• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien teria gostado dos filmes?

Tolkien teria gostado dos filmes de PJ?


  • Total de votantes
    94

Eriadan

Well-Known Member
Hein, pessoal? Se Tolkien tivesse vivido o suficiente para assistir aos filmes de PJ (supondo que tivesse aprovado sua produção), qual teria sido sua opinião? Teria desejado mais fidelidade aos livros e, portanto, detestado? Ou teria se emocionado com seus personagens, ambientes e história (falando de modo geral) retratados na telona, o suficiente pra adorá-lo, talvez?

Vou colocar a enquete bem extremista: sim ou não; senão as opções medianas (mais ou menos; talvez; até certo ponto...) venceriam de lavada. Todos que amaram os filmes têm ressalvas, e todos que detestaram também; mas, no fim, ou gostaram ou não. E Tolkien, o que teria achado? :hanhan:
 
Última edição:
Égua,nem sei...

Uma pergunta bem dificil,já que a gente só pode conjecturar,mas acho que ele não gostaria não...Não porque o trabalho do PJ seja ruim,mas simplesmente porque ele não queria um filme!Acho que isso já o faria ir assistir com um pé atrás.A verdade é que ele poderia até apreciar o esforço,mas não consigo ver se ele se sentiria roubado,ou homenageado com os filmes.
 
não estou falando por mim, pq eu acho que pj foi felicissimo e fez nosso sonho virar realidade, mas... em se tratando de tio tolkien... meu deus... rsrsrsrsrs

ele era beeeeeeeeeeeeeeeeeeeem criterioso e chatinho até sobre este tema... eu assisto e às vezes penso nisso "será que ele teria aprovado isso, aquilo?" olha... certamente a resposta é 'NÃO". e só por isso votei em não... pq eu amo os filmes!
 
Ao meu ver , Sim , gostaria muito até dos filmes. Não sei porque muitos fãs não gostam dos filmes. Sei que tem umas modificações, tiraram um pouquinho de coisas, mas mesmo assim é muito, muito fiel ao livro, na minha opinião é claro.

E acho que Tolkien concordaria com as modificaçoes feitas por Peter J. e com a colaboração de cenario de Alan Lee.
Resumindo SIm ele teria gostado dos filmes, são otimos!!!
 
Eu digo que sim! Porque o Peter Jackson fez um ótimo trabalho!
E por um outro lado eu digo que Tolkien não gostaria de terem cortado algumas partes do livro no filme.
 
Bom eu creio que Tolkien gostaria sim, ele devia saber que uma adaptção para o cinema significaria algumas alterações na história original então eu creio que se o mestre estivesse vivo ele até daria umas dicas ao PJ.
 
hã...penso que sim, porque como ele viveu no século 19, ainda não existiam todos estes efeitos especiais para o cinema, então, capaz de ele assistir ao filme nos dias de hoje e ficar deslumbrado com as cenas,paisagens e efeitos especiais do filme...pode até haver alguma crítica,o que é normal, mas no mais acho que ele iria gostar :joy:
 
Certamente, acho que ele ficaria até emocionado em ver a sua vida na televisão.
Quem não gostaria de uma coisa dessas em... hehe
 
Com cerreza ele gostaria,o filme deu muito trabalho para ser feito,e todos da equipe tecnica fizeram um ótimo trabalho!!!!!Eu acho quem sim...ele gostaria!!!^^
 
Para mim ele gostaria em parte, mas creio que na maioria não, pois a visão que ele tem sobre os elfos, anões orc etc.. e diferente da visão do PT, ou seja seria como se tu tivesse uma idéia e outra pessoa imaginasse outra coisa e fizesse, mas não era como você imaginava.
 
Talvez sim... Mas, aposto que a cena dos lobos caiando em cima do Gimli, ou quando puxaram a barba dele, o fizeram se revirar no túmulo.
 
acho que ele quase ressuscitou de tanto se mexer, mas a varias coisas sinistras que fariam ele ficar maluco.
 
Porque não gostaria? Os filmes são ótimos. Muito bons mesmo. Claro, é impossível ser 100% fiel ao livro, as vezes, é extremamente difícil produzir algo que esteja escrito no livro.

Tolkien teria gostado SIM dos filmes, pois seguiu à risca, o que os fãs esperavam.

abraços!:abraco:
 
Bem, se formos comparar SDA por exemplo com outras adaptações (Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, O Código Da Vinci e etc.) veremos que SDA foi a adaptação que mais teve reputação positiva e a que ficou melhor reconhecida tanto para os críticos como para nós espectadores. Mas se eu fosse o Professor, ficaria desepontado em aspectos e situações que aparecem no filme que são invenções dos produtores, por exemplo a batalha no abismo e Helm, "De onde apareceram os elfos? Que viagem foi essa do Peter Jackson?"...
E também acho que para fazer uma adaptação "precisa" do SDA, 3 filmes provaram que são insuficientes, deveria ser igual a STAR WARS, isto é, 6 filmes...
 
Acho que Tolkien iria gostar do filme sim, principalmente porque ele iria ver todo o trabalho e esforço de todos os atores para que parecesse o máximo possível com o filme e tal. E sobre a fidelidade do filme com o livro, ele poderia até dar dicas para o PJ de que parte ele poderia colocar para que o filme fcasse mais emocionante!!
Seria uma expêriencia e tanto :D
 
Eu acho que ele apreciaria o trabalho de Peter Jackson com o modo que apresentou sua história mas imagino que ele não iria gostar do fato do diretor ter "matado" Haldir na batalha em Helm, até porque ele não foi até lá, entre outras "adaptações" que não acontecem na história e foram inventadas.
Como o(a) andreftm disse, apesar de eu ter gostado muito dos filmes, Deveriam ser 6 filmes para ser mais fiel à história.
 
Eu acho que teria gostado sim, porque se ele aqui, ele teria ajudado na produção e hoje a gente não teria a História segundo PJ mas sim segundo o proprio Tolkien, do jeito que ele pensava... mas se fosse como ta, segundo PJ, eu acho que ele teria gostado sim...
Boa a ideia dos 6 filmes...
 
Desculpem-me, mas pelo o que eu já li sobre Tolkien, ele não teria gostado do filme.
Houve uma reunião da Inkling, em que Tolkien depois de ter lido um resumo das Crônicas de Narnia de C.S. Lewis, ele se voltou a ele e disse: "Certo... e onde fica a imaginação do leitor...", pois Lewis indicava sublimarmente quem e como eram os personagens...
Tolkien acreditava na livre imaginação, no seu livro Sobre Conto de Fadas isso fica bem patente... Ele acreditava que o livro era o meio mais fiel da pessoa ter uma imaginação aguçada e não devia haver delimitações da maneira como os leitores deveriam ver seus personagens...

O filme exagera, pisoteia, expurga, e enaltece alguns personagens que o Autor não concebeu... Seria uma livre imaginação de PJ, se ele não mostrasse isso como um fato rodando um filme.

Eu penso que seria bom, como li em algum lugar aqui, que se uma vez tem um livro, não há porque haver roteiro. O livro é o roteiro. Então deve-se segui-lo. Isso me faz lembrar as Brumas de Avalon. Anos 90, a maior sensação do momento... Todo mundo no Metrô de SP lia... Quando lançou o filme, pois ainda não existia a Internet no Brasil, (para ajudar a gente não morrer ao sair do cinema), foi morte súbita... Que horror... Assassinaram a lenda de Arthur... Um fim...!
 
Sem dúvida, apesar de algumas adaptações hollywoodianas visualmente ficou tudo muito bem feito.
As paisagens, a fotografia... sem falar na fidelidade como alguns personagens foram caracterizados e a atuação perfeita de outros tantos...

Aposto que ele até se emocionaria vendo a grandiosidade que sua obra alcançou.
Descrever uma briga épica pode ser difícil, mas mostrá-la depende do conhecimento em muitas outras áreas...

Muitos podem reclamar o quanto quiserem, mas sem a produção de PJ, a maioria esmagadora dos fãs de Tokien, sequer o conheceriam.
 
Desculpem-me, mas pelo o que eu já li sobre Tolkien, ele não teria gostado do filme.
Houve uma reunião da Inkling, em que Tolkien depois de ter lido um resumo das Crônicas de Narnia de C.S. Lewis, ele se voltou a ele e disse: "Certo... e onde fica a imaginação do leitor...", pois Lewis indicava sublimarmente quem e como eram os personagens...
Tolkien acreditava na livre imaginação, no seu livro Sobre Conto de Fadas isso fica bem patente... Ele acreditava que o livro era o meio mais fiel da pessoa ter uma imaginação aguçada e não devia haver delimitações da maneira como os leitores deveriam ver seus personagens...

O filme exagera, pisoteia, expurga, e enaltece alguns personagens que o Autor não concebeu... Seria uma livre imaginação de PJ, se ele não mostrasse isso como um fato rodando um filme.

Eu penso que seria bom, como li em algum lugar aqui, que se uma vez tem um livro, não há porque haver roteiro. O livro é o roteiro. Então deve-se segui-lo. Isso me faz lembrar as Brumas de Avalon. Anos 90, a maior sensação do momento... Todo mundo no Metrô de SP lia... Quando lançou o filme, pois ainda não existia a Internet no Brasil, (para ajudar a gente não morrer ao sair do cinema), foi morte súbita... Que horror... Assassinaram a lenda de Arthur... Um fim...!

Eu acho que o Tolkien ficaria mais chateado em ver que "esqueceram" de incluir alguns trechos do livro, como a passagem com o Tom Bombadil e o Expurgo do Condado. São trechos importantes, um inclusive é o desfecho da história.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo