• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien maçôn?

Já teve inúmeras dicussões sobre o fato de Tolkien colocar ou não sua fé na sua obra, desde através seus personagens e até mesmo nas línguas que ele criou(como a língua órquica ser chamada de "do mal", e elementos do quenya como carnë, ter base em símbolos religiosos...)Mas caso tenham lido livros como Código DaVinci e outros relacionados à este assunto como o livro de Teabing, pode-se ver que nomes na obra de Tolkien parecem com elementos de fatores importante e representativos para maçonaria, templários, priorida, companhia e outros....então a dúvida é esta, será que ele(Tolkien) sabia dessas coisas e incluiu de propósito nos seus livros?:think:

Re: Tolkien maçônico?

Não sei. Mas não use o Código de Da Vinci como base histórica para nada.

Acho que não... Talvez haja essa semelhança por que são símbolos universais, que tanto os maçons, como outros, inclusive escritores, os utilizam, por terem um alcance amplo, terem significado para as pessoas qualquer que seja a sua cultura.
Tomando o ouroboros por exemplo (http://images.google.com.br/images?q=ouroboros&hl=pt-BR)... Ele significa a natureza cíclica do universo e aparece em quase todas as culturas mundiais (Egito antigo, Grécia, povos nórdicos, Índia, Japão, etc.), mais ou menos com esse significado.

Eu já não tenho tanta certeza
eusa_think.gif
... Talvez Tolkien tenha sido um Maçom ou fizesse parte de alguma sociedade secreta... Muitas pessoas importantes fizeram parte de organizações secretas, então, porque não Tolkien?
eek13.gif

Olhem:

Porque um católico não pode ser maçom?

Ao longo de sua história a Igreja Católica condenou e desaconselhou seus fiéis à pertença a associações que se declaravam atéias e contra a religião, ou que poderiam colocar em perigo a fé. Entre essas associações encontra-se a maçonaria. Atualmente, a legislação se rege pelo Código de Direito Canônico promulgado pelo Papa João Paulo II em 25 de janeiro de 1983, que em seu cânon 1374, afirma: "Quem ingressa em uma associação que maquina contra a Igreja deve ser castigado com uma pena justa; quem promove ou dirige essa associação deve ser castigado com entredito".

Esta nova redação, entretanto, apresenta duas novidades em relação ao Código de 1917: a pena não é automática e não é mencionado expressamente a maçonaria como associação que conspire contra a Igreja. Prevendo possíveis confusões, um dia antes de entrar em vigor a nova lei eclesiástica no ano de 1983, foi publicada uma declaração assinada pelo Cardeal Joseph Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Nela se apresenta que o critério da Igreja não sofreu variação em relação às anteriores declarações, e a nominação expressa da maçonaria foi omitida para assim incluir outras associações. É indicado, juntamente, que os princípios da maçonaria seguem sendo incompatíveis com a doutrina da Igreja, e que os fiéis que pertençam a associações maçônicas não podem ter aceder à Sagrada Comunhão.

Neste sentido, a Igreja condenou sempre a maçonaria. No século XVIII, os Papas o fizeram com muito mais força, e no XIX persistira nisto. No Código de Direito Canônico de 1917 eram excomungados os católicos que fizessem parte da maçonaria, e no de 1983 o cânon da excomunhão desaparece, junto com a menção explícita da maçonaria, o que pôde criar em alguns a falsa opinião de que a Igreja por pouco aprovaria a maçonaria.

(http://www.acidigital.com/controversia/catolicomacom.htm)

Tolkien era católico fervoroso, radical. Eu não creio que ele descumprisse as ordens da Igreja entrando para a maçonaria.

Concordo com o que está dito por Finduilas (post # 3) e Bagrong (post# 5), acima.

Sem ter nada contra a maçonaria, penso q Tolkien andou muito londe dela...

Lembram-se que ele teve um padre, como tutor, por longos anos de sua vida?...

É realmente muito difícil imaginar qualquer tipo de contato do Tolkien com a maçonaria, se não impossível. Tolkien era católico fervoroso, e a Igreja nunca aceitou a maçonaria, como o Bagrong mostrou no post dele.

E, please, Código da Vinci é ficção,nada mais do que isso. Implico tanto com ele que ainda não li, mas tenho informações sobre a "pesquisa histórica" dele. E pelo que sei, é muito ruim..

(Ceinweyn, não leia, não vale a pena =] pelo menos não valeu pra mim).

Quanto ao fato de Tolkien ter ou não sido maçom, não saberíamos, pois se foi não teria dito ou deixado isso relatado em lugar algum, já que se mostrava tão católico.

Mas nada impede que ele pudesse ter pesquisado sobre assuntos distintos e difundido seus pensamentos, (como era a principio a função da maçonaria), mas sem exercê-la.

_x_fairy_x_ disse:
(Ceinweyn, não leia, não vale a pena =] pelo menos não valeu pra mim).

Quanto ao fato de Tolkien ter ou não sido maçom, não saberíamos, pois se foi não teria dito ou deixado isso relatado em lugar algum, já que se mostrava tão católico.

Mas nada impede que ele pudesse ter pesquisado sobre assuntos distintos e difundido seus pensamentos, (como era a principio a função da maçonaria), mas sem exercê-la.

Eu vou ler para poder ter melhores armas pra criticar. Falar sem ler não pode, né?

Duvido que ele tenha se aproximado da maçonaria... era muito conservador...

Ah isso com certeza... mas certamente não por influência da maçonaria, mas por outra qualquer...

Com relação ao´Código da Vinci', perdoem-me os que são dele fãs, mas eu acho que não tem muito valor não...

Sinceramente, acho que é uma tremenda farsa, feita para vender, depois de muito marketing...

E tem mais uma coisa: há muita gente que, por não desejar crescer como ser humano, ou seja, viver como um cristão (no sentido mais amplo da palavra), pensa em destruir a imagem do Cristo, rebaixando-o às más atitudes do ser humano incapaz de uma existência superior, sublime...

N'liärien disse:
Com relação ao´Código da Vinci', perdoem-me os que são dele fãs, mas eu acho que não tem muito valor não...

Sinceramente, acho que é uma tremenda farsa, feita para vender, depois de muito marketing...

E tem mais uma coisa: há muita gente que, por não desejar crescer como ser humano, ou seja, viver como um cristão (no sentido mais amplo da palavra), pensa em destruir a imagem do Cristo, rebaixando-o às más atitudes do ser humano incapaz de uma existência superior, sublime...
Concordo que o "Código..." seja uma ficção, e para muitos totalmente inválida, mas só foi um modo de ilustrar a "teoria"...(ou o completo devaneio :lol: ).Es obre ele ser católico fervoroso, e por isso não se aliar à tais atividades, por que não, talvez não maçonaria, porém alguma outra sociedade que tenha também princípios católicos, e a sua fé não impede a entrada em alguma sociedade, tanto que à padres tidos como grão-mestres, muiyos, até famosos, que enriqueceram da noite p/ o dia... :think:

N'liärien disse:

Paticularmente, eu também não gostei do livro não. Pode ser farsa em muitas partes, mas vai saber, né.

E também concordo que não devemos pegar esse livro como exemplo pra comparações com o tema proposto neste tópico, nem para comparar algo com Tolkien. =]

Vamos pegar os preceitos cristãos e católicos, acima de tudo. Assim chegaremos a boas conclusões e uma delas, que é o tema principal deste tópico, já foi raticamente elaborada: de que não tinha a possibilidade de Tolkien ser maçon, pois ele era católico fervoroso e a Igreja proibe o ingresso de seus fiéis em associações secretas.

Não entendi...Quem pertence a religiões não-cristãs não pode ser considerado humano? :eh:

Mas então. Muitas pessoas, pessoas cultas e de respeito, tratam Cristo como um grande filósofo e líder espiritual ao mesmo tempo. Uma pessoa de respeito enorme, por sinal. E infelizmente temquem nem reconheça isso.

E enfim, não é pra começarmos uma discussão sobre cristandade e religiões aqui. Vamos evitar desviar demais do assunto proposto. :wink:

Última edição:

Idril, vc é uma graça...

Tá bom... Não vou falar de religião, senão mais do que o suficiente para aclarar algo que eu disse e que parece não ter sido bem entendido por ti, alma viva: quando eu lafo de cristão, "no sentido mais amplo da palavra", estou dizendo "qualquer crença, filosofia, doutrina, ciência etc, que leve a pessoa a procurar o amor, a lealdade, a solidariedade, a fraternidade como regra de conduta. É isto que eu chamo de cristão, no sentido mais amplo...

Assim, um budista sincero, para mim, é cristão; um muçulmano amável, támbém; um yogue sábio, igualmente... Afinal o Cristo disse que toda a religião se resumia em "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo"?...

Voltando ao tópico: não há nenhuma notícia biográfica de que Tolkien tenha sido maçon ou qualquer outra coisa neste gênero.

Isto me parece ser sinal de que ele não foi, de fato, nada disto.

Afinal, a vida deste homem já foi "virada do avesso" pelos biógrafos e até suas cartas estão para ser publicadas...

Não creio que Tolkien tenha sido maçon...

Que eu saiba (e eu não sei muito, sobre o tema), naquele época era preciso ter bons recursos financeiros para ser convidado à maçonaria. Bom, Tolkien não tinha "bolso cheio" na época em que criava suas obras primas...

N'liärien disse:
Que eu saiba (e eu não sei muito, sobre o tema), naquele época era preciso ter bons recursos financeiros para ser convidado à maçonaria. Bom, Tolkien não tinha "bolso cheio" na época em que criava suas obras primas...
Também não sei muito sobre o tema, mas meu avô foi mestre e ele era qualquer coisa, menos rico.

Acredito que não tem nada a ver você ser rico ou não para se tornar maçon, no final é uma sociedade que preza o bom comportamento, tanto como parte de uma família como parte da sociedade, e sabemos que Tolkien era bem ligado à sua mulher e de certa forma com seus filhos, além de querer passar algo à sociedade com seus livros, que apresentam caráteres diferentes...até aí, nenhum impecílio....
E o tópico tem o nome se ele era sim ou não maçônico, porém existem outras sociedades, algumas que prezam bastante à igreja, como o próprio priorado sitado no livro("O código...."), tanto que são conhecidos padres que participaram e tinham ligações com tais sociedades :mrgreen:

Como disse - e como vcs acabaram de ver/ler - eu ñ sei muito sobre a maçonaria....

Mas continuo achando q Tolkien passou longe dela...

N'liärien disse:
Como disse - e como vcs acabaram de ver/ler - eu ñ sei muito sobre a maçonaria....

Mas continuo achando q Tolkien passou longe dela...
Tudo bem....mas quanto à outras comunidades, como o próprio Priorado de Sião, que ganhou fama com o livro, tinha inclusive padres em meio à suas atividades, e poruqe não, alguém muito católico, Tolkien também enaltecia as mulheres, como por exemplo Galadriel, tendo até mesmo um "ar santo"...:mrgreen:
N'liärien, ninguém sabe muito, e nem mesmo tanto como gostaria,(já vi essa frase em algum lugar..:think: ) por isso que é legal essas discussões, cada um mostra a sua opnião...:mrgreen:

Como Tolkien era católico realmente fervoroso, acho muito improvável que ele fosse maçon. Mas não que ser católico impeça. Vários parentes meus são católicos e são maçons.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back