1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien tinha completo conhecimento do mundo que criou?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Erion Storm eyes, 19 Out 2007.

  1. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Será que o mestre tinha idéia dos mais pequenos detalhes do mundo enorme que criou em seu pensamento, coisas que ele não pode passar para os livros que guardou só para si, terras e povos que nem foram citados ou plantas, animais novos e diferentes!??:think:
     
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    :roll: Se ele criou.....acho que ele sabia mais do que os livros ou cartas falam né?
     
  3. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Mas até que ponto ele detalhou esse mundo em sua cabeça, vc acha que ele por ser detalhista e perfecsionista chegou a extremos como população, cultivo, economia, ciência, gastronomia, tudo isso e muito mais focalizado na terra media? ( como quando alguem cria um cenário de RPG, vcs acham que ele detalhou tudo mas escreveu pouco do que já tinha pensado) Ou ele apenas deu uma base para as histórias que queria contar?
     
    Última edição: 19 Out 2007
  4. _Eldariel_

    _Eldariel_ Usuário

    Isso me faz lembrar o Peter criando o filme... Ele que pensava nos cultivos, e tudo mais ...


    Tolkien Possivelmente (tendo trabalhado tanto tempo nas obras) imaginou coisas que não escreveu (por falta de interesse dos outros, ou por que ele mesmo não quis), mas com uma partitura tão imensa contendo filosofias, crenças costumes e tudo mais... Duvido que ele não tenha imaginado tantas mais cousas.
     
  5. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Ele criou um universo cosmogônico, ou reproduziu a concepção de um aos moldes tolkienianos. Isso é uma tarefa designada a gênios, sua concepção perpassa quase todas as áreas do conhecimento humano, além de suas críticas pessoais e crenças.
     
  6. Amanda Hammond

    Amanda Hammond Well-Known Member

    Claro que ele tinha noção de todo o mundo que criou afinal de contas foi ele quem criou ... e acredito que tenham personagem detalhes que foram retirados da obra, pois dá pra perceber que Tolkien tinha uma imaginação fantastica, e deve ter criado muitos personagens, mas deixou os mais importantes ou que ele gostasse mais se lá ?!
     
  7. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    É muito provável que ele tenha criado muito mais, coisas que nós nem imaginamos. No entanto, por falta de tempo ou de um lugar pra encaixar em suas histórias, ele não passou pro papel.
    Acredito que Tolkien tinha outras histórias na cabeça que jamais conseguiu trancrever em palavras.

    Há muito mais coisas entre Ëa e Arda do que a van filosofia dos elfos é capaz de prever! :mrgreen:
     
  8. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Bom, é difícil responder... Depende se ele era o tipo de escritor que apenas trabalhava na sua ideia durante o processo criativo propriamente dito (a escrita) ou se ia pensando nas coisas e quando chegava à altura de as passar para o papel transpunha aquilo de que se lembrava e o tempo lhe permitia.

    Pessoalmente não creio que ele tenha imaginado muito para além daquilo que transcreveu e pode ser encontrado nas obras, manuscritos ou cartas. Pelo que é dato a entender em artigos em que se comenta a sua maneira de ser e escrita, ele parece-me mais o tipo de pessoa de trabalhar a sua ideia numa altura específica, o que em princípio faria com que aquilo que está escrito contenha a maioria do que ele pensou em definitivo. Mas é bem possível, provável até, que tenha inventado muita coisa que nunca chegou a ter a oportunidade de escrever, ou pretendido mudar algumas passagens que nunca conseguiu.
     
  9. elrohir99

    elrohir99 Banned

    Ele tinha conhecimento total, a relatos de receitas de comida, letras de musica, folclore e arvores genealógicas de personagens secundarias por exemplo.
     
  10. _Eldariel_

    _Eldariel_ Usuário

    Devo concordar com Aracáno... Vai além desta compreensão supérflua ... Ele era um gênio.
     
  11. Bárbara Teixeira

    Bárbara Teixeira Eu não quero mais ser um

    Para mim, a partir do momoento em que se cria algo tão grande. Acaba por a história fugir, de certo modo, do controle, de forma que cada personagem adquire personalidade tal que não há como fugir das regras impostas por eles. Obviamente não estou negando a genialidade de Tolkien, mas apenas colocando que na história, ainda mais com tantos detalhes, uma pequena parte dos acontecimentos são regidos pela própria história.
     
  12. Menta Bolseiro

    Menta Bolseiro Quando bebo, fico pior do que

    Não sei se tinha completo controle do fluxo da história, digamos assim.
    Mas sobre os aspectos "geográficos e culturais", como: línguas, terras, povos, fronteiras, etc, imagino que sim. Taí uma das coisas que eu acho mais geniais no Tolkien: essa capacidade de imaginar um mundo de fantasia tão próximo do real. E cada detalhe é bem pensado e organizado...
    Concluo que ele deveria ser um perfeccionista e tanto :lol:
     
    Última edição: 19 Out 2007
  13. Marcileia

    Marcileia Usuário

    Creio que tinha muitos detalhes sobre a obra somente na mente de Tolkien, acredito muito que ele sabia exatamente quem era Tom Bombadil, um dos personagens que mais geram dúvidas, nos pormenores (de onde veio, que raça, pra onde foi, porque o anel não surtiu efeito etc...) e muitas outras coisas.
    Baseando-se nas obras bastante detalhadas acredito que havia muito mais, mas por falta de tempo, por achar insignificante certos dados, por medo de ficar muito extensa, ele preferiu não escreve-las.
     
  14. Turin PK

    Turin PK Non serviam

    Eu creio que ele deve ter pensado em tudo sim. Mais ou menos como George Lucas. Dizem que George Lucas tem até plantas dos motores das naves espaciais como a Falcon e outras. Tolkien criou civilizações com lingüas, mitos, teologia e etc. Acho bem provável que ele tenha imaginado muitos detalhes, só não os incluiu todos nas obras ou por julgar não ser de interesse de todos, ou por não ter tido tempo. Agora, tenho quase certeza que ele não imaginou o quanto a obra dele repercutiria e influenciaria tantas outras obras.
     
  15. Srta. Pippin

    Srta. Pippin Usuário

    tb acho que ele imaginou mais do que colocou nas obras, o que é normal, até pq nao da para se descrever absolutamente td o que a mente humana pode imaginar. sendo assim, mts das coisas que ele pensou para criar o ambiente de determinada cena, ou parte do livro, ele nao incluiu no texto por qualquer motivo que seja.
     
  16. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Ele não teria conhecimento acerca da forma a qual a história se difundiria, e como seria a recepção do público aos livros.
     
  17. Radagasth

    Radagasth Banned

    Tolkien não criou somente um Mundo, Arda é mais que isso, é suspense, ação, tristeza alegria, traição, amor, ódio, inveja..tudo o que podemos supor e não supor.
    Receio que Tolkien não tenha conhecimento de tudo aquilo que criou...mas suas cartas mostravam o quanto ele era famoso. Mas conhecimento da detalahação de seu mundo não, afinal quam é detalhista não sabe que é..pois nada está muito bom, e acho eu que se ele estivessa vivo ainda continuaria a reinventar seu próprio mundo...
     
  18. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Bom, ele criou Arda para dar sustentos às línguas que criara, mas aconteceu que a obra se difundiu mais que a parte linguística.

    Mas creio que ele pensava em coisas que nunca poderia escrever, principalmente coisas triviais. Também acredito que ele tenha mantido muitas coisas fora do alcance do público, pois, sendo um perfeccionista, ele queria que tudo estivesse perfeito, quando lançado.

    Abraços.
     
  19. CirdanDoOeste

    CirdanDoOeste Lord sobre Mithlond

    nossa
    sem duvida ele sabia td de có e saltiado..... akele cara foi um gênio, pra criar td aquilo na época em q viveu,, em plena guerras
     
  20. Tuor

    Tuor Usuário

    Eu creio que Tolkien tinha o pleno conhecimento do que estava fazendo. Tudo parece grandioso demais para uma mente, mas coube na de Tolkien. Tanto é que escreveu tudo o que sabemos. Ele era muito criativo, no mínimo, pois pôs tudo com uma riqueza de detalhes grande. Mas eu acho que ele não tinha pleno conhecimento da amplitude em que chegaria o que sua imaginação fez.
     

Compartilhar