1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien era um homem viajado?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Valacirca, 24 Nov 2008.

  1. Valacirca

    Valacirca Youth Gone Wild

    Bem, todos sabemos que Tolkien tinha uma criatividade absurda. Nomes e características de personagens, enredos que se entrelaçam, paisagens. Tudo isso ricamente detalhado.

    Pensando nisso, uma curiosidade me surgiu.

    Alguém sabe dizer se Tolkien viajou muito ao longo de sua vida ? E se viajou, o que ele viu nessas andanças por aí ? Será que esses locais lhe serviram de inspiração para as diversas paisagens presentes nos livros (além dos ambientes em que ele viveu na infância) ? E se não, no que será que ele pensava enquanto escrevia sobre Fangorn, Beleriand, Mordor, o Condado, Region, Neldoreth, Hithlun...

    Dêem suas opiniões :D
     
  2. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Re: Tolkien viajava muito ?

    A sua criatividade nao se deve apenas a viajens que possa ter feito(nao sei do seu percurso em vivo) mas sim a sua mente.
    Tolkien era um homem que estava de mente aberta a tudo que nos rodeia e isso sim foi influencia para td que escreveu. Estando no mesmo local durante anos pode ter ajudado tambem, basta tar atento as pequenas mudanças que ocorria a sua volta
     
  3. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Re: Tolkien viajava muito ?

    Eu tenho certeza de que ele viajou para a França, Irlanda, País de Gales e Itália. Eu sei que Valfenda é inspirada em um lugar na Suíça, e se não me engano Tolkien conheceu o local em uma de suas viagens.

    A freqüência dessas viagens, contudo, eu não sei. Talvez o J.R.R. Tolkien Companion and Guide: Chronology traga alguma informação sobre as viagens do Professor.
     
  4. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Re: Tolkien viajava muito ?

    Pelo o que percebi ao ler as Cartas, Tolkien era bem caseiro. Realmente me lembro de uma passagem em que ele diz ter visitado a França. Mas minha memória está um pouco fraca para esses fatos.

    Mas de resto, a maior parte de suas inspirações vieram da própria Inglaterra mesmo.

    E contradizendo o que o Gaara (Malaman) disse: não, Tolkien não era tão cabeça aberta assim. Pelo contrário, ele era bem conservador, não gostava muito de tecnologia, tinha pavor de carros e vivia sob um ideal puritano muito fechado. Enfim, era um homem de personalidade forte que não se deixava levar pelas "maluquices" da época em que viveu.
     
    Última edição: 24 Nov 2008
  5. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    Re: Tolkien viajava muito ?

    Bom...
    Tolkien nasceu na África do Sul, viveu sua vida toda na Inglaterra e sei que visitou alguns países sim... Nas "Cartas" me lembro dele dizer que estava em Veneza, por exemplo. Acho que ele visitou a França tbém... Morar na Europa é ótimo pq é tudo muito perto e o trem interliga a maioria dos países, facilitando a vida de todos.
    Mas ele era bem mais na dele... caseiro... enfim... mas viajou, sim, como todo bom europeu.
     
  6. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Re: Tolkien viajava muito ?

    0.0
    Ok, para a proxima tou calado LOOOOL
    Mas tar de mente aberta nao quer dizer que tenha que gostar de td ne?
    Apesar de nao gostar de alta tecnologia teria que saber a sua evoluçao para tirar alguma concluçao(digo eu), quando digo mente aberta quero dizer que estava a par de cada desenvolvimento que ocorria.
    Ate pq para viajar ele teria que usar alguma tecnologia, nao ia a pe
     
  7. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Re: Tolkien viajava muito ?

    Tolkien lutou no front Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial, deve ter estado no interior da França e Bélgica enquanto soldado. E quanto ao certo (pra não dizer muito) detalhamento em sua obras, li certa vez num artigo da Super Interessante que Tokien consultava manuais de marcha do Exército Britânico para estimar o tempo que seus personagens levariam caminhando por planícies e montanhas, fazendo até a fauna e flora mudarem de acordo com a latitude do percurso dos personagens.
     
  8. Tonso

    Tonso Hum! Carne de

    Re: Tolkien viajava muito ?

    Acho que uma das principais características do Tolkien era ser um grande pesquisador, sem contar que ele sempre se socializou bastante, tanto na adolescência quanto na vida adulta, sempre trocou idéias com outras pessoas e outros escritores. Acho que isso acabou ajudando-o a construir Arda.
     
  9. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Re: Tolkien viajava muito ?

    Ele só viajava!!! O cara era completamente insano.... o que o faz ser perfeito! Eu pegaria carona fácil nessa viagem!
     
  10. Indu

    Indu In sacanagi we trust

    Re: Tolkien viajava muito ?

    Sabemos que o Condado era baseado em sua infância na Africa do Sul.
    E alguns lugares seriam paisagens que rondavam sua casa, li em algum lugar que ele se inspirou em Isegard, por causa de uma fabrica, perto de sua casa.
    Quanto a viagens, acredito que tenha viajado sim...tanto durante a Primeira Guerra Mundial, no qual ficou no front Ocidental, e na França, Suiça, Italia.
    E outra ele era professor, também tinha suas pesquisas de área
    :think:
     
  11. Nerdanel

    Nerdanel Usuário

    Re: Tolkien viajava muito ?

    Se ele viajou muito não sei dizer, mas uma pessoa não precisa ter viajado muito para ter criatividade. Leitura por si só já é algo que fornece criatividade, mesmo que o leitor não perceba ou não use de sua criatividade. E não necessariamente Tolkien precisaria de algum estímulo para ser criativo. Uma mente brilhante trabalha sozinha, mesmo que possa usar de algumas inspiraçõezinhas...
     
  12. Ispaine/Estus

    Ispaine/Estus Ohtari Parmaron

    Re: Tolkien viajava muito ?

    O Condado foi baseado na inglaterra rura e não na África do Sul. Tolkien guarda poucas lembranças do local, era muito pequeno quando deixou o país e veio para a Inglaterra.

    Não acho que possa se dizer que Tolkien viajava muito. Ele conheceu muitos lugares na Europa, alguns por questões de trabalho e outras nas férias. Gostava de levar a família para a praia.
     
  13. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Re: Tolkien viajava muito ?

    Como Ispaine disse, o Condado foi baseado em pequenos lugarejos do interior da Inglaterra. Não tem nada a ver com a África do Sul.

    O Condado era a imagem do povo mal informado do interior inglês, uma sociedade "sub-desenvolvida", a decadência humana na opinião de Tolkien.
     
  14. Ispaine/Estus

    Ispaine/Estus Ohtari Parmaron

    Re: Tolkien viajava muito ?

    Sobre viagens do Tolkien vale acrescentar que quando pequeno ele fez uma viagem até a Suiça e algumas das experiências que viveu lá aparecem no Hobbit.
     
  15. bart-simpson

    bart-simpson Hey ho! Let's go!

    Re: Tolkien viajava muito ?

    Isso é realmente novidade. Como bom fã de tolkien, sou fascinado pelo detalhismo de suas obras; mas não conheço esses pormenores. Você sabe me dizer a edição dessa revista, ou a fonte de onde foi tirada essa informação? Gostaria de ler sobre isso.
     
  16. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Re: Tolkien viajava muito ?


    Eis a referência: Super Interessante, Edição 171, Dezembro de 2001.
    O autor do artigo é Rodrigo Cavalcante.
     
  17. bart-simpson

    bart-simpson Hey ho! Let's go!

    Re: Tolkien viajava muito ?

    Muito obrigado!
     
  18. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    Re: Tolkien viajava muito ?

    wtf? 8-o
     
  19. Belladona Tûk

    Belladona Tûk Do what thou wilt shall be the whole of the law

    Bem, li uma vez que ele odiava trens, não sei se em sua época já dava pra viajar de avião, acho que sim quando mais velho... carro (Coff,coff,coff) ele dirigia, ne?! Mas eu acho que não, embora não saiba ao certo, mas não é preciso viajar para ver algo novo!

    Mas quanto á essa inspiraçao de Tolkien ao criar Valfenda imaginar um lugar na Suiça é verdade???
     
  20. Edson_oi

    Edson_oi Usuário

    Sim, ele era bem viajando em termos de mente... Uma mente de dar inveja a qualquer pessoa. Conseguia escrever coisas que a maior parte das pessoas, nem sonhariam em pesar. Criou um mundo, várias linguás para as criaturas que viviam nesse mundo.
     

Compartilhar