• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien influencia nomenclatura biológica

Bem é um tanto obvio se pensarmos que:

Nerds costumam ler tolkien
Nerds viram cientistas
Cientistas tem o habito de homrnagear seus idolos.

Detalhe para isso:

"Smeagol Climo, 1980 (gastropod, family Smeagolidae) Another name for Gollum."

Eles batizaram uma familia inteira de gastropodos com o nome de Smeagol :obiggraz:
 
O que eu fico imaginando é o dilema dos caras na hora de dar esses nomes: 'caraca, como que eu vou explicar isso pro meu orientador/chefe de departamento/chefe de grupo de pesquisa?' :lol:

Imagina se o Tolkien Estate cai em cima... :lol:
 
Depois da influência na musica (caso de Bandas) , na própria literatura (influência para autores e lista de mais lidos), na TV (documentários), no Cinema (Filmes), no espaço (estrelas com nome), no mundo (lista de influências), nas plantas (nomes científicos tolkien based), nos HQ (episódio com os Simpsons) e muito mais coisas, agora vem essa nova influência na biologia...

É, parece que pouco a pouco a magia de Tolkien vai ganhando espaço :grinlove: e quem sabe muda um pouco esta visão com fantasias... :)
 
Pericompsus bilbo Erwin (carabid) for the title character of The Hobbit. So called because "it was short, fat, and had hairy feet."

:lol:

Panda, só você mesmo para achar um site desses... sabe que gostei da idéia? :think:
 
A família Van Valen está mandando ver nos nomes tolkenianos.Veja abaixo:

Mimatuta morgoth Van Valen, 1978 (Paleocene mammal) for the "dark enemy of the world."
Mimatuta minuial Van Valen, 1978 (Paleocene mammal) "minuial" is Elvish for dawn's twilight.
Mithrandir Van Valen, 1978 (Paleocene mammal) one of the names of the wizard Gandalf.
Niphredil radagasti Van Valen, 1978 (Paleocene mammal, now in genus Paleotomus) Niphredil is a small Middle Earth flower. Radagast the Brown
Mimotricentes mirielae Van Valen, 1978 (Paleocene mammal, synonym of Loxolophus hyattianus (Cope, 1885)) after Míriel, an Elf
Litaletes ondolinde Van Valen, 1978 (Paleocene mammal) for Ondolindë, an Elven city
Fimbrethil ambaronae Van Valen, 1978 (Paleocene mammal, synonym of Oxyacodon agapetillus (Cope 1884)) Fimbrethil was an Ent-maiden; Ambaróna was a name for the Ents' forest.
Deltatherium durini Van Valen, 1978 (Paleocene mammal) Several notable Dwarves were named Durin.
Earendil Van Valen, 1978 (Paleocene mammal, synonym of Mimatuta Van Valen, 1978) for Eärendil, father of Elrond.
Ankalagon Van Valen, 1980 (Paleocene mesonychid mammal) Renamed from Ancalagon because it was preoccupied.
Anisonchus eowynae Van Valen, 1978 (Paleocene mammal, synonym of A. athelas Van Valen 1978) for Éowyn, Princess of Rohan. "Athelas" was a Middle Earth healing plant.
Bomburia Van Valen, 1978 (Paleocene mammal) for Bombur
Aletodon mellon (Van Valen, 1978) (Paleocene mammal) "mellon," Elvish for "friend," was the password into Moria
Oxyprimus galadrielae Van Valen, 1978 (arctocyonid Paleocene mammal) for elf Lady Galadriel.
Platymastus palantir Van Valen, 1978 (Paleocene mammal) The palantír was a magical viewing stone.
Protungulatum gorgun Van Valen, 1978 (Paleocene mammal) "gorgûn" is a term for Orcs.
Thangorodrim thalion Van Valen (Paleocene mammal, synonym of Oxyclaenus Cope 1884) Thangorodrim are the three tallest towers of Endor; Thalion is a character from Tolkien's Silmarillion.
Tinuviel Van Valen (Paleocene mammal) for a most beautiful elf. The name is Elvish for nightingale.



Assim eles acabam com os nomes baseados nas obras do Professor Tolkien!!! :wink:
 
Eu sabia que isso existia, mas não sabia que tinha tantos 8O . Eu particularmente não gosto dessa idéia para nomes de famílias, gênero, etc. Já para o nome específico eu não tenho nada contra. Fica até legal!!

Minha implicância com a utilização desses nomes para família por exemplo é a seguinte: muitas vezes os nomes complicados da biologia significam alguma coisa ex: Orthonectida do grego orthos:reto ; nektos: natação. Ou seja, da pra saber o que significa Orthonectida. Saber o significado de alguns prefixos e sufixos do latim e do grego já me ajudou em várias ocasiões. Agora imagina um cara que não conhece nada de SdA e se depara com Smeagolidae? Pode ficar difícil para ele.

Em relação ao nome da espécie fica até interessante, pois se o Carlos Chagas pode homenagear o Osvaldo Cruz ( Trypanosoma cruzi) pq não homenagear o grande Tolkien?

Não sei se vcs (e o Pandatur) concordam comigo. Digam o que acham.
Abraço.


PS: Eu já conhecia o gene Smaug :obiggraz:
 
É meio estranho... Como disseram acima, a maioria desses nomes têm origem do latim, ou seja, eles realmente têm algum significado. Mas vale a homenagem, é até engraçado e legal pra quem é fã do Professor e suas obras.
Gollun (shark), legal... Será que eu vou conseguir achar uma foto do "bichinho"? :lol:
 
Lais:) disse:
É meio estranho... Como disseram acima, a maioria desses nomes têm origem do latim, ou seja, eles realmente têm algum significado. Mas vale a homenagem, é até engraçado e legal pra quem é fã do Professor e suas obras.
Gollun (shark), legal... Será que eu vou conseguir achar uma foto do "bichinho"? :lol:

Não necessariamente do latim mas algo que faça sentido, que tenha lógica. E, na minha opinião, tem varias caracteristicas em comum entre o Gollum e lesmas. :obiggraz:
 
Vcs notaram q Tolkien tem mais homenagens, naquela lista, doq qualquer outro escritor.
Tinuviel Van Valen (Paleocene mammal) for a most beautiful elf. The name is Elvish for nightingale.
Deveria ser o mamífero mais belo da Idade da Pedra esse.
:lol:

Não tem nada haver com Tolkien, mas eu achei muito curiosos
Vampyroteuthis infernalis Chun, 1903 (squid relative) "Vampire squid from Hell".
Draculoides bramstokeri Harvey & Humphreys, 1995 (spider) Bram Stoker was the author of Dracula.
Arthurdactylus conandoylensis Frey & Martill, 1994 (Brazilian pterosaur) Named after Arthur Conan Doyle in honor of his story The Lost World, which is set in jungle similar to where the fossil was found, and in which a living pterosaur is brought back to London.
 
Bem, parece ser uma homenagem, já que eles baseam-se muito mais na obra de Tolkein para contruir a nomeclatura do que na própria pesquisa....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo