1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien POP

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Lórien*bsb, 6 Out 2003.

  1. Gildor

    Gildor Usuário

    Sim, é fato que o filme do PJ é mais "atrativo" que a obra, por grande parte do público. Isso se deve não ao fato do livro ser chato, ou do filme substituí-lo. As pessoas não gostam de ler. :|

    O filme do PJ trouxe alguns leitores pra o livro. Não foram tantos quanto se esperava, mas só esse mérito pra mim já é suficiente. Eu sou um desses novos leitores. Não conheço nada de RPG, provavelmente não conheceria Tolkien hoje se não fosse o filme do PJ. E eu acho que, graças aos (poucos) novos fãs como eu, já valeu a pena. :mrgreen:
     
  2. NightRaven

    NightRaven Banned

    Eu também me encaixo no 1....li o livro em fevereiro de 2001...nem sabia q existia filme e imaginava como seria...e de repente num site eu soube q haviam filmado e q estava quase pronto....puts...endoidei!!

    Eu já vi quase todos os tipos de gente q o Foryaranon citou...inclusive um no meio do 3,5....antes leu um pouco mas não completou e não se interessou pela leitura mas viu o filme e gostou! fato raro? :lol: :lol:
     
  3. nana

    nana Usuário

    esqueceu do 9. aquele tipo peculiar que não leu, não assistiu o filme, mas ainda assim critica :x
    bom.. esses talvez nem mereçam entrar na lista =]

    eu tb me encaixo no número 1. "ganhei" O Hobbit
    no natal de (:eek:) 99 e não parei desde então também :mrgreen:
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Mesmo que fosse apenas uma pessoa, já teria valido! :D


    Mas nos resta o fardo (fardo?) de manter acessa a chama da obra que é muito maior, bonita e criativa do que qualquer filme jamais poderá ser (e olha que o PJ fez milagre, a meu ver).
     
  5. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    :clap:

    Eu detesto parecer puxando o saco de admin, etc.

    Mas o que o tio aí falou é por aí. Só depende de nós, fãs, mantermos a chama acesa, com um s só, etc.

    Como fazer isso? Hmm... :think: Outro tópico.
     
  6. bom eu vou ser honesto. eu comprei o livro depois q fiquei sabendo do livro. mas eu não fui umas dessas pessoas q só viu o filme e sai falando q adora tolkien, é um baita fã e tud mais. eu li mesmo e virei um fã mesmo. tlvz eu deva issso ao fato de agora SdA ser Pop (SdA não tolkien, pq se vc pergunta pra uns cara, q gostaram do filme e n leram, quem é tolkien vc vai ouvir um: "quem????")
    eu comecei a gostar de tolkien talvez por ser algo q estava sendo comentado na época, mas quando acabarem os filmes podem ter certeza q eu vou continuar gostando e não vou esquecer do livro e associar Frodo com o Elijah.
     
  7. Kementari

    Kementari É só marca do fogão!

    Realmente, como disse o Deriel, a banalização da obra de Tolkien com a criação dos filmes é bem.. trágica :|
    Além disso, eu não gosto muito de assistir um filme baseado num livro que você leu, bem, em especialíssimo SdA... Eu não gostei de ver os personagens moldados de acordo com o PJ e ver atores que tinham muito pouco - ou nada a ver - com os personagens que eu imaginava na minha mente... Agora quando eu leio SdA e leio "Frodo" eu penso no Elijah Wood..
    Os filmes de certa forma limitaram a minha imaginação... :?
    E...e... eu não gostei dos filmes :disgusti:

    Mas existem os pontos positivos... Com a popularização de SdA, muito mais material disponível está sendo publicado, liberado, traduzido e etc. Além de que Penduricalhos rlzzz :obiggraz:

    Mas é bem fácil decidir de que lado ficar... Nada de Filmes!!! :evil:
     
  8. Putz... ainda bem que que naum encontrei ninguem do tipo 8.... nossa eu ia dar PT :x .... Bom, agora sobre se tornar POP.... tudo tem dois lados..... as vezes mais ruins do q bons.... como nesse caso....

    É horrivel ver que alguém "conhece SDA" e naum conhece Tolkien..... mas pelo menos tem gente q viu, gostou, comprou e leu.... assim começa (quem sabe) uma geração com mais cultura.... :roll:
     
  9. Hobbit Bonzinho

    Hobbit Bonzinho Usuário

    bem eu não sabia do filme quando tava lendo o livro... só fiquei sabendo depois que já tava lendo, e quando fui saber como estava sendo o filme, fiquei louco!
    Fiquei me perguntando como fariam os Hobbits e como apresentariam a terramédia... imaginei que seria algo do tipow: "Essa é a versão filmada da tradução do livro vermelho do Marco ocidental"
    Ridículo... ainda bem que não dirigi o filme!
     
  10. Deza

    Deza Blink

    Eu li o livro quando soube das filmagens através de uma revista
    Li antes de anunciarem os filmes prontos, isso significa já tinha acabado de ler a trilogia quando o primeiro filme estreiou nos cinemas

    Não vejo concorrência entre eles, gosto dos dois, e não me sinto atingida pela popularização, claro que gostaria que todos tivessem lido o livro até para poder discutir melhor após sair do cinema, sobre as cenas e como imaginamos que tenha sido ou como gostariamos que fosse, a obra é superior sem dúvida, mas num país onde poucos aprenderam a ler ou com acesso a livrarias e ainda por cima muitos que tem acesso não gostam de ler, o pouco que foi atingido devia ser considerado uma vitória, até porque em alguns estados esse livro passou de obscuro para as prateleiras principais das livrarias, coisa impensada antes.
     
  11. Engraçado, isso não aconteceu comigo...mesmo relendo trechos curtos do livro hoje, eu vejo os personagens descritos lá exatamente do mesmo jeito que eu imaginei na primeira vez que li o livro (pouco antes de sairem o primeiro filme).

    Se eu reler os livros hoje, o legolas que eu imagino vai continuar tendo cabelos prateados e ume expressão seria, bem diferente da cara do orlando bloom. :P Entre outras coisas...

    Mas bem, foram os filmes que me levaram a ler os livros. Foi graças a um dos trailers do SdA que eu resolvi que ia ler as obras, e obviamente preferi ler antes de ver os filmes, justamente pra eu ter "espaço" pra imaginar os personagens do meu jeito....os unicos que não tiveram jeito foram o frodo, o gandalf e o o aragorn, pq eu já tinha os visto no trailer, ou em fotos.

    De qualquer jeito, não restou mt a ser dito aqui. Isso que o deriel falou é uma das coisas que dá sentido a uma comunidade como essa. Manter "acesa a chama" dos livros, que são mt melhores que qualquer filme poderia ser.
     
  12. Gildor

    Gildor Usuário

    Ditto. :clap:
    O Frodo que eu ainda enxergo é mais velho e mais gordo, o Aragorn é bem mais sábio, a Galadriel é belíssima, Lothlórien é o lugar mais lindo de toda a Terra Média, e Éowyn é uma mulher de expressão firme e presença marcante. Isso pra citar alguns exemplos, apenas.

    Só o Gandalf que eu não consigo mais diferenciar. Sir Ian é tão fantástico que realmente foi melhor que minha imagem original. :amem:

    Eu prefiro reler alguns capítulos do livro a rever o filme. Por melhor que tenha sido o trabalho do PJ, Tolkien ainda tem a preferência. :grinlove:
     
  13. Deriel

    Deriel Administrador

    O que me atrai muitos nos filmes são as paisagens (exceto as Élficas). Que é aquele Condado? 8O E Ian Cinzento também deu de 10 no meu Gandalf imaginativo chulezento. Ok, ok, a primeira aparição da Arwen, cercada de luz e falando Sindarin continua tendo um efeito pouco másculo em mim.

    Quando você gosta de algo, cuida. Se gostamos de Tolkien, nós devemos "cuidar", ou seja, ajudar a divulgar, comentar, sugerir... afinal não é justo que apenas nós nos divertamos, ahn? ;)

    Mas que eu não gostei dos excesso, não gostei. Tudo que fica banal torna-se bobo, tolo, perde um pouco do significado. Ainda bem que isso passa e em maio do ano que vem quase ninguém mais vai lembrar de Tolkien e o Fórum vai ficar às moscas :mrgreen:
     
  14. Mystique

    Mystique Usuário

    DOIS! DOIS! :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz:

    Podem xingar o PJ de tudo, mas sou eternamente grata a ele por ter me feito descobrir Tolkien! :obiggraz:

    Exatamente! O filme atraiu novos fãs mas nossa obrigação é mostrar o verdadeiro universo de Tolkien que é muito mais rico. :D

    Isso é o que Darwin uma vez chamou de seleção natural... :mrgreen:
     
  15. NightRaven

    NightRaven Banned

    o forum todo eu axo dificil ficar as moscas......talvez a parte dos filmes :mrgreen:
    Acredito q quem vem a esse forum curte muito as Obras de Tolkien e os filmes...então pouca gente deve parar de vir!
     
  16. Fory

    Fory Usuário

    Infelizmente não vejo dessa forma... Vejo as coisas mais escuras...
    Grande parte de tudo o que ocorre nos dias de hoje envolvendo o nome de Tolkien é por causa dos filmes (embora tenha pessoas que viram os filmes e nem saibam quem é Tolkien).
    Mas acredito que vai ocorre isso mesmo, uma baixa, depois do "modismo" dos filmes.
    Tomara que eu esteja completamente enganado.
     
  17. Deza

    Deza Blink

    Ou quem sabe chegaremos a exaustão de tanto esmiuçar a obra, que sem os filmes ficaremos sem muito o que postar, comentários sobre estes rendem assuntos extensos, a obra também dá margem a vários assuntos, entretanto são poucos o que realmente se aventuram nas obras

    Será uma reformulação no fórum, e veremos isso, é suposição apenas não há base ainda para saber o que vai acontecer- se haverá uma redução de ususários (alguns são apenas cadastrados, nunca postaram de fato) prefiro acreditar que vai só estabilizar os mais antigos, os novatos é que vão rarear mais :(
    O que vai ser triste, porque alguns tem boas idéias (alguns, tem uns que só floodam)e que acabam revigorando o fórum
     
  18. Lórien*bsb

    Lórien*bsb Usuário

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Sabe! este é um dos motivos q eu eo gosto na popularização de Tolkien, apesar dos q vão gritar contra o capitalismo selvagem, é bom demais ter essas coisinhas! aliáis, é melhor ter dinheiro pra comparar essas coisinhas!
    Outra coisa, a popularização faz com que as editoras procurem lançar mais coisas sobre e de Tolkien no Brasil.
     
  19. Blind Éowyn

    Blind Éowyn Guerreira romântica

    Tudo o que se torna muito famoso se torna automaticamente pop.
    Vocês não viram a quantidade de produtos sendo vendidos após o filme, e as reportagens, tudo o que foi possível para explorar e ganhar fãns.
     
  20. Thatá Rose

    Thatá Rose Engel

    Ah, isso ñ me incomoda, o imporante é ver que os verdadeiros fã, de Tolkien e ñ do filme, continuam sua jornada e paixão. Se estes badulaques e mídia ajudam, então que venham com tudo e faça crescer este Universo Fantástico de Tolkien! :grinlove:
     

Compartilhar