 
é um dizendo que não podemos separa a obra do autor, é outro dizendo que não podemos levar ao pé da letra o que tá escrito na obra. Assim eu não sei o que faço....:lol:

Eu ainda to esperando uma passagem se quer do SdA, Silma ou afins em que possamos debater o preconceito existente nela.

Já foram citadas várias, aqui...principalmente as caracteristicas atribuidas aos homens do sul como de pele escura e serem maus e por aí vai...

Cite uma passagem que esteja explicito o não preconceito.

Mene, falo de preconceito pois, mesmo antes de saurom e depois de saurom aquele povo já era mau por natureza, o que saurom fez foi apenas instigar ainda mais a a maldade que existia dentro deles, ou seja tolkien já os taxou de maus antes de Saurom como, e continuou taxando-os depois de saurom, pois aragorn como rei lutou muitas batalhas para adquirir o respeito daquele povo.

Por que não poderia existir pelo menos um homem daquele do lado dos homens, um convertido como grande general de gondor ou roham, pelo menos um de pele escura lutando do lado do bem, isso já seria suficiente para evitar uma discurssão nessas proporções.:yep:
 
Vejam colegas, fica claro que - mesmo que ele diga que não faz alegorias mas faz - os europeus seriam superiores porque foram abençoados com sangue élfico e sabedoria dos Valar, mesmo que longínqua. O pobre "resto" do mundo - tudo que não seja Europeu ou seja uma visão ultramoderna exclusória - simplesmente levou azar, afinal, teríamos sangue haradrin.. aqueles traidores... estamos condenados mesmo, não adianta fazer nada.
É a típica visão do séc. XIX e moderna --> Europa centro do mundo e resto é resto, sem distinção.

Embora tenha certeza - e absoluta certeza - que senhor dos anéis não seja obra que propague e faça apologia ao racismo também tenho certeza que o professor não era tão inocente a descrever como maus, sempre maus, traidores, retrógrados e tudo que há de ruim tudo o que não fosse daquele centrinho Valar/Europeu/Gondor/Branco, se é que vocês me entendem.

Valeu.

Li esse trecho e achei interessante, realmente é algo que também me incomoda na obra, é um puxasaquismo com essas linhagens, e o resto que não deu a sorte de ter o sangue "abençoado", não vale nada?
Não é o sangue que faz nada, mas sim a transmissão da cultura, mas nesse regime absolutista da terra média, onde pra se tornar Rei bastava nascer Principe acho difícil ser diferente.

Tiramos pelo Theoden, na minha opinião o [SIZE=-1]Éomer já deveria ser o Rei a alguns anos, mas tinha que esperar o velho morrer né, e o povo era vítima da má gestão rsrsrs
Até o melhor cavalo era Branco, da linhagem dos Mearas, o Rei dos Cavalos, e só por isso os outros obedeciam ele, pára com isso, Scadufax era bonitão e tudo mais, mas por que os outros cavalos ficavam babando nele?
O Mago também, só ficou forte depois que ficou Branco...
A árvore que cor que era? Branca!!!
E a Torre que cor? Branca!!!
O conselho por incrível que pareça era de que cor? Branco!!!

Brincadeiras a parte, na minha opinião o livro em algumas partes demonstra um certo racismo, um pouquinho de preconceito, mas nada que possa ofender alguém, não podemos desconsiderar que na realidade isso existe, e naquela cultura não seria diferente, e Tolkien não tinha o objetivo de criar um mundo cor de rosa.

Abraço!
[/SIZE]
 
Li esse trecho e achei interessante, realmente é algo que também me incomoda na obra, é um puxasaquismo com essas linhagens, e o resto que não deu a sorte de ter o sangue "abençoado", não vale nada?
Não é o sangue que faz nada, mas sim a transmissão da cultura, mas nesse regime absolutista da terra média, onde pra se tornar Rei bastava nascer Principe acho difícil ser diferente.

Tiramos pelo Theoden, na minha opinião o [SIZE=-1]Éomer já deveria ser o Rei a alguns anos, mas tinha que esperar o velho morrer né, e o povo era vítima da má gestão rsrsrs[/SIZE]
[SIZE=-1]Até o melhor cavalo era Branco, da linhagem dos Mearas, o Rei dos Cavalos, e só por isso os outros obedeciam ele, pára com isso, Scadufax era bonitão e tudo mais, mas por que os outros cavalos ficavam babando nele?[/SIZE]
[SIZE=-1]O Mago também, só ficou forte depois que ficou Branco...[/SIZE]
[SIZE=-1]A árvore que cor que era? Branca!!![/SIZE]
[SIZE=-1]E a Torre que cor? Branca!!![/SIZE]
[SIZE=-1]O conselho por incrível que pareça era de que cor? Branco!!![/SIZE]

[SIZE=-1]Brincadeiras a parte, na minha opinião o livro em algumas partes demonstra um certo racismo, um pouquinho de preconceito, mas nada que possa ofender alguém, não podemos desconsiderar que na realidade isso existe, e naquela cultura não seria diferente, e Tolkien não tinha o objetivo de criar um mundo cor de rosa.[/SIZE]

[SIZE=-1]Abraço![/SIZE]

Perfeita colocação não poderia ter sido melhor citou todos esse fatos, e complemento, os nazguls tinham capas negras, os cavalos malignos eram negros, a torre de bara dûr era negra o sangue dos orcs e trolls era negro e por ai vai...
 
Pessoal, espero que não seja incômodo, mas responderei alguns posts um tanto antigos porque não tive tempo (provas finais na faculdade, estudos paralelos pra fuvest, blablablá...):

Antes de tudo, gostaria de pedir desculpas por um erro meu, que percebi após ler os posts da Prímula e da Beatriz. Em alguns posts disse algo desse tipo: o fato dos povos sulistas e orientais terem sido enganados por Sauron indicava uma certa 'fraqueza de espírito'. Por completa falta de atenção, me expressei mal ou pelo menos de forma incompleta, o que pode dar margem a vcs pensarem que defendo uma posição contraditória. Como alguns já haviam dito, os noldor e os númenorianos, além de outros exemplos de pessoas "grandiosas" também foram enganados pela malícia de Sauron. De forma alguma, tais povos deixam uma visão negativa a respeito de seu poder e influência no universo da Terra-média. O que eu queria dizer, e acabei não dizendo, é que, de acordo com minha interpretação da obra, os povos sulistas e orientais parecem fracos devido ao fato de, ao longo de mais de 3000 anos, sempre terem sido submissos a Sauron e nunca terem se rebelado contra ele (até onde sabemos). Afinal, se na Segunda Era, os eldar e os edain foram enganados por Sauron, foram justamente eles que reduziram o poder do Senhor do Escuro ao pó. Isso indica que esses povos tinham um poder e influência enormes.
Enfim, novamente peço desculpas pela falta de atenção.

Ah, e a FAQ do Deriel realmente é extremamente esclarecedora, reúne muitos argumentos citados aqui de forma sucinta e abrangente; também recomendo fortemente às pessoas interessadas no assunto. Mas acho bom lembrar que o Deriel escreveu isso:
"Sendo um fã parcial, e considerando que eu posso ter deixado de citar vários pontos, apreciaria quaisquer outros argumentos, de ambos os lados."

Sobre os posts anteriores:

Menegroth, responderei somente a alguns trechos dos seus posts pra não ficar nada muito mais enorme do que já está, espero que não se importe em eu não colocá-los na íntegra:
Não fica claro não. Não tem nada claro na sua colocação. Me diz onde é que na obra diz que "os europeus seriam superiores porque foram abençoados com sangue élfico e sabedoria dos Valar, mesmo que longínqua. O pobre "resto" do mundo - tudo que não seja Europeu ou seja uma visão ultramoderna exclusória"...
Nem procura, porque não tem.

Não tem? E Elros Tar-Minyatur? Além do mais as Três Casas dos Edain foram as únicas a conhecer a tradição dos Valar, através dos elfos, e os filhos de Beren e Tuor foram humanos tipicamente 'europeus' e os primeiros (e uns dos poucos) a serem 'abençoados' com sangue élfico.

Eu não sei porque a comparação tola com a Europa porque não era a Europa.

Essa eu realmente não entendi, o próprio Tolkien comparava a Terra-média com a Europa. Não precisamos ir muito longe pra encontrar isto, é só ver aquela FAQ que o Deriel postou. Não quero passar por alguém com mania de julgar os outros mas acho que vc foi um tanto infeliz na sua colocação, Menegroth. Outras pessoas podem ler isto e pensar que comparar a Terra-média com a Europa realmente é algo 'tolo' e que não colabora em nada para o entendimento da obra.

Eu não convivi com Tolkien, e acredito que ninguém aqui nesse fórum tenha convivido. Então não posso dizer "Ele não era racista". Mas posso dizer que a obra dele não era. Posso dizer também que o preconceito está justamente na cabeça de quem tá afirmando nesse tópico que existia preconceito.

Sinceramente, espero de coração que eu tenha entendido errado o que vc falou e/ou que você tenha se expressado mal. Você pode achar que a obra não é preconceituosa, você pode achar que o preconceito está em quem tal opinião, enfim. Pra mim, qualquer coisa diferente disso é querer ser dono da verdade.

Mais uma que não sei da onde você tirou e ainda por cima você se contradiz.
Os Ocidentais não eram maus, não eram traidores de nada pois eles tinham os próprios costumes reinos e tudo mais. E que história é essa de "centrinho alar/Europeu/Gondor/Branco"?????????8-O
Tá vendo... O PRECONCEITO TÁ SÓ NA SUA CABEÇA...

Creio que foi apenas o modo que o Grlopez encontrou pra expressar a opinião dele. Pode ter sido um jeito um tanto quanto áspero ou talvez um pouquinho confuso, mas não vi contradição. E eu também não vi onde ele manifesta preconceito, se é que vc quis dizer isto.

Caso Sauron não existissem os elfos iriam se espalhar pelo resto da T-M assim como homens e todos viveriam em paz ou em algumas pequenas pelejas e tudo mais. Ia aparecer um doido com certeza que iria querer armar um exército e dominar alguma região mas seria logo posto em seu lugar porque por se tratar de simplesmente um homem ou um elfo não conseguiria ludibriar tão facilmente os outros. E por fim talvez os elfos se misturariam aos povos negros e pronto... cadê o preconceito. ?

Essa eu também não entendi. Você supôs uma situação hipotética, até bastante 'longe' do que vemos na obra, pra mostrar que não existe preconceito, foi isso? Tipo, se eu quiser mostrar que não existe gravidade eu posso supor uma situação hipotética em que eu dou um impulso e saio voando por aí? Cara, por favor, me explique.

Não Gabriel. Não fui hostil e nem serei, aliás nunca fui com ninguém aqui do fórum. Se te pareceu peço desculpas publicamente.

Quanto a isto, eu agradeço e aceito seu pedido. Também peço desculpas publicamente se pensei 'mal' de vc sendo que não era sua intenção ser hostil. Mas, se me permite o conselho, dizer que o preconceito está na cabeça das pessoas que têm tal opinião (de que existe o preconceito na obra) não parece ser a melhor forma de contribuir pra essa discussão, além de poder gerar uma sensação de coisa pessoal (por isso a minha 'reclamação' no post anterior).

A minha ênfase é justamente porque vejo nas suas afirmações os mesmos preconceitos que eu vejo em vários lugares. Por exemplo.
- Ai tadinho, só porque ele é negro.
- É porque é pobre. Se fosse rico não ia preso.
- É branco, porque se fosse negro iria ser jogador de futebol.

É a mesma coisa em dizer que há preconceito porque os orientais eram negros. Consegue entender?

Consigo entender, mas não vejo como os meus posts indicariam que eu defendo uma visão tão simplista.

Mas os negros poderiam sim viver entre os elfos como viveram no começo de tudo.

Como assim, no começo de tudo? Em Cuiviénen? Não lembro de ter lido algo que sugerisse a diversidade de etnias.

Sabia que ia começar a choradeira.
Deixa eu explicar uma coisa.
Ser membro da moderação não é só ficar olhando se babacas começam a tumutuar o fórum. É também verificar tudo o que está sendo falado em relação as informações das obras. É ver e intervir quando por exemplo alguma informação errada está sendo postada.

Então, todas as vezes que alguém, seja você (e honestamente não estou nem ai se você acha ou não que tenho algo contra você) ou qualquer outra pessoa que disser algo que não está de acordo com o que está nas obras, irei intervir.
Sua opinião vale e muito mas não basear ela em algo que não existe causando assim uma informação errada para os demais usuários.

Mengroth, me fala uma coisa. É o moderador quem decide quais informações sobre a obra são "certas" e quais são "erradas"? Isso tá me parecendo estranho, dá impressão até de que existe um vestibular pra ser moderador da Valinor. Em todo o caso, como vc pode definir que uma interpretação sobre a obra é certa ou errada? Se fulano tivesse dito algo do tipo "em tal livro de Tolkien está escrito que Sarah Connor é salva pelo T-1000", tudo bem, acho que podemos corrigir o cidadão porque não vejo como esse tipo de informação pode ser considerada verdadeira. Agora, dizer que a obra transparece preconceito ou não vai do modo como a pessoa interpreta os livros, não vejo como podemos considerar isso certo ou errado.

Exato, PRA VOCÊ, no entanto, eu considero que qualquer pessoa, independente de sua raça ou qualquer característica física, pode ser enganada, ainda mais por Sauron, desta forma não vejo preconceitos por esse fato.

Naturalmente, sua posição é bastante plausível. Mas eu havia me expressado errado, como já disse no início deste post. Do modo como me expressei até concordo em partes com o que vc disse.

Primeiro, excelente tópico! Adoro quando história e sociologia se intromentem nas discussões. :D

Segundo: não se apavorem tanto em admitir que Tolkien tinha preconceitos. É extremamente natural e necessário termos preconceitos. Significa que temos uma idéia pré-concebida acerca de um tema. Como por exemplo, um preconceito sobre agulhas: sabemos que elas furam. O exemplo é simplório, mas acho que esclarecedor.

Entretanto, a vinculação de preconceito com discriminação está consagrada. Por isso, às vezes, preferimos o termo pré-conceito.

Terceiro: Acho altamente pretensioso e ingênuo querer exigir de Tolkien uma visão contemporânea de assuntos ainda hoje tabus na sociedade. Ele não escreveu ontem, mas há aproximadamente 50 anos. Outras concepções de etnia estavam em voga. Havia toda a questão dos nacionalismos que infundem a idéia da valorização da nação. O que acaba por gerar uma certa xenofobia e conceito de superioridade nacional.

Enfim, outras idéias circulavam, que diferentes das nossas hoje.

Quarto: corrijam-me se eu estiver errado, mas os drúedain não eram brancos, eram? E eles não eram "vilões", eram?



Acredito que essas são perguntas-chaves do tópico e da possível questão do preconceito ou não de Tolkien.

O único motivo que vejo para definir Tolkien como preconceituoso é a escolha geográfica que ele fez para basear seus heróis. Mene bateu bastante nessa tecla. Mas veja, porque ele escolheu justamente aqueladaquelas características para serem aliados do Inimigo?

A obra é claramente
região, possuidora européia. Tolkien admite isso. E não há nada errado. Também não vi japoneses em "Iracema" do José de Alencar. Porém, isso se torna pretensamente preconceituoso apenas quando a etnia predominante na obra literária representa a etnia socialmente dominante. É o caso de "O Senhor dos Anéis". Entretanto, penso que seria apressado caracterizar Tolkien como preconceituoso apenas nisso. Afinal, não é dito que todos os sulistas (negros) são malignos, nem que todos os rohirim ou gondorianos são bons. Exemplos contrários a esses últimos são razoavelmente freqüentes. Não é um determinismo moral vinculado à etnia.

Para concluir, se trata de uma visão inglesa/européia, lugar onde o autor cresceu e admirou. Portanto, acharia muito mais justo definir a obra de Tokien como nacionalista do que como preconceituosa etnicamente.

Bom, quando digo preconceito, estou querendo dizer que a obra de Tolkien estabelece que certas raças são superiores a outras.
Sobre os drúedain, muito bem lembrado, eles estavam longe de serem vilões, afinal caçavam os orcs com afinco. Mas não lembro sobre a cor da pele, tenho a impressão de que eles eram pardos. Mas longe de ser certeza.

Em relação à parte que eu grifei:
De certa forma, meus argumentos se inclinam ao que foi dito pelo Kainof, mas com algumas pequenas diferenças. Acho que se a obra só focalizasse apenas os povos 'europeus' e nem citasse os povos que vivessem a sul e a leste, também pensaria que a obra é somente nacionalista. O "problema" é que Tolkien nos diz que existem os humanos de traços orientais e negróides, mas eles só aparecem como vilões, seja porque nunca tiveram força pra resistir a malícia de Sauron, seja porque eram maus por natureza. Na mitologia criada por Tolkien, somente os humanos 'europeizados' tomam contato com os elfos e com a tradição dos Valar. Somente eles que influem no desenrolar das Eras. É essa a visão que fica da mitologia tolkeniana (existe essa palavra?).
Como já disseram, existe a possibilidade de que essa visão seja apenas parcial dos humanos 'europeus' e e que, portanto, a visão de Tolkien possa ser diferente. Sobre isso, digo quatro coisas:
1) Não havia como Tolkien mostrar isso de alguma forma? Ou seja, mostrar que o modo como Isildur ou Elrond entendiam a 'geopolítica' da Terra-média era influenciado por seus próprios preconceitos?
2) Gandalf era uma espécie de emissário dos 'administradores' do mundo (os Valar). De certa forma, sua sabedoria deve ser um tanto imparcial. Não poderíamos, através dele, observar os orientais e sulistas com outros olhos? Como foi dito pelo Menegroth, ele parece apenas ter dito uma vez que os haradrim são homens valorosos enganados pela astúcia de Sauron (se estiver errado, por favor me corrijam). Pra mim, parece pouco para um povo que se espalhava por terras tão extensas. Tolkien poderia ter escolhido algo diferente pra Gandalf dizer. Tipo: "eles são um povo que já desafiou até o poder de Morgoth e que conheçem algum dos Valar, como Ulmo e Oromë. Nesta guerra, estão do lado de Sauron porque foram enganados, porém se mostrarmos isso a eles, poderiam ser aliados muito poderosos e sábios". Pra mim é bastante claro que Tolkien não optou por nenhuma visão parecido.
3) Vamos supor que realmente a mitologia tolkeniana retrata uma visão de mundo dos povos 'europeus', porém não exatamente o que o mestre pensava. Não parece incoerente que alguém tão inteligente como Tolkien se dedique durante toda a vida na realização de um projeto extremamente grande e complexo que retrata uma visão de mundo diferente do modo como pensa??
4) Vamos esquecer tudo o que foi dito acima e supor que podemos provar que Tolkien é uma pessoa livre de qualquer preconceito. Neste caso, tudo que eu tenho a dizer é: Tolkien não é preconceituoso. Sua obra é.
 
Péssima idéia! Lyvio, leia que ele escreve "Brincadeiras a parte"

Você queria que os Nazgul tivessem cavalos brancos?
Ou que Barad-Dûr fosse Branca e Minas Tirith Negra? Sem sentido concorda? Tolkien deixa os elementos malvados (ou cavalos, torres e afins) negros por causa da Escuridão né? Tipo, será que os Nazgul com Cavalos brancos dariam o mesmo medo que os cavalos negros? Ou se Mordor fosse clara e com aluz do sol batendo nas muralhas brancas de Sauron, teria graça? Isso não é racismo algum! Normalmente o mal é escuro, negro, sombrio, e o bem vem com torres e cavalos brancos, e isso não é racismo algum. :roll:
 
Li esse trecho e achei interessante, realmente é algo que também me incomoda na obra, é um puxasaquismo com essas linhagens, e o resto que não deu a sorte de ter o sangue "abençoado", não vale nada?
Não é o sangue que faz nada, mas sim a transmissão da cultura, mas nesse regime absolutista da terra média, onde pra se tornar Rei bastava nascer Principe acho difícil ser diferente.

Tiramos pelo Theoden, na minha opinião o [SIZE=-1]Éomer já deveria ser o Rei a alguns anos, mas tinha que esperar o velho morrer né, e o povo era vítima da má gestão rsrsrs
Até o melhor cavalo era Branco, da linhagem dos Mearas, o Rei dos Cavalos, e só por isso os outros obedeciam ele, pára com isso, Scadufax era bonitão e tudo mais, mas por que os outros cavalos ficavam babando nele?
O Mago também, só ficou forte depois que ficou Branco...
A árvore que cor que era? Branca!!!
E a Torre que cor? Branca!!!
O conselho por incrível que pareça era de que cor? Branco!!!


Brincadeiras a parte, na minha opinião o livro em algumas partes demonstra um certo racismo, um pouquinho de preconceito, mas nada que possa ofender alguém, não podemos desconsiderar que na realidade isso existe, e naquela cultura não seria diferente, e Tolkien não tinha o objetivo de criar um mundo cor de rosa.

Abraço!
[/SIZE]


Hahahuauhahuauhauha! Morri de rir, muito engraçado o jeito como vc escreveu.
Mas, tentando me manter sério, essa associação do branco com o bom e do negro com o ruim se dá por fatores de tradição: considerar o branco como algo próximo da luz, portanto algo bom enquanto o negro representa a escuridão, o medo, bláblábláblá.... ou seja, são fatores não raciais, não penso que colaboram de forma significativa pra coisa do preconceito.
Mas acho que vc já tinha entendido isso, já que explicitamente escreveu que estava de brincadeira.
 
Já foram citadas várias, aqui...principalmente as caracteristicas atribuidas aos homens do sul como de pele escura e serem maus e por aí vai...

:yep:

Mas calma ai, se os homens do sul fossem brancos e maus então não haveria racismo?
Não podemos nos esquecer que na época em que o livro foi escrito não era como hoje, onde até para se fazer um comercial tem que colocar um personagem de cada etnia.
Mas tenho certeza que se Tolkien imaginasse a polêmica em torno de não ter negros do lado do bem ele teria dado um jeito de concertar isso.
t+
 
Não entendo...como dizer que um escritor não é preconceituoso e dizer que sua obra é Gabriel, mpossível...não vejo como separar obra de autor, a obra é o sentimento do autor a expressão dele, o autor descreve nela ao seu modo como acha que deve ser do jeito dele, é impossivel separar obra de autor, IMPOSSÍVEL..., eu sinceramente não vejo como isso pode ocorre, se vcs defendessem que le não era preconceitusoso ainda ia, mas dizer que ele não é e sua obra é, fica difícil, afinal foi ele que escreveu ele que transhferiu suas ideologias e sentimentos para sua obra, eu sinceramente não vejo como separar isso, se alguém souber me explicar de maneira clara,objetiva e plausivel de modo a me convecer disso eu aceito.
 
Perfeita colocação não poderia ter sido melhor citou todos esse fatos, e complemento, os nazguls tinham capas negras, os cavalos malignos eram negros, a torre de bara dûr era negra o sangue dos orcs e trolls era negro e por ai vai...

:lol:Essa ai foi mais uma brincadeira..., o povo pra levar as coisas a sério..., mesmo assim, em algumas coisas dessa que citou o colega ao qual eu aprovei o post estão coerentes.


Mas calma ai, se os homens do sul fossem brancos e maus então não haveria racismo?
Não podemos nos esquecer que na época em que o livro foi escrito não era como hoje, onde até para se fazer um comercial tem que colocar um personagem de cada etnia.
Mas tenho certeza que se Tolkien imaginasse a polêmica em torno de não ter negros do lado do bem ele teria dado um jeito de concertar isso.
t+

Por isso mesmo, que eu falo que a época levou o tolkien a ter mesmo que talvez sem intenção um certo preconceito.
 
Li esse trecho e achei interessante, realmente é algo que também me incomoda na obra, é um puxasaquismo com essas linhagens, e o resto que não deu a sorte de ter o sangue "abençoado", não vale nada?
Não é o sangue que faz nada, mas sim a transmissão da cultura, mas nesse regime absolutista da terra média, onde pra se tornar Rei bastava nascer Principe acho difícil ser diferente.

Tiramos pelo Theoden, na minha opinião o [SIZE=-1]Éomer já deveria ser o Rei a alguns anos, mas tinha que esperar o velho morrer né, e o povo era vítima da má gestão rsrsrs
Até o melhor cavalo era Branco, da linhagem dos Mearas, o Rei dos Cavalos, e só por isso os outros obedeciam ele, pára com isso, Scadufax era bonitão e tudo mais, mas por que os outros cavalos ficavam babando nele?
O Mago também, só ficou forte depois que ficou Branco...
A árvore que cor que era? Branca!!!
E a Torre que cor? Branca!!!
O conselho por incrível que pareça era de que cor? Branco!!!

Brincadeiras a parte, na minha opinião o livro em algumas partes demonstra um certo racismo, um pouquinho de preconceito, mas nada que possa ofender alguém, não podemos desconsiderar que na realidade isso existe, e naquela cultura não seria diferente, e Tolkien não tinha o objetivo de criar um mundo cor de rosa.

Abraço!
[/SIZE]

Perfeita colocação não poderia ter sido melhor citou todos esse fatos, e complemento, os nazguls tinham capas negras, os cavalos malignos eram negros, a torre de bara dûr era negra o sangue dos orcs e trolls era negro e por ai vai...

Serio, depois desses dois comentários, não fica explicito que o preconceito tá na cabeça de vocês?
Veja bem, não estou dizendo que são preconceituosos. Muito pelo contrário, percebo que vocês realmente abominam essa idéia. Mas trabalhar em cima de querer achar que a cor de uma árvore, a cor da pele, a cor da roupa é preconceito...ai chega no extremo.

Uma vez uma familia não deixou eu namorar a filha mais nova. Era uma familia de Negros. Eles me chamaram e conversaram comigo. Disseram que simplesmente não me achavam adequado (e na época não era mesmo :D) e que de maneira nenhuma era por eu ser branco ou algo do gênero.
Eu sai da casa deles achando um pouco de preconceito sim, mas depois pensei: Se meu pai pode realmente intervir em quem vai ou não namorar a filha dele, porque o Senhor Cláudio não pode? Só porque ele é negro e isso caracterizaria preconceito?

É a mesma coisa. Preconceito é humilhar uma pessoa pela sua etnia, pela sua religia, ou por uma opção sexual ou cultural.
Dizer que na minha obra todos as roupas serão brancas e que o mal se chamará SENHOR DO ESCURO...
Isso é uma escolha.

Agora se você acha que é preconceito o Escuro se mal....então o preconceito tá na sua cabeça....
 
Não entendo...como dizer que um escritor não é preconceituoso e dizer que sua obra é Gabriel, mpossível...não vejo como separar obra de autor, a obra é o sentimento do autor a expressão dele, o autor descreve nela ao seu modo como acha que deve ser do jeito dele, é impossivel separar obra de autor, IMPOSSÍVEL..., eu sinceramente não vejo como isso pode ocorre, se vcs defendessem que le não era preconceitusoso ainda ia, mas dizer que ele não é e sua obra é, fica difícil, afinal foi ele que escreveu ele que transhferiu suas ideologias e sentimentos para sua obra, eu sinceramente não vejo como separar isso, se alguém souber me explicar de maneira clara,objetiva e plausivel de modo a me convecer disso eu aceito.

Lyvio eu acho que a obra não precisa necessariamente expressar as opiniões e valores do autor.
Primeiro, estamos falando sobre obras de ficção. É difícil comprender o que se passa na cabeça de um autor onde ele não tem compromisso nenhum com a realidade.
Personagens existem vários, cada um tem seu modo de pensar, no Harry Potter, recentemente a JKR afirmou que o Dumbledore era Gay, o que isso significa? Pra mim nada, ele só era Gay e ponto.
Eu poderia escrever um livro em que um personagem diz que todo corinthiano é maloqueiro e que todo sãopaulino é bambi, eu não penso isso, mas já ouvi isso, e esse personagem pensa dessa forma, mas eu não.
Se alguém lesse meu livro poderia dizer: _ O Angelo é preconceituoso. Mas eu não sou, foi apenas a forma que eu encontrei pra demonstrar que aquele personagem era um idiota preconceituoso.
Então Lyvio, acho que uma obra pode ser preconceituosa sem seu autor o ser, pois não há nenhum compromisso com a verdade dentro da ficção e o autor pode querer escrever uma obra preconceituosa só pra polemizar.
Sei lá, eu penso assim, alguém tem outra opinião?
 
Agora se você acha que é preconceito o Escuro se mal....então o preconceito tá na sua cabeça....

Só pra deixar claro, pois não entendi se você se referiu a mim ou ao Lyvio.

Eu entendo perfeitamento o motivo do claro e do escuro, do branco e do negro, da claridade e da escuridão etc..

Humor Negro não é piada sobre Negros hehehe

Mas é uma boa pra mandar pro José Simão colocar no Óbvio Lulante!

Abração!
 
Última edição:
Péssima idéia! Lyvio, leia que ele escreve "Brincadeiras a parte"

Você queria que os Nazgul tivessem cavalos brancos?
Ou que Barad-Dûr fosse Branca e Minas Tirith Negra? Sem sentido concorda? Tolkien deixa os elementos malvados (ou cavalos, torres e afins) negros por causa da Escuridão né? Tipo, será que os Nazgul com Cavalos brancos dariam o mesmo medo que os cavalos negros? Ou se Mordor fosse clara e com aluz do sol batendo nas muralhas brancas de Sauron, teria graça? Isso não é racismo algum! Normalmente o mal é escuro, negro, sombrio, e o bem vem com torres e cavalos brancos, e isso não é racismo algum. :roll:

Nossa, 11º, você escreveu exatamente o que eu pensei enquanto lia os posts.
A questão das coisas boas serem claras e as ruins serem escuras não é uma questão de preconceito, e sim a tentativa de passar a imagem do que faz parte das trevas e o que não faz. Existe a luz, a bondade, etc, assim como a ausência de tudo isso está representada pelo vazio. O branco é considerado a soma de todas as cores, enquanto o preto é considerado ausência de cor, e por isso essas cores são usadas para indicar o que falei acima. E não como uma questão de preconceito.

Lyvio eu acho que a obra não precisa necessariamente expressar as opiniões e valores do autor.
Primeiro, estamos falando sobre obras de ficção. É difícil comprender o que se passa na cabeça de um autor onde ele não tem compromisso nenhum com a realidade.
Personagens existem vários, cada um tem seu modo de pensar, no Harry Potter, recentemente a JKR afirmou que o Dumbledore era Gay, o que isso significa? Pra mim nada, ele só era Gay e ponto.
Eu poderia escrever um livro em que um personagem diz que todo corinthiano é maloqueiro e que todo sãopaulino é bambi, eu não penso isso, mas já ouvi isso, e esse personagem pensa dessa forma, mas eu não.
Se alguém lesse meu livro poderia dizer: _ O Angelo é preconceituoso. Mas eu não sou, foi apenas a forma que eu encontrei pra demonstrar que aquele personagem era um idiota preconceituoso.
Então Lyvio, acho que uma obra pode ser preconceituosa sem seu autor o ser, pois não há nenhum compromisso com a verdade dentro da ficção e o autor pode querer escrever uma obra preconceituosa só pra polemizar.
Sei lá, eu penso assim, alguém tem outra opinião?

Ângelo, eu entendi e concordo com o que você disse em relação ao que você disse sobre a obra não precisar necessariamente expressar as opiniões e valores do autor. De fato, não precisam. Mas não sei se fiz uma interpretação adequada acerca do que o Lyvio falou, mas acho que ele se referia ao fato de que as idéias contidas na obra em algum momento passaram pela cabeça do autor. Não que sejam os valores dele. Eu tenho os meus valores, mas além disso, tenho consciência das concepções diferentes da minha, elas estão na minha cabeça. Se não estivessem, não conseguiria falar sobre elas.
Embora eu volte a dar ênfase ao fato de que concordo que o que uma pessoa escreve não é necessariamente relacionada aos valores dela, e sim uma expressão dos pensamentos, onde ela pode tanto defender seus pontos de vista como criar uma visão totalmente paralela à pessoal dela.
Sei lá, é o que eu penso.
 
Menezinho disse:
Sim Asquinha, na parte geográfica da história. E todo preconceito precisa ser analisado pela sua parte geográfica sim.

E se me disserem: "Mene, é preconceituoso porque Tolkien só botou negro na história do lado do mal" - irei dizer: Esse preconceito está na sua cabeça.

Não que eu desconsidere a questão geográfica, Mene. Acontece que você bate sempre na mesma tecla, sem levar em consideração que Tolkien podia ter um quêzinho de preconceito e jogada de marketing.
Veja o que o Kainof disse que você concordou tanto:
Raposinha disse:
Terceiro: Acho altamente pretensioso e ingênuo querer exigir de Tolkien uma visão contemporânea de assuntos ainda hoje tabus na sociedade. Ele não escreveu ontem, mas há aproximadamente 50 anos. Outras concepções de etnia estavam em voga. Havia toda a questão dos nacionalismos que infundem a idéia da valorização da nação. O que acaba por gerar uma certa xenofobia e conceito de superioridade nacional.

A mesma coisa que eu falei (a uns posts atrás), a diferença é que frizei isso como uma questão de marketing. O Kainof fez a mesma coisa, só que com palavras mais belas que emocionaram meu coração em saber que alguém via o lado marketeiro de tolkien. :grinlove:
 
N

Mas não sei se fiz uma interpretação adequada acerca do que o Lyvio falou, mas acho que ele se referia ao fato de que as idéias contidas na obra em algum momento passaram pela cabeça do autor. Não que sejam os valores dele. Eu tenho os meus valores, mas além disso, tenho consciência das concepções diferentes da minha, elas estão na minha cabeça. Se não estivessem, não conseguiria falar sobre elas.
Embora eu volte a dar ênfase ao fato de que concordo que o que uma pessoa escreve não é necessariamente relacionada aos valores dela, e sim uma expressão dos pensamentos, onde ela pode tanto defender seus pontos de vista como criar uma visão totalmente paralela à pessoal dela.
Sei lá, é o que eu penso.

Acho que você não fez uma interpretação adequada, pois ele disse:

...não vejo como separar obra de autor, a obra é o sentimento do autor a expressão dele, o autor descreve nela ao seu modo como acha que deve ser do jeito dele, é impossivel separar obra de autor, IMPOSSÍVEL...

Com certeza as idéias que o autor escreveu em algum momento passaram pela cabeça dele, acho que não foi isso que o Lyvio quiz dizer, pois diferente disso seria impossível, é óbvio que só escrevo o que eu penso.

Talvez na poesia a obra seja puramente o sentimento do autor, mas não na ficcção, acredito que a ficção está muito mais ligada a imaginação mesmo, o autor procura ser empático, ou seja, se coloca no lugar dos personagens e tenta "pensar com a cabeça deles", não com a sua própria.

O Lyvio na minha opinião dá a entender, que as obras são reflexos das opiniões do autor, e que no geral se o autor vivesse aquela situação ele tenderia a agir da mesma forma, e eu não concordo com isso!
 
Serio, depois desses dois comentários, não fica explicito que o preconceito tá na cabeça de vocês?
Veja bem, não estou dizendo que são preconceituosos. Muito pelo contrário, percebo que vocês realmente abominam essa idéia. Mas trabalhar em cima de querer achar que a cor de uma árvore, a cor da pele, a cor da roupa é preconceito...ai chega no extremo.

Uma vez uma familia não deixou eu namorar a filha mais nova. Era uma familia de Negros. Eles me chamaram e conversaram comigo. Disseram que simplesmente não me achavam adequado (e na época não era mesmo :D) e que de maneira nenhuma era por eu ser branco ou algo do gênero.
Eu sai da casa deles achando um pouco de preconceito sim, mas depois pensei: Se meu pai pode realmente intervir em quem vai ou não namorar a filha dele, porque o Senhor Cláudio não pode? Só porque ele é negro e isso caracterizaria preconceito?

É a mesma coisa. Preconceito é humilhar uma pessoa pela sua etnia, pela sua religia, ou por uma opção sexual ou cultural.
Dizer que na minha obra todos as roupas serão brancas e que o mal se chamará SENHOR DO ESCURO...
Isso é uma escolha.

Agora se você acha que é preconceito o Escuro se mal....então o preconceito tá na sua cabeça....

Não necessariamente, basta caracterizar alguém de uma forma pejorativa (não necessariamente explicta), ou exclui-la ou até ignora-lá, isso também é sinonimo de preconceito por qualquer motivo que seja.

Ângelo, eu entendi e concordo com o que você disse em relação ao que você disse sobre a obra não precisar necessariamente expressar as opiniões e valores do autor. De fato, não precisam. Mas não sei se fiz uma interpretação adequada acerca do que o Lyvio falou, mas acho que ele se referia ao fato de que as idéias contidas na obra em algum momento passaram pela cabeça do autor. Não que sejam os valores dele. Eu tenho os meus valores, mas além disso, tenho consciência das concepções diferentes da minha, elas estão na minha cabeça. Se não estivessem, não conseguiria falar sobre elas.
Embora eu volte a dar ênfase ao fato de que concordo que o que uma pessoa escreve não é necessariamente relacionada aos valores dela, e sim uma expressão dos pensamentos, onde ela pode tanto defender seus pontos de vista como criar uma visão totalmente paralela à pessoal dela.
Sei lá, é o que eu penso.

Não necessariamente querida Luz do Entardecer XD, é bom ver você por aqui e como c tá? bem?. mas voltando ao tópico deixe-me explicar:


O que eu quiz dizer foi o seguinte, não há como obras em seu contexto, não assumirem algumas caracteristicas de seu autor, ele não escreveria o oposto completo do que ele pensa senão ele não atribuiria sentimento a obra e por consequência não sentiria tanta vontade de escreve-la, eu falo isso exatamente por que estou escrevendo uma fanfic, me ponho nessa situação, eu tento passar o que eu sinto e tenho vontade ue acontecça ao meu modo com minhas caracteristicas e sentimentos, de modo a manter aquela vontade de continuar, se eu escrevesse sem responsabilidade como vcs disseram que tokien escreveu, sem se preocupar com nada, a escrita não teria vida e seria aguada, tolkien, é um grande escritor, e essa comparação foi terrível, entre minha escrita e e ele, não sou absolutamente nada perto dele nesse ponto, mas, eu estou escrevendo e simplemnete descrevi a vocês o modo que eu escrevo e creio que todos os que se arriscam a isso também o fazem dessa forma, é algo inusitado, vc poe coisas que podem ter vários sentidos e nem percebe os vários tipos de interpretação que podem surgir a partir daquilo, assim como ele talvez não tenha percebido caso não fosse preconceituosos e escrevesse daquela forma, ou até percebeu e teve a intenção, não clara e direta mas obscura e sutil caso fosse preconceituoso, o que eu acho mais provavel tendo em vista como já falei a cultura e a sociedade em que ele viveu.

Vocês não estão obrigados a concordar comigo nem com ninguém desse ponto de vista, mascomo falei a interpretação vem de cada um, não há uma certeza que ele era ou que ele não era, apenas sugestões, sugestões que surgiram com base no ponto de vista de cada um.

Não há certeza absoluta quanto a isso, porém como j´pa falei minha interpretação e opnião quanto a leitura me levaram a entender que tokien em parte tinha sim um certo preconceito, não o preconceito forte e a avulsa aos negros, mas um preconceito mais leve, até por que pela época essa historia estava começando a ser abominada como já se falou, começando ainda, digamos que era um feto que tinha muito o que se desenvolver.:yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo