• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien influencia Biologia Molecular e Genética

Pandatur

Usuário
É de conhecimento da grande maioria de fãs de Tolkien, o quão grandiosa foi, e ainda é, a influência do autor na cultura. RPG, música, cinema, literatura, TV... Tolkien é influência direta e indireta em diversos campos culturais em todo o mundo.
Porém, nosso bom e querido Mestre chegou mais longe do que muitos (se não todos) jamais imaginaram: influenciou a Ciência, mais precisamente a Biologia Molecular e a Genética.
Estudando para uma prova da Faculdade, encontrei no livro "Fisiologia Vegetal", de Lincoln Taiz & Eduardo Zeiger, algo que me surpreendeu. No capítulo 16 (Crescimento e Desenvolvimento) os autores falam sobre genes relacionados com a embriogênese da planta, e citam o gene HOBBIT! Pois é, exite um gene, cuja sigla é HBT, importante para o desenvolvimento do meristema da raiz em uma planta chamada Arabidopsis. Meristema é um tecido composto por células que se mantém indiferenciadas, garantindo à planta a possibilidade de crescimento contínuo. Uma planta mutante para o gene HOBBIT é defeituosa na formação de uma raiz embrionária funcional. Temos então uma plantinha pequena que não se desenvolve. O artigo orginal a respeito deste gene pode ser baixado clicando no link a seguir. É gratuito (em inglês, formato pdf) http://www.bio.uu.nl/~mcbroots/PDF's/willemsen%201998.pdf

Só que as influências não param por aí. Fazendo procuras na internet acabei por me deparar com este link que aborda justamente as influências de Tolkien na Ciência. É claro que o gene HOBBIT estava lá, assim como muita coisa que eu não sabia! Existem proteínas PIPPin, Smaug e Frodo! Dados bem aprofundados sobre elas você pode conseguir fazendo buscas no excelente site do NCBI (National Center for Biotechnology Information).
Não bastasse isso, ainda temos o Transposon Gandalf (infelizmente não sei como procurar sobre Transposons no NCBI) e os Retrotransposons Bilbo, Gimli, Gloin e Legolas!!!
 
MINHA NOSSA!! Com certeza quase ninguém saberia de um coisa dessas! Isso é mais uma prova de que SdA naum é apenas uma história épica para passar o tempo, como disse o superintendente da Veja...humpf! Tolkien é realmente um Mestre, podendo ser equiparado a um gênio. Saberia ele de toda essa influência? :o?:

___________________________________________
"You and I will meet again" By Annie :grinlove:
 
Eu pensei q tinham descoberto como fazer uma arvore andar! :mrgreen:

São nomes só...não é um influência...apenas homenagem!
 
Tem uma tartaruga marinha batizada com algo parecido com o nome de Terry Pratchett, da série Discworld. É uma homenagem tb. Na série, o mundo fantástico do disco se apóia sob 4 elefantes que por sua vez estao em cima de uma imensa tartaruga intergalática, voando pelo espeço. Como já deu pra perceber a série Discworld brinca com todo esse universo de fantasia de magos, duendes, trolls, etc.

Vale 'a pena. Aqui no Brasil já tem 6 livros.

:D
 
Eu não tinha a menor idéia que Tolkien atingiria um assunto tão distante da literatura... 8O
Mas vou mostrar pra minha mãe que mexe com coisas assim...
 
NightRavenMETAL disse:
Eu pensei q tinham descoberto como fazer uma arvore andar! :mrgreen:

São nomes só...não é um influência...apenas homenagem!

Sim, são só nomes que homenageam personagens das obras do Tolkien, mas na minha opinião não deixa de ser uma influência. Não quero dizer que o pesquisador foi influenciado a fazer suas pesquisas por causa dos livros e tal, longe disso, mas acho que quando você dá um nome desses a alguma coisa, é porque exerceu influência sobre você em algum momento, mesmo que você não perceba. Gente que dá ao filho o nome de Aragorn não está apenas homenageando o autor/obra/personagem, mas mostra que estes o influenciaram em algum momento da vida...
Confuso? É... também achei.... :mrgreen:
 
Confuso sim, mas vc tá certo.
E a influência deve ter sido grande pro cara decidir batizar uma descoberta dele com um nome da obra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo