• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien queria matar Gandalf????

Lobelia SB

His name was Robert Paulson
Olá pessoal
Esses dias fiquei pensando na criação de O Senhor dos Anéis e levando em consideração que o mestre Tolkien levou mais de um década para escrever a obra de SdA será que , por um período de tempo, houve a possibilidade de Gandalf REALMENTE morrer na batalha contra o balrog? E depois ele(Tolkien) se arrependeu e o reviveu??
Obrigada!!! Abraços a todos!
 
Bem, o que conheço é que existe algum material de construção de personagens nos volumes dos HoME (History of Middle Earth) mas é possível adiantar algumas coisas.

Uma das formas de interpretar e analisar os livros e os personagens é utilizar apenas as últimas declarações e as mais recentes e definitivas opiniões do autor sobre os livros e sobre o universo que ele criou, que no nosso caso seria a última versão de SdA em que temos de maneira indireta, indicação de que Gandalf morreu e voltou depois de fazer uma viagem ao Oeste aonde recebeu permissão de usar seus poderes na totalidade. Nesse caso nós sabemos que os poderes dos Maiar flutuaram bastante e os Balrogs e Maiar pareciam não serem uma ameaça tão elaborada e poderosa como ficaram posteriormente. Se levar para esse lado uma primeira versão de Gandalf poderia ter sido mais fraca (igual os primeiros Balrogs) e menos importante/imponente a ponto de não precisar morrer sendo usada alguma solução alternativa para sua missão.

Do ponto de vista do autor, considerando a última versão, dentro da história, o autor realmente planejou a morte do personagem e aqui cabem alguns pontos importantes:

-Para Tolkien, planejar a morte de um personagem significa refletir a natureza do universo que criou profundamente e ser coerente com a liberdade das pessoas e todas as agruras que uma existência de verdade trazem (Havia parte de Gandalf parecidas com o próprio Tolkien).

-Nesse caso precisamos definir o sentido de "morrer realmente". Porque por exemplo, para Gandalf, e nos outros livros mais comuns (CI, Silma e OH), a morte real e definitiva era impossível de ser alcançada por esta ser um dom reservado aos homens. Então talvez você se refira a morte do hroa (corpo material) de Gandalf sem que ele recebesse permissão para retornar na qualidade de "O Branco" da forma como retornou, permanecendo no oeste definitivamente após a batalha.

Se assim for, então você busca por uma opinião de Tolkien que foi abandonada e talvez haja algum material de "making off" em algum volume dos HoME (History of Middle Earth), em literatura relacionada (estudiosos de Tolkien) ou em declarações antigas de Tolkien pela internet. Se eu achar alguma referência no volume de casa eu postarei aqui.
 
Última edição:
Sim, quando pensei nisso pensei que talvez houvesse algum trecho em alguma carta dele, dessas que aparecem de vez em quando... Isso seria uma pergunta que o filho dele saberia responder com certeza hehehehee
Se descobrir algo ficarei muito grata!
Obrigada!!
 
De forma simples deixarei a minha opinião sobre o seu dilema. Eu acho que Tolkien não queria "matar" Gandalf, penso que tudo foi pensado ao mínimo detalhe. E é importante frisar o papel em toda a história de Gandalf, é enorme gente, não poderia ser tudo tão perfeito sem ele. :) Mas eu sou suspeito, né? Adoro esse personagem.
 
De forma simples deixarei a minha opinião sobre o seu dilema. Eu acho que Tolkien não queria "matar" Gandalf, penso que tudo foi pensado ao mínimo detalhe. E é importante frisar o papel em toda a história de Gandalf, é enorme gente, não poderia ser tudo tão perfeito sem ele. :) Mas eu sou suspeito, né? Adoro esse personagem.

Sim, concordo em gênero , número e grau!:yep: Esse pensamento só passou por minha cabeça pelo fato de que levou mais de dez anos para Tolkien concluir a obra. Muitas vezes, temos autores que estão escrevendo um livro e não sabem exatamente como ele irá terminar, muitas vezes o final muda e o autor decide eliminar algum personagem no meio do caminho.
Gandalf é praticamente indispensável no SdA mas lembro quando li SdA pela primeira vez , achei a morte de Gandalf um "balde água fria"!Eu lembro claramente de ficar decepcionada com Tolkien porque, no momento, eu realmente acreditava que Gandalf tinha ido pro saco...:fantasma:

Mas o interessante é que Tolkien decidiu mata-lo em um ponto da história muito crítico. Afinal, após a queda dele em Moria e a saída deles de Lothlórien a comitiva se separa e Frodo e Sam, por exemplo , enfrentam um luto completo por Gandalf. Só vão descobrir a verdade no fim da jornada.

Se eu acho que Tolkien queria matar Gandalf?? Acho que não, ele queria apenas aumentar o suspense e a emoção. Mas... eu queria ser o Christopher Tolkien para saber EXATAMENTE o que se passava na mente do pai.... hehee:roll:
 
É que Maiar são curiosos... morrem, voltam, morrem, voltam, morrem, voltam...

O Sauron então é o campeão, morreu em Númenor, depois pro Isildur... :lol: e ainda está "programado" pra voltar na Dagor Dagorath...

Ou seja, ao que parece Maiar podem retornar com "fánar" quantas vezes quiserem... OU o quanto a habilidade deles lhes permitir...

Mas não sei se ao escrever o primeiro rascunho onde Gandalf morre em Moria Tolkien já tinha essa noção de "Maiar" completamente desenvolvida.
 
Hum não pode ser esquecido a grande influência do cristianismo em toda sua obra, Tolkien era é católico praticante e essa questão da ressureição assim como outras questões de ordem moral eram inerentes aos seus próprios ideias.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo