• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien q as criaturas do mal...

Uglúk o Uruk-Hai

... o maioral.
Po galera e ai... Tipo eu vi o topico "onde vivem os elfos?" E fiquei introgada... Tolkien criou em suas hitorias tanto os seres bons, de estremo carisma, e criou as crituras q presisavam ser os inimigos...
Como os Uruk Hai.. :roll:

Bem mas liguem, sera q ele se preocupou menos com as criaturas malignas do q com os mocinhos??? Eu pessoalmente adoro os Uruk Hai e os Orcs de Senhor dos Aneis, eu vi um grande carisma neles!!
Sauron, Saruman, eles tem o equilibrio perfeito com os herois...
Mas uam vez li q Tolkien recebeu de um amigo um troféu q continha os dizeres do anel... e estava escrito na lingua negra de Mordor... Então ele olhou e ficou meio receioso e triste... e usou para por cinsas...heheh...
E isso me mostrou q Tolkien realmente os criou para serem odiados... O q na minha pessoa eu acho q não acontece... O q vc acham gente?? Alguem mais sabe sobre os criteriso de criaçao dos seres do "mal"??
 
Eu sinceramente tenho asco das criaturas malignas de Tolkien. A Língua Negra me soa repugnante.

O que aconteceu foi que uma corrente do pensamento oriental andou entrando muito em voga de uns tempos pra cá: Yin e Yang. A de quem existem sempre dois lados e que bem e mal se complementam. Muitos gostam dessa idéia e portanto acham o mal até mesmo "necessário".

Mas logicamente que para Tolkien não era assim. O mal era apenas uma aberração gerada por Melkor e iria ser totalmente expurgado no final, restando apenas o "bem".
 
Acho os personagens bem construídos sempre interessantes, é isso o que gosto em Melkor, Sauron, Saruman, Fëanor, e etc... Não aprovo a conduta de nenhum deles, mas nem por isso preferiria que fizessem de outra forma. Só houve uma história a ser contada devido aos nossos vilões, mas como qualquer vilão estavam fadados à derrota. Esta é uma questão na berlinda no tópico sobre o retorno da sombra, sem um vilão à altura de Morgoth ou Sauron a história seria interassante? Todos os super-heróis só o foram devido aos super-vilões. Mas daí a nos espelharmos nestes últimos para levarmos nossas vidas há uma grande distância, não é este o espírito da coisa, não foi isso que Tolkien quis insinuar. Os vilões de Tolkien estão em sua obra como o modelo das coisas a serem combatidas. Já o amor e a amizade são os modelos mais fortes a serem seguidos.
 
Eu acho que todas as criaturas que Tolkien criou são parte de nós. Vejam Boromir e Saruman por exemplo... eles foram corrompidos, são fracos. Isso que ele queria mostrar, que nós somos fracos e devemos lutar contra o mal e contra nós mesmos. Até Melkor era fraco ( ele tinha inveja/ cobiça ). Mas o mais legal é que ele deixa bem claro que acima do mal nós podemos nos tornar puros ( vejam Boromir ).

É.. é realmente muito complexo mesmo..
 
Eu me referia mesmo a construção dos personagens... Todos ate os maus... tem sentimentos complexos... Tolkien explica o odio de cada um... E a motivação...

E isso bate direto com oq ... bem nem todos... sabemos... q eh oq acontece conosco... o "lado mal" não existe... são apenas ideologias... q sempre quem esta do outro lado e o mal....


E Tolkien pelo q percebi usou isso... veja Saruman... ele não e mal, mas ele acredita q depois de anos chegou a vez do escuro triufar, e ate de ele pegar o poder pra ele.... Ao meu ver, veja o estudo de Tolkien, Saruman estava fazendo oq ele achava certo... Ou seja os maus são os opositores a isso... entenderam?

E calro Tolkien mostra a violencia e o terror dos orcs, para expor melhor esse lado "mal"... assim como Saruman criando os Uruk Hai...
Mas eu sinto ai um grande grau de complexibilidade, e isso me atrai nos inimigos... Motivação, o psicologico deturbado...

A Deriel... os eu conceito Yin e Yang presisa ser revisto... as vezes vc não quiz coloar exemplo ele diretamente como exemplo... mas errou em colocar... Equilibrio discrito no Tao não e bem assim... alias naum tem nada haver..heheh

O único mal necessario aqui.. eo dinheiro... :wink:
 
Não não, em Tolkien o mal é sempre Mal. Saruman tornou-se Mal, os orcs eram Mals. è a tal "Queda" que infesta tanto as Letters.

Não existia essa diferença de ponto de vista. O Mal na obra de Tolkien não é relativo é absoluto. O que existe (exceto para as criaturas morgothianas, que não têm essa capacidade) é uma permanente possibilidade de Redenção (outra palavra recorrente), ou seja, do Mal se arrepender e retornarm ao Bem. Smeagol teve essa chance, mas por inferferencia direta de Sam não se redimiu.
 
Deriel disse:
Não não, em Tolkien o mal é sempre Mal. Saruman tornou-se Mal, os orcs eram Mals. è a tal "Queda" que infesta tanto as Letters.

Não existia essa diferença de ponto de vista. O Mal na obra de Tolkien não é relativo é absoluto. O que existe (exceto para as criaturas morgothianas, que não têm essa capacidade) é uma permanente possibilidade de Redenção (outra palavra recorrente), ou seja, do Mal se arrepender e retornarm ao Bem. Smeagol teve essa chance, mas por inferferencia direta de Sam não se redimiu.

Acho que Sam pode ter interferido, mas acho que mesmo que Sam não tivesse interferio Gollum não teria se redimido!

Porque? Porque eu acho que seu desejo pelo anel era muito mais forte do que qualquer desejo de se redimir que ele demonstrou.
 
(lá vêm as Letters de novo)

Tolkien comenta que Gollum poderia ter se redimido sim, mas nunca o saberemos pq Sam acabou totalmente com esta possibilidade e o Covil de Laracna se tornou inevitável.

O que é uma pena... o que teria acontecido sem Laracna e com Gollum redimido?
 
Deriel disse:
(lá vêm as Letters de novo)

Tolkien comenta que Gollum poderia ter se redimido sim, mas nunca o saberemos pq Sam acabou totalmente com esta possibilidade e o Covil de Laracna se tornou inevitável.

O que é uma pena... o que teria acontecido sem Laracna e com Gollum redimido?

Hmmm...como Tolkien disse: "poderia" não é?

A possibilidade da redenção sempre existe, mas no caso de Gollum acredito que fosse muito remota, considerando-se que o anel era a coisa que ele mais desejava em sua vida.

Levando-se em conta que não houvesse Laracna, provavelmente Gollum teria os acompanhado e esperado novas oportunidades de pegar o anel ou talvez ficar mais próximo da redenção, mas quando ele notasse a real intenção de se destruir o anel, acredito que seu desejo de redenção teria sido sobrepujado pelo desejo do anel.
 
eu acho k a possibilidade de redenção de gollum existia sim! senão reparem: qd gandalf fala com frodo em mória acerca de gollum e estão a discutir se bilbo tinha feito bem em não o matar, gandalf refere que essa piedade de bilbo ainda poderia influenciar os acontecimentos futuros e k gollum poderia ter um papel "bom" no desenrolar da aventura! ainda k as intenções de gollum não fossem boas, o k é um facto é que foi por causa dele k o anel foi destruído(frodo já não o keria fazer qd chegou a Orodruin)
 
E teve um popel fundamental. Naquela vekha história de "escrever certo por linhas tortas"
 
hummm... O Mal que eu vejo na obra de Tolkien é inconfundível. Não há uma possibilidade de redenção para as criaturas más, porém aquelas que foram atraídas pelo mal, geralmente cogitam a possibilidade de se redimir. Como o Gollum e o Anel, ou Fëanor deixando-se tomar pelo ódio de Morgoth...

Foi dito acima sobre o Boromir... não acredito que ele seja tão pérfido quanto Saruman... o Anel não dava trégua para ele... era a palavra dele no conselho contra a vontade dele usar o anel para ajudar seu povo... para mim ele se redimiu... pena que foi tarde...
 
Deriel disse:
Eu sinceramente tenho asco das criaturas malignas de Tolkien. A Língua Negra me soa repugnante.

O que aconteceu foi que uma corrente do pensamento oriental andou entrando muito em voga de uns tempos pra cá: Yin e Yang. A de quem existem sempre dois lados e que bem e mal se complementam. Muitos gostam dessa idéia e portanto acham o mal até mesmo "necessário".

Mas logicamente que para Tolkien não era assim. O mal era apenas uma aberração gerada por Melkor e iria ser totalmente expurgado no final, restando apenas o "bem".


falou e disse.concordo em número gênero,número e grau

se não me engano,o símbolo de Yin e Yang é aquele em que há um círculo divido por uma linha ondulada,de um lado é preto com uma bola branca embaixo,do outro lado é branco com uma bola preta embaixo
 
Hm...de certa forma, eu gosto de Melkor...tipo, ele criou todo mal, beleza, isso é horrivel, ele destruiu as arvorezinhas lindas de Valinor (uma parte que me fez chorar :cry: ) e tbm criou desavensas entre os elfos e tudo mais (mas cá entre nós, se não fosse pelo maldito do Feanor o destino dos elfos seria bem melhor :evil: ), mas eu vejo Melkor como um renegado..seilá, um excluido...ele queria o poder sim, tal, isso era mal pacas, mas ele era meio que o excluido dos Valar, ele pensava diferente...acho que de certa forma ele era legal...hehehe

O Gollum, eu sempre gostei um pouco dele tbm, porque ele as vezes queria ser bom, tipo, ele tava sempre brigando com ele mesmo, tipo, metade dele queria ser má e outra queria ser boa...seilá, ele não era tão mal assim hehehe, e se não fosse por ele Frodo teria falhado :x

Já Saruman eu não gosto, Saruman ficou mal por livre e espontanea vontade de ter poder, mas acho que ele rende um dos melhores dialogos do livro hehehe (quando Gandalf vai visita-lo, ele é cinico pacas, é muito foda aquele dialogo hehehe) mas, mesmo assim, ele é o tipo de mal que eu acho muito sem carater e tals...

Tipo, aí tem as criaturas de Melkor e tudo mais...seilá, acho que todo mal tinha um fundo de bondade...alguns eram bem no fundo mesmo, mas outros podia se ver um pouquinho de duvida de se estava fazendo a coisa certa....tudo bem, tem aqueles que nao tem nada disso...mas acho que o mal que o tolkien criou não é dos piores... :?

Bom...é isso :)

bjins
 
aÍ MITH, OS ELFOS SÃO PODRES POR DENTRO, INDEPENDENTE DO fEANOR, OU DE OUTRO QQ, OS ELFOS SÓ CRIAM PROBLEMAS E DEIXAM PROS HUMANOS RESOLVEREM,... pQ QUANDO O PROBLEMA FICOU RUIM, OS VALAR AJUDARAM OS ELFOS, MAS O PROBLEAM Q OS ELFOS CRIARAM CONTINUOU, E QUEM TEVE Q RESOLVER FORAM OS HUMANOIS E UM PUNHAOD DE HOBBITS...
 
bem, eu sempre gostei de vilões, personagem conflitantes e tudo o mais, mas o que vejo nos livros, é que Tolkien coloca como "MAUS E PONTO" apenas alguns, acho que só Melkor (mesmo antes de vir pra TM ele era egoista e ambicioso) e Sauron (fez o dever de casa direitinho e ganhou a medalhinha de primeiro da classe).
Tem uma parte no Silma, qdo fala sobre os orcs, que no fundo eles sentiam ódio profundo e medo absurdo do senhor a quem serviam, pois foram forçados.a meu ver, é uma raça perturbada que só tem na destruição um propósito de vida,pois nao têm escolha.Nasceram da corrupção de Melkor, pensem, ERAM ELFOS!Eu tenho muita pena dos orcs, na verdade, eles foram vítimas amargas do monstro do Morgoth! :evil:
Eu gosto do Gollum, ele me dá pena...tudo bem que ele já era meio rebelde qdo era Sméagol, mas o Anel sugou ele até nao poder mais, e depois ele ficou num dilema psicologico terrivel, com duas personalidades e tudo mais...nao podia separar-se do Anel, mesmo sabendo que ele era sua ruína.Não acho que o Sam tenha tido culpa nisso,como confiar no Gollum,sendo que nem ele tinha total controle sobre si?Ele desempenhou seu papel, sem ele o anel nao teria sido destruído, mas ele jamais poderia encontrar paz enquanto vivesse.Por isso, acho que a morte foi a melhor recompensa para ele (gente, para onde será que ele foi?).
Eu não me conformo de crucificarem o Feanor!Ele sofreu um monte, é um personagem complexo, nao dá pra dizer "é mau e pronto", teve uma série de fatores que desencadeou aquilo.Nao to dizendo que ele é inocente nao, ele é culpado de tudo o que fez!Mas Melkor ajudou muito, ah se ajudou, e depois ele enlouqueceu, isso fica bem claro, ele nao distinguia mais o certo do errado, na cabeça dele (ouviram, na cabeça dele) cada ato era perfeitamente justificável, ou seja, loucura total.Mas ele tinha uma grande missao, até os Valar sabiam disso, pena que se perdeu no caminho.Mas mesmo assim é um dos meus personagens favoritos! :P
Quem é desprezível é mesmo o Saruman.Arquitetando coisas desde há muito tempo, premeditando cada passo para ser o "Substituto do Sauron", jogando no lixo a sua posição de Maia e Istar, FAZENDO ORCS!No final ele foi mais um peão a serviço do Sauron, mas querendo tudo para ele mesmo! :evil:
por tudo isso, acho que existem maus e maus nas obras de Tolkien.
e é assim que é legal, nao concordam? :wink:
 
Simples:
Tolkien foi um gênio das palavras, e da criatividade, era ele um mestre. Os "vilões" não o são simplesmente por serem "maus". Existe um porquê de tudo, e isso faz com que nós gostemos deles, como personagens, não exemplos de conduta. Fëanor não considero mau, nem vilão. Era alguém em busca de vingança. Melkor, além de lhe roubar as Silmarils, sua obra mais amada, matou seu pai, como o próprio Tolkien dissera, seu pai lhe era mais caro que qualquer coisa. O erro de Fëanor foi ter sido levado pelo impulso de seu orgulho, e não ter agido com prudência. Se fosse de outra forma, os Valar poderiam ter se juntado a ele, e muitas vidas perdidas seriam poupadas, mas muitos heróis seriam desfeitos: Fingolfin, Fingon, Turgon, Beren, Húrin, Huor, Tuor e etc...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo