• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien teria gostado dos filmes?

Tolkien teria gostado dos filmes de PJ?


  • Total de votantes
    94
Li que alguns escreveram que ele não iria gostar, pelo motivo da limitação que o filme traz e tal....

Só que o ato de limitar ou não é relativo, vai muito de pessoa para pessoa, há pessoas que vêem a filmes e a imaginação voa ainda mais alto ou vice-versa...tem aquelas que leram o livro, onde a imaginação está ainda mais presente, então o ato de limitar é variável.

E filme de adaptação sempre há algumas mudanças, porque não é feito para fãs e sim para um público geral.Disso Tolkien pode a vir a não gostar, mas ele pode relevar e considerar o trabalho num todo bom.
 
Acho q gostaria sim... msm sendo critico e tal, ele seria esperto o bastante p/ saber q nao teria como colocar td q esta nos livros... mas claro q sentiria falta de algumas partes...

:hihihi:
 
Por mais que os filmes não cheguem aos pés dos livros, é um orgulho pro criador ver sua obra representada de uma outra maneira....
Ele só não ia gostar se tivessem cagado muito, mas ficou sussa.
 
Acho que ele teria gostado, ainda mais que houve um grande esforço do diretor e do elenco, que passaram anos filmando na Nova Zelândia.
 
É uma pergunta realmente dificil.
Ainal, Tolkien é Tolkien, e ninguem pensa como ele!
Então eu não sei dizer o que ele acharia do filme!
 
Absolutamente NÂO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tolkien deixa bem claro em "Sobre histórias de Fadas" que considera de uma pobreza cultural imensa a adaptação de uma obra literária para os cinemas.
 
Odiar? Não creio.
Acredito sim que, se estivesse vivo, os filmes poderiam ter sido um pouco diferentes.
De qualquer forma, como já foi dito, é sempre uma honra ter sua obra homenageada dessa forma. Sim, para mim, apesar do apelo comercial, filmes adaptados de livros não deixam de ser uma homenagem.
 
eu não conheço ele...

não faço a mínima idéia mesmo...

as vezes a gente pensa que a pessoa sé conservadora e tal, que ia odiar, e no final gosta, e se mostra uma pessoa mais liberal que não vê problemas em adaptarem a sua obra para o cinema, tirando e inlcuindo coisas nela..
 
Pelo pouco que conheço de Tolkien, (lendo as Cartas) ele concerteza não iria gostar, pois os cortes foi o que "matou o filme". Acho que é só por isso, pois do resto ficou mais ou menos ok.
 
Se "O Mestre" fosse uma pessoa muito exigente e detalhista, acredito que não!
Não completamente... Coisas como vestimentas, cenários, as criaturas do mal e armas acredito que sim! Agora a parte da estória do filme e suas adaptações não agradariam muito!
Vejam bem, eu gosto do filme, apesar de suas diferenças, mas acho que no filme "O Retorno do Rei", deveriam ter feito uma atmosfera mais sinístra, mais escuro. E nas cenas de batalha deveriam ter aparecido as chamas das "trincheiras" orcs. Acho que isso daria um clima mais forte à batalha, mais medo e desespero...
 
Acho que se ele tivesse visto a versão estendida e o material de extra ele iria achar o filme muito feliz e bastante fiel ao proposto no livro.
 
Acho que não. Ele era muito chato, muito rigoroso e adaptações podem não refletir aquilo que ele já havia imaginado...

Eu, ao contrário, amo os filmes!

abraços
 
Talvez, ele não gostaria das adptações que fizeram (lógico) mas acho que ficaria feliz com o cenério, produção, atores (alguns) etc.

Na verdade, ele ficaria satisfeito só pelo fato de não ser um filme da Disney
 
Acredito que sim... Tolkien saberia admirar todo o trabalho de PJ, assim como o dele foi absolutamente cativado pelo publico:yep:
 
Não, acho que ele não iria gostar.
Até onde sei ele era muito exigente com suas obras. Revisões e mais revisões. Não acho que a versão de PJ agradaria. Faltam alguns detalhes, que Tolkien não deixaria passar.

P.S.: Cadê o Tom Bombadil?!
 
Fico triste em pensar nisso, mas tenho quase certeza de que ele não gostaria, seria como o filho e o neto, até pior, já que a obra é dele, eles são muito nerds, acham que a obra deve ficar intocada, sem popularizar mesmo...
 
Gostaria. A mente de Tolkien gostava de criatividade. De forma geral, PJ não estragou o filme, somente deu novas nuances, geralmente criativas e boas (se bem que nenhuma parte pastelona o tio do cachimbo gostaria - aka Aragorn tacando Gimli, elfo surfista de escudo que fura olhos com flecha de fisgo e depois atira)
 
Acho que toda pessoa que escreve um livro espera que o filme seja criado na cabeça de cada leitor, pois cada leitor cria seus próprios personagens, paisagens e tudo o mais em sua mente. O filme foi muito bem feito, recriou a TM de Tolkien com uma beleza incrivel, mas creio que ele não gostaria, pois ficou muita coisa de fora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo