• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien preconceituoso ou Peter Jackson preconceituoso

Status
Fechado para novas mensagens.

Finrond

Usuário
tanto nos filmes quanto nos livros pq a escolha de orientais(asiaticos), e de sulistas(com pele mais escura "africa"), seria preconceito de Tolkien para com essas etnias, pq escolherem eles para serem os humanos maus, enquanto os bonzinhos sao todos tipo Europeus?
Seria isso uma forma de preconceito?
 
Essa questão é relativamente simples.

Tolkien criou uma mitologia para Europa. Harad e as terras Orientais "são" a África e a Ásia, dai já se pensa que o povo de cor branca era o rincipal, pq eles são/eram os Europeus.

O povo dessas terras distantes foram pouco influênciados pelos Valar, sem tanto conhecimento foram facilmente enganados/seduzidos por Sauron. Eles não eram maus de verdade, eles pensavam agira certo, em prol de um bem deles mesmo e, talvez até, na cabeça deles, em prol do mundo.

acho que é mais ou menos isso.
 
Quando Sam vê o Haradrim caindo do Olifante, olha para seu corpo morto e reflete se ele seria realmente mau, se teria um lar, uma família, e o que o levou a servir Sauron. Isso está no capítulo de AdT quando eles (Sam e Frodo) vêem a luta entre os homens de Faramir e os Haradrim em Ithilien.
 
Se pensarmos que havia o quesito "Deus(es) fez cagada e não se apresentou a todos os povos do mundo" que aconteceu no nosso mundo real. (na verdade acho que aconteceu, o problema é saber que é o mesmo cara que todo mundo descreve diferente :mrgreen: ) pode-se perceber a semelhança.

Exemplo: quem nasceu antes do messias cristão não ia para o Limbo? (não para a parte ruim do Inferno).

Quem não segue o Alcorão é infiel, e perdeu-se da palavra de Alah.

Etc..

Considerando-se que é o ponto de vista dos hobbits, é até natural que os povos diferentes fossem assustadores para os pequeninos. E... bem... Sauron e Melkor fizeram um bom trabalho deixando os povos orientais e do Harad confusos.
 
Ah, tem uma questão dessas no livro Coleção 100 Respostas - O Senhor dos Anéis; que diz:

Página 77 - Seção J.R.R. Tolkien disse:
Tolkien era racista?
Quem vê a posição desfavorável ou até vilanesca dos povos orientais ou negros nos livros deve se perguntar isso, mas o fato é que Tolkien tinha posições claramente anti-racistas numa época em que muitos europeus não viam problema nenhum em considerar outros povos inferiores. Numa de suas cartas, ele critica claramente a política do apartheid na África do Sil, seu país natal. Em outra ocasião, um editor alemão se interessou em publicar uma tradução de O Hobbit, mas exigiu que Tolkien provasse que não era judeu (Adolf Hitler estava no poder). O escritor respondeu em tom desafiador, dizendo que "infelizmente" não tinha ancestrais judeus, já que esse era um povo talentoso.
 
Mith disse:
Ah, tem uma questão dessas no livro Coleção 100 Respostas - O Senhor dos Anéis; que diz:

Página 77 - Seção J.R.R. Tolkien disse:
Tolkien era racista?
Quem vê a posição desfavorável ou até vilanesca dos povos orientais ou negros nos livros deve se perguntar isso, mas o fato é que Tolkien tinha posições claramente anti-racistas numa época em que muitos europeus não viam problema nenhum em considerar outros povos inferiores. Numa de suas cartas, ele critica claramente a política do apartheid na África do Sil, seu país natal. Em outra ocasião, um editor alemão se interessou em publicar uma tradução de O Hobbit, mas exigiu que Tolkien provasse que não era judeu (Adolf Hitler estava no poder). O escritor respondeu em tom desafiador, dizendo que "infelizmente" não tinha ancestrais judeus, já que esse era um povo talentoso.


Hahahahahah, Tolkien foi foda nessa do editor alemão.....
 
Achei o titulo pesado... principalmente em epoca que os direitos humanos e umas denominações religiosas extremistas querem qualquer coisa pra fingir que sabem algo...

É estranho sim apenas os branquinhos serem os bonzinhos (mesmo tendo branquinhos maus tb!), mas se vc ver tolkien viveu na inglaterra e na africa do sul. na africa do sul foi inputido naturalmente a diferença (ele viveu na epoca do getho) e na europa num existiam muitos negros, principalmente na inglaterra.
 
Denethor II disse:
Achei o titulo pesado... principalmente em epoca que os direitos humanos e umas denominações religiosas extremistas querem qualquer coisa pra fingir que sabem algo...

É estranho sim apenas os branquinhos serem os bonzinhos (mesmo tendo branquinhos maus tb!), mas se vc ver tolkien viveu na inglaterra e na africa do sul. na africa do sul foi inputido naturalmente a diferença (ele viveu na epoca do getho) e na europa num existiam muitos negros, principalmente na inglaterra.
O post do Panda já nega essa idéia que os negros são maus. Sam, um hobbit de uma terra pacata sem muita informação de terras distantes, vê pessoas do sul e do leste servindo a um ser que é o "mal encarnado", se questiona se eles são realmente maus. Isso para mim foia maneira de Tolkien dizer para os leitores "não julguem quem vocês não conhecem". E dos Haradrim e seus motivos para servirem sauron nós sabemos muito pouco.
 
eu acho que por serem os mais distantes de Aman,esses povos(haradrim)eram os mais influenciados por Sauron,q dominou alguns brancos tb(Saruman,Ar Parazon),mas como a terra media supõe-se ter sido na europa,os povos mais distantes calharam de ser os orientais
 
Na verdade eles nã eram maus, foram apenas seduzidos pelas propostas de Saurone estavam ali pensando que faziam o certo.
Imagine que na vida real entaum todas as etnias são malvadas pq todas elas incitaram guerras umas contras as outras: os europeus guerrearam contra a Africa e contra os paises arabes nas crusadas; os arabes invadiram a europa, principalmente a peninsula iberica e por ai vai...as raças são mas dependendo do ponto de vista que voce está olhando. Ninguém mata a toa. Acho que Sauron disse aqueles povos que os Homens do Oeste representavam perigo para suas nações e deu no que deu.
 
Não acho que Tolkien e PJ são racistas, mas pode-se perceber que muitos atores tem os olhos claros como, Frodo, Sam, Pippin, Merry, Gandalf, Bilbo, Faramir, Boromir, Arwen, Éowyn, Legolas(que na verdade não tem olhos azuis, mas no filme teve que usar lentes) e outros.. Mas como disseram os outros usuários, Tolkien fez a mitologia para a Europa e pra ele, os de pele escura, sulistas e orientais, ficavam na Ásia e África, no mundo real.
 
Concordo com Portos, praticamente todos os personagens que apareceram no filme sao brancos e têm olhos claros, a exceção são os anões. Tolkien morou na Europa, e nesse continente as pessoas tem etnia branca, ao contrário dos povos da Ásia, Africa e América Latina. Portanto, ele criou os personagens de acordo com a realidade dos lugares da Europa em que ele morou.
 
Agente vc não podem encarar por esse lado , vcs não acham q os soldados norteamericanos não pensam q os arabes são maus?e se os carinhas da terra media fossem negros e os inimigos fossem brancos , os brancos não estariam no direito de reclamar?pensem racismo esta na cabeça de quem ve , somos todos iguais , sem essa ,algns melhores nisso outros naquilo


DIOR
 
Dior disse:
Agente vc não podem encarar por esse lado , vcs não acham q os soldados norteamericanos não pensam q os arabes são maus?e se os carinhas da terra media fossem negros e os inimigos fossem brancos , os brancos não estariam no direito de reclamar?pensem racismo esta na cabeça de quem ve , somos todos iguais , sem essa ,algns melhores nisso outros naquilo


DIOR


Concordo, mas eu toquei na questão pelo Tolkien ser SulAfricano, e por causa de toda a politica do Aparthaid que teve lá, inclusive na época em que o Tolkien era vivo
 
Ò, o Tolkien(meu amigo) era sul-africano e por isso ñ podia haver preconceito com um lugar que deu origem a ele.Porem, se voces lessem as cartas de Tolkien(uma coisa que eu acho que poderia ser foenecida pela nossa espetacular equipe Valinor) veriam que o proprio Tolkien disse que a TM ñ e nada mais nada menos do que uma versão antiga do que conhecemos hoje por "5 continentes"`.É por isso que os sulistas são negros, porque a Africa fica no hemisferio sul.nada a ver com preconceito Lake.O kbção(ó quem fala). :mrgreen:
 
:eek:

Já foi escrito aí em cima sobre as cartas, etc. Se não fosse impossível (já que precisamos de olhos para ler a tela) diria que muita gente aí tá cegueta. 8O
 
Ó eu de novo.Esqueci de dizer uma coisa.é que o Portos disse que o Legolas e os outros tem olhos azuis e são brancos.Aí é que ta o negocio, pórque justo os malvados tem que ser negros?, porque ñ tem nenhum heroi pretinho?É a isso que o Finrond se refere.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo