1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien influencia Biologia Molecular e Genética

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Pandatur, 20 Nov 2003.

1. Pandatur

Pandatur Usuário

É de conhecimento da grande maioria de fãs de Tolkien, o quão grandiosa foi, e ainda é, a influência do autor na cultura. RPG, música, cinema, literatura, TV... Tolkien é influência direta e indireta em diversos campos culturais em todo o mundo.
    Porém, nosso bom e querido Mestre chegou mais longe do que muitos (se não todos) jamais imaginaram: influenciou a Ciência, mais precisamente a Biologia Molecular e a Genética.
    Estudando para uma prova da Faculdade, encontrei no livro "Fisiologia Vegetal", de Lincoln Taiz & Eduardo Zeiger, algo que me surpreendeu. No capítulo 16 (Crescimento e Desenvolvimento) os autores falam sobre genes relacionados com a embriogênese da planta, e citam o gene HOBBIT! Pois é, exite um gene, cuja sigla é HBT, importante para o desenvolvimento do meristema da raiz em uma planta chamada Arabidopsis. Meristema é um tecido composto por células que se mantém indiferenciadas, garantindo à planta a possibilidade de crescimento contínuo. Uma planta mutante para o gene HOBBIT é defeituosa na formação de uma raiz embrionária funcional. Temos então uma plantinha pequena que não se desenvolve. O artigo orginal a respeito deste gene pode ser baixado clicando no link a seguir. É gratuito (em inglês, formato pdf) http://www.bio.uu.nl/~mcbroots/PDF's/willemsen%201998.pdf

Só que as influências não param por aí. Fazendo procuras na internet acabei por me deparar com
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    que aborda justamente as influências de Tolkien na Ciência. É claro que o gene HOBBIT estava lá, assim como muita coisa que eu não sabia! Existem proteínas PIPPin, Smaug e Frodo! Dados bem aprofundados sobre elas você pode conseguir fazendo buscas no excelente site do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (National Center for Biotechnology Information).
    Não bastasse isso, ainda temos o Transposon Gandalf (infelizmente não sei como procurar sobre Transposons no NCBI) e os Retrotransposons
    ,
    !!!

2. Mith

Mith This server is too busy!

MINHA NOSSA!! Com certeza quase ninguém saberia de um coisa dessas! Isso é mais uma prova de que SdA naum é apenas uma história épica para passar o tempo, como disse o superintendente da Veja...humpf! Tolkien é realmente um Mestre, podendo ser equiparado a um gênio. Saberia ele de toda essa influência? :o?:

3. B1-66ER

B1-66ER Usuário

:roll: :roll: :roll:

Cara to chocado nunca imaginei uma coisa dessa...

:clap:

Parabéns pela descoberta

:roll: :roll: :roll:

4. Menello

Menello Usuário

Pois é, será que ele sabia da tamanha influencia dele no mundo?

5. Lothiriel

Lothiriel Usuário

meu deus do céu iuaha mto massa isso...
    cita alguem aí que influenciou tanta coisa? :think:

6. NightRaven

NightRaven Banned

Eu pensei q tinham descoberto como fazer uma arvore andar! :mrgreen:

São nomes só...não é um influência...apenas homenagem!

7. Groove Boy

Groove Boy Usuário

Puxa vida quem poderia imaginar tamanha influência...que bacana! 8-) :obiggraz: :lol:

8. Kanawati

Kanawati NI!

Tem uma tartaruga marinha batizada com algo parecido com o nome de Terry Pratchett, da série Discworld. É uma homenagem tb. Na série, o mundo fantástico do disco se apóia sob 4 elefantes que por sua vez estao em cima de uma imensa tartaruga intergalática, voando pelo espeço. Como já deu pra perceber a série Discworld brinca com todo esse universo de fantasia de magos, duendes, trolls, etc.

Vale 'a pena. Aqui no Brasil já tem 6 livros.

:D

9. Link

Link The Hero of Time

Eu não tinha a menor idéia que Tolkien atingiria um assunto tão distante da literatura... 8O
    Mas vou mostrar pra minha mãe que mexe com coisas assim...

10. Pandatur

Pandatur Usuário

Sim, são só nomes que homenageam personagens das obras do Tolkien, mas na minha opinião não deixa de ser uma influência. Não quero dizer que o pesquisador foi influenciado a fazer suas pesquisas por causa dos livros e tal, longe disso, mas acho que quando você dá um nome desses a alguma coisa, é porque exerceu influência sobre você em algum momento, mesmo que você não perceba. Gente que dá ao filho o nome de Aragorn não está apenas homenageando o autor/obra/personagem, mas mostra que estes o influenciaram em algum momento da vida...
    Confuso? É... também achei.... :mrgreen:

11. Tauron

Tauron Usuário

Confuso sim, mas vc tá certo.
    E a influência deve ter sido grande pro cara decidir batizar uma descoberta dele com um nome da obra.

12. Galahan

Galahan Lazy elven artist

13. Filho de Yavanna

Filho de Yavanna Usuário

:aham: Um gênio sem precedentes!!!
    :lol:

Compartilhar