1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Já teve inúmeras dicussões sobre o fato de Tolkien colocar ou não sua fé na sua obra, desde através seus personagens e até mesmo nas línguas que ele criou(como a língua órquica ser chamada de "do mal", e elementos do quenya como carnë, ter base em símbolos religiosos...)Mas caso tenham lido livros como Código DaVinci e outros relacionados à este assunto como o livro de Teabing, pode-se ver que nomes na obra de Tolkien parecem com elementos de fatores importante e representativos para maçonaria, templários, priorida, companhia e outros....então a dúvida é esta, será que ele(Tolkien) sabia dessas coisas e incluiu de propósito nos seus livros?:think:
     
  2. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Re: Tolkien maçônico?

    Não sei. Mas não use o Código de Da Vinci como base histórica para nada.
     
  3. Finduilas

    Finduilas De Mudança pra South Park

    Re: Tolkien maçônico?

    Acho que não... Talvez haja essa semelhança por que são símbolos universais, que tanto os maçons, como outros, inclusive escritores, os utilizam, por terem um alcance amplo, terem significado para as pessoas qualquer que seja a sua cultura.
    Tomando o ouroboros por exemplo (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    )... Ele significa a natureza cíclica do universo e aparece em quase todas as culturas mundiais (Egito antigo, Grécia, povos nórdicos, Índia, Japão, etc.), mais ou menos com esse significado.
     
  4. Statues Argonath

    Statues Argonath Fractus Exitus Rapitus

    Re: Tolkien maçônico?

    Eu já não tenho tanta certeza
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ... Talvez Tolkien tenha sido um Maçom ou fizesse parte de alguma sociedade secreta... Muitas pessoas importantes fizeram parte de organizações secretas, então, porque não Tolkien?
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  5. Bagrong

    Bagrong RaG

    Re: Tolkien maçônico?

    Olhem:

    (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    )

    Tolkien era católico fervoroso, radical. Eu não creio que ele descumprisse as ordens da Igreja entrando para a maçonaria.
     
  6. Finduilas

    Finduilas De Mudança pra South Park

    Re: Tolkien maçônico?

    Exatamente a minha opinião, Bagrong..
     
  7. N'liärien

    N'liärien Banned

    Re: Tolkien maçônico?

    Concordo com o que está dito por Finduilas (post # 3) e Bagrong (post# 5), acima.

    Sem ter nada contra a maçonaria, penso q Tolkien andou muito londe dela...

    Lembram-se que ele teve um padre, como tutor, por longos anos de sua vida?...
     
  8. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Re: Tolkien maçônico?

    É realmente muito difícil imaginar qualquer tipo de contato do Tolkien com a maçonaria, se não impossível. Tolkien era católico fervoroso, e a Igreja nunca aceitou a maçonaria, como o Bagrong mostrou no post dele.

    E, please, Código da Vinci é ficção,nada mais do que isso. Implico tanto com ele que ainda não li, mas tenho informações sobre a "pesquisa histórica" dele. E pelo que sei, é muito ruim..
     
  9. _Eldariel_

    _Eldariel_ Usuário

    Re: Tolkien maçônico?

    (Ceinweyn, não leia, não vale a pena =] pelo menos não valeu pra mim).

    Quanto ao fato de Tolkien ter ou não sido maçom, não saberíamos, pois se foi não teria dito ou deixado isso relatado em lugar algum, já que se mostrava tão católico.

    Mas nada impede que ele pudesse ter pesquisado sobre assuntos distintos e difundido seus pensamentos, (como era a principio a função da maçonaria), mas sem exercê-la.
     
  10. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Re: Tolkien maçônico?

    Eu vou ler para poder ter melhores armas pra criticar. Falar sem ler não pode, né?

    Duvido que ele tenha se aproximado da maçonaria... era muito conservador...

    Ah isso com certeza... mas certamente não por influência da maçonaria, mas por outra qualquer...
     
  11. N'liärien

    N'liärien Banned

    Re: Tolkien maçônico?

    Com relação ao´Código da Vinci', perdoem-me os que são dele fãs, mas eu acho que não tem muito valor não...

    Sinceramente, acho que é uma tremenda farsa, feita para vender, depois de muito marketing...

    E tem mais uma coisa: há muita gente que, por não desejar crescer como ser humano, ou seja, viver como um cristão (no sentido mais amplo da palavra), pensa em destruir a imagem do Cristo, rebaixando-o às más atitudes do ser humano incapaz de uma existência superior, sublime...
     
  12. Re: Tolkien maçônico?

    Concordo que o "Código..." seja uma ficção, e para muitos totalmente inválida, mas só foi um modo de ilustrar a "teoria"...(ou o completo devaneio :lol: ).Es obre ele ser católico fervoroso, e por isso não se aliar à tais atividades, por que não, talvez não maçonaria, porém alguma outra sociedade que tenha também princípios católicos, e a sua fé não impede a entrada em alguma sociedade, tanto que à padres tidos como grão-mestres, muiyos, até famosos, que enriqueceram da noite p/ o dia... :think:
     
  13. Idril

    Idril Usuário

    Re: Tolkien maçônico?

    Paticularmente, eu também não gostei do livro não. Pode ser farsa em muitas partes, mas vai saber, né.

    E também concordo que não devemos pegar esse livro como exemplo pra comparações com o tema proposto neste tópico, nem para comparar algo com Tolkien. =]

    Vamos pegar os preceitos cristãos e católicos, acima de tudo. Assim chegaremos a boas conclusões e uma delas, que é o tema principal deste tópico, já foi raticamente elaborada: de que não tinha a possibilidade de Tolkien ser maçon, pois ele era católico fervoroso e a Igreja proibe o ingresso de seus fiéis em associações secretas.

    Não entendi...Quem pertence a religiões não-cristãs não pode ser considerado humano? :eh:

    Mas então. Muitas pessoas, pessoas cultas e de respeito, tratam Cristo como um grande filósofo e líder espiritual ao mesmo tempo. Uma pessoa de respeito enorme, por sinal. E infelizmente temquem nem reconheça isso.


    E enfim, não é pra começarmos uma discussão sobre cristandade e religiões aqui. Vamos evitar desviar demais do assunto proposto. :wink:
     
    Última edição: 6 Fev 2006
  14. N'liärien

    N'liärien Banned

    Re: Tolkien maçônico?

    Idril, vc é uma graça...

    Tá bom... Não vou falar de religião, senão mais do que o suficiente para aclarar algo que eu disse e que parece não ter sido bem entendido por ti, alma viva: quando eu lafo de cristão, "no sentido mais amplo da palavra", estou dizendo "qualquer crença, filosofia, doutrina, ciência etc, que leve a pessoa a procurar o amor, a lealdade, a solidariedade, a fraternidade como regra de conduta. É isto que eu chamo de cristão, no sentido mais amplo...

    Assim, um budista sincero, para mim, é cristão; um muçulmano amável, támbém; um yogue sábio, igualmente... Afinal o Cristo disse que toda a religião se resumia em "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo"?...

    ______________

    Voltando ao tópico: não há nenhuma notícia biográfica de que Tolkien tenha sido maçon ou qualquer outra coisa neste gênero.

    Isto me parece ser sinal de que ele não foi, de fato, nada disto.

    Afinal, a vida deste homem já foi "virada do avesso" pelos biógrafos e até suas cartas estão para ser publicadas...

    Não creio que Tolkien tenha sido maçon...

    Que eu saiba (e eu não sei muito, sobre o tema), naquele época era preciso ter bons recursos financeiros para ser convidado à maçonaria. Bom, Tolkien não tinha "bolso cheio" na época em que criava suas obras primas...
     
  15. Finduilas

    Finduilas De Mudança pra South Park

    Re: Tolkien maçônico?

    Também não sei muito sobre o tema, mas meu avô foi mestre e ele era qualquer coisa, menos rico.
     
  16. Re: Tolkien maçônico?

    Acredito que não tem nada a ver você ser rico ou não para se tornar maçon, no final é uma sociedade que preza o bom comportamento, tanto como parte de uma família como parte da sociedade, e sabemos que Tolkien era bem ligado à sua mulher e de certa forma com seus filhos, além de querer passar algo à sociedade com seus livros, que apresentam caráteres diferentes...até aí, nenhum impecílio....
    E o tópico tem o nome se ele era sim ou não maçônico, porém existem outras sociedades, algumas que prezam bastante à igreja, como o próprio priorado sitado no livro("O código...."), tanto que são conhecidos padres que participaram e tinham ligações com tais sociedades :mrgreen:
     
  17. N'liärien

    N'liärien Banned

    Como disse - e como vcs acabaram de ver/ler - eu ñ sei muito sobre a maçonaria....

    Mas continuo achando q Tolkien passou longe dela...
     
  18. Tudo bem....mas quanto à outras comunidades, como o próprio Priorado de Sião, que ganhou fama com o livro, tinha inclusive padres em meio à suas atividades, e poruqe não, alguém muito católico, Tolkien também enaltecia as mulheres, como por exemplo Galadriel, tendo até mesmo um "ar santo"...:mrgreen:
    N'liärien, ninguém sabe muito, e nem mesmo tanto como gostaria,(já vi essa frase em algum lugar..:think: ) por isso que é legal essas discussões, cada um mostra a sua opnião...:mrgreen:
     
  19. Malgalad

    Malgalad Usuário

    Como Tolkien era católico realmente fervoroso, acho muito improvável que ele fosse maçon. Mas não que ser católico impeça. Vários parentes meus são católicos e são maçons.
     
  20. Uma coisa não impede à outra, mas Tolkien tinha grande "admiração" pelas mulheres, como Galadriel, ou Nossa Senhora...
     

Compartilhar