• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien teria se adaptado à tecnologia de nossos dias?

Sauron

Usuário
De vez em quando me pergunto se caso o professor tivesse nascido nos dias atuais, a facilidade de organização que a tecnologia proporciona faria com que tivessemos um legendarium mais completo ou não. Convenhamos que o volume de informação contido no conjunto das obras é muito grande e compilar tudo, se organizar, enfim, deve ter sido muito complicado.

Por um lado seria tudo mais agil e fácil de editar um texto, onde é apagado rapidamente e reescrito, porém perde-se rascunhos e anotações rápidas muito importantes. :think:

O quê acham disso?
 
Re: Facilidades da Téquinowloljiah

Sauron, o que posso dizer é que Tolkien era meio avesso à máquinas. Nem em automóveis ele se sentia bem... quanto mais tornar-se um high tech se vivesse nos dias atuais...
A crítica dele em relação a industrialização e maquinários é bem grande.
Sei disso superficialmente, mas é fato, sim!
Alguns colegas do fórum talvez possam trazer alguns trechos das "Cartas" para exemplificar isso... ou não! :D
Fato é: Tolkien era um cara ligado à terra e a vida simples. E provavelmente teria várias coisas contra a nossa tecnologia atual.
 
Tolkien pelo menos não passava sem uma máquina de escrever boa. Imagino que ele adoraria os computadores de hoje principalmente por seus processadores de texto, com inúmeras fontes que reproduzem os símbolos mais diversos de maneira bem simples, tais como símbolos do IPA ou de línguas poucos comuns, como o próprio inglês antigo, no qual Tolkien era especialista. Na época de Tolkien, para reproduzir esse tipo de símbolo, era necessário ter tipos (teclas) especiais para as máquinas, coisa que não era possível de se ter em todas nem todos ao mesmo tempo, sem falar no problema do custo.

Seria uma mão na roda pra ele.
 
E ele também poderia organizar melhor as suas notas e não precisaria escrever tudo de novo quando precisasse revisar ou modificar seus textos. Acho que mudanças no estilo do computador ele apreciaria sim.
 
Tolkien pelo menos não passava sem uma máquina de escrever boa. Imagino que ele adoraria os computadores de hoje principalmente por seus processadores de texto, com inúmeras fontes que reproduzem os símbolos mais diversos de maneira bem simples, tais como símbolos do IPA ou de línguas poucos comuns, como o próprio inglês antigo, no qual Tolkien era especialista. Na época de Tolkien, para reproduzir esse tipo de símbolo, era necessário ter tipos (teclas) especiais para as máquinas, coisa que não era possível de se ter em todas nem todos ao mesmo tempo, sem falar no problema do custo.

Seria uma mão na roda pra ele.

Que ia facilitar, isso ia mesmo (como facilita pra todos escritores, mas a pergunta é: iria Tolkien se adaptar à tecnologia, como não era seu costume?

Acho que eu concordo com a Sindar. Até porque, a máquina de escrever citada pelo Tilion não era uma inovação tecnológica tão grande quanto o computador (fazendo a comparação entre a evolução escrita - máquina de escrever com máquina de escrever - computador). Pra mim ele não iria nem chegar perto.

----------------
Now playing: Savatage - Beyond the Doors of the Dark
via FoxyTunes
 
acredito que Tolkien não se adaptou a tecnologia por causa de sua época

ele que batalhou na primeira guerra mundial não se adaptou porque naquela época não tinha muita coisa,a tecnologia não era tão boa que nem agora

apesar de ele gostar do passado como a idade média acredito que ele iria gostar da nossa geração,outro motivo é fato que ele iria nascer nela
 
Sim Tolkien era bem tradicionalista em relação ao uso de máquinas, mas não é questão de se adaptar, vocês levaram a pergunta como se fosse pegar o Tolkien de 50 anos atrás e trazer pros dias atuais, e claro que dessa forma ele não ia se adaptar :D

A pergunta era baseada numa suposição em que ele convivesse conosco nos dias atuais e já fosse familiarizado com a tecnologia e não se iria adota-la como instrumento de trabalho, mas sim se ela seria benéfica para sua obra. Eu acho que seria ótimo, de repente teriamos as linguas totalmente desenvolvidas, mais descrições e menos cordas soltas, será que um dia veremos um autor do nível do professor utilizar tudo que nossa época oferece pra criar um universo fantástico? Espero que sim, mesmo sabendo que é quase impossível um universo tão amplo quanto o de Tolkien.
 
Exatamente, Sauron.

É óbvio que se um Tolkien de 60 anos da década de 50 fosse "transportado" para os dias atuais ele não teria como se adaptar a um computador.

A aversão que ele tinha à tecnologia não tinha a ver com o fato de ele saber usar coisas modernas ou não, mas ao fato de que ele nasceu e viveu os primeiros anos de sua vida em uma época em que a tecnologia estava surgindo às custas de um estilo de vida que ele prezava, que era mais "campestre", por assim dizer. Ele foi testemunha ocular da destruição que a tecnologia pode causar aos lugares mais pastoris, e isso claro que o irritava.

Contudo, se ele chegasse aos 60 anos hoje, teria nascido já em uma época em que a tecnologia era a norma, de modo que a adaptação com novos aparelhos seria muito mais fácil e natural, além do fato de que não haveria uma aversão como ele realmente teve: e mesmo que tivesse, ela só seria grande caso ele tivesse nascido em um lugar que viria a ser tomado por construções modernas - o que já seria improvável se ele tivesse nascido nos anos 50, quando esse processo já estava mais do que adiantado no Reino Unido.
 
Não como lutar contra o progresso. No final, é a violência do sistema que termina por triunfar. Sendo assim, acredito, sim, que o professor se adaptaria à tecnologia se tivesse nascido na sociedade contemporânea.
 
Acredito que ele teria se adaptado...
Mas acredito que nunk trocaria um bom caderno de anotações por um Bloco de notas de computador... srrsrs...
Talvez levasse um tempo ate o Mestre se acostumar com tantas inovações... caso estivesse vivo até hj...

Mas sua pergunta foi : caso o professor tivesse nascido nos dias atuais...

Eu acredito que ele nem ao menos teria escrito o Hobbit...muito menos suas outras obras... :think:
Os tempo mudaram, as vezes oque influenciou o Mestre a escrever suas magnificas obras hj nem exista mais... por exemplo se ele tivesse se baseado em alguma batalha da 1º Guerra Mundial...hj as guerras são pura tecnologia... não existe mais essa noção de batalha ( corpo-a-corpo)... como existia 80 anos atras...
 
Realmente as coisas seriam mais faceis, Tolkien escreveria, creio eu, com mais pressa e em outro lugares além de sua sala. As revisões tambem seriam mais faceis, as correções e as edições... Enfim, muita coisa a mais poderia ter havido.
Sendo criado nesse meio fica facil, vejamos eu, - não que queira me comparar a ele =/ - não sou muito fã de tecnologia, prefiro uma bicicleta do que um carro, embora reconheça o conforto e a praticidade que um nos proporciona, prefiro um caderno de anotações do que ficar escrevendo tudo no pc, embora prefira escrever textos longos aqui... Não irei me alongar mais... digamos que ele já nasceria acostumado, entretanto, não precisaria aceitar, mas usaria sim, todos nós usamos, a nao ser que vivesse no mato longe da civilização. O que para muitos aqui seria uma maravilha!
 
Acho que tolkien iria-se adaptar, pois se não gostasse do computador, comprava uma maquina mais antiga LOL ou mesmo escrevia em papel...não vejo problema nisso...
Se Tolkien vivesses nos dias de hoje, provavelmente haveria diferenças significativas nos seus livros...ele escreveu parte da sua obra durante as Grandes Guerras Mundias ou seja viveu-as e isso influenciou e muito...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo