• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien também está entre os Profetas?

Pandatur

Usuário
Novo texto traduzido pela Valinor, de autoria de Bill McKeever, e tradução de Natália "deathie" Pacheco. Confira clicando no link a seguir:
TOLKIEN TAMBÉM ESTAVA ENTRE OS PROFETAS?

Vale lembrar que o texto foi aqui publicado apenas como curiosidade. Ele não expressa a opinião da Valinor.
 
Última edição:
Hmm.... interessante... pena que não pôde ser lançado, mas estou ansioso pra comprar esse livro....
 
Pandatur, Eu sou mórmon e fã de Tolkien. Eu acredito firmemente que, por maior que seja o épico de Tolkien, foi fruto de sua grande e maravilhosa imaginação, que nos inspira. Porém, Joseph Smith não é o autor do Livro de Mórmon; ele realmente veio a Joseph escrito em placas de ouro por meio do anjo Moroni, o mesmo historiador que compilou o Livro em 400 DC. Joseph o traduziu, e esses nomes usados são realmente variações do hebraico que começava a se transformar numa nova língua pré-colombiana. Joseph não criou o livro, e como diz Nephi no início do livro, não se trata de algo elaborado para agradar a leitores homens, mas sim existe para agradar a Deus, como um registro de um povo que, de maneira ou de outra, nos antecedeu como donos desse nosso continente, a própria Terra da Liberdade! Isso explica o fato de o livro não ser às vezes uma leitura prazerosa ou instigante. Se Tolkien é fera porque criou seu grande O Senhor dos Anéis, Joseph era um fazendeiro semi-analfabeto que se tornou não só o "autor moderno" do livro de mórmon, mas o líder de um povo que fez memoráveis atos, como atravessar os Eua e estabelecer-se em um deserto inóspito, e o fazer florescer.
Convido aos amigos da Valinor a ler o Livro de Mórmon, que é o livro que mais aproxima os homens de Deus, e encontrar pontos em comum com a obra do mestre Tolkien, certamente também inspirada. E, como bom mórmon, peço que busquemos analisar a história a fundo, com o intuito de perceber diferenças entre um grande professor e um líder, entre um mestre da imaginação e um profeta. E, ninguém melhor que os discípulos de tolkien pra acreditar em anjos, milagres e feitos grandiosos, como os dos Nefitas e Lamanitas do Livro de mórmon.
De qualquer modo, Tolkien é Tolkien. Joseph é Joseph. Um criou, o outro recebeu a obra e traduziu, e é profeta não pelo fato do livro, mas pelas outras diversas obras que realizou. Mestres em feitos diferentes.
 
Só lembrando aqui, que o texto foi escrito por Bill McKeever. Nós, da Valinor, apenas o traduzimos e publicamos aqui. As opiniões e comentários presentes no texto são do autor, não minhas ou de qualquer membro da equipe.
 
Pandatur, tem razão...
Na ansia de explorar a comparação do ponto de vista de um mórmon, acabei sendo talvez rude ou imprudente. Talvez fanático. E esqueci do detalhe (detalhe?) quanto a quem escreveu o artigo. E na ansiedade de elucidar o caso tentando mostrar que segundo a crença mórmon o jovem Joseph não poderia escrever o livro, mas o recebeu de Moroni, escrevi desembestadamente. Os mórmons são assim... Alguém pode dizer que Tolkien também encontrou o registro dos hobbits, não sendo o escritor. Sendo assim, ambos seriam profetas se isso significa encontrar um registro antigo; ou ambos não seriam senão bons escritores que dizem ter contato com registros antigos. Mas o fato é que os fãs de Tolkien sabem da sua inspirada criatividade e do seu valor como um criador de um grande universo literário, mas os Mórmons fundamentam uma crença inteira com base no livro de mórmon. Compará-los seria o mesmo que comparar o papa com Shakespeare. É aí que esse estudo perde o valor.

Valeu e desculpe o fundamentalismo! :think:
 
Não sou mórmon nem ligado a nehuma religião (me enquadro no que se convencionou chamar de "Agnóstico), mas confesso que achei uma baita bola fora a publicação desse texto aqui na Valinor.

O texto não acrescenta nada de novo ao universo das obras do professor e ainda ataca uma religião. Se alguém enviar um texto usando as obras do Professor para atacar o catolicismo, os evangélicos, os umbandistas, budistcas, enfim qualquer uma das grandes religiões a valinor também irá publicar?

Já não vimos tantas vezes alguns imbecis taxarem as Obras do Professor como "demoniacas, anti-cristã (há! não conehcem a história do Professor!), etc."; e isso não nos magoou tanto? por qu~e agora a amaior comunidade de fãs publica um texto atacando uma religião?

É óbvio que os membros da Valinor responsáveis pelo site não tenham responsabilidade pelo teor do texto, mas tem sim pela PUBLICAÇÃO do mesmo!

Por favor, quero deixar claro que estou falando isso (assim como falei na lista) para tentar alertar sobre algo que pode ser interpretado de forma errônea por pessoas mal informadas (imagina um jornalista lendo isso e publicando algo como "Fãs de Tolkien fazem apologia contra Mórmons!" - acham exagero? Já viram os casos "envolvendo" RPG? - que nfelizmente existem aos montes!

Que a tolerância que as mentes mais esclarecidas tem com outras religiões, não seja ofuscada por um deslize de publicação.

Um grande abraço a todos.
 
Ramalokion disse:
Por favor, quero deixar claro que estou falando isso (assim como falei na lista) para tentar alertar sobre algo que pode ser interpretado de forma errônea por pessoas mal informadas (imagina um jornalista lendo isso e publicando algo como "Fãs de Tolkien fazem apologia contra Mórmons!" - acham exagero? Já viram os casos "envolvendo" RPG? - que nfelizmente existem aos montes!

Infelizmente não podemos controlar a interpretação pessoal de cada um. O que eu acho que é não podemos criar um sistema de triagem (muito, muito parecido com censura) que exclua textos "polêmicos".

Portanto continuo defendo a publicação dos textos.
 
Deriel

volto a bater na tecla: Textos como esse não oferecem nada de novo ou importante para uma discussão sobre as obras do Professor. É dar tiro no próprio pé.
A Valinor tem como função justamente dismistificar certas idéias, divulgar e estudar as obras... Um texto obviamente parcial e contrário a uma religião só pode trazer dor de cabeça. Se isso é censura, que seja! Mas a Valinor não tem um motivo plausivel pra publicar um textos desses.

Quero ver um texto falando mal dos católicos, protestantes, islamicos, evengélicos... Textos assim existem aos monte, ou podem ser escritos rapidinho. Vocês publicariam também?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo