1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Máscara Negra

Máscara Negra Usuário

Alguns jogos de video-game, principalmente do Playstation, fazem menção a termos "tolkienianos".
    Como exemplo temos Castlevania (Dracula X), que possui diversos itens cujo nome possui palavras como "Tulkas", "Manwe", "Nauglamir" (que, a propósito, é um colar) e vários outros.
    Também temos a aclamada série Final Fantasy, que possui muitas de suas armas, armaduras e equipamentos em geral feitos de Mithril.
    A questão é: Seria coincidência? Os idealizadores dos jogos conhecem a obra de Tolkien? Esses termos já existiam, como em histórias e mitos antigos ou em línguas arcaicas?

2. Lord Tar-Palantir §

Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

Acho que no caso do mithril, a referência é sempre à obra mesmo. Em alguns casos, como referência a Tauron (um nome de Oromë), é difícil que seja intencional.
    A Marvel tinha um mutante chamado Sauron... :mrgreen:

3. Máscara Negra

Máscara Negra Usuário

Mas Sauron é provável que seja coincidência, já que o radical "saur" dá idéia de réptil. E eu não conheço referência a Tauron, mas, assim como Sauron, "taurus" é do latim touro (ou algo parecido), o que facilita a explicação do seu uso.

4. Lord Tar-Palantir §

Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

Em Tormenta, o deus dos minotauros é Tauron :eek:

5. .plück.

.plück. Usuário

Eu acho que muita coisa foi inspirada de Tolkien, até pq as obras dele "criaram" o RPG D&D, e disso saíram muitos outros.
    Dá pra encontrar nomes do tipo em muitos lugares.

6. Arwen Tinuviel

Arwen Tinuviel Usuário

Eh verdade, mas se vc ver, mtas pessoas se inspiram pelo q Tolkien fez...entaum as vezes pode ser coinciedencia, em outras naum...

7. Fera

Fera Sóbrio habitual

Com certeza é uma referência, a obra de Tolkien serviu como base para o surgimento de diversas histórias, jogos, musicas, e afins sobre fantasia e aventuras de estilo medieval...... RPG, D&D, e a maioria dos jogos citados aí, talvez nao existiriam, ou pelo menos nao da maneira que existem hj, se tolkien nao existisse.

8. Glorfindel

Glorfindel Usuário

RPG, música, cinema, games e até genética. Tolkien está em tudo. No próprio Forgoten Realms vimos milhares de coisas. Aglarond, Balor ( identico ao Balrog), Elminster=Gandalf. halflings= hobbits e por ai vai.

Compartilhar