• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien na Segunda Guerra (do planeta Terra mesmo =P)

J. R. R. Tolkien serviu no exército durante a Primeira Guerra Mundial, não na Segunda. Na Segunda quem serviu foram dois de seus filhos, Christopher e Michael.

Na Primeira Guerra ele serviu na infantaria e lutou na Batalha do Somme, a batalha mais sangrenta da guerra, e provavelmente só não morreu lá por ter contraído a febre das trincheiras, transmitida por piolhos, sendo em seguida mandado de volta para a Inglaterra para tratamento. Na Segunda Guerra ele chegou a fazer uma preparação para servir de criptógrafo para o governo do Reino Unido, mas logo depois do curso foi notificado de que seus serviços não seriam necessários.
 
Sim, Christopher na África do Sul e Michael na Grã-Bretanha. As informações estão nas Cartas. :wink:
 
Erunyauvë Calië disse:
mas o Tolkien nao dava aula de ingles pros soldados na segunda guerra??
Nunca ouvi essa história, mas, se procede, pode referir-se simplesmente a época da Segunda Guerra, sem exigir uma participação efetiva de Tolkien no contexto militar.
 
Eriadorion disse:
Nunca ouvi essa história, mas, se procede, pode referir-se simplesmente a época da Segunda Guerra, sem exigir uma participação efetiva de Tolkien no contexto militar.
hum... eu so perguntei pq ele meio q reclama disso em algumas cartas q mandou pra Chris qdo este tava na africa...
 
olha so o q eu achei nAs Cartas:

Carta 50 - para Christopher Tolkien
"'Tenho de dormir no Q.G. da Área¹ na sexta.'

1. Um gabinete garnecido por Supervisores de Ataques Aéreos para a região de North Oxford."


em agumas cartas enviadas dpois dessa pro Chris, Tolkien tambem fala q teve q passar a noite no QG ou q ia dormir la em algum dia...
 
Veja a nota 2 da carta 45:

"Durante a guerra, Tolkien organizou um plano de estudos para os cadetes navais que estudavam Inglês em Oxford."

Ou seja, ele não serviu na guerra no exército, marinha ou aeronáutica: ele simplesmente deu aula de Inglês em Oxford (coisa que fazia normalmente, já que era professor lá) para os cadetes que foram estudar lá.
 
Não há nada muito claro sobre isso (não nas Cartas, pelo menos), mas provavelmente ele havia se voluntariado para ser um dos sinalizadores da Guarda Interna quando houvesse ataques aéreos - soar a sirene, essas coisas. Mas ele ainda assim não estava alistado oficialmente; era justamente isso: um trabalho voluntário, como o daquelas velhinhas que "vigiam" as redondezas de sua rua/bairro e denunciam qualquer coisa suspeita.
 
Última edição:
ahhhhhhhhhhhhhhhhh
ta explicado....
e ele nem tinha mais idade pra ser alistado oficialmente...
 
Erunyauvë Calië disse:
mas pq ele ia pro QG??

Não li as cartas ainda, mas gosto muito da história da Segunda Guerra.
A Inglaterra, por ser uma ilha, era difícil de se invadir. Por isso foi um dos países que mais sofreu com bombardeios aéreos. Talvez em dias com perigo de conflito a população devesse passar a noite nos QGs, em instalações preparadas para esse tipo de eventualidade. É só uma suposição...
 
Não é esse o caso, Fingon. Tanto que Tolkien não ia com o resto de sua família (que ficava em casa) para esse QG.

O que provavelmente acontecia era aquilo que relatei no meu último post.
 
Gabriel disse:
Não é esse o caso, Fingon. Tanto que Tolkien não ia com o resto de sua família (que ficava em casa) para esse QG.

O que provavelmente acontecia era aquilo que relatei no meu último post.

Verdade... ^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo