• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien tinha completo conhecimento do mundo que criou?

Vou confessar-vos uma coisa.
Como sabem estou a escrever uma decalogia que vai ser editada pela Presença, a mais prestigiada editora portuguesa.
Estou no final do 3.º livro e confesso que não é fácil lembrar-me de todos os nomes que surgiram até agora na história. As situações são facilmente memorizáveis, mas quando se lida com centenas de nomes, é necessário fazer alguma revisão para "voltar" ao personagem.

Contrariamente ao que se possa pensar, Tolkien, ao datilografar duas vezes o Senhor dos Aneis, teve mais facilidade em "encaixar" totalmente todo o conteúdo da trilogia.
Quanto às personagens do Silmarillion, Contos Inacabados, etc., creio que também as deveria conhecer perfeitamente, pois "conviveu" com elas no seu espírito durante décadas.

Mas mesmo Tolkien, terá por certo ido rebuscar nos seus apontamentos este ou aquele nome, esta ou aquela cena, nalgumas fases da sua escrita.
Ainda assim, deveria ter uma memória prodigiosa, só ao alcance dos génios. :yep:
 
Acho que é complicado falar sobre o vai na cabeça de um autor. Certamente eles têm modos diferentes de organizar as coisas. Há quem diga que cria personagens com base em pessoas que realmente existiram e tbm há aqueles que as criam com base em personagens existentes em outras obras...
A autora de HP, por exemplo, disse que os personagens da história simplesmente sugiram na mente dela já com sua aparência e personalidade formadas. Todos aqueles que já se pronunciaram e ganharam vida pela minha escrita nasceram pelo mesmo processo que os personagens de HP...
Levando em consideração o fato de que ele era da Letras, que deu aula de literatura e filologia e que criou várias línguas, acho bem plausível que ele tenha voltado algumas vezes aos escritos antigos. A bagagem de leitura é muito grande e até hoje não conheci ninguém da área, mesmo entre as “estrelas”, que não tivesse suas falhas de memória de vez em quando.
:roll:
 
Será que o mestre tinha idéia dos mais pequenos detalhes do mundo enorme que criou em seu pensamento, coisas que ele não pode passar para os livros que guardou só para si, terras e povos que nem foram citados ou plantas, animais novos e diferentes!??:think:

Bem...respondendo à pergunta original do tópico, creio que Tolkien 'tinha idéia dos mais pequenos detalhes' da sua mitologia sim ... mas quanto a novas terras, povos, animais, plantas e etc ... isso é uma coisa que ele levou com ele, e ninguém pode saber. Talvez seus descendentes, e pessoas que estiveram mais proximas ao Professor saibam algumas coisas que ainda não foram publicadas e que talvez nunca serão. Penso EU que Arda, na mente do Mestre, fosse ainda mais complexa do que conhecemos.
 
Bem...respondendo à pergunta original do tópico, creio que Tolkien 'tinha idéia dos mais pequenos detalhes' da sua mitologia sim ... mas quanto a novas terras, povos, animais, plantas e etc ... isso é uma coisa que ele levou com ele, e ninguém pode saber. Talvez seus descendentes, e pessoas que estiveram mais proximas ao Professor saibam algumas coisas que ainda não foram publicadas e que talvez nunca serão. Penso EU que Arda, na mente do Mestre, fosse ainda mais complexa do que conhecemos.

Excelente post, Dorak. :clap:

Tem toda a razão. :yep:
O que está escrito nos livros será por certo apenas uma parte da visão do mestre. Ele viveu num tempo em que os apontamentos ou rascunhos em folhas de papel eram por certo o mais prático para se fazer. Se no seu tempo existisse um simples PC para ele poder guardar os seus apontamentos, pequenas ideias, etc., aí creio que a sua obra teria sido ainda mais exponencial.
Mas, como disse e bem Dorak, "Arda, na mente do Mestre, talvez fosse ainda mais complexa do que a conhecemos". Disso, não tenho dúvidas.
 
Olha eu acho que nao.... num tinha como saber tudo..... eh impossivel para uma mente humana. eu provavelmente num sabia de tudo... do que que isso ou aquilo eh feito... provavelmente ele num sabia do que que um animal era feito nao o negocio de celulas.... mas o que criava as celulas.... coisas que nao tinham como saber..... ateh ele criasse mas ele num conseguria criar TUDO e TUDO.... eh impossivel. Ele podia saber de todos os lugares todos animais.... mas voce acha que ele saberia onde todos os animais moram???
voce acha que tem como alguem saber tudo.... eu nao. Mesmo que ele criou esse mundo, nao teria como cada unico detalhe.... nao tem detalhe demais..... pode ser ateh de onde um animal mora, onde que ele vai, se ele migra ou nao, todos os animais que tem la..... NAO. gente detalhe nao acaba.....
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo