• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien era machista?

Só porque a terminologia foi inventada mais tarde não significa que ela não possa ser aplicada, oras.

Tá bom então, Tolkien não era machista; ele só via as mulheres num papel menor e inferiorizado, numa visão preconceituosa...

Opa, peraí, chamaram isso de machismo; então ele é machista.

A sociedade era machista? 99,99% das pessoas eram machistas (inclusive as próprias mulheres) eram sim, mas e daí? Isso não relega o fato de que o Tolkien era; justificativas existem, mas que ele era, ele era.

Eu não estou julgando se era certo ou não, se porque naquela época todo mundo era, então não pode ver com olhos de que isso era errado e o escambau a quatro; só estou afirmando, categoricamente, que ele era; pouco importa se o termo foi ou não inventado mais tarde.

Ele estava se portando como muita gente se portava naquela época? Certo, concordo, mas ele não deixa de ser machista por causa disso; a sociedade inteira era fortemente machista, e ele também.

É como o Proview disse; são justificativas, não argumentos que o eximem dessa condição.
 
Ah, ele era machista, sim. Tá certo, tem várias personagens mulheres importantes nas histórias de Tolkien, mas, de um jeito ou de outro, sempre me parece que a opinião de Tolkien era que as mulheres tem que ser submissas aos homens, obedecer, fazer o que eles querem. É só ler algumas cartas dele p/ notar isso... Sim, isso era uma coisa característica da época, todo mundo pensava assim, o termo "machista" nem existia ainda, mas isso não faz com que Tolkien deixasse de ser machista, faz?
 
Proview disse:
quando definimos algo ou alguém usamos as classificações atuais. Caso contrário muita coisa seria confusa do nosso ponto de vista.

É exatamente por esse motivo que muita gente fala besteira. Não se reporta ao tempo em questão e julga com os valores atuais. Aí, é lógico que muita coisa vai ser esdrúxula e errada, afinal a sociedade evolui... :wink: Por mais difícil que seja, o certo é olhar para a época da qual se está falando e considerar os valores dela, não os nossos, atuais...
 
Alatáriel disse:
É exatamente por esse motivo que muita gente fala besteira. Não se reporta ao tempo em questão e julga com os valores atuais. Aí, é lógico que muita coisa vai ser esdrúxula e errada, afinal a sociedade evolui... Por mais difícil que seja, o certo é olhar para a época da qual se está falando e considerar os valores dela, não os nossos, atuais...
Entenda que classificar é diferente de julgar.
Se Tolkien ressucitasse e fosse, digamos, processado por racismo ele não iria perder a causa. Não pelo fato dele não ser machista (pois ele o é), mas pelo fato de que isso era comum na sociedade em sua época e essa seria sua defesa (não foi um exemplo muito bom, mas foia única coisa que eu pensei).

No entanto como eu e o Fearuin estamos insitindo em dizer, existe definições para pessoas machistas e ele segue essa definição e ponto final. Sem jugalmentos. Só estou seguindo conceitos.
Ele possuia um pensamento errado, mas tinha uma razão convincente para isso. Era a mentalidade da época, concordo, mas que ele e todo mundo era machista, sim eles eram...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo