• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien & Finlandês

Vikingaälva

Samson came to my bed
Eu procurei por um tópico parecido com este, mas não encontrei (também não sei se procurei no lugar certo, e se de fato eu deveria estar colocando este tópico nesta parte do forum), por isso achei interessante começar com esse assunto.
A maioria sabe que Tolkien estudava línguas e chegou a lecionar na Universidade de Oxford e etc (de acordo com o Wikipedia, ele foi professor de Anglo-Saxão). Pode-se perseber, ao ler alguma língua Élfica, que ele se inspirou e usou como base o Finlandês para criar a maioria dos idiomas que aparecem em seus livros.
Enfim, objetivo do tópico: Vocês acham que ele se inspirou apenas no Finlandês ou em alguma outra língua?
 
Como Tolkien era poliglota (e conhecia até o gótico, islandês antigo; línguas inexistentes na atualidade) é possível que ele tenha se inspirado em mais de uma língua.
 
A língua finlandesa é muito interessante, e apesar de estar na Escandinávia, ela não é uma língua nórdica, nem ao menos indo-européia, mas pertence ao ramo das líguas fino-ugrianas, de origem asiática, aparentadas ao magyar da Hungria. A pronúncia tem sonoridade semelhante ao italiano, e se autodenomina o idioma "sami", ou ainda "samy", ou "suomy".
 
Bom, assim como no Quenya, tem mto do finlandês e por isso q tb é levemente parecido com o japonês, pois essas duas linguas são mto parecidas desde alguns encontros de consoantes até a parte gramatica, creio q o japonês tb tem um pouco no Quenya.
 
O Quenya não tem nada do japonês. Tolkien não sabia japonês e não usou elemento algum do idioma em suas línguas. Qualquer semelhança que possa haver com o japonês é puramente ocasional, coincidência, seja com as línguas élficas, seja com o finlandês, que sequer faz parte da mesma família de línguas do japonês.
 
seja com o finlandês, que sequer faz parte da mesma família de línguas do japonês.

Há quem proponha ligações entre as línguas fino-ugrianas e o japonês. Mas é uma teoria, nada foi confirmado, e muita gente acha que os argumentos para tentar achar uma relação são bastante fracos. Mas a teoria existe.
 
"Muito em comum" é forçar absurdamente a barra só porque as duas línguas pertencem um grupo maior.

Essas coincidências de sons, mesmo entre línguas de famílias diferentes, ocorrem pelo simples fato de que o número possível de articulações sonoras formadoras de fones pela raça humana não é infinito, muito pelo contrário, é até bem limitada (vide o IPA e as combinações possíveis), o que faz com que, em determinado momento, uma combinação qualquer possa ser feita na língua X que reflita uma idêntica na língua Y sem que qualquer uma dessas línguas sequer tenha entrado em contato com a outra em qualquer momento da história das duas.
 
Sobre esse assunto de Japonês & Finlandês, pode-se afirmar que haja sim uma semelhança, sob meu ponto de vista. Compare uma pessoa finlandesa falando com um japonês falando (mais devagar); é bem parecido. Há fontes de pesquisa (como o Wikipedia) que afirmam que o finlandês tem algumas palavras provindas do japonês, inclusive algumas mais idênticas, apesar do significado não ser exatamente o mesmo...

*Comparar pessoas de nacionalidades e línguas diferentes falando pode ser interessante. Uma colega minha americana diz que na primeira vez que ouviu um Português falando, elas acho que nossa língua fosse uma espécie de Russo misturado com Latim. Esquisito.. o. O
 
Bem, de facto supõe-se q os ainus, finos, ugrianos, e proto-japoneses, todos do ramo uralo-altaico, partilharam do mesmo território, próximo aos montes Urais, antes de os proto-japoneses começarem a deslocar-se em direção a Coréia e arquipélago nipônico, onde se depararíam com os nativos jomon (vindos da Coréia). (Os ainus chegaram primeiro ainda do q os proto-japoneses, sendo os primeiros habitantes do Japão). Talvez a similaridade de tais idiomas derive de uma raiz em comum, da qual preservou-se termos-matrizes, q embora modificados em cada região específica durante os séculos progressivamente, preservou a similaridade em questão... Mas é uma hipótese, embora muito credível, histórica e arqueológicamente falando...
 
Sobre esse assunto de Japonês & Finlandês, pode-se afirmar que haja sim uma semelhança, sob meu ponto de vista. Compare uma pessoa finlandesa falando com um japonês falando (mais devagar); é bem parecido.

Isso não quer dizer absolutamente nada.

Há fontes de pesquisa (como o Wikipedia) que afirmam que o finlandês tem algumas palavras provindas do japonês, inclusive algumas mais idênticas, apesar do significado não ser exatamente o mesmo...

Isso pode indicar uma ligação. Mas deve-se tomar o cuidado para ver se as palavras realmente têm uma origem comum, ou se são parecidas apenas por coincidência. Um estudo da gramática também se faz necessário. Até onde sei, há alguns indícios que sugerem uma ligação entre as línguas, mas não são fortes o suficiente para confirmar tal ligação. Algumas pessoas dizem, pelo contrário, que são fracos demais para até mesmo sugerir tal ligação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo