• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien POP

Lórien*bsb

Usuário
Uma vez li uma discussão aqui no fórum sobre OSDA ser ou não Pop, ou ter ficado pop. Acho q estas notícias confirmam.

Notícia da veja (08/10/2003): OS MAIS QUERIDOS: a revista Forbes americana listou os 10 personagens mais lucrativos em 2002 e a receita q renderam com o licenciamento de produtos. Saõ eles:
1- Ursinho Pooh - 5,9 bilhões
2- Mickey e sua turma - 4,7 bilhões
3- Harry Potter - 2,9 bilhões
4-Homem Aranha- 2,7 bilhões
5- Frodo, de O senhor dos anéis - 2,2 bilhões :grinlove:
6- Darth Vader, de Star Wars - 1,3 bilhão
7- Sully de Monstros S.A. -993 milhões
8- Pikachu -825 milhões
9- Bob Esponja - 800 milhões
10 -Yu-Gi-Oh - 725milhões :o?:

Amei esta notícia! POIS EU AMO FRODO TB!

As maiores Bilheterias da história (Veja,35 anos, fonte: WorldwideBoxoffice):

1- Titanic
2- Harry Potter e a pedra filosofal
3- Star Wars -episódio 1- a ameaça fantasma
4-Parque dos Dinossauros
5-OSDA- as Duas Torres :grinlove:
6- Harry Potter e a Câmara secreta
7- OSDA- A sociedade do Anel :grinlove:
8- Independence Day
9- Homem-Aranha
10- Guerra nas estrelas

* notem q ADT ganhou de SDA e subiu bastante, nesta tendência RDR pode chegar no topo,2 lugar, acho.


Bem,a pergunta é , vcs fãs, se sentem incomodados por esta popularização? eu não! qto mais melhor!
 
Lórien*bsb disse:
Bem,a pergunta é , vcs fãs, se sentem incomodados por esta popularização? eu não! qto mais melhor!

Quanto mais gente conhecer Tolkien, melhor. Com certeza.

Mas, não é garantido que todos que assistem os filmes acabam lendo o livro... Então provavelmente assim que acabar o marketing sobre eles, essas pessoas vão acabar deixando Tolkien de lado. Não sei se isso é mau, mas é uma conseqüência de ser "pop"...
 
Eu confesso que sinto um certo incômodo. Não tanto por ser popular em si, mas por haver uma enorme exploração comercial no mundo inteiro sobre SDA e Tolkien que acredito que algumas vezes torna-se muito enjoativa, principalmente a publicidade sobre tais produtos.

Falando mais sobre a popularidade dos filmes, outro ponto que chega a me incomodar é saber que muita gente não vai ler os livros, já que pode assistir aos filmes da trilogia. Ou seja, o número de leitores será menor do que o número de espectadores, mesmo com o aumento da venda dos livros motivada pelos filmes. E aí, sempre haverá pessoas que não conhecem a obra de Tolkien como ela é, mas se acham "entendedoras do assunto" por terem assistido um milhão de vezes os filmes. Terão apenas a visão e a adaptação do Peter Jackson sobre a história e nunca conhecerão a beleza de um livro escrito por Tolkien.
 
Lórien*bsb disse:
As maiores Bilheterias da história (Veja,35 anos):

Isso aqui é meio variável, pois existem várias maiores bilheterias (ajustadas, não ajustadas, domésticas, mundo só pra citar as 4 principais) e SdA varia bastante de posição nelas. Aqui vai um ranking com todas:

http://www.boxofficemojo.com/alltime/


Lórien*bsb disse:
a pergunta é , vcs fãs, se sentem incomodados por esta popularização?

Siim, me sinto incomodado pela banalização que a obra tem sofrido. Alguns mais extremistas afirmam que Tolkien vai ser quase esquecido e quando falrem "Senhor dos Anéis" só o que as pessoas vão lembra é o Elijah como Frodo no filme do PJ.
 
ahum...
o filme foi não só uma realização pessoal do PJ como
teve a intenção de popularizar SdA, talvez até ele tenha
sido meio forçado a isso pela New Line.. eu acho que
muitas pessoas não leram e não vão ler os livros..
tem bastante gente no fórum que não leu :wink:
no começo isso me incomodava.. mas, fazer o que?
hehe o incomodo não ia mudar em nada.. :eek: melhor
aceitar.. e dar graças que alguém fez o filme ! qdo comecei
a ler.. fiquei pensando.. "putz.. qdo será que vai sair
o filme do SdA?".. achava que nunca :roll:
espero que incentive mais pessoas a ler os livros.. isso sim :obiggraz:
ou, pelo menos, se interessar.. quanto mais gente conhecendo
e se interessando, mais teremos fontes de conhecimento
para trocar informacoes, etc.. alem disso, a popularizacao
incentiva a martins fontes a traduzir mais livros do Tolkien =)
.. e a warner a fazer as versões extended nacional.. bem.. todas
essas vantagens que nós poderemos desfrutar devido à popularização :mrgreen:
 
Deriel disse:
Siim, me sinto incomodado pela banalização que a obra tem sofrido. Alguns mais extremistas afirmam que Tolkien vai ser quase esquecido e quando falrem "Senhor dos Anéis" só o que as pessoas vão lembra é o Elijah como Frodo no filme do PJ.

hun !
é.. realmente se isso acontecer, com certeza
não vai ter valido a pena ter saido o filme..! :disgusti:
o Tolkien foi e é um cara muito admirável, sem
comentários.. se ele for deixado ao esquecimento
vai ser realmente lamentável :osigh:
 
deathie disse:
Deriel disse:
Siim, me sinto incomodado pela banalização que a obra tem sofrido. Alguns mais extremistas afirmam que Tolkien vai ser quase esquecido e quando falrem "Senhor dos Anéis" só o que as pessoas vão lembra é o Elijah como Frodo no filme do PJ.

hun !
é.. realmente se isso acontecer, com certeza
não vai ter valido a pena ter saido o filme..! :disgusti:
o Tolkien foi e é um cara muito admirável, sem
comentários.. se ele for deixado ao esquecimento
vai ser realmente lamentável :osigh:

Que é isso gente! não exagerem!
Deriel, eu gosto muito do Frodo de Elijah Wood, mas o do livro é 10000000 x melhor, claro q pra quem não leu a obra o q vai ficar na cabeça é o do filme, mas duvido q isto aconteça com quem leu.

Claro q nem todos q viram ou verão o filme vão ler o livro, mas pensem no enorme nº de leitores q vieram depois do filme.
Eu mesma só estou neste fórum e só li não só OSDA, mas Silma, e o Hobbit (e espero ler CI) por causa do filme. E acho q como eu tem milhares.

E Deathie, lamentar terem feito o filme é demais pra minha cabeça! SDA pra mim é uma obra-prima! e RDR tenho fé q tb será!

Gente, Sheakspeare também é pop e , até no dia a dia usamos frases dele, e isto é ruim?
 
Lórien*bsb disse:
Que é isso gente! não exagerem!
Deriel, eu gosto muito do Frodo de Elijah Wood, mas o do livro é 10000000 x melhor, claro q pra quem não leu a obra o q vai ficar na cabeça é o do filme, mas duvido q isto aconteça com quem leu.

Claro q nem todos q viram ou verão o filme vão ler o livro, mas pensem no enorme nº de leitores q vieram depois do filme.
Eu mesma só estou neste fórum e só li não só OSDA, mas Silma, e o Hobbit (e espero ler CI) por causa do filme. E acho q como eu tem milhares.

Olha...o número de leitores de Tolkien aumentou sim, principalmente no Brasil, onde era pouco conhecido. Mas o número em geral me decepcionou, eu esperava muito, muito mais incentivo à leitura dos livros e não foi o que aconteceu. Pra ser direto, praticamente apenas o SdA foi lido pelos fãs do filme... existem as excessões de praxe, lógico.

Os textos da Valinor que tratam dos livros chegam à casa de poucas milhares de visitas (caindo conforme segue a ordem SdA->Silmarillion->Contos->HoME, com estes últimos nem chegando à casa do milhar), mas os do filme chegam à casa das dezenas de milhares.

Bom, eu esperava bem mais. :|


Quanto a Shakespeare, eu acho que a obra dele é mais lida do que assistida, ponto pra ele. Acho que é basicamente pq Shakespeare lida com o humano e não tem lá grandes apelos visuais/fantásticos que poderiam tornar um filme mais atrativo que o texto, como no caso do SdA com suas paisagens exuberantes, cenas de batalha e criaturas estranhas.
 
Quando falo milhares quero dizer em todo o mundo!
A gente sabe q o brasil não é um bom mercado literário! Por diversas razões: livro muito caro, educação, etc...
Mesmo assim, na época do lançamento dos filmes, a vendagem sempre sobe, ficando sempre entre os 10 mais vendidos até no Brasil, não só SDa, mas ADT tb e RDRD, já vi todos na lista dos mais vendidos. Pra mim mesmo foi uma aflição, nem posso imaginar ter ficado esperando 2 anos até saber o q ia acontecer com aqueles maravilhosos personagens! li o livro no outro dia depois q vi SDA.
Já li notícias q na Nova Zelândia e Inglaterra colocaram ou vão colocar os livros de Tolkien como leitura obrigatória nas escolas, e isto é claro, se deve à repercussão do filme q levaram as pessoas a ler o livro
 
Fora do Brasil não tenho muito o que afirmar, exceto que Tolkien já era um escritor extremamente popular. Em certos países, como a Inglaterra, os livros dele só eram emnos vendidos que a Bíblia e era um presente padrão para aqueles aniversários de adolescente, ali pelos 15-18 anos.

Meu maior enfoque é Brasil mesmo, afinal todos os nossos esforços são voltados pra cá e aqui a coisa eu acredito demandar muito esforço pra que o filme não seja a única coisa a lembrar Tolkien.
 
Deriel disse:
Meu maior enfoque é Brasil mesmo, afinal todos os nossos esforços são voltados pra cá e aqui a coisa eu acredito demandar muito esforço pra que o filme não seja a única coisa a lembrar Tolkien.

graças a fóruns como esse , espero q não! Ainda mais q o fórum ficou mais Tolkieniano recentemente, ponto pra vcs, pois relamente tava virando a casa da mãe joana!
Outro dia lia uma notícia sobre fãs de Tolkien q faziam sessões de leitura em hospitais, creches, orfanatos, escolas, achei muito louvável, imaginem fazer peças para crianças, de o Hobbit, q lindo! é assim q Tolkien continuaria acendendo chamas...
 
ouvi dizer até que SdA é leitura obrigatória em colégios da Inglaterra
não sei qual a veracidade da informação.. mas não é impossível :mrgreen:

e eu não reclamaria se tivesse que ter lido no colegial (Ensino Médio? :grinlove: )
 
Lórien*bsb disse:
Outro dia lia uma notícia sobre fãs de Tolkien q faziam sessões de leitura em hospitais, creches, orfanatos, escolas, achei muito louvável, imaginem fazer peças para crianças, de o Hobbit, q lindo! é assim q Tolkien continuaria acendendo chamas...

E o pessoal do Conselho Branco :grinlove:
 
Hobbit_de_Cueca disse:
Eu confesso que sinto um certo incômodo. Não tanto por ser popular em si, mas por haver uma enorme exploração comercial no mundo inteiro sobre SDA e Tolkien que acredito que algumas vezes torna-se muito enjoativa, principalmente a publicidade sobre tais produtos.

Esse é o meu medo tambem. A onde dos filmes pode ser boa, mas caso o livro e a sua parte cultural seja ignorado ou esquecido as pessoas só vão se lembrar do filme como um filme... sem a carga que ele tras.

Porém eu acho legal as pessoas conhecer Tolkien e o Senhor dos Anéis de uma maneira geral. Com os filmes existindo muitas pessoas vão ir comentando de uma para outra e assim perpetuando o conhecimento, visto que os filmes são bem mais populares que o livro.
 
Eu não me sentiria mal se as pessoas lessem os livros... :osigh:

Além de nada mais ridículo do que virem bater boca entre fatos do livroXfatos do filme. E ainda dissem que não vão elr porque já sabem o que acontece...

Assim a gente se sente mal, né?
 
A única coisa q eu não gosto mesmo é q muita gente teve acesso ao filme e a partir dele fala merda! Se tem gente q acha ruim azar dele...
De resto pra mim melhorou: Bagulhos pra comprar...coisa pra v, + gente pra conversar...
 
Toda essa popularidade tem o seu lado bom e ruim.

O bom é que, com os filmes mais pessoas irão conhecer a obra de Tolkien (mesmo que adaptada), e conseqüentemente poderão se interessar pelos livros, como foi o meu caso.

E o ruim é que, com o passar de todo esse frenesi ao redor dos filmes, e na obra no geral, SDA pode ser esquecido (me refiro aos livros) e as pessoas só se lembrarem do filme, principalmente de alguns fatos que foram modificados na adaptação da obra. Até poderemos ter muitas pessoas se considerando "fãs" de Tolkien pelo mundo, mas que na verdade só viu os filmes.
 
É... eu também não gosto de associarem o Frodo com o Elijah Wood ao invés de com Tolkien. Mas a gente acaba cainda numa grande contradição, porque gosta de ver o filme na lista de maior bilheteria, e não tem muito motivo para reclamar dessa coisa poppy.

Eu acho que chicletes, cadernos, essas coisas. Eu até comprei algumas, mas hoje em dia eu acho que não são legais, só incentiva as pessoas a acharem que o SdA é aquele filme e pronto.
 
Deriel disse:
Lórien*bsb disse:
Outro dia lia uma notícia sobre fãs de Tolkien q faziam sessões de leitura em hospitais, creches, orfanatos, escolas, achei muito louvável, imaginem fazer peças para crianças, de o Hobbit, q lindo! é assim q Tolkien continuaria acendendo chamas...

E o pessoal do Conselho Branco :grinlove:

:oops:

Isso é a Casa de Vairë.

Ultimamente, pelo menos em Sampa a gente tem apresentado o Conselho Branco assim ó:

"Um sociedade civil sem fins lucrativos que visa divulgar e difundir as obras de Tolkien no Brasil, além de literatura em geral."

Acho que enquanto tiver gente que lembre a origem de uma certa história, dá pra manter acesa essa chama. Mídias diferentes dificilmente estupram completamente uma história. Ainda tem gente que lê e adora o livro Drácula de Bram Stoker, a despeito da "bastardização" do Vlad e seus correlatos, etc.

:D
 
Há vários tipos de pessoas que lêem (ou não) os livros de Tolkien:
1. As que compraram a muito tempo, e já são fãs antes de se mensionar o filme.
2. Os que se interessaram quando começou as filmagens... compraram os livros e se deliciaram.
3. Os que, despois do filme lançado, comprou o livro pra ler andes de ir ao cinema.
4. Os que compraram os livros, no embalo do filme.
5. Os que compraram os livros, no embalo do filme, mas nunca leram.
6. Os que assistiram o filme, não compraram os livros, mas estão maravilhados.
7. Os que assistiram o filme, não entenderam nada, e estão praguejando sobre Tolkien ser uma porcaria.
8. Os que assistiram o filme, não entenderam nada, e acham que o filme é uma imitação de Harry Potter.

Ponderações: Eu me encaixo no número 1, li "A sociedade do Anel" em 1998, antes de saber alguma coisa sobre filmes, e não parei mais.
O número 8 pode caisar certa polêmica, mas já encontrei pessoas nesse estado deplorável de baixo QI, e nenhum bom senso, ou senso do ridículo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo