• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien foi influenciado?

Eu tava pensando e queria saber o q Tolkien realmente criou e o q ele teve qualquer influencia, tipo ele criou os Ents .... Mais o q mais
 
Tolkien certamente teve várias influencias, e admitia isso... A mitologia celta, a nórdica, entre outras...

É claro que muita coisa ele criou... Vc citou os ents... além deles, Tolkien tb criou os hobbits... Isso sem contar Valar, Maiar, etc... Mas muitas raças que ele usou em sua obra já existiam em diversas formas, como anões, elfos, etc...
 
Bom, o knolex explicou quase tudo.
Mas a questão de Tolkien quanto a influencia é se ele realemente foi influenciado pela biblia. Eu acho que sim, mas de modo inconsciente, talvez enquanto escrevia, deixou passar sem perceber.
 
Knolex disse:
Tolkien certamente teve várias influencias, e admitia isso... A mitologia celta, a nórdica, entre outras...

É claro que muita coisa ele criou... Vc citou os ents... além deles, Tolkien tb criou os hobbits... Isso sem contar Valar, Maiar, etc... Mas muitas raças que ele usou em sua obra já existiam em diversas formas, como anões, elfos, etc...
Legal , mas de onde vem os elfos, anões.... ?
São lendas ou algo do tipo?
 
A origem EXATA desses seres é impossível de saber... Eles são originados de muitas mitologias diferentes... Elfos sempre existiram(de maneiras distintas) em várias mitologias...

Tolkien pegou todas as mitologias que conhecia devido à sua vida como estudioso, e filtrou(talvez até inconscientemente) o que futuramente gerou sua própria mitologia...
 
Alem dessas influencias, suas propias experiencias pessoais e da sua infancia influenciaram suas obras........
Laracna e um exemplo ela foi criada apartir de um episodio que Tolkien teve com uma tarantula na sua infancia....
 
os prórptios valar e maiar não foram criados do nada. muitas culturas tinham esse negócio (naum é a melhor palavra, mas...) de deuses maiores e menores. eu li que eles serviram para o tolkien explicar a origem da religião do mundo, uma vez que ele escreveu a história para se passar num passado distante da própria terra. os valar e maiar seriam aqueles que influenciaram as primeiras religiões, que eram politeístas, e eru iluvatar representaria o deus cristão como verdadeiro deus, uma vez que tolkien era cristão fervoroso.
 
Na verdade, esse lance de Valar e Maiar não são referentes ao politeísmo, e sim ao monoteísmo, como Iluvatar...

Eru seria Deus, os Valar seriam os Arcanjos, e o Maiar seriam Anjos...
 
Dårk_Fëanor disse:
Legal , mas de onde vem os elfos, anões.... ?
São lendas ou algo do tipo?
A maioria do que Tolkien escreveu era baseado nas mitologias nórdicas, da Suécia, Dinamarca e os países naquela area.
Se não me engano teve algo da mitologia Celta...
Eu li em algum lugar que os elfos são inspirados em duas lendas nórdicas, uma fala sobre criaturas poderosas parecidas com os elfos, só que um tanto "rebeldes" e a outra sobre ums belas criaturas que viviam nas florestas....algo assim.
 
Knolex disse:
Na verdade, esse lance de Valar e Maiar não são referentes ao politeísmo, e sim ao monoteísmo, como Iluvatar...

Eru seria Deus, os Valar seriam os Arcanjos, e o Maiar seriam Anjos...

eu sei. mas como tolkien queria que sua obra contasse a história do mundo, então é apenas lógico deduzir que os valar antes eram vistos como deuses, uma vez que as primeiras religiões eram quase todas politeístas. o culto a eru iluvatar seria uma "evolução" para uma religião monoteísta. dessa forma, a obra dele está de acordo com o que ele acreditava (um só deus, todo-poderoso), mas, ao mesmo tempo, historicamente correto, uma vez que ele tinha que representar as religiões como elas eram.

o que vc disse também está correto, porém. pra mim, ele quis mostrar que aqueles que antes eram vistos como deuses eram na verdade anjos. o prorpio melkor seria o arcanjo caído (não lembro o nome) e os balrogs demônios.
 
Barlach disse:
pra mim, ele quis mostrar que aqueles que antes eram vistos como deuses eram na verdade anjos. o prorpio melkor seria o arcanjo caído (não lembro o nome) e os balrogs demônios.

Acho que isso rolou mesmo nas historias, pelo menos com os Homens, até onde me lembro.

Acho que há algo no Silmarillion falando sobre um culto a alguns dos Valar, por parte dos homens.
 
Há um culto muito interessante, não só no Silmarillion como no SdA, que é o culto a Melkor(em Númenor) e a Sauron. Hoje em dia a gente chama de satanismo, e é a prova de como Tolkien colocou um fundo cristão nos livros.
 
Os elfos da mitologia nórdica (um espécie de espíritos "domésticos") se parecem muito mais com os elfos-domésticos de J. K. Rowling (Sim... eu lí Harry Potter... :oops: ) do que com os elfos de Tolkien.
Em que outras mitologias eles existem?
 
Fox disse:
Acho que há algo no Silmarillion falando sobre um culto a alguns dos Valar, por parte dos homens.

em númenor eles cultuavam os valar e em gondor. inclusive no duas torres, durantea batalha dos homens de faramir que frodo e sam presenciam, um deles pede a ajuda dos valar.
 
Toda obra tem sua influência, nada é totalmente original. Até as mitologias têm seu fundo verdadeiro (que foi deturpado através da imaginação humana), e as obras de Tolkien não são exceção.
Olwë disse:
Os elfos da mitologia nórdica (um espécie de espíritos "domésticos") se parecem muito mais com os elfos-domésticos de J. K. Rowling (Sim... eu lí Harry Potter... ) do que com os elfos de Tolkien.
Num querendo sair mto do assunto, mas cs acreditam que eu no começo do livro imaginava os elfos de sda como os elfos domésticos de Harry Potter? E os hobbits como criaturas desproporcionais??
Que coisa de loko naum?^^
 
Sarah fã do Frodo disse:
E os hobbits como criaturas desproporcionais??
Que coisa de loko naum?^^

Ah, mas segundo o próprio Tolkien os hobbit não eram lá nenhum Elija Wood não.... eles eram bem feinhos mesmo... talvez não desproporcionais, mas estavam longe de serem aqueles bichinhos de pelúcia que mostraram no filme. :-P
 
Ué, pra mim eles são com nós, humanos. Alguns feinhos de duer, outros bunitinhos...
 
Estou impressionado que ninguém citou Mitlogia Grega...
Acho que a maioria dos Valar foram inspirados em personagens da mitologia grega.... Tipo, Aulë estaria para Hefesto, Manwë para Zeus, Ulmo para Poseidon, Yavanna Kementári para Deméter, acho que a Nienna para a Héstia...

Os Elfos foram inspirado na Mitologia Escandinava, quem vem da Noruega, Finlandia, Suécia, Dinamarca, etc... Mas pelo que eu lí, eles eram "gênios superiores e traiçoeiros que atacavam plantações e roubavam bebês recém-nascidos"... Ous seja, em outras palavras os elfos eram espíritos malandros...hahaaha, nada a ver com os elfos de Tolkien, que eram bonzinhos e blá blá...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo