• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien Humanista?

Gostei da lenda Thorin, vou procurar saber mais a respeito.

Se me permitem, deixo uma dica de um livro que estou lendo, que fornece uma ótima revisão da história geral, numa abordagem bastante interessante e concisa. E que pode ajudar a todos a terem opiniões mais fundamentadas aqui no fórum, já que Tolkien trabalha, de certa forma, paralelamente a história geral. REcomendo:

Uma Breve História do Mundo, de Geoffrey Blainey
 
Complicado, respeito, justiça, honra, amor, liberdade, etc.., estavam descritos em suas obras explicitamente, mas para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores. Acredito que Tolkien não era humanista como catolicista que era.
 
Arabel,
Além do humanismo "laico", que, creio eu, desembocou no existencialismo - "o existencialismo é um humanismo", escrevia Sartre - houve e há também um humanismo religioso, que tem uma história bem antiga. Não sou especialista no assunto, mas pelo que conheço de filosofia, esse humanismo religioso nasceu entre os judeus e muçulmanos na Idade Média, e passou à Europa por meio do contato entre mouros e cristãos na Espanha e Portugal. Um dos pioneiros do existencialismo moderno foi Kierkegaard, que era católico, e na Renascença dois dos maiores humanistas foram Erasmo de Rotterdam e Thomas Morus, ambos católicos. Isso sem falar em John Milton, um dos primeiros a postular a liberdade de imprensa, que era cristão protestante. Enfim, o catolicismo de Tolkien não o impediria de ser um humanista, creio eu. A respeito disso tudo, acho interessante ler esse trecho de uma entrevista de Tolkien a um jornalista britânico -

"<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8"><meta name="ProgId" content="Word.Document"><meta name="Generator" content="Microsoft Word 11"><meta name="Originator" content="Microsoft Word 11"><link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CFRANCI%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} p {mso-margin-top-alt:auto; margin-right:0cm; mso-margin-bottom-alt:auto; margin-left:0cm; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]--> Gerrolt - Frodo accepts the burden of the Ring and he embodies, as a character the virtues of long suffering and perseverance and by his actions one might almost say in the Buddhist sense he "aquires merit". He becomes, in fact, almost a Christ figure. Why did you choose a halfling, a hobbit for this role? <o:p></o:p>
Tolkien - I didn't. I didn't do much choosing, I wrote The Hobbit you see . . . all I was trying to do was carry on from the point where The Hobbit left off. I'd got hobbits on my hands hadn't I?<o:p></o:p>
Gerrolt - Indeed, but there's nothing particularly "Christ like" about Bilbo.<o:p></o:p>
Tolkien -No <o:p></o:p>
Gerrolt - But in the face of the most appalling danger he struggles on and continues, and wins through. <o:p></o:p>
Tolkien - But that seems, I suppose, more like an allegory of the human race. I've always been impressed that we're here surviving because of the indomitable courage of quite small people against impossible odds: jungles, volcanoes, wild beasts... they struggle on, almost blindly in a way. "<o:p></o:p>
 
O humanismo ao qual me refiro é a exaltação do ser humano como criatura e suas habilidades.
Concordo com Dunstran, o humanisno não é apenas esquecer a existência de um ser supremo e colocar o homem com a criatura mais desenvolvida e não criada como o cristianismo.
O humanismo que me refiro na obra de Tolkien também são esses "estudos" e "demostrações" das qualidades e defeitos dos homens.
 
O humanismo que me refiro na obra de Tolkien também são esses "estudos" e "demostrações" das qualidades e defeitos dos homens.

Exponho minha concordância a você, baseando-se em seus argumentos pode-se dizer que este é Humanista, já que esses são temas constantemente abordados nas histórias de Tolkien.
 
Realmente usar termos como "humanismo" é complicado, não é um termo fácil, tem seus significados acadêmicos divergentes, mas há um senso comum que creio é o qual devemos utilizar aqui, mas prefiro não me utilizar o termo humanista pois não acho correto.

Pensando que o termo humanista foi utilizado na questão substituindo a idéia de que Tolkien fez toda a sua história pensando centralmente nos homens, creio que também não concordo com isso.
Apesar do que foi dito com veracidade de que Tolkien pretendia criar uma nova mitologia pra Inglaterra e que portanto para a nossa história (homens), não vejo de forma alguma essa característica rígida, de dar centralidade aos homens, em sua obra.
Sabendo a intenção da criação da mitologia pra Inglaterra tem-se consciencia que Tolkien escreveu pensando em restar no final apenas os homens habitando-a, criou línguas e mostrou como nasceram características marcantes na raça humana, no entanto não foi "humanista", pois não priorizou isso, os outros povos tiveram suas histórias contadas, principalmente os elfos, com suas línguas, origens e características marcantes, ou seja, creio que dizer que Tolkien foi um humanista um duplo erro, seu objetivo pode ter sido criar uma mitologia para os homens (o que não faria sentido criar uma para os elfos), mas nem por isso ele se preocupou apenas em contar a história dos homens, ou mesmo em escrever o suficiente pra explicar o fim dos homens, para escrever apenas a história dos homens muitas partes da obra do professor poderiam ser esquecidas.


Portanto pra criar a mitologia dos ingleses ele criou a história da TM e não apenas dos homens e isso de forma alguama, no meu conceito, faz dele um humanista.


Ps. Aos menos empolgados basta ler o último paragrafo que resume minha ideia...=P
 
O humanismo ao qual me refiro é a exaltação do ser humano como criatura e suas habilidades.
Concordo com Dunstran, o humanisno não é apenas esquecer a existência de um ser supremo e colocar o homem com a criatura mais desenvolvida e não criada como o cristianismo.
O humanismo que me refiro na obra de Tolkien também são esses "estudos" e "demostrações" das qualidades e defeitos dos homens.

Eu concordo que há ESSA faceta humanísta na obra de Tolkien. Mas realmente não consigo classificar a obra inteira como uma obra humanísta, seguindo o conceito da palavra, seja qual for a fonte de onde tenha tirado sua definição. Valorização do ser humano e suas qualidades é algo magnífico, mas não acho que seja suficiente para definir uma obra como humanista. É apenas nisso que aponto minha opinião.

Os Conceitos de humanismo, em sua grande maioria, envolvem sim uma independência do ser humano em relação a divindades e seres superiores e/ou até mesmo casualidades que favoreçam a solução de problemas.
Inclusive havia citado uma exceção, o caso do humanismo religioso, que provia uma certa conciliação das idéias humanístas com a presença do ser divino/superior.
Até onde consigo ver, a OBRA não pertencia nem a uma, nem a outra vertente humanista, plenamente.

De qualquer forma, foi uma ótima "sacada" a análise que você fez sobre a valorização dos potenciais do ser humano, mesmo em sua aparente fragilidade. Este ponto é, na minha opinião, um dos grandes trunfos de EL MESTRE.
 
Última edição:
Realmente usar termos como "humanismo" é complicado, não é um termo fácil, tem seus significados acadêmicos divergentes, mas há um senso comum que creio é o qual devemos utilizar aqui, mas prefiro não me utilizar o termo humanista pois não acho correto.

Pensando que o termo humanista foi utilizado na questão substituindo a idéia de que Tolkien fez toda a sua história pensando centralmente nos homens, creio que também não concordo com isso.
Apesar do que foi dito com veracidade de que Tolkien pretendia criar uma nova mitologia pra Inglaterra e que portanto para a nossa história (homens), não vejo de forma alguma essa característica rígida, de dar centralidade aos homens, em sua obra.
Sabendo a intenção da criação da mitologia pra Inglaterra tem-se consciencia que Tolkien escreveu pensando em restar no final apenas os homens habitando-a, criou línguas e mostrou como nasceram características marcantes na raça humana, no entanto não foi "humanista", pois não priorizou isso, os outros povos tiveram suas histórias contadas, principalmente os elfos, com suas línguas, origens e características marcantes, ou seja, creio que dizer que Tolkien foi um humanista um duplo erro, seu objetivo pode ter sido criar uma mitologia para os homens (o que não faria sentido criar uma para os elfos), mas nem por isso ele se preocupou apenas em contar a história dos homens, ou mesmo em escrever o suficiente pra explicar o fim dos homens, para escrever apenas a história dos homens muitas partes da obra do professor poderiam ser esquecidas.


Portanto pra criar a mitologia dos ingleses ele criou a história da TM e não apenas dos homens e isso de forma alguama, no meu conceito, faz dele um humanista.


Ps. Aos menos empolgados basta ler o último paragrafo que resume minha ideia...=P


Tolkien não é do estilo de escritor que da ponto sem nó, ou seja, ele não colocaria outras criaturas no mundo e não explicaria o por que. Toda a descrição dos elfos deriva de seu encanto pela cultura nórdica, onde essa criaturas já faziam parte.

Você diz que Tolkien queria criar uma nova mitologia para a Inglaterra, mitologia conta grandes feitos e hitórias de heróis, personagens no geral. Se o que foi contado termina na "dominação" (já que os homens seriam os unicos a sobreviver apra poder emendar na nossa história) dos homens. Eles foram os vencedores, foram a raça sobrevivente.



Concordo com você aistano, toda essa preocupação em revelar ao próprio ser humano suas forças e fragiliados é o que me encanto por suas obras.
 
E é claro que o mestre não daria ponto sem nó(ao menos se tivesse tempo para acertar todos os pontos que desejasse). A questão foi o tipo de abordagem que ele se preocupa em usar para dar cada em seu respectivo ponto.

E, apesar da sobrevivência humana, o caminho que levou à ela foi DIRETAMENTE envolvido por forças alheias a vontade humana, sejam eldar, valar, e do próprio Erü.

Para uma boa literatura, explicações não precisam se ater apenas à lógica cientificista. Tolkien é um grande exemplo disso, ao usar ciências tradicionais, teologia, filosofia e história para preencher as lacunas explicativas do enredo.
 
Fiquei meio confuso com sua colocação.
Você quer dizer que não se pode encaixa-lo em uma doutrina, exemplo o humanisno, do modo como estamos discutindo?

Com certeza a sobrevivência de alguma espécie nunca depende somente dela
 
Então você acha que ele queria que a história de Arda se encaixasse com a nossa?
Tolkien afirma em algum lugar que li, que tinha esse desejo, que Arda fosse nosso mundo, mas a geografia de Arda nem o Tempo lá colocados não se encaixariam com os nossos.
Acho que o carater Humanista de Tolkien é expressado sim.
 
Bom, exatamente isso o que quis dizer Bloody, o fato de que acho difícil ver um encaixe PLENO da obra inteira dentro de uma vertente. Isso aí.

E concordo sim que exista o caráter humanista na obra, ou ao menos em partes dela. Aliás, também é algo que me atrai nos livros dele. Mas a obra tem tantas outras facetas que eu não ousaria embutí-la em uma escola literária ou filosófica única.

Industrial, se for possível colocar fontes, a discussão ficaria mais legal. Não vejo como o fato de Tolkien ver Arda como o nosso Mundo sirva de argumento para dizer que a obra é humanista.

Acho que os conceitos de humanismo foram muito bem discutidos aqui, pelo brother Bloody e por outros amigos. Creio que você também deve ter suas fontes para apoiar sua tese e ficaria feliz por aprender seu ponto de vista.

 
Industrial, faz esse favor para nós, tenta achar onde você viu isso. Quais outras caracteristicas, alem dessa que você citou, você aponta para encaixar Tolkien como Humanista.

:think:

Dizemos então que Tolkien não se enquadra em uma doutrina, mas apresenta diversos pontos que "esbarram" em váris doutrinas.
 
Industrial, faz esse favor para nós, tenta achar onde você viu isso. Quais outras caracteristicas, alem dessa que você citou, você aponta para encaixar Tolkien como Humanista.

:think:

Dizemos então que Tolkien não se enquadra em uma doutrina, mas apresenta diversos pontos que "esbarram" em váris doutrinas.
Enfim a matéria está no 100 Perguntas da Superinteressante,(não disponho do livro) e só tenho esse argumento:think:
Posso ter julgado errado, então me corrijam.
 
obrigado pela fonte, Industrial

e acho que chegamos num consenso, bloody, sua última frase disse tudo, na minha opinião.
 
Não Industrial, concordamos, em parte, com você só estva tentando te trazer para dentro da discussão :joinha:

é isso ai, será que alguem mais tem uma duvida? (fiz esta pergunta para os que leem, por que na conversa só estavamos nós mesmo :) )
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo