1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien religioso?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Rei Passolargo, 7 Fev 2004.

  1. Rei Passolargo

    Rei Passolargo Usuário

    :o?: Atenção, gostaria de sabrer se Tolkien era católico fervoroso ou só católico?
    Onde eu posso confirmar com certeza essa informação?
     
  2. Metz

    Metz ...

    Católico fervoroso. Se não me engano católico romano.
     
  3. Nandorë

    Nandorë Usuário

    Católico fervorosíssimo!!
    Em qualquer biografia do Tolkien você pode confirmar isso. :grinlove:
     
  4. §Etuerpe§

    §Etuerpe§ Usuário

    eu ouvi que ele era católico apostólico romano corintiano tudo que tem direito ,eu li uma vez não sei..... :roll:
     
  5. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    sim, ele era catolico fervoroso e praticante.
    tanto q a mae dele sofreu preconceitos qdo ele ainda era crianca por ser catolica, jah q a sociedade britanica era protestante em sua maioria.
     
  6. LordGriever

    LordGriever Usuário

    huhuhuuh único defeito :P
     
  7. Mi6

    Mi6 HMS

    :o?:
     
  8. The_Raven

    The_Raven Usuário

    "huhuhuuh único defeito"

    Pô cara ficar fazendo comentários a respeito da religiosidade ou etnia, neste fórum principalmente, é furada, 1º se ele era católico fervoroso como tão dizendo então ele é um Grande, pois estudou a fundo, e reinventou a cultura nórdica tão perseguida e mal vista entre aqueles de seu credo. Cara se eu não acredito nem por isso desrespeito. 2º seu credo é indiferente a seu legado na literatura mundial, isso nem se comenta.

    :o?: :o?: :o?: :o?: :o?: :o?:

    É o grande mestre Tolkien, grande escritor, grande pessoa, mas agora que seus livros são carregados de credos pessoais, ao que me parece, são, o que os torna ainda mais artísticos, em suas páginas afinal correm um pouco de sua alma, aquilo em que ele acreditava...
     
  9. The_Raven

    The_Raven Usuário

    ... nem sabia q tolkien era católico, mas suspeitava afinal... principalmente depois de ler a história da criação da terra média, que me pareceu diferentemente da origem nórdica que eu conheço, parecida com a criação do mundo no velho testamento da bíblia,possivelmente uma posição particular, agora parando pra pensar, ele é irlandes ou inglês, pois a uma forte incidencoia de catolicos apost. romanos na Irlanda... ????
    :o?: :o?: :o?:
     
  10. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Então discutam a religião de Tolkien sem entrar no mérito da religião de cada um ok? Pq senão essa discussão vai tomar ouuuuuutro rumo. :wink:
     
  11. °Arien°

    °Arien° Usuário

    O pai e a mãe de Tolkien eram ingleses, mas se mudaram para a África do Sul na década de 1890, por causa do trabalho do pai dele. Tolkien nasceu na África do Sul em 1892. uns quatro anos depois seu pai morreu, e a família voltou para a Inglaterra.
    mas já ouvi falar que naquela época a África do Sul pertencia à Inglaterra, e por isso ele teria sido inglês desde o nascimento. se isso tá certo eu ñ sei dizer
    ahhh e sobre a religião: a mãe de Tolkien entrou pra Igreja Católica Romana (acho q isso..). Com isso, Tolkien e seu irmão permaneceram católicos devotos enquanto viveram
     
  12. LordGriever

    LordGriever Usuário

    calma! foi um comentário sem intenção de ofender ninguem :D
    foi mal aos católicos ae ^_^
    é q num entendo direito ainda a "cultura" do povo da valinor. achei q em um fórum pudesse expressar a sua opinião sempre ehehe
    malz ae
     
  13. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    Pode sim expressar sua opinião, só que é regra do fórum qualquer comentário preconceituoso em relação a cor, religião etc.
    Portanto, comentários desse tipo não são permitidos no fórum, porque os católicos ( sou um deles ) podem se sentir ofendidos.
     
  14. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    " O Senhor dos Anéis é um trabalho fundamentalmente católico, o que só se torna consciente na revisão. Foi por isso que eliminei quase todas as referências religiosas, a cultos ou práticas, no mundo imaginário, já que elemento religioso é inerente à história e ao seu simbolismo"

    Carta ao padre jesuíta Robert Murray, in The Letters of J.R.R. Tolkien, 1981

    Eu acho que este excerto prova que Tolkien não era um católico fervoroso, já que elimininou das suas obrar relações existetes com a religião católica. Ou então pode ser que ele fosso tão fervorosamente crente que nem desse por isso que estava a relatar, mais ou menos, a história do povo de Israel, e que depois, quando leu o seu trabalho, tenha resolvido cortar partes!! Bem, agora fiquei na dùvida!! :o?:
     
  15. Oakshield

    Oakshield Usuário

    Ele era católico fervoroso sim. Sua obra tem elementos católicos sim. MAS a obra de tolkien nao se resume a isso.

    Vejo sua obra como o fruto de sua mente: seus conhecimentos da mitologia universal (Aulë é Hefestos), suas lembranças (o condado remonta a sua própria infância), suas vivências (a história de Beren eh um reflexo de sua própria), sua religiosidade (um mundo criado nao a partir das palavras de Deus, mas de uma música ordenada e coordenada por Erú).. tudo unido por sua brilhante imaginaçao.

    A obra de um homem, ainda que muito religioso, nao é fruto única e exclusivamente de sua religiosidade mas sim da sua mente. Analisem as características de uma obra e saberão o que se passa na mente do seu autor.

    Desta forma, "Tolkien era um católico fervoroso?" era sim.
    "Sua obra é uma obra Católica?" nao, nao era... era/é uma obra Universal... e o seu fervor religioso não está expresso em cada vírgula da obra mas em sua essência, pois Ëa (o plano de fundo de sua obra, sua essencia) nao foi criada pelos titãs e etc... mas sim, teve sua origem de acordo com preceitos judaico/cristãos.

    A coisa mais inportante do mundo de tolkien, a origem de tudo, isso sim é um puro reflexo de sua religiosidade exacerbada porém sem preconceitos...
     
  16. Rei Passolargo

    Rei Passolargo Usuário

     

Compartilhar