• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien era machista?

Deriel disse:
Pronto, Tolkien não aceitava a igualdade de homens e mulheres ;)
Não há a menor sombra de dúvida. O ponto que defendo é apenas não julgar alguém fora do contexto no qual viveu. Não podemos falar que Tolkien teve uma conduta errada, pois ele estava de acordo com os padrões de conduta da época em que viveu.
 
Deriel disse:
ma.chis.mo 2 sm (macho+ismo)
1 Atitude ou comportamento de quem não admite a igualdade de direitos para o homem e a mulher, sendo, pois, contrário ao feminismo. 2 pop Qualidade, ação ou modos de macho; macheza, machidão.

Michaelis On-line.
Abrir o dicionário hoje e aplicar a definição atual a uma outra época chama-se difinição anacrônica. Em nenhuma hora afirmei que Tolkien não se encaixa na definição atual de machismo, apanas disse que aplicá-la a ele é um anacronismo.

anacronismo
1 erro de cronologia que geralmente consiste em atribuir a uma época ou um personagem idéias e sentimentos que são de outra época...
(trecho do Dicionário Hoaiss da lingua portuguesa) :wink:

Portanto dizer que Tolkien era machista é um anacronismo.
 
Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo bem, vamos então apenas dizer que ele não aceitava a igualdade de homens e mulheres (o que é uma verdade, vide cartas)
 
Deriel disse:
Tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo bem, vamos então apenas dizer que ele não aceitava a igualdade de homens e mulheres (o que é uma verdade, vide cartas)
Aceitei desde o princípio todas as caracterizações que foram trazidas a este tópico do forum, concordo que Tolkien nunca aceitou igualdade entre os sexos, concordo que suas heroínas eram casos isolados em sua obra e com tudo mais que foi dito, ( todos esses exemplos enquadram-no hoje no que definimos por conduta machista ou machismo), só não vamos falar que ele era machista. Ele seria machista hoje, mas não o foi na época dele.
(Acho que finalmente chagamos a um consenso, da próxima vez que discutirem sobre tolkien e o maxismo mandamos uma cópia da nossa discussão :wink: )
 
Nossa, altas discussoes aqui no Forum Tokien, uma coisa q quyase nunca acontece... sabia q o tema ia ser bem discutido, pois la no encontro foi...]]
Mas eu concordo plenamente q Tolkien era machista... eu lembrro q quando eu acabei de ler SdA, foi a primeira coisa a pensar... "Poxa, so apareceram nome de 4 mulheres na historia inteira, sendo q uma nao fala nada (Rosinha), a outra quase nao aparece (aArwen), a outra eh inutil (Ioreth, da Casa de Curas), e soh uma eh um pocuo mais importante (Eowyn)"
 
Strider disse:
Nossa, altas discussoes aqui no Forum Tokien, uma coisa q quyase nunca acontece... sabia q o tema ia ser bem discutido, pois la no encontro foi...]]
Mas eu concordo plenamente q Tolkien era machista... eu lembrro q quando eu acabei de ler SdA, foi a primeira coisa a pensar... "Poxa, so apareceram nome de 4 mulheres na historia inteira, sendo q uma nao fala nada (Rosinha), a outra quase nao aparece (aArwen), a outra eh inutil (Ioreth, da Casa de Curas), e soh uma eh um pocuo mais importante (Eowyn)"

vc se esqueceu da Galadriel....
 
Knolex disse:
Strider disse:
Nossa, altas discussoes aqui no Forum Tokien, uma coisa q quyase nunca acontece... sabia q o tema ia ser bem discutido, pois la no encontro foi...]]
Mas eu concordo plenamente q Tolkien era machista... eu lembrro q quando eu acabei de ler SdA, foi a primeira coisa a pensar... "Poxa, so apareceram nome de 4 mulheres na historia inteira, sendo q uma nao fala nada (Rosinha), a outra quase nao aparece (aArwen), a outra eh inutil (Ioreth, da Casa de Curas), e soh uma eh um pocuo mais importante (Eowyn)"

vc se esqueceu da Galadriel....

Ops, eh mesmo, mas na hora eu pensei nela, acredite... agora eu to meio desligado...
 
e mais ainda, a atitude mais machista de tolkien é exactamente dar tanta importância a essas personagens femininas! pk? pk são excepcionais, demonstrando k a maioria das mulheres era mais fraca (e não tou a falar fisicamente) e incapaz de ter um papel determinante na história! e como deriel falou, foram importantes aquelas que "deixaram" de ser mulheres tomando atitudes consideradas maculinas ou pelo menos associadas ao homem!
 
Machismo

Eu não tive paciência de ler a carta. Dizem que ele é machista. Mas, no alto da inteligência dele, eu não acho que ele deixaria isso influenciar a sua obra. Ele mesmo diz que essa obra dele é atemporal e dá pra se notar que existe pouca influência da época em que ele vive nas obras. Deve-se ver também o modo em que as pessoas na Terra Média viviam. Quanto mais se voltar no nosso tempo, mais iremos ver machismo. Na Terra Média coresponde mais ou menos a nossa Idade Média. Machismo. Então, se Tolkien fosse até feminista, ele não deixaria de criar a Terra Média do modo que ele criou. De tantas coisas maravilhosas que ele considerou, pra dar realismo a isso, não acho que uma opinião sobre o quanto as mulheres devem ser submissas aos homens iria influenciá-lo. Éowyn mesmo sendo a mulher mais forte do SDA, tinha o rei Théoden dizendo o contrário. Não acho que aquele tenha sido o ego (talvez muito inconscientemente) dele. Concluindo: pelas obras, não podemos afirmar que ele era machista em nenhum momento. Por essa carta enviada ao filho dele acho que sim.
 
Tolkien era machista??

Acho que não tem nem o que discutir, só o fato dele ser um catolico fervoroso já deixa claro que ele pensava que as mulheres deveriam ser submissas aos homens, sendo sua função servi-los!!! Isso é bem claro na bíblia, diz que a mulher foi criada para fazer companhia ao homem, pois o mesmo se sentia só, e que ela deveria ser submissa a ele!!!
Portanto se Tolkien aceitava sua religião como dissem ele realemnte era machista, assim como todo cristão é até hoje (os que seguem fielmente o que está escrito na biblia).
 
Beldar disse:
Portanto se Tolkien aceitava sua religião como dissem ele realemnte era machista, assim como todo cristão é até hoje (os que seguem fielmente o que está escrito na biblia).
Nesse ponto eu já não concordo com vc. Nem todo cristão que segue a Bíblia é machsita. Eu sou cristã, sigo a Bíblia e não me considero machista, pelo contrário. Talvez vc tenha interpretado a Bíblia de uma maneira errada.

O q vou falar outros já disseram: Tolkien não poderia ser chamado de machista, embora achasse que as mulheres não eram iguais aos homens, mas naquela época tdos os homens eram assim, chamá-lo de machista é anacronismo, como Vilya disse, mas que ele não aceitava igualdade entre homens e mulheres, isso é incontestável.
 
Machista?

Não to muito a fim de prolongar, mas vamos lá:
Eu não diria machista no sentido literal, aquele que diz, "mulher eh na cozinha"... mas creio eu, tanto pelo fato de sua criação, como dá época, até podemos sim dizer que tolkien era machista. Mas não pelo lado ruim, pois naquela época a mulher, infelismente, tinha o seu lugar, e não era com toda a liberdade como os homens tinham. Então sou quase que obrigado a dizer que realmente ele era machista.

Namárië...

® Squall Leonhart SeeÐ
 
eu sei q esse tópico ta mortinho,mas eh q acabei de chegar ..olha não sei se vcs vão entender o q eu quero dizer...mas eu sempre tento pegar todos os lados de uma questão.....
sim ,haviam personagens femininas fortes, que provavelmente o eram para compensar a relativa fraqueza q representa a mulher..(realmente eu tb sempre achei errado ter q colocar as mulheres no lugar dos homens para dizer q agora sim!são superiores....)....mas q outro modo de iguala-las,nesse caso, aos homens?convenhamos q se ele colacasse as mulheres em posiçoes soh de indefesas tb seria tachado de machista,pois significaria q elas não tem a capacidade para tal feito dos homens...pq q ele não falou mais de mulheres normais?bem pq tb não há mto espaço para o normal nessa história...tem q ver tb q não há "homem" normal..todos tem algo para contar nessa história, todos tem seu lado diferente.....poderia ter mais mulheres assim?não,pq não era essa história q ele queria contar.
outra coisa, ele demonstra como o homem pode ser fraco volúvel e um traidor nato...isso poderia então demonstrar q ele era feminista pq diz essas coisas dos homens?não...ta q ele tb fala mto bem de outros homens,mas não deixa de critica-los....
eu achoq nessa história toda não há mto espaço para feminista x machista,mas eh mais do ser humano....(mesmo através de anões e elfos...).Agora a pessoa dele,tirando a obra,... bem provavelmente foi o q lhe ensinaram.....hj em dia provavelmente pensaria diferente assim como vcs homens pensam pq alguém demonstrou como eh patético se achar superior a mulher soh pq tem ...bem vcs sabem bem neh?ta me estiquei um pouquinho, mas fica registrado o q eu entendi..espero q alguém me entenda....
 
yávië disse:
outra coisa, ele demonstra como o homem pode ser fraco volúvel e um traidor nato...isso poderia então demonstrar q ele era feminista pq diz essas coisas dos homens?não...ta q ele tb fala mto bem de outros homens,mas não deixa de critica-los....

Noooooossa... disse tudo e um pouco mais.
Já havia notado, desde algum tempo, que é um toque especial feminista sim, mas não só direcinado ao próprio homem, mas sim a um todo (ser humano) como uma raça fraca e de fácil rompimento... talvez seja por isso que sauron preferiu não pervertir muitos homens para o seu lado... talvez por serem "inferiores"....

É isso ae!!!
 
» Tolkien machista «

Por que a sociedade do Anel não tinha nenhuma mulher?!

Será que Tolkien "sabia" que nenhuma mulher dava conta do recado ou apenas esqueceu de colocar um nome feminino no grupo?!

Ou Tolkien já estava condicionado pelo machismo da sociedade contemporânea?!
 
Esse assunto.... sempre dá o que falar
Eu digo que ambos. Na epoca em que se passa a historia as mulheres nao tinham esse tipo de atividade, até na epoca de tolkien mesmo, as mulheres nao tinham um papel reconhecido na sociedade (essa nao a sociedade do anel :D ).
 
Edrahil disse:
Acho que um pouco de ambas as idéias. Mas com certeza não seria crível uma mulher guerreira.

Por que???! Talvez uma mulher no grupo trouxesse um pouco de mais "emotividade" na sociedade... O toque feminino sempre é válido, lembrando que elas acertam mais... (Minha mãe é um grande exemplo... Ela tá certa em tudo!!) :lol: :lol: :lol:
 
Imaginando-se a época em que se passariam as estórias, com certeza é de imaginar que a mulher não pudesse exercer um papel diferente daquele que foi colocado nos livros.

Não quer dizer que uma mulher não fosse capaz, e isso Tolkien demonstrou acreditar que eram ao colocar Eowyn como uma mulher com habilidades de guerreiro.

Mas no aspecto da sociedade, é muito difícil de se aceitar que, em tempos remotos, uma mulher pudesse sair em aventuras (como diria Bilbo).

Acho que foi mais um apsecto para se dar uma veracidade maior aos livros, em termos sociais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo