• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien por ai

Indu

Usuário
Receio que um topico desses na valinor não exista então...

Estou lendo O Talismã de Stephen King e Peter Straub, nele King e Straub fazem algumas referencias a Tolkien:

"Dois desenhos animados de Ralf Bakshi. Os Feiticeiros e O Senhor dos Aneis."
O Talismã pg 318
Nesse trecho que segue apresenta O Senhor dos Aneis em referencia ao desenho da Década de 1980.

"[...]Jack se perguntava se a conversa que viria a seguir não seria mais fácil se os livros da escrivaninha fossem O Senhor dos Aneis e Naufrágo, em vez de Química Organica e Enigmas Matemáticos"
O Talismã pg 488
Nesse outro temos Tolkien visto por modo fantasioso e onirico.

"Num lado havia um livro de Hostória aberto; no outro, um numero da revista Heavy Metal. Posters decoravam as paredes: Costa del Sol, Frodo e Sam avançando pela planicie desolada e fumegante de Mordor em direção ao castelo de Sauron [...]"
O Talismã pg 502
E mais nesse outro, vemos com riqueza de detalhes que de certa forma os dois escritore (ou somente um deles), conhecia Tolkien e o fez transparecer em seu livro de forma implicita.
Nesse livro em especial é bem mistico, e se formos observar mais atentamente (para que já leu) Os Territorios é de certa forma muito parecido com Arda, um lugar muito bom, com um clima de terra-média. :think:

Meu objetivo no tópico é reunir trechos e citações as obras de Tolkien que encontramos em outros lugares.
 
Até já tem um tópico assim, Industrial. Mas não to conseguindo achar. O tópico é cheio de citações a SdA e Tolkien em geral em livros, séries e filmes. Vou continuar pesquisando pra ver se acho.
 
Na Torre Negra do Stephen King (admitidamente influenciada por Tolkien), tem várias referências à Tolkien:
Sob muitos aspectos, o grande caso de amor de Henry Dean — que acabou quando Sylvia Goldover roubou noventa dólares de sua carteira, deixou um bilhete dizendo desculpe, Henry no lugar do dinheiro e foi para destino ignorado com o antigo namorado — foi um alívio para Eddie. Ele se sentava no sofá da sala, punha as fitas de John Gielgud lendo a trilogia dos Anéis de Tolkien, se injetava heroína na parte de dentro do braço direi-to, e viajava para as Florestas de Mirkwood ou as Minas de Moria com Frodo e Sam.
Gostara muito dos hobbits e achava que poderia passar o resto da vida em Hobbiton, onde o tabaco era a pior droga que rolava e os irmãos mais velhos não ficavam dias inteiros atormentando os caçulas. O pequeno cha-lé que John Cullum tinha no bosque o fazia voltar, com surpreendente força, àqueles dias e àquele período sombrio da sua vida. Pois o chalé transmitia de alguma forma uma sensação de convívio hobbit.
Retirado do Volume VI - Canção de Susannah

Eddie o voltara mais uma vez para seu assunto favorito, sua obsessão, sua querida. O que Gollum, nos livros de Tolkien, teria chamado “sua preciosidade”.
Do mesmo volume.

— Ves’-Ka Gan — ele diz, divertido pelo som... mas também atraído por ele. Já prometeu a si mesmo que não vai sufocar suas fantasias sobre a Torre Negra com pala-vras impronunciáveis em alguma linguagem inventada (para não dizer fodida) — mes-mo porque seu editor, Chuck Verrill, de Nova York, cortará a maioria delas se ele o fizer —, mas mesmo assim sua mente parece estar se enchendo de tais palavras e frases; ka, ka-tet, sai, soh, can-toi (esta pelo menos vem de outro livro seu, Desespero), tahe-en. Será que Cirith Ungol, de Tolkien, e Nyarlathotep, o Grande Violinista Cego de H. P. Lovecraft, ficariam muito atrás?
Retirado do volume VII - A Torre Negra.

E por aí vai...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo