• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien Profeta?

Takemoto

Hobbit Mestre Cervejeiro
E se Tolkien tivesse nascido uns 3000 anos antes?
Se ele tivesse escrito suas estórias (ou histórias, sei lá) nessa época...

Será que teríamos mais uma religião?
Será que existiriam "São Feänor" ou "Santa Arwen"?

Com tanto tempo desde o que seria sua primeira "publicação" a idéia inicial poderia ser desvirtuada e realmente se tornado uma doutrina ou bíblia ou sei lá...
Eu sei que a idéia é louca, foi bem por isso que eu resolvi postar, porque se fosse um assunto resolvido não mereceria discussão. :think:
 
Bom, vamos colocar a coisa dessa forma: Tolkien jamais teria criado uma história como essa se não se tivesse passado alguns séculos desde que o mundo tivera uma Idade-Média e a historiografia não tivesse evoluído tanto. O memso vale para as inúmeras influências na obra. De onde vieram? Algo a se pensar... para ter escrito algo assim há 3000 anos ele teria mesmo de ser algo como um deus, ou enviado por um,

mas não algo bestalóide como a hagiografia cristã, da qual você tirou uma merecida onda no seu post...
 
Não trato como besta o que está escrito na bíblia, tenho respeito pelas pessoas que acreditam nisso e não tiram proveito dessa doutrina. Muitas pessoas apóiam o que resta de suas forças para viver na Igreja Cristã, porque literalmente - com o perdão da palavra - estão na merda.

Mas ainda tratando os 3000 anos antes, ele poderia se inspirar em outras histórias que existiam na época, por exemplo a Lenda de Beowulf que eu acredito já existia, ou Illíada e Odisséia, tem tantas possibilidades...
 
Não trato como besta o que está escrito na bíblia, tenho respeito pelas pessoas que acreditam nisso e não tiram proveito dessa doutrina. Muitas pessoas apóiam o que resta de suas forças para viver na Igreja Cristã, porque literalmente - com o perdão da palavra - estão na merda.

Mas ainda tratando os 3000 anos antes, ele poderia se inspirar em outras histórias que existiam na época, por exemplo a Lenda de Beowulf que eu acredito já existia, ou Illíada e Odisséia, tem tantas possibilidades...

Bom, 300 anos antes, creio que não. 2000 anos? Talvez, mas ainda assim existem referências posteriores, muito cristãs, outras mais mitológicas, mas todas bem medievais, não seria a mesma coisa, acredite.

Quanto ao cristianismo, eu quis dizer aplicar a hagiografia à obra de Tolkien. Eu não sei quanto a você, mas isso de São Aragorn quase me fez vomitar. Aí eu lembrei daslendas medievais e entendi melhor.
 
É lógico que "São Aragorn" é ridículo...

Mas a questão que estou tentando levantar é: Tolkien foi, indiscutivelmente, um gênio. Independentede da época ele viesse a nascer, sua genialidade seria a mesma, somente as inspirações seriam diferentes. Então, eu acredito, que ele seria capaz de criar um Mito tão forte quanto foi/é este. Mas o que faria sua obra ser tratada com mais "fé" é que naquela época o povo era mais burro (ou menos instruído) o que poderia dar margem para que, um bom tempo depois que ele estivesse morto, Tolkien fosse tratado como um profeta ou algo parecido.
 
Acredito que se Tolkien fosse contemporâneo dos autores da Bíblia, creio que seus escritos seriam mais populares que a Bíblia sim, mesmo porque, a mitologia atual de Tolkien, pelo menos do meu ponto de vista, é mais completa do que a Bíblia.
Se por acaso o mundo acabasse hoje, ou morressem milhares, e ficasse só uma parte da população, desmemoriada, e eles topassem com o SR. Dos Anéis, e uma Bíblia, seria mais fácil acreditar que todos estão no Palácio de Mandos ao invés de um Jardim do Éden.
Creio ainda, que mesmo que Tolkien escrevesse coisas diferentes, ele ainda seria reconhecido, pois genialidade, é genialidade em qualquer lugar e em qualquer época.
 
Nao sei se o Legendarium é mais completo que a Bíblia, mas se Tolkien vivesse uns 100 anos ou mais, provavelmente desbancaria muitos livros sagrados que existem por aí.
Eu não li nenhum livro "sagrado" na íntegra, mas o que pude notar é que nenhum deles tem descrições tão precisas como qualquer um dos livros do Vovô. Parece que ele estava vivendo o que estava escrevendo e não enxergando na sua mente...
 
Bem... Se Tolkien tivesse escrito suas obras antes do Concílio de Trento, sua obra estaria na Index Librorum Prohibitorum - a Lista de Livros Proibidos e o Professor teria sido caçado pela Inquisição!

Talvez o "Tolkienismo" (ou seria Ilúvatarismo?) ainda hoje tivesse algum seguidor, mas provavelmente seria mais uma religião do paganismo e nós, provavelmente, não estaríamos aqui discutindo o que discutimos pelo fórum...
 
Bem... Se Tolkien tivesse escrito suas obras antes do Concílio de Trento, sua obra estaria na Index Librorum Prohibitorum - a Lista de Livros Proibidos e o Professor teria sido caçado pela Inquisição!

Talvez o "Tolkienismo" (ou seria Ilúvatarismo?) ainda hoje tivesse algum seguidor, mas provavelmente seria mais uma religião do paganismo e nós, provavelmente, não estaríamos aqui discutindo o que discutimos pelo fórum...

Putz, é verdade
A Inquisição teria acabado com tudo...
 
Bem, se a obra de Tolkien realmente existisse a milênios atrás, acredito que o conteúdo da mesma poderia perder-se ao longo do tempo. Outra hipótese, remota, claro, seria que o mestre conseguisse muitos seguidores com suas teorias que poderiam ser adotadas como a real criação do mundo. Ou, talvez, ele fosse um mero analfabeto, o que era muito comum no tempo que foi comentado, e nem chegasse a escrever suas célebres obras. Porém, com sua genialidade, destacaria-se, certamente, em qualquer período...porém, dependendo da época destacar-se não seria algo favorável, e aí já retorno as hipóteses anteriores. Não há como saber ao certo, afinal, ele não nasceu 3000 anos antes!
 
Se olhar como era a visão dos povos, a 3 mil anos atras, a historia dele poderia servir ate como uma biblia em contesto historico, e não religioso, como é o caso da Iliada e dependendo do lugar de origem do tolkien ele poderia ter influencia de varias religiões, mas a historia ficaria muito diferente do que ela é, seria muito mais parecido com a mitologia viajona do que a mitologia fantasiosa que ela é.
 
Definitivamente, isso seria impossível.
Veja bem, Tolkien inspirou-se em uma série de elementos que já existiam (obviamente) antes da publicação de seus livros; logo, tirou imaginação e concretizou seus pensamentos com um empurrãozinho das outras obras.Como ditas, são elas; Beowulf, a cultura nórdica, e tudo o mais.
Obras são acréscimos.Se não houvesse a roda, não haveria carroça, muito menos uma Ferrari.Logo, se não existisse um manuscrito como a Bíblia, nunca existiria Sheakespeare, Tolkien ou Machado_O mesmo se aplica às obras de Tolkien!É a mesma coisa que atirar uma pedra do último andar de um prédio na segunda feira, e na terça feira.Quem sabe na terça feira essa pedra machucasse alguém.A mesma coisa com Tolkien; ele nasceu em uma determinada era, e ele sofreu lá suas influências.E ele é como é, por obra do destino ou não.Acho difícil fazer previsões desse tipo.A pedra poderia ou não acertar alguém.Saber se Tolkien seria um profeta, e se suas obras possivelmente iriam se converter em uma nova religião, Deus, é muito profundo.

Abraços,
Thantalas.
 
Última edição:
Definitivamente, isso seria impossível.
Veja bem, Tolkien inspirou-se em uma série de elementos que já existiam (obviamente) antes da publicação de seus livros; logo, tirou imaginação e concretizou seus pensamentos com um empurrãozinho das outras obras.Como ditas, são elas; Beowulf, a cultura nórdica, e tudo o mais.
Obras são acréscimos.Se não houvesse a roda, não haveria carroça, muito menos uma Ferrari.Logo, se não existisse um manuscrito como a Bíblia, nunca existiria Sheakespeare, Tolkien ou Machado_O mesmo se aplica às obras de Tolkien!É a mesma coisa que atirar uma pedra do último andar de um prédio na segunda feira, e na terça feira.Quem sabe na terça feira essa pedra machucasse alguém.A mesma coisa com Tolkien; ele nasceu em uma determinada era, e ele sofreu lá suas influências.E ele é como é, por obra do destino ou não.Acho difícil fazer previsões desse tipo.A pedra poderia ou não acertar alguém.Saber se Tolkien seria um profeta, e se suas obras possivelmente iriam se converter em uma nova religião, Deus, é muito profundo.

Abraços,
Thantalas.

Disse tudo. A chave é a influência. Ninguém cria nada do nada. Nem Moisés criou.
 
Como o Caio e o Ravanoc falaram, influências que Tolkien teve naquela época não existiam e por isso se ele tivesse escrito algo não seria como uma mitologia.
Acho que seria mais uma obra(ou obras) que falassem de assuntos relacionados à época que ele estava vivendo.
 
Eu concordo com as duas partes xD

De fato seria impossivel o Tolkien ter feito a mesma obra em outra época, acho que mesmo se fosse simples 50 anos antes de quando ele fez, já não seria a mesma coisa... Por que, como ja disseram aqui, teve todas as influências e do modo como ele vivia... Ele foi até a Guerra enquanto escrevia os livros, se fosse alguns anos antes, ele não teria ido e isso poderia mudar um pouco como as coisas seriam escritas, pois apesar de ele já ter as histórias na cabeça, o fato de ele ter vivido aquilo, e visto o que ele viu, com certeza tiveram alguma influência sobre ele, e essas influências fizeram parte do todo que é sua obra.

Mais ignorando isso, se de algum modo, fosse possivel ele ter escrito sua obra, exatamente como é hoje, há 2000 mil anos atras, com certeza seria uma religião hoje em dia...


Tenken :lily:
 
Eu concordo com as duas partes xD

De fato seria impossivel o Tolkien ter feito a mesma obra em outra época, acho que mesmo se fosse simples 50 anos antes de quando ele fez, já não seria a mesma coisa... Por que, como ja disseram aqui, teve todas as influências e do modo como ele vivia... Ele foi até a Guerra enquanto escrevia os livros, se fosse alguns anos antes, ele não teria ido e isso poderia mudar um pouco como as coisas seriam escritas, pois apesar de ele já ter as histórias na cabeça, o fato de ele ter vivido aquilo, e visto o que ele viu, com certeza tiveram alguma influência sobre ele, e essas influências fizeram parte do todo que é sua obra.

Mais ignorando isso, se de algum modo, fosse possivel ele ter escrito sua obra, exatamente como é hoje, há 2000 mil anos atras, com certeza seria uma religião hoje em dia...


Tenken :lily:

Talvez venha a ser, nenhuma religião foi criada para ser uma religião mundial, toda religião quando criada é num contexto bem específico, para aquela tribo, então um livro criado para nossa "tribo" talvez algum dia seja considerado uma religião, como existe a religião dos Jedi.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo